Hora do Pauper - Destaques de SNC para o Pauper
Opções comuns da máfia de Ruas de Nova Capenna
27/04/2022 10:05 - 7.893 visualizações - 16 comentários
E aí, galera, tudo bem? Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho apresentar alguns destaques da nova edição Ruas de Nova Capenna para o formato Pauper. Com uma temática voltada para a máfia, a edição apresenta cinco famílias que dominam Nova Capenna. Não são famílias comuns, pois elas são lideradas por demônios e possuem orientações bem definidas de como querem impor suas influências. 
 
Além da lore que continua contando um pouco da trama phyrexiana, a edição traz cinco novas habilidades: Acobertar, Baixa, Blitz, Aliança e marcadores de escudo, além do retorno de Refúgio. Acobertar me parece ser bem útil no formato, já que temos muitas mágicas com Recapitular ou que podem ser úteis no cemitério, mesmo eu achando que as as cartas comuns com essa habilidade são pouco relevantes. Além dos meus destaques, trarei a minha tradicional sugestão de downgrades para apimentar o formato. Sem mais delongas vamos aos destaques!
 
 
- MENÇÕES HONROSAS
 
 
Terrenos: são dois ciclos de terrenos que eu gostaria de destacar. O primeiros são duais de cores aliadas que entram viradas; o segundo é uma versão diferente de Terras em Desenvolvimento, que exige buscar o terreno quando entra em campo, mas que dá um ponto de vida.
 
 
Duais
 
Praca Botanica;
Circuito de Corridas;
Torres da Ponte Celeste;
Estacao do Bonde;
Distrito da Orla.
 
 
“Family lands”
 
Esconderijo dos Mediadores;
Patio dos Cabaretti;
Teatro dos Maestros;
Vitrine dos Obscura;
Mirante dos Rebiteiros.
 
São terrenos interessantes que podem ver jogo no formato. É claro que são opções simples que devem agregar e não substituir os terrenos que temos hoje.
 
Também quero destacar um ciclo de criaturas presente em cada família. Elas possuem a mesma habilidade:
 
Pague 2, exile esta criatura. O terreno alvo ganha “T, adicione uma das três cores da família” até que essa criatura seja conjurada do exílio. Você pode conjurar esta criatura enquanto ela permanecer exilada.
 
Fora da Lei Glamourosa;
Bandidos Mascarados;
Farristas Libertinos;
Serafim Despedacada;
Arbitros de Spara.
 
São criaturas interessantes pelo fato de poderem corrigir cores de mana. No entanto, você faz isso sem ganhar nenhuma outra vantagem. Como criaturas, mesmo que possuam atributos e habilidades que possam ser relevantes, seus valores de mana variando entre cinco e sete acabam dificultando seu uso dentro do formato.
 
 
Ladra de Joias
 
 
Uma criatura realmente muito boa para o limitado e que pode ser útil em algum deck com verde. Um corpo bom pelo valor de mana e com habilidade relevante, além de te dar uma ficha de Tesouro. Ainda não vejo um lugar específico onde ela pode entrar, mas gostaria de ver mais criaturas com corpos relevantes vindo para o formato.
 
Opção de downgrade: são poucas opções similares, mas o Mowu, Companheiro Leal possui características parecidas e poderia ajudar a potencializar um deck com sinergia de marcadores +1/+1.
 
 
- Supervisor Inspirador
 

 
Em Adventures in the Forgotten Realms tivemos o Sacerdote da Sabedoria Antiga, que possui o mesmo corpo e valor de mana. Sendo uma reimpressão melhorada, vejo que ela tem potencial para aparecer em algumas listas, seja em decks que se favorecem do ganho de vida ou em decks que exploram o efeito de entrar em campo (ETB).
 
Opção de downgrade: já sendo uma versão melhorada de cartas mais recentes, fica mais complicado encontrar uma opção útil. A Barreira de Agouros sempre se mostrou sólida no quesito reposição de cartas, principalmente pelo seu corpo resistente, que facilita seu uso em decks midranges e controls.
 
 
- Desenterrar o Cadaver 
 
 
É claro que voltar cartas do cemitério para a mão acabam sendo úteis. Agora, ter uma carta com esse efeito e sinergia com sacrifício (por causa da habilidade de Baixa)? Retornar duas criaturas e alimentar o cemitério me parece útil.
 
Opção de downgrade: não encontrei um substituto equivalente, porém Esvaziar o Palco pode ser útil no famoso dois pra um, matando uma criatura e voltando outra para sua mão. Já Resgatar do Submundo exige um tributo para retornar uma segunda criatura, mas que também volta, sendo interessante num deck que abuse do efeito de entrar em campo (ETB).
 
 
- Sorte Grande
 
 
Mais uma carta que acabou evoluindo e mostra o quanto o Pauper pode ver um horizonte onde cartas mais relevantes podem chegar no formato devido ao power creep. A primeira foi Pilhagem do Pirata, que saiu em Rivais de Ixalan; depois vimos Unexpected Windfall de Adventures in the Forgotten Realms. A primeira sofria por ser um feitiço e a segunda por exigir duas manas vermelhas em seu valor de mana. Já Sorte Grande resolveu os dois problemas e chegou para ser útil, ainda mais em um metagame onde a cor vermelha tem sido cada vez mais explorada e com vários decks se valendo da sinergia com artefatos.
 
Opção de downgrade: por já ser uma melhoria, fica mais difícil ter opções, mas penso que Delirios Desesperados e Percepcao Magmatica possuem o mesmo fim, mas sensíveis diferenças. Ambas poderiam ser exploradas no formato, tanto pela interação com o cemitério, quanto pelo descarte.
 
 
- Deita-corpo

 
Há tempos gostaria de ver um deck que abuse de sacrifício e essa criatura me parece bem adequada a essa ideia. Um ativador agressivo, que se beneficia efetivamente de sacrifício, inclusive sendo de outras fontes, dentro de um par de cores que já fornecem várias opções.
 
Opção de downgrade: o Artista da Lamina de Fogo me parece na mesma medida, já que é um belo ativador de sacrifício e ainda oferece um alcance bom, causando dano direto ao oponente.
 
 
- Jornalista Bisbilhoteira
 
 
Esse criatura acaba por ser útil quando conseguimos ativar seu efeito de ter cinco ou mais valores de mana diferentes no cemitério, o que acaba não sendo muito difícil nessas cores. Me parece ser uma carta de sideboard interessante para lidar com decks mais agressivos, onde vários trocas de criatura serão feitas.
 
Opção de downgrade: não encontrei nada muito similar, porém o Lich Prisioneiro dos Tomos possui um corpo interessante nas mesmas partidas e ainda pode te ajudar a encontrar respostas.
 
 
E você, o que achou das cartas de Ruas de Nova Capenna que eu destaquei? Acha que outras cartas deveriam estar aqui? Deixem nos comentários suas opiniões! Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise. Um abraço a todos e até mais!
Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu o
formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo cohost do RakdosCast.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 13/06/2022 15:44:55
Percepcao Magmatica no pauper viraria staple no segundo que entrasse no formato, tem vermelho, teria 4 delas perdidas, rsrsrsrs !!!
(Quote)
- 03/05/2022 08:30:17

sim, entendo a intenção da citação. Apenas discordo do ravings, pois é mais fraca que cartas q já temos consolidadas no formato, como looting

(Quote)
- 02/05/2022 16:06:39

fala amigo! a minha ideia é explorar opções que poderiam vir para o formato. são adições que poderiam ser interessantes, caso houvesse um desenvolvimento maior do formato. valeu!

(Quote)
- 02/05/2022 14:42:58

além disso, existe faithless looting no formato, não tem um porquê concreto de necessariamente ter uma segunda cor no deck para o flashback, além de descartar aleatoriamente. ao meu ver, essa carta não verá jogo

(Quote)
- 02/05/2022 08:45:34

opa! realmente foi uma falha minha, mto obrigado!

Últimos artigos de Heli Mateus
Hora do Pauper - Analisando os decks dos Top 8 do CLM
Analisando números para a final do Circuito LigaMagic Central Pauper
3.577 views
Hora do Pauper - Analisando os decks dos Top 8 do CLM
Analisando números para a final do Circuito LigaMagic Central Pauper
3.577 views
Há 4 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Top 3 de Foundations para o Pauper
As fundações do Pauper ainda continuarão sólidas
3.896 views
Hora do Pauper - Top 3 de Foundations para o Pauper
As fundações do Pauper ainda continuarão sólidas
3.896 views
Há 25 dias — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Jogando de Jund Gardens
Uma nova abordagem de um clássico do metagame
3.997 views
Hora do Pauper - Jogando de Jund Gardens
Uma nova abordagem de um clássico do metagame
3.997 views
07/11/2024 14:38 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - A Fraternidade é Azul
Analisando os motivos da cor Azul estar diminuindo sua presença no formato
5.649 views
Hora do Pauper - A Fraternidade é Azul
Analisando os motivos da cor Azul estar diminuindo sua presença no formato
5.649 views
07/10/2024 14:21 — Por Heli Mateus
Hora do Pauper - Top 3 de Duskmourn para o Pauper
Os horrores da Casa em Duskmourn não trazem apenas sustos.
5.467 views
Hora do Pauper - Top 3 de Duskmourn para o Pauper
Os horrores da Casa em Duskmourn não trazem apenas sustos.
5.467 views
27/09/2024 14:05 — Por Heli Mateus