Desde o anúncio do novo Organized Play, o tabletop está vivendo a volta do seu hype. Fazia muito tempo que eu não via tanta gente animada em montar decks, jogar em lojas locais e saber como funcionam eventos.
Eu sei que pode ser chocante para jogadores mais antigos, mas tem muita gente que nunca jogou um evento tabletop, ou mesmo um evento com corte para o top8, é toda uma geração de jogadores e jogadores que focou mais em Spelltable, Magic Arena e Magic Online, toda uma geração que precisa de um know how para desenvolver seu jogo físico.
A princípio eu queria escrever esse artigo sobre maneiras de você se proteger de trapaças no jogo físico, e inclusive fiz um post no Twitter pedindo dicas da galera sobre.
Mas o feedback da galera foi bem melhor que isso, dando várias dicas para você jogar melhor no tabletop, evitando situações chatas no geral, até mesmo deixando o jogo mais claro para ambos os jogadores/jogadoras e fazendo assim a partida bem melhor de se jogar e acompanhar, então o artigo será uma série de dicas para você que está voltando ao tabletop, ou mesmo nunca jogou, aproveitar este momento e virar mais um do time “gathering é a melhor coisa do MTG”.
“Fala comigo”
A dica mais dada foi “se comunique com o seu oponente” e eu só posso concordar. Boa parte dos problemas do Magic envolve uma comunicação ruim. E veja bem, não estou pedindo que você socialize e converse sobre a vida, o universo e tudo mais, mas sim que deixe claro o que está fazendo na partida. Infelizmente existem duas culturas que atrapalham muito isso, a primeira é dos jogadores simplesmente fazerem suas ações, já que para eles está claro, ou seja, se na minha cabeça faz sentido, deve fazer para o meu adversário, e claro que essa ideia é errada. Não é necessário explicar cada ação, mas anunciar já ajuda muito, coisa como “vou dar o draw”, to fazendo x mágica, “vou para o combate”, “dano resolveu?”, “pode ir”, é um básico que evita ene problemas. Magic é complexo justamente porque tem várias etapas e muita coisa pode acontecer, deixar claro o que está sendo feito evita discussões onde os jogadores simplesmente não sabem em que etapa do jogo está. A segunda cultura é uma ideia inocente que se você esconder ao máximo suas ações você está criando uma vantagem. Na moral, guarde isso para o seu sequenciamento e estratégia de jogo, se comunicar mal só cria atrito entre os envolvidos e pode chamar um volta de jogadas que não ajuda em nada.
Lembrando que caso esteja contra um oponente que se comunica mal, a dica é perguntar. “Isso tá sendo em resposta a o quê?”, “em que fase você tá fazendo isso?”, “quantas na mão?”, “qual o poder dessa criatura?”, perguntar deixa claro o que está acontecendo na partida e um estado claro de jogo é essencial para se jogar Magic no melhor nível possível. Inclusive, avise quando tem mudança de vida, confirmando os pontos de vida atuais.
“JUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUIZZZZZZ”
Se a galera falou muito em comunicação, também tinha muita gente falando de: Chame o Juiz. 99% dos torneios jogados tem aplicação de regra em nível Regular. Ou seja, o foco ali é dar uma boa experiência aos jogadores. Ainda sim, minha experiência como juiz, por vários anos, me ensinou que boa parte dos jogadores tem receio de chamar o juiz quando tem uma dúvida, especialmente com medo de tomar uma punição, por ter ouvido que o pai do tio do cachorro do irmão do jacaré do amigo do primo foi advertido em uma situação com o irmão do pai do papagaio da loja de Tangamandápio.
Tem uma frase que eu sempre gostei que é “seu oponente está aqui para ganhar jogos”, se referindo a que quando você tem uma dúvida, ela deve ser retirada com o juiz e não com o oponente. O juiz está ali para garantir que o estado de jogo aconteça corretamente, sempre que você tiver uma dúvida, ele é a pessoa que tem como finalidade, responder essa dúvida. Não sabe como a carta funciona? Juiz! Não entendeu o combo? Juiz. Situação confusa do jogo? Juiz. O oponente parece estar te roubando? Fala que vai tirar uma dúvida e "Juiz!".
Entendo que nem toda loja tem um juiz certificado, mas sempre tem (ou devia) alguém isento que pode tirar suas dúvidas e não tenha vergonha alguma de chamar esta pessoa. Ainda mais no Regular, onde a ideia é um torneio mais tranquilo e que todos estão ali para aprender.
Juízes são a melhor garantia de que o evento acontecerá de maneira íntegra e ter um no evento é como um colete salva-vidas, não é legal precisar, mas ter ali evita vários problemas.
Mundo Analógico
Outra coisa que muita gente citou foi que as compras, embaralhamentos, triggers, tudo no tabletop é feito pelos jogadores, então fique atento para o que está acontecendo na mesa. Às vezes a gente vem de uma experiência online onde a atenção vai fácil, por estar acostumado com jogar fazendo mais coisas, e perde o foco no jogo, que requer que você fique atento quando nosso oponente está fazendo coisas. Sempre esteja atento às habilidades da mesa e mais ainda quando seu oponente está manipulando o deck. Novamente, se comunicar bem ajuda a saber o que está acontecendo e evitar confusões.
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Essas foram as dicas que considero mais importante, tiveram mais comentários e coisas que eu mesmo considero importantes, mas que vou passar agora em tópicos mais curtos:
- Use shield, além de proteger a carta, ele ainda evita cartas marcadas e facilita ao usá-las. E mais do que isso, minha dica é : use shields opacos e de cores escuras, existe um mundo de problemas que você pode ter por usar um shield que descasca, ou que seja possível ver um mínimo através. Evite problemas.
- Anote pontos de vida com papel e caneta. É super legal usar um dado ou o Companion, mas papel e caneta não são manipuladas facilmente (como um dado) e marcam o desenvolvimento da partida, você literalmente pode pode acompanhar a história da partida por estas anotações. E isso ajuda em discussões futuras.
- Ainda sobre papel, quando tiver informações sobre a mão do oponente, anote. Eu sei que na loja as pessoas podem ser legais e deixar aberto, mas também não podem.
- Na deckbox é: cartas do deck, um divisor e fichas, mais nada. Guardar outras cartas pode gerar toda uma cena chata e em aplicações de regra mais sérias, gera punições.
- Vai ao banheiro? Chame o juiz ou o dono da loja para ficar no seu lugar, a vida não é essa coca-cola toda e você não quer voltar e ter uma surpresa.
- É legal jogar rápido e usar o tempo que o oponente está jogando para pensar, mas não se apresse. A prioridade é jogar bem e depois jogar rápido.
- Quem só jogou online não sabe, mas assim que o tempo acaba, em uma rodada, vocês jogam cinco turnos, começando com o controlador(a) do turno, vocês jogarão 5 turnos, ou seja, se o tempo acaba no meu turno, no seu turno será turno 1, no meu próximo será turno 2 e assim até o 5. Caso esteja empatado ainda, será passado o resultado de empate. Em partidas de mata-mata, em caso de empate após o tempo ter acabado e os cinco turnos terem sido jogados, e havendo empate em número de vitórias, será determinado vencedor aquele que tiver mais pontos de vida, caso ainda haja empate, jogarão até a primeira mudança de pontos de vida.
- Evite “atalhos”, saiba porque as pessoas fazem aquilo. Lembro muito bem de quando comecei a jogar em loja e o dano na pilha ainda era válido (eu sei, sou velho) e todo mundo usava os “atalhos” para usar o dano na pilha da melhor maneira, mas na verdade poucos ali realmente sabiam o que estava acontecendo e sabiam explicar, era só uma frase decorada para aquela situação. Então entenda porque a jogada acontece daquela maneira.
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O tabletop pode ser um dos melhores lugares do Magic e te garanto que existem boas razões para alguém acordar às 4h30 para ir ao trabalho e colocar com todo o carinho uma deckbox na mochila, sabendo que no final desse dia vai ter algo incrível.
Fica meu agradecimento a todos que responderam no Twitter e tornaram esse artigo melhor.
Até mais!
Ruda
ps: Sempre deixei minhas lands pra tras e o resto pra frente, desde Sétima edição, na verdade nunca vi alguém deixar as lands na frente rsrsrs
Eu acho que uma galera que começou pelo Arena (ou mesmo pelo Xmage) vai sofrer um tanto na transição pro físico, pela quantidade de coisas que o Arena automatiza. O Arena não deixa tão claro (como o MTGO ou o Xmage) em que etapa ou fase vc está, dentre outras coisas, e eu já vi isso causando confusão com jogador que começou pelo Arena.
Uma coisa interessante tb, embora boba, é a questão da disposição dos lands. Pra quem parou de jogar há um tempo e voltou pelo Arena, pode achar estranho, mas a gente usava os lands "acima" na mesa, com as outras permanentes (criaturas, encantamentos...) mais próximos de nós. Eu voltei a jogar em 2019, não pelo arena, e ainda achei esquisito. Pelo menos essa galera não vai se surpreender com o London Mulligan.
Uma coisa que eu acho bem importante tb, e tem a ver com a automatização do Arena, é: conheça bem o seu deck. Procure saber como funciona cada carta do seu deck e do seu side (e isso vale pro caso de incluir alguma carta posteriormente). Saiba quais triggers são forçados ou quais são opcionais ("when [cardname] enters the battlefield, draw a card" x "when [cardname] enters the battlefield you may draw a card", por exemplo), e passe a ter o hábito de checar as cartas do oponente em relação a isso TB. Ambos os jogadores compartilham a responsabilidade de estabelecer e manter o estado de jogo corretamente, mas o seu oponente não tem obrigação de te lembrar de triggers opcionais que, se esquecidos, darão vantagem a ele.