De 2020 para 2022! Venha relembrar qual é a besta elemental mais combada de Ikoria
Saudações Galera! Hoje estamos aqui para falar de um comandante diferente de tudo que você já viu.
Illuna, Apice dos Desejos na
lore de MTG é descrita como um ser etéreo que desafia as lógicas mundanas. A besta elemental que realiza sonhos. Uma criatura lendária e mítica capaz de transformar seus desejos em realidade. O
design do card se alinha muito bem com sua história e esse comandante elemental é capaz de trazer qualquer tipo de permanente não-terreno de nosso grimório para o campo de batalha! O potencial de
deckbuilding é enorme. Trata-se de uma espécie de
Genesis Storm ou
Polimorfismo, disponível em sua
zona de comando. Assim, você pode escolher suas permanentes mais fortes ou mais estratégicas e garantir que sempre estarão à sua disposição nas partidas.
Pontos Fortes:
-Corpo poderoso para combate, relevante na partida mesmo sem combo.
-Capaz de tutorar qualquer tipo de permanente. (incluindo peças de combo)
-Acesso à cor verde com seus ramps e buscas de terreno.
Pontos Fracos:
-Exige um deck inteiro dedicado às suas habilidades.
-Pouco espaço para anulações na lista.
Se você pudesse escolher entre todas as suas cartas de permanente, quais delas você traria para o campo de batalha?! Hora de conferirmos minhas escolhas, mas lembre-se de contar nos comentários quais cartas você adicionará à lista.
Tutorando com Illuna - bombas
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Main Deck - (64 cards - 64 diferentes)
Terrenos - (36 cards - 13 diferentes)
Comandante (1)
x1
Criaturas (7)
Planeswalkers (1)
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Mágicas (53)
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Encantamentos (2)
x1
x1
Terrenos (36)
x12
x3
x1
x6
x3
x1
x2
x3
x1
x1
x1
x1
x1
Main Deck - (64 cards - 64 diferentes)
Terrenos - (36 cards - 13 diferentes)
Existem múltiplas maneiras de jogar com Illuna, mas vamos começar falando de um deck cheio de bombas.
O fantástico deste comandante é poder utilizar as permanentes mais fortes que você conseguir imaginar. Sem limites de valor de mana. A estratégia de
deckbuilding é a seguinte: nada de
Anel Solar, nada de permanentes mais ou menos,
somente permanentes destruidoras de jogos!
Quando fizermos a mutação de
Illuna, Apice dos Desejos, conjurarmos
Tempestade da Genese,
Selvala's Stampede, ou
Transformacoes Divergentes, não sabemos exatamente o que iremos encontrar, mas queremos uma permanente
F#@7%%*boa pra chuchu*. Além do próprio comandante é possível adicionar outros cards de
Polimorfismo, garantindo múltiplas surpresas em cada partida. Vários caminhos que levam ao mesmo resultado. Na prática, isso quer dizer que jogaremos forte mesmo quando os oponentes conseguirem responder algumas de nossas bombas. Não é super simples remover
Ulamog, a Fome Interminavel. Ele pode até receber o
ímpeto de
Xenagos, Deus da Festanca em alguns de seus games para ficar ainda mais forte. A habilidade de
aniquilador para 3 ou 4 permanentes pode levar um jogador a se render em 1 ou 2 ataques. Nossas criaturas podem ser respondidas, mas temos 7 fortíssimas em nossa lista. Não vai ser super fácil lidar com todas.
Sempre tem algo forte para trazer com esse tutor que usa um pouco de sorte, seja no budget ou no deck completasso.
Iniciaremos os games fazendo fichas não humanas, utilizando uma
Mutacao de Artefato por exemplo. Não é todo mundo que está acostumado com isso, mas fichas de criatura PODEM ser alvos de
mutação! É o melhor jeito para ter criaturas leves sem ocupar o deck. Temos um grande número de ramps de terreno para conjurar valores altos de mana ou reconjurar nosso comandante caso as coisas deem errado de início.
Aproveite e use suas mágicas de ficha favoritas, há muitas opções. No entanto, tenho uma orientação. Usualmente, cards que criam fichas para nós ao mesmo tempo que afetam o campo do oponente de alguma forma, são as melhores.
Roubado pelas Fadinas, atrasa alguém e constrói nosso jogo simultaneamente. Lembrando que a maior parte de nossas interações não letais no jogo serão cartas de retorno de permanente e magias de dano.
Prontos para uma segunda lista? Dessa vez vamos falar de combos e multiplicações de dano.
Tutorando com Illuna – combos
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Main Deck - (65 cards - 65 diferentes)
Terrenos - (35 cards - 12 diferentes)
Comandante (1)
x1
Mágicas (62)
x1
x1
x1
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x1
x1
x1
Encantamentos (2)
x1
x1
Terrenos (35)
Main Deck - (65 cards - 65 diferentes)
Terrenos - (35 cards - 12 diferentes)
Será que existe alguma permanente tão poderosa que uma única bastaria para vencer o jogo? Eu diria que sim. Partidas são imprevisíveis, mas nesse segundo tipo de estratégia 1 ou 2 turnos de
Emancipacao Ignea ou
Inteligencia do Enxame pode nos trazer a vitória.
Na lista anterior havia 10 permanentes à nossa disposição, nesta segunda, somente 2! Isso aumenta nosso risco e também a nossa certeza sobre o que iremos revelar. O risco é o de exilar uma parte muito grande de nosso grimório. Por isso, a mutação de Illuna aqui deve ser utilizada com sabedoria. No momento próximo ao combo da vitória. A certeza é de pegar um desses encantamentos altamente sinérgicos com a estratégia.
Pensando em múltiplas abordagens nesse comandante exótico, eu testei a seguinte proposta: que tal causar dano letal em todos os oponentes de uma só vez? Será possível? Para a minha surpresa, essa estratégia improvável mostrou-se viável! Mantenha em sua mente os encantamentos acima enquanto observamos as próximas peças do combo.
O único combo infinito da lista como escrevi é o de
Reiterar com gerações de mana (
Geiser de Mana). Você pode adicionar outros se for da turma dos combos. No entanto, será realmente necessário dano infinito para vencer? Normalmente não. Vamos lá para o estudo da multiplicação. Existem algumas cartas no deck capazes de copiar duas vezes uma de nossas mágicas.
Reverberacao Repetida e
Vinganca Crescente estão entre elas. Uma mágica como
Fiery Confluence ou
Tempestade de Cometas pode causar 6 pontos de dano aos oponentes. Agora, lembre de nossos encantamentos. Caso você tenha
Inteligencia do Enxame no campo de batalha, você jogará uma
Reverberacao Repetida que será copiada. Fazendo 4 cópias do próximo feitiço ou mágica instantânea. Em seguida, você jogará Fiery Confluence fazendo 1 cópia adicional vinda de
Inteligência do Enxame e 4 cópias de
Reverberação Repetida. Em suma, 8 manas permitirão que você conjure 6 cópias de uma mágica que causa 6 pontos de dano. 36 pontos em todos os oponentes!
No caso de
Emancipacao Ignea as coisas são mais pesadas ainda.
Reverberação Repetida junto com
Fiery Confluence resultará em 54 pontos de dano a cada oponente!
Deu para perceber como o dano cresce rápido?!
Insulto // Agressao também é sempre uma boa carta para dobrar. De modo geral, o que acontece é que estamos multiplicando o dano por 2 e 3 em série. Fazendo cópias das mágicas há várias combinações na lista capazes de causar letal. Você aprecisa juntar 1, 2 ou no máximo 3 delas para fechar a partida. Também é necessário ter a quantia adequada de mana em sua reserva.
Existem ainda vários truques de jogo que recomendo ao leitor investigar na lista. Essa é a complexidade de explicar decks com 99 cards, cada um deles com um propósito.
Toca do Lobo de Kessig por exemplo é o terreno perfeito para este deck. Com um bom número de
ramps e fichas variadas, este terreno vira uma grande ameaça na mesa. Qualquer oponente que negligenciar bloqueadores pode se arrepender. Ajuda também no caso de
Eldrazis sem
atropelar.
No entanto, este não-básico é um dos únicos que utilizaremos. A razão está em
Preco do Progresso, uma carta totalmente assassina aqui. Quando copiada, causa facilmente dezenas de pontos de dano. Quase todo mundo joga com terrenos não básicos não é mesmo?! Em minhas experiências de
Commander, vi que até os decks monocoloridos adoram variar os terrenos. O deck de
Illuna, Apice dos Desejos pode se desfazer de alguns terrenos próprios com
Recrescimento Turbilhonante e afins para nos salvar de um auto-dano.
Manipulação de topo também é algo que pode contribuir muito nos jogos. Normalmente a permanente trazida com
Illuna, Apice dos Desejos depende da sorte. Isso até você usar uma
Tempestade Cerebral ou
Renascimento Pernicioso. Outra dica é fugir dos custos extras da
zona de comando caso retornemos a lenda para a mão com
Despir da Realidade e afins. Não recomendo focar muito pesado em cartas de retorno, mas algumas delas são muito bem vindas! Toque de Recolher é jóia.
Um último card que merece uma menção especial é
Eletrodominancia. A principal função dele é poder jogar nossos encantamentos em velocidade instantânea! Acredite, conjurar
Emancipacao Ignea ou
Inteligencia do Enxame em sua fase principal e sem a presença do comandante na mesa é uma má ideia. Você será focado ou perderá o encantamento na maioria dos casos. A maneira ideal de fazer é com mutação ou na etapa final anterior ao seu turno. Assim, você terá um bloqueador
6/6 caso vire o foco do mesão e também reduz muito a chance de ser anulado.
Illuna é um desses comandantes exóticos, que os rankings na internet nos dizem que são raros de ser ver. A build comum dessa besta elemental lendária é em decks cheio de mutações, mas como o leitor notou, o potencial do ápice dos desejos vai muito além disso! É na hora que as estratégias são desconhecidas que fica mais fácil para conseguir as cartas e montar. Pode aproveitar! O deck é uma boa sugestão para jogadores que querem jogar um Magic de estratégias e possibilidades. Adequado para os mais experientes ou para aqueles que querem avançar suas habilidades de jogo. Ficar somando na mente o dano para vencer a mesa toda de uma vez, ou trazer ao campo de batalha as maiorees ameaças da história do MTG?!
Essa foi a despedida dos Commanders de Ikoria. Qual será nosso próximo deckbuilding!?
Até Logo,
Chandler