Ontem (17/03), a Wizards of the Coast fez um pronunciamento em forma de live onde eles apresentaram algumas medidas sobre como eles pretendem melhorar a economia do MTG Arena. Durante um pouco mais de uma hora, Blake e Chris falaram sobre mudanças, lançamentos e responderam algumas perguntas da comunidade. Você pode assistir AQUI o vídeo em inglês. Antes de postar a tradução do pronunciamento irei brevemente dar a minha opinião sobre o assunto.
Eu sinceramente não acho a economia do MTG Arena horrível, ela não é excelente de fato mas na minha opinião longe de ser ruim. As medidas que a Wizards anunciou são novidades interessantes e se tivessem sido lançadas como novidades aleatórias eu teria achado super válido. O problema é que atrelar essas novidades a "melhorar a economia", chega a ser no mínimo contrangedor. Mais uma vez a Wizards criou um alarde para um anúncio sobre resolver um problema que não resolve nada.
Vamos ao pronunciamento:
Há vários meses, a comunidade vem tendo uma conversa robusta sobre a economia do Magic: The Gathering Arena. Não tivemos muito a dizer durante esse tempo enquanto ouvimos, coletamos dados e discutimos internamente. Ao longo desse tempo, mais e mais jogadores expressaram preocupações, compartilharam seus problemas e nos pediram para resolver tudo.
Enquanto isso, nosso silêncio provavelmente tornou as coisas mais difíceis. Este é um tópico difícil, e queríamos abordar de forma holística em vez de fragmentada. Nós ouvimos você e estamos prontos para começar a ter essa conversa.
Este é o início dessa conversa. Este não é o dia em que vamos resolver todos os problemas que a comunidade levantou. Vamos discutir a visão central do MTG Arena e como isso se traduz na economia que temos hoje. Discutiremos alguns dos problemas que vimos, tanto em nossos dados quanto na comunidade. Por fim, discutiremos mais algumas coisas de curto prazo que estamos fazendo para abordar alguns dos comentários.
VISÃO DO MTG ARENA
Antes de nos aprofundarmos em algumas das especificidades e decisões sobre a economia do jogo, vamos primeiro estabelecer algumas bases para qual é nossa visão e filosofia para o MTG Arena como um jogo, pois isso orienta nossas decisões de desenvolvimento.
Já dissemos antes, mas vamos dizer de novo: o objetivo com o MTG Arena é fornecer uma experiência de Magic rápida e divertida para todos, em qualquer lugar.
O que isso significa para os jogadores é que, esteja você jogando no conforto de sua casa ou em trânsito, ou em um PC ou em seu telefone, você tem acesso a tudo o que o MTG Arena oferece, desde explorar novos lançamentos até jogar contra seus amigos, ou competir nos mais altos níveis de Magic competitivo. Queremos construir ótimas experiências que abracem nossa plataforma digital, mantendo-nos fiéis à essência do Magic.
Embora queremos abraçar as raízes do Magic, também devemos reconhecer que somos uma plataforma diferente com suas próprias necessidades e restrições. O MTG Arena foi originalmente construído para envolver os jogadores com o que chamamos de jogo de "lista de frente" sem nenhum custo, especificamente Construído Padrão e Draft recente. Com o passar do tempo, continuamos a expandir essa intenção original de incluir coisas como Histórico, Cube Draft e até Alquimia, mas essa expansão também cria novos desafios que devemos superar à medida que nosso jogo e nossa comunidade crescem.
ECONOMIA DO MTG ARENA
- O que exatamente você quer dizer quando diz "economia"?
Ao desenvolver a economia do MTG Arena - e ao avaliar a saúde relativa dela - analisamos todas as maneiras pelas quais os jogadores ganham e gastam os vários recursos que têm à sua disposição para aumentar sua coleção e jogar. Isso inclui os próprios recursos, como ouro, gemas, recompensas de cartas individuais (ICRs), pacotes e curingas, e as maneiras pelas quais eles são ganhos, como por meio de missões, recompensas de eventos, vitórias diárias e semanais e, sim, transações monetárias.
- Quais são alguns dos objetivos gerais ou a filosofia por trás da economia do MTG Arena?
Em primeiro lugar, estamos procurando equilibrar as necessidades de nossos vários jogadores, estejam eles experimentando Magic pela primeira vez ou jogando há décadas. A maioria tende a cair em algum lugar nos dias, meses e anos entre os dois.
Em seguida, também tentamos encorajar o que consideramos ser comportamentos de jogo saudáveis; não queremos que os jogadores sintam que devem jogar dez horas por dia e completar todas as suas vitórias diárias para se manterem competitivos. Nossas missões são baseadas em jogar, e não em vencer, jogos de Magic, com uma opção de "re-rolagem" nas missões uma vez por dia que permite aos jogadores personalizar sua experiência se uma das missões não se adequar ao seu estilo de jogo preferido. As recompensas diárias de vitórias são antecipadas – a maioria das recompensas disponíveis no dia-a-dia são obtidas nas primeiras vitórias – para reforçar esse compromisso.
Por fim, acreditamos que abrir pacotes deve ser divertido e ter uma coleção deve ser gratificante. Magic está em constante evolução, e você nunca sabe quando novos cards vão dar vida aos cards lançados anteriormente. O MTG Arena oferece uma variedade de eventos além dos formatos primários, geralmente com requisitos de construção de deck ou limitações que enfatizam cartas que podem não aparecer no metagame tradicional. Ter uma coleção permite que os jogadores participem dessas experiências e recompensa o engajamento geral na economia.
Para o jogo Construído, nosso foco está na iteração do baralho em vez de coletar todas as cartas em uma coleção. Como tal, a economia é projetada em torno da construção e crescimento de decks específicos ao longo do tempo. A maioria dos jogadores tem uma preferência de deck, cor ou estilo, e esperamos que os jogadores que estão começando peguem os decks do Color Challenge que os atraem e os evoluam antes de passar para experimentar suas próprias construções de deck ou procurar ideias de deck adicionais da comunidade. Simplesmente jogar a cada poucos dias e completar missões fornecerá um fluxo constante de moeda e pacotes que os jogadores podem usar para aumentar sua coleção enquanto ainda têm decks razoáveis começando.
Esperamos que esse comportamento continue para nossos jogadores mais avançados - aqueles que cresceram como jogadores no MTG Arena ou estão se juntando como jogadores veteranos de Magic - mas em virtude de sua experiência, esperamos que eles tenham uma compreensão ainda melhor do que estão procurando construir e ter necessidades de cartas mais específicas. Esperamos que esses jogadores confiem mais na criação do que no processo orgânico de abertura de pacotes.
Ambos os cenários pressupõem que os jogadores que não querem gastar dinheiro ganharão cartas e farão essas mudanças ao longo de uma temporada de lançamentos à medida que completam missões, desbloqueiam níveis no sistema de maestria, participam de eventos e geralmente jogam. Eles, no entanto, precisarão ter recursos, salvos de recompensas anteriores ou comprados na loja, se quiserem acelerar esse processo.
Com nosso foco nas iterações de deck, sabemos que os jogadores que são "complecionistas" - jogadores que desejam coletar todas as cartas disponíveis - podem achar mais difícil coletar conjuntos. Na prática, sabemos que este é um segmento relativamente pequeno, mas é algo que queremos apoiar, e estamos discutindo maneiras de melhorar esse processo para jogadores que desejam completar sets. Por exemplo, em breve lançaremos um pacote Mythic Booster disponível por 1.300 de ouro que garante que uma carta no slot raro ou mítico raro seja sempre um mítico raro (a menos que seja substituído por um curinga). Isso deve ajudar os colecionadores que tem todas as raras, mas ainda estão precisando de cartas raras míticas.
Além disso, sabemos que essa estrutura não é ideal para jogadores que são "exploradores de decks" ou que gostam de construir muitos decks em reação ao metagame, já que a experimentação é mais difícil em nosso sistema atual. Embora possa haver alguma sobreposição, também estamos avaliando algumas opções que melhorarão a capacidade dos exploradores de experimentar decks sem o compromisso total de coletar/criar todas as cartas antecipadamente.
- Como os eventos Limitados (Draft, Selado) influenciam nisso?
O objetivo principal dO Limited é se divertir com os cards de uma determinada expansão de Magic. Essa diversão pode ser construir um baralho a partir de uma seleção limitada de cartas, provar sua habilidade em "ler sinais em um draft" ou até mesmo experimentar cartas de uma maneira mais envolvente do que abrir pacotes. Como valorizamos as coleções, é importante garantir que os jogadores mantenham as cartas abertas (fora de experiências especiais como Cube), mas os eventos também são projetados para serem recompensadores se tudo o que você deseja é a experiência de jogo. Isso lhes dá peso extra na economia. Estamos cientes disso e procuraremos ajustar as estruturas de eventos Construídos para ficarem mais alinhadas com suas contrapartes limitadas.
COLEÇÃO DOS JOGADORES
- Se a economia do jogo Construído é centrada na iteração do deck, por que não podemos "dust" nossa coleção?
(Para os não iniciados, "DUST" em jogos de cartas colecionáveis digitais refere-se à capacidade de um jogador de remover cartas "indesejadas" de sua coleção e, ao fazê-lo, adquirir um recurso que pode ser usado para coletar a carta ou as cartas que deseja.)
O MTG Arena é construído com base na crença de que os jogadores mantêm as cartas que abrem e ganham. Sabemos que os decks e as estratégias vêm e vão o tempo todo, o que pode mudar tanto a conveniência quanto o poder de qualquer carta de coleção para coleção ou formato para formato. Essa variação é parte do que torna o Magic especial.
Nós nunca quisemos que os jogadores se sentissem pressionados a desmontar sua coleção para construir o baralho que eles querem, só mais tarde se decepcionarem quando perceberem que precisam readquirir os cards que destruíram. Além disso, o "dusting" muda o teor das conversas ao redor do jogo. Em vez de conversas "o que devo construir", você obtém conversas "o que devo destruir", que são inerentemente mais negativas.
Sabendo, no entanto, que abrir pacotes na esperança de obter as cartas que você deseja coloca muito peso no que você abre, nosso "dusting" foi adicionado a outra parte do MTG Arena que é divertida e reforça a coleta: abrir pacotes. Cada pacote do MTG Arena Store que você abre não apenas inclui as cartas, mas também tem a possibilidade de recompensar um curinga raro ou mítico raro que o leva a um curinga raro ou mítico raro garantido. Isso, combinado com a proteção duplicada, garante que sempre haja um número finito de pacotes que você precisa abrir antes de coletar a carta que está procurando, sem ter que liquidar sua coleção no processo.
Nada disso inclui o Vault, que se transformou de uma versão de proteção duplicada em um bônus para aqueles que coletaram muitos comuns e incomuns. Embora não seja uma grande parte da economia, estamos satisfeitos com o papel que ele desempenha atualmente como fonte adicional de curingas periódicos.
- Será que algum dia poderemos trocar curingas comuns e incomuns por um raro ou mítico raro?
Atualmente, não há planos para apoiar isso.
- Ok, mas. . . esqueça todo o resto, eu só quero comprar wildcards raros ou míticos raros para que eu possa terminar este baralho.
Embora atualmente isso seja possível apenas comprando pacotes, estamos cientes de que o processo parece ineficiente. Com o lançamento de Streets of New Capenna, você poderá comprar um Wildcard Bundle por $ 49,99 USD que contém doze wildcards raros e quatro míticos raros como uma maneira simples de obter os wildcards necessários para terminar seu deck atual ou iniciar seu próximo deck.
Tal como acontece com muitos novos recursos ou produtos, este novo pacote começará como uma oferta por tempo limitado por cerca de seis semanas. Após esse período, avaliaremos o engajamento e partiremos daí.
JOGO FÍSICIO E JOGO DIGITAL
- O MTG Arena leva em consideração os jogadores que coletam cartas tanto para jogos de mesa quanto para jogos digitais ao tomar decisões econômicas?
Embora saibamos que há sobreposição de jogadores, cada plataforma tem seus próprios pontos fortes que tentamos enfatizar. Às vezes, isso significa que nos apoiamos em experiências compartilhadas, como os códigos do MTG Arena nos Pacotes de Pré-lançamento, e às vezes isso significa que entregamos produtos e experiências para um público específico. Ao apoiar um caminho livre de jogos, esperamos que qualquer pessoa que queira uma experiência "jogue a qualquer hora, em qualquer lugar" possa entrar no MTG Arena e se divertir, além de todas as outras maneiras de jogar Magic.
- Por que devo jogar um produto digital como o MTG Arena versus um jogo de mesa com um produto físico?
Acreditamos que tanto o jogo de mesa quanto o digital têm suas próprias vantagens com base em como os jogadores escolhem jogar, e deixamos para os jogadores a decisão que melhor se alinha com como e o que eles querem jogar. O que podemos dizer é que, quer você jogue um ou outro ou uma combinação de ambos, planejamos dar suporte tanto ao tabletop quanto ao MTG Arena por muitos mais anos.
- Por que Alchemy? Por que não Pioneer, ou Commander ou qualquer outro formato do jogo físico?
Primeiro, como procuramos continuamente fornecer experiências para todos os tipos de jogadores, descobrimos que há jogadores que desejam um formato capaz de crescer e mudar em um ritmo que corresponda à velocidade do consumo digital. O Alchemy fornece uma experiência para esses jogadores, como foi mostrado pelo recente deck Orzhov Venture, vencedor do Neon Dynasty Championship, pilotado por Eli Kassis.
Em segundo lugar, o Historic conseguiu criar uma identidade própria que preenchia essa necessidade básica de um formato não rotativo no MTG Arena. Juntamente com o fato de que ainda faltam cinco anos de sets para chegar ao Pioneer, mudamos a prioridade para algo em que pudéssemos agir mais rapidamente.
Finalmente, o Commander e outros formatos exigem ainda mais esforço do que o Pioneer. Embora adoraríamos encontrar uma solução para o multiplayer no MTG Arena, existem alguns obstáculos técnicos que precisamos resolver antes que possamos fazer progressos significativos.
Dito isso, sabemos que a introdução do Alquemy e a inclusão de cartas de Alquemy no Historic afastou esse formato da possibilidade de ir para a mesa como alguns jogadores gostariam. Como resultado, adicionaremos um formato não rotativo que consiste exclusivamente em cartas disponíveis no jogo físico. Isso nos dará a simetria entre nossos formatos ao vivo e impressos, cada um com uma variante rotativa e não rotativa. Mais novidades sobre este formato à medida que nos aproximamos do seu lançamento.
Cartas só geram receita pra wotc durante o ciclo comercial do set.
Se foi reprintado é pq obviamente está em um novo set em ciclo comercial.
Single de 1 ano, 2 anos, 10 anos ainda dão dinheiro pra wizards. As cartas se tornam procuradas e eles lançam uma edição master cobrando o olho da cara. Antes as edições básicas (7°, 8°, etc) serviam para reprint. hoje colocam, 1, 2 cartas de reprint e o resto que se lasque. sabe que a galera vai comprar um buster por 50, 60 reais mesmo.
Finalmente alguém mais que pensa!
Toda vez que alguém compra single dos sets novos a lojinha encomenda mais box pra ter mais singles pra vender, a single da loja não dá em árvore não.
Se tu quer não dar dinheiro pra wotc só pode comprar singles de um ano atrás ou mais antigas.