Oi, amores!
Na semana passada, tivemos o evento de acesso antecipado de Ruas de Nova Capenna a convite da Wizards. Aproveitei para testar um monte de listas novas e colocar várias ideias novas em teste para descobrir o que pode ser legal. Ou, em resumo: testei várias listas e combinações diferentes para contar para vocês o que tem potencial e o que não tem. Inclusive, já deixo aqui meu muitíssimo obrigada ao Lucas Caparroz que publicou um artigo maravilhoso sobre a coleção nova e me deu bastante material para teste, vocês acham o artigo dele aqui. Enfim, entre o evento de pré release e o evento de acesso antecipado, descobri algumas cartas e interações bastante interessantes, algumas que eu já imaginava e outras que me surpreenderam bastante, então separei meu top 10 de cartas que chamaram minha atenção para comentar com vocês. Então, sem mais delongas, aqui estão as cartas que eu mais gostei durante minhas primeiras impressões:
Começando com o óbvio, acho que todo mundo esperava que essa carta fosse boa, mas eu confesso que queria ver em ação antes de bater o martelo e....ele é incrível. Ele se adequa tão bem em situações diferentes, ele é ótimo quando você joga ele sozinho e, quando ele entra com uma cópia, domina a mesa muito rápido. Testei vários decks diferentes com ele, mas a minha combinação favorita foi fazer tokens dele com a Carruagem de Esika todo turno. Não sei se a versão com Esika vai ser rápida o suficiente para o Standard ou se uma estrutura Rakdos pode ser melhor, mas foi muito divertido testar o potencial completo dessa carta. Com certeza virei fã e vou incluí-lo nos meus primeiros testes no construído.
2 - Jinnie Fay, Vice de Jetmir:
Quando eu vi essa carta nos spoilers, a primeira coisa que eu pensei foi “essa carta encaixa perfeitamente num Commader de Rin and Seri” e eu ainda acredito que ela vai ser maravilhosa no Commander, mas acho que subestimei ela para o construído. O efeito dela é muito forte e interage muito bem com cartas que já estamos acostumados como Magda, Criminosa Intrepida, Dragao da Ponte Dourada, Carruagem de Esika, Den of the Bugbear e até o token da Fabula do Quebrador de Espelhos. Acho que ela encaixa muito bem num Gruul ou num Selesnya focado em tokens e é uma adição bastante sólida para o Standard.
3 - Giada, Fonte de Esperanca:
Essa passou 100% por baixo do meu radar. Testei um Esper Angels e é impressionante a diferença que ela faz na mesa. Além de melhorar suas criaturas, ela ainda dobra como um ramp supereficiente, os jogos em que ela caiu no segundo turno e ficou na mesa foram completamente desbalanceados. Se surgir um baralho de anjos no Standard, com certeza vamos ver essa carta, mas o anjos do Histórico ganhou uma aliada poderosa.
Eu achei essa carta boa quando vi os spoilers, mas achei que talvez ela pudesse sair despercebida pelo formato por conta do Ob Nixilis, o Adversario e outras estratégias, mas ela é bem mais versátil do que eu imaginei. Eu gosto dela ficar na curva 5 e não disputar a curva da The Wandering Emperor e achei todas as habilidades dela bastante relevantes, com um ultimato até que razoavelmente acessível em poucos turnos.
Eu gostei muito de todos os amuletos, mas eu adorei o ângulo desse amuleto de poder ser uma remoção, um hate de cemitério e, principalmente, da habilidade de exilar 3 cartas e poder jogá-las até sua próxima end step. Essas cartas extras me salvaram em tantos jogos, acho que essa carta vale o teste se vocês forem testar estratégias Jund.
Essa criatura me pareceu bastante interessante durante os spoilers por poder ativar os triggers todos os turnos, mas ela funciona ainda melhor do que eu imaginei. As habilidades de gerar tesouros e ganhar marcadores são bastante relevantes e funcionam super bem dependendo do momento do jogo. Fiquei interessada em vê-la mais em ação nessas primeiras semanas.
7 - Luta Encenada:
Eu fui testar um Bant marcadores durante o evento de acesso antecipado e não estava dando nada por essa carta. Eu confesso que nem sempre dou atenção para encantamentos sem efeitos "quando entram em jogo", ainda mais não sendo auras ou sagas, mas fiquei impressionada com a rapidez que ela sobe as criaturas da mesa. Fazer a carta exilada com ela foi um passeio em todos os jogos em que ela estava presente, mas sinceramente, a mesa já estava tão opressiva que a carta de graça foi mais um bônus legal.
Ainda da lista do Bant marcadores, essa carta é muito legal. Os marcadores em todas as criaturas com certeza fazem uma presença muito legal e ajudam a construir uma presença de mesa relevante, mas colocar marcadores em todos os seus planinautas, para mim, foi a cereja do bolo aqui. Foi muito mais fácil de trabalhar com a lealdade deles com esse encantamento na mesa. Eu fiquei preocupada desta carta ser muito lenta, mas o estrago que ela faz é bem real.
9 - Laceracao do Vazio:
Uma remoção tricolor com certeza vai ficar limitada a um tipo de baralho, mas essa belezinha vai ser o novo melhor amigo dos Esper. Não poder ser anulada, ter custo 3, apesar de colorido, e poder destruir qualquer permanente não terreno a torna uma remoção bem legal para o Standard e para o Histórico. Acho que vamos ver essa carta com bastante frequência pelos controles da vida.
10 - Os Triomas:
Nenhuma grande novidade aqui, mas eu estou bastante animada em ter um Standard com Triomas de novo. Eu adoro a habilidade deles de reciclar e eles facilitam pra caramba a base de mana de baralhos de três cores. Sem falar nos formatos eternos que agora terão acesso aos 10 Triomas e muito mais opções para baralhos coloridos.
E essas foram minhas primeiras impressões de Nova Capenna! É claro que as cartas mudam muito entre o pré lançamento e as primeiras semanas de formato e esse artigo não é de forma nenhuma uma lista do que craftar ou não, mas essas foram as cartas que eu mais me diverti testando essa semana e acho que podem ser legais de observar. E vocês, quais cartas e combinações vocês estão mais animados para testar com o lançamento da nova edição?
Não esqueçam de me acompanhar nas redes sociais, no meu Twitter (twitter.com/carolanet), Instagram (instagram.com/carolinaanet) e todos os dias pela Twitch às 19h30 na quinta e 15h no canal da LigaMagic e 22h de segunda a quarta no meu canal(twitch.tv/carolanet).
Um beijo e até a próxima,
Carol
Ele entra com muita facilidade com uma copia, e ele já entra estragando o joguinho.
Se vc já tiver algo razoavel na mesa, o impacto é imenso. Se tiver o tal 6/4 menace na mesa, entao... eh OB no turno 4, com um clone que já entra com 6 de Loyalty. No turno 5 vc já tem a ultimate do OB. Olha que bizarrice.