Fala galera, beleza?
A segunda edição da Conquest Cup está vindo aí logo no começo de Maio, e por isso vamos retomar o assunto e refrescar a cabeça dos jogadores que já se aventuraram pelo formato e também dar uma luz guia para os que são de primeira viagem!
E pra quem ainda não conhece o Conquest temos um artigo explicativo que pode ser lido clicando Aqui, e nele você encontra uma boa introdução e dicas para começar bem nessa jornada!
Mas antes de tudo, se você quer se aprofundar no formato e acompanhar um conteúdo de Commander, você pode me seguir na Twitch (twitch.tv/jeff3nd) e também me encontrar em qualquer rede social da cEDH Brasil!
Então agora que o recado foi dado, vamos ao que interessa.
- O Voltron
Muita gente que conhece o competitivo do Commander migrando do casual pode se decepcionar com a eficiência dos decks Voltron no padrão EDH, já que os 21 de dano de comandante não são facilmente atingidos e dão tempo de uma resposta dos oponentes que não te querem no jogo agir antes de serem derrotados. No cEDH a existência dessa estratégia é nula, não existindo um deck realmente forte que consiga através do dano de comandante ganhar uma partida com consistência dentro de um ambiente onde combos são sua coluna vertebral. E isso justamente porque derrotar 3 oponentes simultâneos é consideravelmente mais simples do que construir um setup que irá removê-los um por vez.
O Conquest por sua vez permite, já que o dano de comandante é reduzido à 12 ao invés de 21, que você consiga com mais consistência número e montar decks tão rápidos e responsivos quanto os de combo.
Dito tudo isso, a primeira sugestão de hoje é um Comandante Mono Green muito querido, o nosso Elder Dinossaur.
● Ghalta, Fome Primordial
Nessa lista podemos de cara perceber que se trata de um clássico Mono Green Big mana focado em trazer ao campo nossa Comandante antes de qualquer reação do oponente, facilmente marcando presença no até o turno 3.
O grande detalhe desse grande deck é que você tem um comandante capaz de matar com um só ataque já que possui 12 de poder, fazendo com que ela seja um perigo iminente e facilmente reconjurada caso saia de jogo.
Caso seja de sua preferência o deck suporta linhas de Selvala para mana infinita, assim como de Ashaya / Quirion ou Kogla/Hyrax.
Para dar uma aliviada no Budget você pode fazer facilmente alguns cortes por cartas de efeitos semelhantes ou mais adaptados ao seu meta, como por exemplo:
- Pastor de Alossauros
- Gargarote Anciao
- Behemoth Crateropode
- Mana Vault
- O Grande Circulo
E alguns terrenos como:
- Caverna das Almas
- Tumba Antiga
O deck com certeza não perderá muito potencial sem essas cartas e é uma ótima pedida para quem quer começar por um monogreen Voltron.
E prosseguindo nas nossas sugestões, vamos agora ao mono white com uma criatura recém chegada para os Commandeiros. A maravilhosa Patas Leves, Voz da Imperatriz.
Assim como qualquer Voltron temos um deck muito dependente de seu Comandante, que por sorte custa apenas 2 manas e possui formas muito rápidas e eficientes de se proteger.
Seu efeito de tutor permite que tenhamos uma linha consistente baseada em proteções e evasão através das auras, e isso é extremamente importante para o plano de jogo que quer fazer:
T1 - Aura
T2 - Comandante
T3 - Aura + Tutor e Ataque para letal
T1 - Comandante
T2 - Aura + Tutor (possivelmente para auras de proteção)
Como o deck não apresenta linhas de combo é necessário saber se portar muito bem em relação ao restante da mesa, sabendo quais oponentes remover e a melhor hora para cada uma dessas ações.
Você pode economizar num budget removendo cartas como:
- Esper Sentinel
- Marcha da Luz de Outro Mundo
- Solitude
- Lotus Petal / Mox Amber
- Land Tax
- Saga de Urza
- Cavernas de Pedras Preciosas
E por último mas não menos importante vamos ao Mono Blue que talvez seja a lista mais cara devido a demanda de cartas de valor mais elevado, como free counters, por exemplo. E a escolha da vez é um deck aggro na pegada tribal que gostamos, a grande Unesh, Soberano Crioesfinge!
E como um clássico deck tribal, nessa lista lotada de esfinges o objetivo é construir uma força aérea invejável para derrotar seus oponentes através do Aggro.
Aproveitando da habilidade do comandante que reduz 2 de custo incolor somado aos outros redutores presentes no deck, somos capazes de fazer um swarm grande e rápido de criaturas enormes. E o melhor de tudo é que isso vem acompanhado do card advantage gerado pelo comandante no formato Fact or Fiction.
No plano de jogo do deck essa habilidade é essencial para que consigamos chegar até cartas "core" como motor do paradoxo, o que te garante que quase nunca teremos uma mão vazia.
No budget o deck funciona bem sem cartas como:
- Sakashima das Mil Faces / Sakashima's Student
- Consecrated Sphinx
- Ornato de Safira
- Force of Will
- Force of Negation
- Fierce Guardianship
- Caverna das Almas
- Tumba Antiga
Criaturas morfolóides caras podem ser substituídas por outras esfinges boas ou outros mais baratos como o Universal Automaton por exemplo.
Além disso, o deck também tem espaço para Panharmonicon e outros redutores como Kefnet's Monument no caso de cartas muito caras como Urza's Incubator.
E essas foram 3 sugestões de decks mono coloridos na pegada Voltron / Aggro para quem quer jogar a Conquest Cup mas não está habituado com os decks.
E não se esqueçam de comentar e deixar suas próprias sugestões!
Se você quer ver mais listas como essa e discutir sobre estratégias, você pode encontrar tudo no nosso Discord (https://discord.gg/zzZ75nYj)!
Agradeço a todos que leram até aqui, um grande abraço e até o próximo!
Por Jefferson "Jeff" Barbosa
Embutir na Liga
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