Bom dia!
Como vocês estão meus amigos? Espero que estejam todos bem e preparados para os anúncios que vão ocorrer no próximo dia 31/03, sobre a Organized Play.
Para quem não sabe, Organized Play é a parte responsável pelo competitivo do jogo e tem rolado uma especulação forte nos bastidores de que esse anúncio trará novidades de torneios em breve, inclusive aqui no Brasil!
E buscando notícias sobre essas possíveis mudanças, cheguei a uma informação não oficial, mas super confiável, bem interessante, que o Modern pode ser o formato do momento nessas mudanças, talvez em parceria até mesmo com o Pioneer, e desde o início da pandemia nós sabemos que foram dois formatos meio “esquecidos” pela comunidade, já que eles não fazem parte do MTG Arena.
Dito isso, eu reparei que não escrevo há bastante tempo sobre Modern aqui na LigaMagic e pensei, porque não aproveitar essa possível situação e falar sobre como anda o formato e quais são os principais decks do momento, para atualizar o pessoal que gosta dele e que quer se manter sempre atualizado.
Então, esse será o tema do nosso artigo de hoje, os 8 principais baralhos Modern! Para definir os 8 principais decks, eu utilizei o MTG GoldFish, que traz porcentagens sólidas (retiradas da data da criação do artigo e que podem sofrer alguma mudança até a postagem), com base em resultados recentes de torneios e principalmente dos eventos que aconteceram no Magic Online.
IZZET MURKTIDE – 11,2%
Ragavan, Afanador Agil anda conseguindo esquivar muito bem dos banimentos do formato (veremos até quando!) e surpreendendo um total de 0 pessoas, ele está presente no baralho mais jogado do momento, o Izzet Murktide.
Com uma estratégia tempo, o objetivo do baralho é desenvolver com criaturas de baixo custo e ir agredindo a vida do adversário, enquanto usa remoções e anulas para impedir o jogo do oponente.
O deck ganha o novo de Murktide em homenagem a uma das melhores cartas do formato hoje também, Murktide Regent, que por possuir a habilidade de Delve, consegue cair muito rápido na mesa e finalizar a partida em poucos turnos, graças a enorme quantidade de mágicas de custo 1 e 2 do baralho.
É um baralho bastante caro, mas caso você não pretenda jogar com ele, tenha um bom plano em mente, você vai precisar se quiser vencer torneios no futuro.
AMULET TITAN – 8%
Outro baralho que vem em grande crescente no formato é o Amulet Titan, que por mais que sempre tenha caminhado pelo formato, ganhou uma forte aliada, que assim como o Ragavan, também conseguiu esquivar bem das últimas listas de banidas, a Saga de Urza. Sua interação natural com o Amuleto de Vigor dispensa apresentações, tornando o baralho ainda mais sólido.
Para quem não conhece o baralho, basicamente o seu plano é baixar o Amuleto de Vigor o mais rápido possível e abusar da sua interação com os bounce lands, terrenos que devolvem outro para a mão e geram duas manas, como a Gleba Gruul.
Dessa forma, você terá mana suficiente para conjurar um Primeval Titan logos nos primeiros turnos, buscando Ameias de Hanweir, que será responsável por dar ímpeto ao seu Titã, buscando de novo mais terrenos, podendo desenvolver recursos ou até mesmo buscar o Valakut, o Pinaculo Derretido e finalizar a partida.
Você pode se perguntar, mas poxa, como que o Valakut, o Pinaculo Derretido finalizaria o jogo se você nem usa montanhas? E eis que surge o outro vilão, Driade do Bosque Ilisiano, que faz com que todos os seus terrenos tenham todos os tipos, inclusive, Montanha.
É um baralho bem rápido, então lembrem-se, caso enfrentem ele, não deixem o Amuleto de Vigor em campo, isso é essencial, além de ter um bom plano para lidar com o nosso não tão querido, Primeval Titan.
ORZHOV BLINK – 8%
Stoneforge Mystic também é uma carta muito querida por vários jogadores do Modern e é aqui que ela está presente, dentre os principais decks do formato.
Seu “kit” ganhou alguns amigos com a nova edição de Kamigawa, tendo alcance para pegar a poderosa Lâmina dos Oni, que acelera demais o jogo nesse baralho cheio de criaturas pequenas, além de um super hate de cemitério, através da Faixa do Leão.
Não bastasse essa parte, ele ainda abusa da habilidade Evocar, presente em uma das melhores cartas do formato, Solidão e seu amigo preto, Luto. Por mais que as cartas já sejam bem fortes sozinhas, o deck tem cartas como Efemerar, Mal Imortal, Renascimento de Malakir e Persistir, capazes de gerar um efeito dobrado das suas cartas sem ter que pagar praticamente nenhum custo adicional por isso.
É um baralho bastante chato de enfrentar, pois ataca com muita consistência tanto a sua mão, como as suas criaturas, então você precisa tomar muito cuidado para não interagir na hora errada, pois tomar uma resposta com essas cartas que os bichos retornam ao campo, pode custar a partida.
AZORIUS CONTROL – 5,3%
Como não poderia faltar, finalmente chegamos no bom e velho hard control.
Solidao mais uma vez, mostra a razão de ser uma das principais cartas do formato Modern, estão presente novamente com 4 cópias nesse baralho. Fora ela, Kamigawa também trouxe uma boa novidade, A Imperatriz Errante, no meu ponto de vista, a melhor carta da edição, e que vem fazendo jus ao título, estando presente em praticamente todos os formatos.
O plano aqui é bem simples, impedir completamente que o jogo do oponente desenvolva, seja através de remoções ou anulas, enquanto você gera recurso com seus planinautas.
Fogo // Gelo foi uma adição interessante, para ajudar a resolver os Ragavans que surjam pelo caminho, gostei bastante dessa ideia e é quase de graça mesmo.
Para você que é amante desse tipo de estratégia, assim como eu sou, esse é um deck que com certeza é outra excelente opção e no meu entender, disparado o melhor controle do Modern.
TEMUR CASCADE – 5,1%
Menos presente no momento que o Amulet Titan, aqui temos um outro combo do formato, que por mais que não seja tão rápido, possui muito mais consistência.
E o objetivo aqui é bastante simples, seu plano é conjurar no turno 3 um Surto Violento ou uma Agente Sem Fragmentos, que possuem a habilidade de Cascata. Para quem não conhece, você revela cartas do topo do seu deck até revelar uma carta de custo menor que a utilizada e pode conjurar ela sem pagar seu custo.
Como vocês podem ver, o baralho não possui nenhuma carta que tenha seu custo original menor do que 3, o que significa que você sempre fará o Passos Desabalados, criando dois honestos rinocerontes 4/4 com atropelar, o que convenhamos, não precisam de muito tempo para finalizar a partida.
Vale destacar aqui o principal meio de proteção do baralho, Forca da Negacao, capaz de anular uma mágica que não seja de criatura por 0 manas (caso seja o turno do oponente), então caso você esteja enfrentando esse deck, lembrem-se disso, pois caso você tome essa carta na hora certa, pode não ter outro turno para recuperar o jogo.
Falando em 0 manas, é bom também destacar a Furia, irmã vermelha da Solidao, outra carta que pode ser feita sem nenhum custo de mana e que é capaz de interagir com várias criaturas ou planinautas.
JUND YAWGMOTH – 4,3%
Quando as pessoas falam que o Modern é infestado de combos, infelizmente não temos como discordar, o 6º deck mais utilizado no momento e 3º combo da lista, o Jund Yawgmoth é um baralho que deve ser respeitado.
Dando nome ao deck, Yawgmoth, Medico de Thran é a principal carta do baralho, que vai fazer o jogo rodar com sua habilidade de sacrificar criaturas e comprar cartas.
Como vocês podem perceber, o deck utiliza uma grande quantidade de criaturas com a habilidade Imortal, como Lobo Jovem, Geist da Raiz Estrangulante e Mensageiro de Geralf, que por si só são capazes de “combar” com o Yawgmoth.
No momento que você sacrifica a criatura, ela voltará com um marcador +1/+1, todavia, a sua própria criatura coloca um marcador -1/-1 na criatura alvo, ou seja, você coloca esse marcador negativo nas suas criaturas com imortal, possibilitando que você sacrifique elas de forma repetida, comprando uma grande quantidade de cartas.
Com a Essence Warden, a vida gasta passa a não ser mais gasta, pois você recupera a vida no momento que a criatura entra em jogo, o que faz um papel parecido a Artista de Sangue, só que essa será capaz de ir drenando a vida do seu adversário com os sacrifícios.
E falando em vida do oponente, o Mensageiro de Geralf entra em jogo e faz com que o oponente tenha 2 de vida a menos, o que também será capaz de finalizar a partida entrando no combo.
Para dar consistência a ter o Yawgmoth, Medico de Thran ou a peça que esteja faltando em campo, Chord of Calling e Evolucao Arcana trazem o papel de tutorar o que seja necessário.
BLUE LIVING END – 4%
Para quem imaginou que não teríamos decks focados em cemitério entre os principais, finalmente chegou a hora.
Living End é uma carta bem antiga no Modern, mas o que antes era visto mais nas cores do Jund, hoje em dia tem outra cor, o azul!
O plano aqui é parecido com o que vimos no Temur Cascade, fazer Agente Sem Fragmentos e Surto Violento, abusando apenas da única carta no baralho que tenha o custo menor que 3, que no caso é o próprio Living End.
Inclusive, também possui a Forca da Negacao para contribuir para que a estratégia seja realizada com sucesso.
Para quem não está familiarizado com esse plano, o baralho usa muitas criaturas com a habilidade de Reciclar, por uma baixa quantidade de mana, normalmente 1 e até mesmo custo 0, como o Street Wraith e Luto através do Evocar.
A grande vantagem do Luto aqui, é que além de ir para o cemitério por um total de 0 manas, ainda pode atacar uma possível interação do oponente. Por mais que ele esteja presente no Orzhov Blink e seja muito forte lá, eu acho que aqui é a principal casa dele no formato.
Pois bem, dessa forma, o cemitério encherá muito rápido, fazendo com que o Living End traga todos para o campo, o que dificilmente fará com que seja necessário mais do que 1 ataque para que a partida acabe.
Se você quiser melhorar sua partida contra esse deck, não esqueça de ter sempre a mão o bom e velho hate de cemitério.
MONOGREEN TRON – 4%
Finalizando a lista, temos o meu amado MonoGreen Tron. Ele que esteve bastante ausente do Modern nos últimos tempos, tem tido um pouco mais de destaque recentemente e claro, é o tipo de baralho capaz de ter muito poder em pouco tempo.
Aqui o plano principal é juntar os 3 terrenos de Urza, Torre de Urza, Mina de Urza e Usina de Urza, sendo capaz de gerar 7 manas logo no turno 3.
Com essas manas, você produzirá grandes ameaças, como Karn Liberto, Wurmcoil Engine e até mesmo podendo fazer o Ulamog, a Fome Interminavel em seu turno 4.
Com certeza o lançamento recente em Kamigawa da Boseiju, a Persistente não agradou muito o baralho, mas ele tem demonstrado lidar bem com os hates, já que é um deck presente há muito tempo no formato.
Também vale destacar o Karn, o Grande Criador, que por mais que não seja tão badalado quanto outras cartas bem impactantes, é capaz de procurar no seu sideboard várias soluções de problemas, atingindo cartas de custo baixo, cemitério, criaturas ou até mesmo buscando formas de finalizar o jogo.
Claro que esses são os 8 mais usados, mas como vocês podem reparar, as porcentagens não são nada expressivas, sendo que apenas 1 baralho tem mais de 10% de presença no formato, mostrando como tudo é capaz de ver jogo.
Por sinal, é até uma recomendação que eu faço, óbvio que é importante ter um plano eficiente contra os decks mais usados, mas isso não significa que você tenha que jogar com eles. Caso você se sinta confortável e tenha bastante experiência com uma determinada estratégia, isso é um ponto muito relevante que deve contar muitos pontos na hora de escolher um deck para um torneio.
5c Omnath, Boros Burn. Hammer Time, Affinity, Jund Midrange, Elemental, Eldrazi Tron, Gruul Ponza, Dredge, Belcher, Goblins, Infect, Merfolk, Spirits são outros exemplos de decks que com certeza tem algum potencial no formato e não estão presentes no artigo, para evitar que ele fique gigante.
Mas é isso amigos, espero que vocês tenham gostado do artigo e que ele sirva para vocês se atualizarem sobre o formato para um futuro que se aproxima ou até mesmo você que curte o formato e gosta desse tipo de conteúdo aqui na LigaMagic.
Para quem quiser acompanhar meu trabalho no Magic, acompanhe as Lives que eu faço no canal da LigaMagic, todas as Segundas e Quartas, das 19h30 às 00h, onde jogo principalmente Historic, Alchemy e Standard, além é claro de Limited, Brawl e eventos na plataforma.
Quem tiver interesse e puder me seguir nas redes sociais para fortalecer meu trabalho, seguem os links:
Twitter | Instagram
Abraço a todos.
LuCaparroz
é a maior causa de evasão de players do formato mesmo infelizmente