Eu confesso, eu estou apaixonado...
Eu acordo pensando nele e vou dormir pensando nele, além disso penso nele o dia inteiro...
Todo o meu dinheiro eu gasto com ele, ele é o motivo da minha felicidade e também da minha tristeza, também é o motivo pelo qual eu fico empolgado e também frustrado...
Eu estou falando do, PIONEER.
Eu jogo Magic competitivamente há muitos anos, e poucas vezes eu senti o que estou sentindo nesse momento sobre o Pioneer, hoje para mim ele é o formato perfeito de Magic. Sua evolução semana a semana e sua recusa em aceitar que um deck seja o melhor do formato por muito tempo é exatamente o que eu mais amo no Magic.
A Wizards baniu em sua última atualização às cartas, Expressive Iteration e Winota, Joiner of Forces, eu confesso que nesse momento eu temi pelo meu grande amor, comecei a pensar em coisas como banimentos todas as semanas ou todas as vezes que um deck se mostrasse o melhor do metagame a Wizards viria a intervir...
O Pioneer já demonstrou mais de uma vez que ele consegue resolver os seus problemas e recentemente o Mono Green Ramp se colocou como o melhor deck do formato de maneira devastadora, o deck parecia invencível e cruel, eu mesmo , Juliano Gennari que aqui vos escreve, clamou "É A HORA DE BANIR NYKTHOS", eu estava sendo parte do problema que eu tanto critiquei...
Graças aos deuses do Magic o Pioneer respondeu!!! Hoje fazem 4 semanas que o Mono Green Ramp não aparece em algum Top 8 de Challenge do Magic Online. O Pioneer evoluiu, o Pioneer respondeu.
Pioneer eu te amo!
E para onde o Pioneer evoluiu? Qual é o melhor deck do formato agora? Do que eu devo jogar? Lembre-se a evolução é constante nesse formato mas hoje essas seriam as minhas 10 principais escolhas.
10 - Mono Red
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Existem algumas versões diferentes de Mono Red, as mais famosas são essa com Embercleave e a versão com Chandra, Dressed to Kill. No momento eu estou preferindo a versão com Cleave. Este deck entrou na minha lista simplesmente porque sempre que existir um campeonato de Magic onde montanhas são válidas um Mono Red sempre pode aparecer. A versão com Cleave ganhou minha preferência por ser melhor contra Mono Green, ainda um dos decks mais populares do formato.
9 - ABZAN GREASEFANG
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Existem algumas versões desse deck, eu mesmo adorava a versão ESPER com Ledger Shredder mas recentemente a estrela mundial Jan-Moritz Merkel conhecido como JMM, parece ter dado números finais a melhor versão desse deck. Um problema deste baralho é que sempre que ele for considerado um dos melhores decks do formato ele vai ser "hateado" e vencido, JMM traz alguns elementos interessantes no seu maindeck e sideboard para contornar o hate, mas será que é suficiente? O que eu posso afirmar é que esse deck é excelente e merece ser respeitado.
8 - BOROS HEROIC
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Este baralho surgiu em um momento onde o Mono Green estava amplamente dominando o metagame e o Boros Heroic foi uma resposta a isso, como um predador do deck e cumpriu muito bem essa função, foi peça fundamental na evolução do metagame. Hoje o Boros vem se moldando para ser mais do que apenas um predador de Mono Green, principalmente em seu sideboard. É um dos meus decks preferidos de jogar e eu pessoalmente o considero como uma escolha para o CCG Showdown em Novembro.
7 - HUMANOS
Maybeboard (15)
Maybeboard (15)
Maybeboard (15)
Existem muitos "porquês" na lista que eu trouxe aqui, primeiramente eu escolhi uma lista minha, da qual eu estou trabalhando nela pessoalmente e eu não utilizo a carta Adeline, Catara Resplandecente que é usada em quase todos os decks de humanos. Eu particularmente preferi trocar por Especialista em Resgates tendo em vista o metagame que eu estou esperando. E sim, eu sei que existem muitas versões deste deck, como por exemplo a versão Esper e 4color com Pyre of Heroes e Unlucky Witness ou a Bant com Collected Company e Experiment One e até mesmo a BW com General Kudro de Drannith e Bloodsoaked Champion. Todas essas versões estão no meu radar e é exatamente por esse deck ter tantas maneiras diferentes de jogar que ele apareceu aqui na minha lista.
6 - LOTUS FIELD COMBO
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Provavelmente o deck mais complexo de se jogar da nossa lista, um dos pilares do formato desde os seus primórdios e continua firme e forte como um dos melhores decks do formato. Um alerta que eu faço para os "curiosos", este é um deck que existe bastante prática e treino então cuidado para não fazer uma má escolha pois lembre-se, é sempre melhor tirar nota 7 com o deck nota 7 do que tirar nota zero com o deck nota 8!
5 - RAKDOS SACRIFICE
Main Deck (60)
Sideboard (15)
Main Deck (60)
Sideboard (15)
Main Deck (60)
Sideboard (15)
O "pet deck" de muitos jogadores a muito tempo, seja no Standard, Historic e também no Pioneer, Cauldron Familiar + Witch's Oven sempre deve ser respeitado e agora turbinado por muitas cartas novas como, Ob Nixilis, o Adversario, Testemunha Azarada, Coletor do Dizimo de Sangue e Disputa Mortifera o deck está mais forte do que nunca e continua sendo o terror dos decks agressivos, sua dificuldade de vencer o UW Control é evidente mas se no seu metagame local o UW estiver em baixa, este deck pode ser a melhor escolha.
4 - MONO GREEN
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Como eu disse no início do texto, o Mono Green na minha visão não é mais o melhor deck do formato, mas ainda assim é um dos melhores decks do formato. Só o fato de este deck existir ele fez aparecer outros decks como o Boros Heroic por exemplo. O deck é realmente muito forte, continua sendo uma boa opção e com certeza é um deck extremamente respeitado por todos os outros e é exatamente esse o problema atual do deck. Desde a criação do Pioneer todo deck que se colocou como o melhor só aconteceram dois cenários, ou a Wizards interviu e baniu alguma carta ou os outros decks se viraram contra ele e fizeram o deck perder a força, no caso do Mono Green eu mesmo achei que a carta Storm the Festival ou Nyktos, Santuario de Nyx deveriam ser banidas, a evolução do metagame mostrou que eu estava errado. Hoje faz mais de um mês que o Mono Green fez seu último Top 8 em um Challenge do Mol, mesmo o deck ainda sendo extremamente jogado e continua sendo um deck muito forte. Acredito que este deck sempre vai existir e sempre vai ser uma boa opção.
3 - UR PHOENIX
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Entre os três melhores decks do formato com certeza este é o mais "injusto". O deck consegue ter bastante free wins no primeiro game por conta das Arclight Phoenix, usa e abusa de uma das melhores cartas lançadas nos últimos tempos, Ledger Shredder e ainda tem cartas como Treasure Cruise, Temporal Trespass e Galvanic Iteration trabalhando muito bem juntas. O grande problema do deck é parecido com o problema que sofre o Mono Green, no Pioneer todo deck tem em seu sideboard algum plano contra Phoenix, isso faz o deck ter jogos pós sideboard muito duros e complicados, ainda assim o deck é tão forte que consegue se destacar e ganhou a medalha de bronze do meu ranking. Existem algumas abordagens diferentes de UR no Pioneer, como o deck mais agressivo baseado em Prowess, ou o mais controle/mid com quatro cópias de "Crackling Drake" e até mesmo uma versão control com Narset, Rasgadora de Veus + Day's Undoing, para mim a versão padrão com Arclight Phoenix ainda é a mais confiável.
2 - UW CONTROL
Main Deck (80)
Sideboard (15)
Main Deck (80)
Sideboard (15)
Main Deck (80)
Sideboard (15)
Um deck de controle para ninguém colocar defeito, ao começar pela sua base de mana incrível contando com mais de 10 terrenos que fazem mais do que apenas gerar mana, uma remoção global que não pode ser anulada (Supreme Verdict), mais um "kit de remoções" absurdo, contando com March of Otherworldly Light, Portable Hole e Fateful Absence, e claro as belas cerejas do bolo, The Wandering Emperor, Shark Typhoon e Teferi, Heroi de Dominaria. Como se já não fosse suficiente o deck conta ainda com duas cartas de anular muito boas, Dovin's Veto e Absorver. Esse deck é simplesmente perfeito e tem a capacidade de se moldar de uma maneira que ele fique forte independente do metagame atual do Pioneer, é um deck que exige muito treino mas se eu tivesse que apontar um dos 10 decks que eu trouxe que irá permanecer como um dos melhores até o CCG Showdown em novembro, certamente seria o UW Control.
1 - RAKDOS MIDRANGE
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Como todo deck midrange o Rakdos têm a parte "boa" e a parte "ruim" em todos os matchs dentro do seu deck, é o deck que consegue fazer o famoso "50-50 contra tudo", no entanto tem uma carta que é o diferencial aqui, uma das melhores cartas lançadas nos últimos tempos, "Fable of the Mirror-Breaker". Esta é a carta que te faz descartar a "parte ruim", atrás de novas cartas do deck, ela também consegue acelerar seu jogo com seus potenciais tesouros criados e para completar no terceiro nível coloca em jogo uma ameaça que precisa ser respondida o quanto antes. O Rakdos Mid é hoje na minha visão O DECK do Pioneer, se você vai participar de um Qualifier ou Challenge do Mol saiba que irá precisar enfrentar esse deck em algum momento, ou quem sabe junte-se a ele? Essa semana publicamos um Guia sobre o deck muito interessante, escrito por Lucas Caparroz.
-
Eu sei que alguns decks que são "queridos" por muitos acabaram ficando de fora da minha pequena lista, decks como MonoU ou Bant Spirits, NivToLight, Dimir Control, estes decks estavam no meu radar e ficaram de fora por pouco, uma dica extremamente importante que dou para vocês antes de encerrar o artigo é, entendam que o Pioneer é um formato equilibrado e assim como o Modern era no começo, o formato beneficia muito o jogador que é excelente com o seu baralho então confiem na sua experiência também na hora de tomar uma decisão, treinem bastante, pratiquem bastante e eu espero ver todos vocês em novembro no CCG Showdown!
Cada um com a sua pira ! Gastar 4 mil reais para pilotar um renegade ou gastar 4 mil para pilotar um mustang v8 . Deck na mesma faixa de preço do modern… |
Modern? Vc quer dizer mh block constructed?
Cada um com a sua pira ! Gastar 4 mil reais para pilotar um renegade ou gastar 4 mil para pilotar um mustang v8 . Deck na mesma faixa de preço do modern… |
Tbm acho que não faz sentido algum largar o Modern pra jogar Pioneer com esses preços... a não ser que seja pelo gosto do formato.
Embutir na Liga
DECK ID
-
Paisagem -
Retrato