Tem uma frase de parachoque de caminhão que diz que a única certeza da vida é a morte. É sobre entender como estamos em um mar de aleatoriedades e que apenas o fim é o certo.
Falando de Magic, uma certeza é que teremos midranges no Standard. O formato tem o balanceamento perfeito entre velocidade, ele costuma criar sua bola de neve a partir dos turnos 4 ou 5, e seu power level, que permite que remoções de três manas, ou cartas que sejam lentas, mas entrem em campo gerando valor, sejam efetivos. E duas cores que são características desse arquétipo são o Preto e o Branco, por serem cores que tem boas remoções pontuais, efeitos globais, planewalkers e criaturas que dominam a mesa. Uma combinação ótima se seu plano de jogo é gerar valor acima de tudo.
Não é de hoje que Orzhov faz bons decks para o Standard, jogar com Gideon, Aliado de Zendikar, ou mesmo Barao Sangrento de Vizkopa, já foram grandes momentos do formato e em uma história recente, antes de SNC eu diria que Orzhov midrange, com A Imperatriz Errante, Anuncio de Casamento e O Massacre do Gancho de Carne, era o melhor deck do formato. Com o lançamento de Ruas de Nova Capenna e Raffine, Vidente Ardilosa, o Esper se sobressaiu, pegando a posição do Orzhov, inclusive fazendo final do Championship, perdendo para o Jeskai Hinata, que viria a se tornar o melhor deck do formato.
Com o desenvolvimento do ambiente, o Esper caiu em popularidade, abrindo espaço para decks como Grixis Vampires, Grixis Control e aggros como Mono Green e Boros, deixando espaço para que o Orzhov possa se destacar com sua mana melhor e mais eficiente.
No último Challenge do Magic Online, dois jogadores, Misplacedginger e _Batutinha_ estavam no Top 4, sendo que o primeiro venceu o torneio, com uma lista nova de Orzhov.
A princípio uma lista comum, mas que tem dois detalhes importantes no maindeck. O primeiro é a quantidade alta de descartes. Contando com o Especialista em Aquisicoes, temos 9 descartes no maindeck, o que pode quebrar completamente um deck que tenta fazer um set up para começar a jogar, coisa que o Grixis Vampires tenta e principalmente o Jeskai Hinata precisa. Por mais que descartes não sejam exatamente uma maneira de grindar recursos do oponente, já que ele consegue voltar, a janela que você abre pode ser bem interessante para colocar na mesa algum motor de card advantage, caso dos planeswalkers do deck, então ir quebrando a mão do adversário e todo o sequenciamento é sim uma maneira de jogar esse ambiente. Especialista em Aquisições não é uma das minhas cartas favoritas, mas ter ele acompanhado de Aspirante a Luminarca, que ajuda você a ver mais cartas, é bem interessante.
O segundo detalhe é justamente sobre essas cartas de custo 2, que ficam muito melhores, ainda mais Luminarca, que morre sempre, já que tem um alvo na testa, quando falamos de Especialista em Resgates. Essa carta tem gerado um barulho no Pioneer, principalmente por conta do Humans e sua interação com o Principe Encantado. E nessa lista ela consegue ser bem aproveitada no Standard também. Eu falei lá no começo sobre as certezas da vida e uma delas é que sua Aspirante a Luminarca vai morrer, e se ela vai morrer, hora do resgate e fazer uma 4/3 com Vínculo com a Vida que fará muito na mesa. Eu realmente gostei da sinergia dessas cartas e essa pressão no começo do jogo faz toda a diferença.
De resto a lista é padrão, não é novidade um Orzhov com mais criaturas e que te permite linhas mais agressivas, mas ainda somos um midrange e geramos toneladas de card advantage em cada jogada. Como o meta do Standard está mais aberto neste fim de semana, o que acontece bastante, eu prefiro jogar mais proativo do que apenas respondendo, em uma época que muita gente vai jogar com o deck de preferência e não necessariamente com aquele que pensa ser o melhor do formato (não que eu mesmo não esteja fazendo isso, jogando de Orzhov e de Jund).
- Caso você também tenha se interessado pelo Orzhov, algumas dicas de sideboard:
● vs Boros Aggro
O Boros é um aggro rápido e com alcance, então segurar o começo do jogo é fundamental. Como o deck tem muitos burns, nossas criaturas têm chances menores de conseguirem realmente entrar em combate, já que é como se a partida fosse contra várias remoções. No entanto, entrar no midrgame nos dá uma enorme vantagem com O Massacre do Gancho de Carne e nossos planeswalkers.
Side in: 3 Raio do Enfraquecimento,1 Palavra de Poder: Matar, 2 Caminho dos Perigos
Side out: 3 Fuga Apavorante, 2 Quebrabanco Justiceiro, 1 Especialista em Aquisicoes
● vs Jeskai Hinata
Nessa partida nossos descartes são realmente bons e nosso objetivo é acertar Hinata, Coroada pela Aurora ou o Dragao da Ponte Dourada, e depois as cartas que dão suporte, como Magma Opus e cartas que gerem card advantage. A ideia é que as criaturas do deck são ótimas na mesa, mas na mão lidamos com elas de forma limpa. Pós side eles tentam gerar mais card advantage, daí combatermos com mais descartes.
Side in: 2 Dar Branco
Side out: 2 O Massacre do Gancho de Carne
● vs Esper
É basicamente uma mirror, mas Raffine, Vidente Ardilosa faz toda a diferença, então ela é a criatura do outro lado que tem maior prioridade de remoções. Eu não gosto tanto dos descartes nessa match porque o Esper compra bastante e consegue refazer a mão, deixando a janela que o descarte abriu bem pequena. Meu plano pós side é otimizar minhas remoções e criar card advantage,
Side in: 3 Raio do Enfraquecimento, 1 Palavra de Poder: Matar, 2 Dar Branco, 1 Estilhacamento d'Alma
Side out: 4 Especialista em Aquisicoes, 3 Fuga Apavorante
● vs Mono Green
O deck voltou a ficar popular de novo, então temos que ficar ligados com ele. O pior é que as criaturas deles são grandes e chatas de lidar, então a match pode ser complicada. A dica é tentar ao máximo jogar em volta do Veu de Pele de Serpente. Sempre que o oponente ficar full tapped, solte as remoções.
Side in: 1 Palavra de Poder: Matar, 2 Caminho dos Perigos, 1 Estilhacamento d'Alma
Side out: 4 Especialista em Aquisicoes
● vs Grixis Control
Outro deck que apareceu nas últimas semanas. O Grixis Control é um Izzet Control, que jogava bastante no começo do formato, mas com splash para descartes e remoções para vencer o Jeskai Hinata. Para nós é um Izzet que tem várias interações e uma hora fará Horror Quebra-casco. Nossos descartes são ótimos aqui, apenas lembre de guardar uma remoções para o Horror.
Side in: 2 Dar Branco
Side out: 2 O Massacre do Gancho de Carne
● vs Grixis Vampires
O duelo de midranges, mas agora eles tem um hate para cemitério na forma de Avaliador de Cadaveres, o que torna nossa Especialista em Resgates pior. No entanto, o Anuncio de Casamento é muito bom e pode levar a partida sozinha. Guarde uma remoção para Evelyn, a Cobicosa, porque ela pode dar muita dor de cabeça.
Side in: 1 Palavra de Poder: Matar, 2 Dar Branco, 1 Estilhacamento d'Alma, 1 Anjo da Legiao, 2 Caminho dos Perigos
Side out: 4 Especialista em Aquisicoes, 3 Fuga Apavorante
● vs Naya Runas
Essa partida é bem complicada no G1 porque Confronto dos Skalds gera muito card advantage e não conseguimos acompanhar. Na dúvida, mate sempre as criaturas que aceleram (Campeao da Forja Runica e Naturalista Jukai). Pós side temos Arconte de Emeria e a partida fica bem mais tranquila.
Side in: 3 Raio do Enfraquecimento,1 Palavra de Poder: Matar, 2 Caminho dos Perigos, 3 Arconte de Emeria
Side out: 4 Especialista em Aquisicoes, 3 Fuga Apavorante, 2 O Massacre do Gancho de Carne
-
Para esse fim de temporada eu gostei bastante desse baralho e caso queira ver algumas gameplays dele, só procurar meu canal da Twitch, que eu fiquei jogando com o baralho na última semana e estou falando bastante sobre linhas de jogo e matchs.
Até mais!
Ruda