Duas samurais lendárias em um conflito de fúria e amizade! Dois Commanders mono coloridos para quem gosta de fazer versões budget e exóticas!
Olá galera dos decks diferenciados. Hoje falaremos de primas
samurais:
Heiko Yamazaki, a General e
Norika Yamazaki, a Poetisa! Na lore de
Kamigawa, estas mulheres lendárias foram melhores amigas enquanto eram crianças e carregam o mesmo sobrenome. São primas separadas pelo destino que tornaram-se comandantes das forças antagônicas dos insurgentes e do império. Na posição de comandantes de forças e cores inimigas, elas são pressionadas ao combate nesse conflito épico de
Kamigawa! As melhores amigas de infância face a face no campo de batalha.
Existem outros pontos interessantes em nossas listas de CMD que vão além da história. São estratégias monocoloridas e feitas com comandantes de raridade incomum! Isso traz um potencial budget pela base de mana simples e potencial de substituição de cartas. Nesse ponto sinto a necessidade de me explicar. Todo deck de Commander pode ter preço muito elevado ou muito barato. Depende de suas escolhas de cartas substitutas. Eu mostrarei as listas que "deckbuildei" pensando em um certo equilíbrio entre preço e power level, mas sei que ajustes podem ser feitos para que você tenha muita diversão com uma pool acessível de cartas e estratégia similar.
Vamos a próximo ponto interessante? Está na hora de conhecer as comandantes:
Análise estratégica: Primas Samurais Yamazaki
Pontos Fortes:
- Custo de mana reduzido ideal para conjurar no turno 3
- Simplicidade de bases de mana
- Comandantes desconhecidas, pouco focadas no multiplayer
- Conjuram suas melhores cards a partir do cemitério
Pontos Fracos:
- Estilo de jogo voltron, que pode sofrer com abuso de remoções
Heiko e Norika são cartas muito similares. Jogar artefatos e encantamentos a partir de nosso cemitério foi algo que me deixou pensativo. Será que vale a pena? Pensei e notei duas coisas. Primeiro, Heiko e Norika não precisam conectar o ataque para fazer seus efeitos. Segundo ponto, quando você devolve artefatos ou encantamentos altamente relevantes do cemitério, as duas comandantes brilham!
CMD exótico Heiko
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Main Deck - (64 cards - 64 diferentes)
Terrenos - (36 cards - 7 diferentes)
Comandante (1)
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Criaturas (12)
Mágicas (6)
Artefatos (44)
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Encantamentos (1)
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Terrenos (36)
Main Deck - (64 cards - 64 diferentes)
Terrenos - (36 cards - 7 diferentes)
Heiko fica forte com sua base em equipamentos. Ambas as samurais desencadeiam sua habilidade a cada ataque, por isso, precisam ser fortes o suficiente para atacar durante o maior número possível de turnos. Quem joga com equipamentos sabe que é muito comum que sejam destruídos. Reconjurá-los do cemitério acaba sendo muito vantajoso. Adicionalmente, há um efeito psicológico em que talvez seus oponentes fiquem sem vontade de destruir suas permanentes. Afinal, vai parecer pouco útil gastar uma
Garra Krosana só para ver o artefato voltar no turno seguinte. Nossos equipamentos são necessários para o voltron. Alguns deles são mais direcionados ao lado da utilidade, como
Penas Douradas que permite conjurar
Heiko no turno 3 ou
Jitte de Umezawa que abusa da temática de marcadores de carga para fazer muitas loucuras. Outros são uma demonstração de força bruta como
Lamina Negra Reforjada e
Brasolamina. Todos são importantes devido à progressão dos bloqueadores. No turno 3 quando conjurarmos nossas comandantes há poucas ameaças em campo, mas as samurais precisam ser fortalecidas com encantamentos e equipamentos para continuar os ataques durante toda a partida. Falando nisso, há outras surpresas para nossos oponentes além do combate.
Artefatos são um tipo muito flexível de permanente. Devolver Artefatos de nosso cemitério para o jogo não é tanto sobre quantidade, mas sobre qualidade! Imagine por exemplo devolver
Bomba de Catraca múltiplas vezes durante a partida selecionando os custos corretos para remover tudo na mesa. Vale usar um
Calice do Vacuo para aterrorizar os oponentes. Não faltam opções.
Varinha Transmogrificadora é a trolagem do século destruindo um alvo por turno e pode até acabar com
Emrakul, o Fim Prometido! Há várias cartas como
Nodo do Surto que melhoram as mecânicas de marcadores de carga combinadas com o retorno de artefatos do cemitério.
O ápice da vantagem com a samurai vermelha ocorre ao jogarmos turnos ou combates extras, podendo desencadear muitos efeitos e vantagens.
Nexus de Ugin não pode ser utilizado múltiplas vezes, porém, caso seja anulado ou triturado para nosso cemitério poderemos reutilizá-lo. Essa é uma bela vantagem dos turnos extras originados de artefatos. Assim, o dano de comandante vai subindo para letal em nossos oponentes e interações são construídas no campo de batalha. Podemos até combar turnos infinitos com
Cetro do Magistrado se tivermos sorte.
Observe que o deck também brinca com outras formas de gerar recursos em nosso cemitério. Utilizando tutores como
Engenheiro Goblin,
Mestre de Forja de Kuldotha, cartas de
auto-triturar e criaturas que nos permitem sacrificar artefatos. Assim, é possível conjurar um
Scrap Mastery totalmente mortal em algum momento do jogo. Não importa se são artefatos mais leves como
Estrela Cromatica ou mais pesados como
Espinha Dorsal de Ish Sah, sempre há uma vantagem para ganhar! Trata-se de uma lista que combina compras, descartes,
auto-triturar, marcadores de carga, turno extras, remoções e
Voltron com equipamentos! Tudo ao mesmo tempo! Ufa, vamos à próxima lista.
CMD exótico Norika
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Main Deck - (66 cards - 66 diferentes)
Terrenos - (34 cards - 7 diferentes)
Comandante (1)
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Criaturas (10)
Mágicas (13)
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Artefatos (4)
Encantamentos (38)
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Terrenos (34)
Main Deck - (66 cards - 66 diferentes)
Terrenos - (34 cards - 7 diferentes)
Norika Yamazaki, a Poetisa prefere os encantamentos. Não é preciso dizer que cartas como
Armadura Eterea e suas similares deixam criaturas super fortes. Em variados formatos, os decks que empilham auras e encantamentos fazem criaturas gigantescas capazes de matar um oponente em um único ataque. A samurai branca joga nesse estilo. Com vigilância de fábrica e adições de vínculo com a vida e voar. Seu custo de mana 3 nos permite liberar espaços na lista removendo pedras geradoras de mana. Sobra mais espaço para
Destino Angelical,
Ascensao Armada,
Protecao Providencial e outros encantamentos mais.
O deck tem esse plano inicial de conjurar a comandante voltron, fortalecê-la e bater forte. No entanto, repare que Norika retorna qualquer encantamento do cemitério, não se restringe às auras. Desse modo, nossas possibilidades de jogadas ficam muito melhores! Que tipos de cartas utilizaríamos se pudéssemos escolher entre todos os encantamentos?
Uma das possibilidades é fortalecer nossas defesas absurdamente! Quem aqui não conhece a
Prisao Fantasmagorica? Eu diria que 99% dos players já enfrentaram alguma vez decks que utilizam estes encantamentos para se blindar dos ataques. Normalmente funciona muito bem. Só voltam a atacar aquele jogador após remover o encantamento. Pagar para atacar não costuma ser um bom negócio. Para este deck, haverá apenas 1 turno de folga, pois
Norika nos salva de novo no próximo ataque retornando do cemitério. Vale até usar
Adoracao para quem gosta de umas cartas mais antigas. Eventualmente,
Norika terá proteções, habilidade de
indestrutível,
vínculo com a vida e
vigilância para bloquear. Resumindo, esse
Mono White encantamentos é muito bom em fazer a própria
Esfera de Seguranca. O que mais podemos fazer?!
Tem um tipo de maldade que sempre achei legal e que combina muito bem com nossa estratégia de hoje. Que tal impedir nosso oponente de jogar suas cartas preferidas? Essas cartas aqui são matadoras principalmente quando jogarmos contra decks conhecidos!
Fenda Ciclonica?! Eu acho que não. Sua carta de combo infinito?!
Nunca Mais! O interessante de poder conjurar do cemitério é que podemos trocar as escolhas de nome ao longo da partida. Nesse sentido,
Preso com Prata Lunar e cartas similares são interessantes para que possamos sacrificar nossos próprios encantamentos e reconjurá-los. Adicione também cards como
A Queda do Senhor Konda que exiliam uma permanente a cada cast. Diferentemente de um
Anel do Esquecimento, as cartas não retornam ao campo. São muitas respostas possíveis, encantamentos são perigosos.
Tem algumas surpresinhas mais. Não é preciso limitar o número de criaturas em um
Voltron. Caso você perceba que pode matar os oponentes com criaturas numerosas está tudo bem também! A
Insignia do Trono Vazio existe para isso! Dá para fazer um ataque bem explosivo caso você jogue com
Conviccao Verdadeira.
Os encantamentos contam com vários
cards que desencadeiam habilidade toda vez que um encantamento entra no campo de batalha (
ETBs). Como
Encantadora de Meseta ou
Arconte da Graca do Sol. Dependendo da ordem de suas jogadas, uma partida verdadeiramente explosiva pode acontecer. Compras de carta e fichas de criatura a cada novo encantamento podem desencadear um efeito bola de neve.
É isso aí galera, esses foram nossos 2
Commanders do dia! Com uma história agridoce de fundo, nas guerras e amizades de
Kamigawa. Essas duas lendas que são apenas incomuns me chamaram muito a atenção. Elas possibilitam estratégias bastante complexas, que misturam um plano consistente de ataque com várias respostas e
card advantage. Não sei se as pessoas têm preconceito quanto à raridade do comandante, mas elas tem um bom potencial! Trazem também aquele gostinho retrô dos samurais lendários da primeira
Kamigawa, como
Takeno, General Samurai e
Fumiko, a Sangue Ruim. As cores inimigas vermelho e branco e sua rivalidade que persiste do passado até o futuro. Curtiu as listas? Veja as 99 cartas com atenção, tem várias interações aqui e ali que precisam ser vistas no detalhe. Faça seus ajustes e divirta-se com estes commanders exóticos! Pensou algo? Pode comentar!
Até Logo, Abs,
Chandler