O Guia Definitivo do Farm Free To Play
Afinal, Magic Arena é Pay to Win? Bom, vocês pediram, e o Sandubão trouxe: O Guia Definitivo do Farm Free To Play é o artigo de hoje aqui na LigaMagic!
28/02/2022 10:05 - 12.412 visualizações - 31 comentários

Olá! Dois anos atrás escrevi "O Caminho do Grind" aqui na LigaMagic, e enquanto algumas das fórmulas que adotei nele ainda continuam atuais, resolvi voltar nesse assunto para incorporar algumas novas informações e ajudar a desmistificar alguns dos mitos a respeito da economia do Magic Arena


Aos que leram o artigo anterior antes desse (ou até mesmo na época que ele foi publicado), vai perceber que várias das dicas seguem as mesmas, e com elas eu mais do que dobrei minha quantidade de recursos entre gemas e curingas nesses quase dois anos, com mais de 75.000 gemas na minha conta atualmente.

 

- Magic Arena é Pay-to-Win (pagar para vencer)?



 

Definitivamente NÃO, e se você acredita nisso, você faz parte do que chamamos de "terraplanismo do Magic Arena". Gastar mais no jogo não vai fazer você ganhar mais do que quem não gasta, e digo isso como alguém que gastou somente 5 dólares no Kit de Boas-Vindas conseguindo praticamente todas as cartas e ganhando uma boa quantidade de vezes em ranqueadas, eventos e torneios, muitas vezes de oponentes que gastaram muito mais do que eu (algo fácil de rastrear por terem muitos 3Ds/cosméticos/pets de fora da maestria, avatares exclusivos de pacotes de compra e afins).


Entretanto, Magic ainda é um cardgame que tem decks que são melhores no metagame em comparação a outros. Eu realmente consigo entender a frustração de quem acabou de começar a jogar com seu Selesnya "Ganhar Vida" e apanha consecutivas vezes de um deck Yorion seis cores cheio de raras e míticas douradas absurdas. Não é nem como se estivessem jogando o mesmo jogo.


Mas só com os muitos recursos que se ganha ao criar uma conta (ativando códigos, decks iniciantes, etc.) já é possível montar um deck minimamente jogável em versão econômica, e com um pouco mais de disciplina nos dias seguintes montar algo realmente do metagame, e aí ter partidas mais justas começando a ganhar dos decks mais caros. E sem pagar nada por isso, além do investimento de algum tempo por dia para as missões/vitórias diárias, algo que em tese você já pretende fazer para usufruir do seu hobby de jogar Magic.


O que eu acabo vendo muitos reclamarem é que querem ser totalmente free-to-play, sem fazer o grind das missões diárias, jogando só meia hora por dia e ter 4 de todas as raras/míticas do Alchemy ao Historic, de preferência com uma conta que foi criado agora. Isso simplesmente não vai rolar - mas com as dicas que vou compartilhar hoje, é possível ter baralhos do metagame e competir com chances reais nos torneios e na ranqueada, podendo ganhar dólares de premiação e chegar até o nível profissional do jogo nos Championships!

 

- O Guia Definitivo do Farm Free To Play

 

 

Ativar Códigos: essa é uma dica bem simples: ativar todos os códigos disponíveis, os tais do "PlayNomeDaEdição" que conferem três boosters e vão ser muito úteis para a primeira leva de curingas grátis. LINK para os códigos.


Faça as missões diárias, e ao menos as primeiras 4 vitórias do dia - fazer as 15 vitórias seria a maximização de recursos, mas toma bem mais tempo e pode ser sofrido de conseguir com uma conta nova. A recompensa é substancialmente maior nas primeiras quatro vitórias.


Aproveite os eventos gratuitos! O Midweek Magic toda semana premia com duas raras, e com alguma frequência entram outros eventos gratuitos para farmar alguma coisinha. Ênfase no GRATUITOS!


Não gaste com cosméticos! 3Ds, mascotes e avatares são legais, mas os cosméticos podem ser bastante salgados no Magic Arena, e para uma conta free-to-play podem acabar pesando no longo prazo, porque nunca é "só dessa vez"!


Montar o deck "bom e barato" da vez para começar a ter vitórias diárias mais fáceis. Na primeira temporada era o Mono Blue Tempo, na segunda o Boros Cycling, e atualmente provavelmente é uma variação de White Weenie (como a do meu artigo Jogando Econômico no Standard, apenas mudando para uma versão mais atualizada, e sem focar tanto na evolução do deck pós-banimento de Refugio sem Rosto.


Eventos Construídos já podem ser uma boa para o deck bom e barato, mas caso ainda não sinta tanta firmeza com ele, pode ir para a Ranqueada ou mesmo no Jogar, até conseguir chegar em um deck do metagame de fato.


Evitar Alchemy/Historic no começo é importante, já que o primeiro é um formato super volátil que vai ver mudanças frequentes em seus buffs/nerfs, enquanto que a barreira de entrada do Historic é altissíma, com qualquer deck de duas cores já exigindo mais de 20 terrenos raros, além de muitas outras "staples" (pilares de formato) que jogam nos decks. Porém, caso seja do seu interesse maior jogar um desses formatos e consiga juntar recursos suficientes, é possível tentar mirar neles.


Monte o seu Primeiro Deck Construído do Metagame, preferencialmente no Standard, mas como citado acima, pode ser no Alchemy ou no Historic caso esses sejam os formatos que você realmente quer jogar. Pontos adicionais para um baralho como Mono Green Aggro, que é viável competitivamente em ambos Alchemy e Standard, e que ainda consegue aproveitar uma ou outra rara no Historic. Esse primeiro deck é a sua arma principal de farm, garantindo gold nos eventos construídos.


As recompensas da Ranqueada não compensam! É isso mesmo, se o objetivo não for Mítico ou o #1200 dele para o Qualifier Weekend, recomendo jogar ranqueada só até atingir um ranking "fácil" (geralmente o Ouro ou o Platina), e daí mudar para os eventos construídos para maximizar o farm de gold.


Jogar drafts é a melhor forma de conseguir recursos e a coleção, e é muito superior a comprar boosters na loja. O pulo do gato aqui é que com os drafts, você vai coletar muitas raras e míticas da coleção, e quando precisar delas para os decks, não vai precisar gastar curingas. E esses curingas podem ir para outros decks de coleções que você ainda não tenha farmado, ou para o Alchemy/Historic.


Preparação para os Drafts é essencial - eu sempre tento focar nesse conteúdo nas lives nas semanas de lançamento, e o Juliano em conjunto do Kaies costumam sempre trazer um Guia aqui na LigaMagic. Um mínimo conhecimento de arquétipos, estrutura dos decks e ler o que as cartas fazem já é uma diferença brutal para conseguir ganhar mais nos drafts.


Draft Tradicional costuma ser o melhor para fazer recursos, mas ao mesmo tempo é o que tem o maior risco x retorno, já que é possível sair com nada. Entretanto, com um domínio maior do formato, é o mais recompensador por ser Draft BO3, diminuindo a variância.


Draft Premier é um equilíbrio entre recursos/risco, e para índices de vitórias medianos, funciona muito bem - 3-3 ou 50% win rate significa recuperar 1000 gemas, ou seja, 2/3 da inscrição mais os boosters draftados e de premiação. Além disso, ele também ativa as recompensas da ranqueada, então ao menos um por mês é interessante de jogar.


O Draft Rápido é um dos menos interessantes em termos de retorno, porque costuma chegar só algumas semanas depois dos lançamentos e porque precisa de mais vitórias para ter um retorno um pouco mais satisfatório da inscrição. Por outro lado, ele custa somente 5000 gold/750 gemas, sendo bem barato, drafta com bots, o que ajuda quem tem a rotina bastante corrida e os que têm mais dificuldade em draft, já que podem ler com mais calma as cartas. E o risco é bem mais baixo, já que se for mal, o custo de inscrição foi mais baixo.


Se for fazer o farm nos drafts, o ideal é abrir os boosters somente ao final de todos os drafts! Dessa forma, a proteção contra a quinta cópia funciona melhor, e diminui a chance de você pegar num draft seguinte uma rara/mítica que já tem 4 cópias que foram abertas na premiação.


A conversão de Gold para Gemas só é possível através dos Drafts, e existem alguns itens dentro do Magic Arena que só podem ser compradas com ela. Sendo o principal deles...


O Passe de Maestria! Por módicas 3.400 gemas (nunca compre com avanço de nível, não vale a pena!), o Passe de Maestria vem com uma ótima quantidade de gemas, boosters, raras/míticas, golds e até cosméticos, e é bem fácil de completar para quem joga com alguma frequência (para dar um exemplo, completei o de Voto Carmesim na minha conta mesmo sem jogar por quase um mês ali perto do Natal/Festas). Caso você não tenha certeza se vai conseguir completar, pode ir avançando na maestria grátis, e se estiver em um nível bom ou no máximo, comprar o passe para ganhar as recompensas retroativas.


O Desafio do Metajogo é a outra opção para farmar, e a que eu recomendo para os que não curtem tanto o Draft - dá para ficar no 0x0 da premiação com poucas vitórias, mas cada tentativa que chega em 4, 5 ou 6 vitórias já é bem decente, compensando pelas que perde na primeira ou segunda. E o prêmio máximo de 30 boosters para quem consegue as sete vitórias é bastante atraente - muito mais eficiente em termos de tempo do que o Draft!

 


- FUJA DO HYPE E DE DECISÕES TOMADAS PELO EMOCIONAL!
 


 

Uma das maiores amarras que eu enxergo os jogadores tendo é pensarem que precisam ter TODOS os decks, completar TODAS as raras/míticas, jogar TODOS os formatos sempre, participar de TODOS os Arena Opens, Decatlons, Eventos Especiais, Drafts Cubo, etc.


Muito disso é influenciado pela sensação de FOMO (medo de ficar de fora) e por acompanhar produtores de conteúdo/streamers sempre com os decks novidades do momento, jogando o formato da temporada e o evento do dia.


Mas, a menos que você seja um jogador altamente competitivo, que quer jogar todos os torneios sempre, participar dos Qualifier Weekend ficando no #1200 do Mítico, o ideal é focar no Standard no começo, pela facilidade de montar o primeiro deck forte e que vai ser mais estável que o Alchemy e ao mesmo tempo mais acessível que o Historic, e então ir seguindo as dicas acima, visando a maximização dos recursos.


E agora Sandubão, cadê os meus dólares? E o Pro Tour?



 

Opa! Se você seguiu as dicas acima, ou ao menos algumas delas, você deve ter pelo menos um deck do metagame capaz de ganhar torneios. E caso você seja um jogador realmente competitivo, que leva o Magic além do hobby, agora é a hora do passo seguinte ao grind - os torneios valendo $$$.


Atenção para os torneios gratuitos nas plataformas independentes! Se a ideia é continuar no modo "free-to-play", existem diversas boas opções de torneios grátis com premiação em dólares praticamente todo o final de semana. Em um mês "normal" de torneios, geralmente tem ao menos dois ou três eventos exatamente nesse estilo, com mais de 1.000 dólares em jogo, e com valores menores o número é ainda maior.


Eu tento compartilhar sempre que vejo algum no meu servidor de Discord na aba Torneios-Magic, mas basta seguir alguns produtores de conteúdo e organizadores de eventos no Twitter (além de mim, recomendo principalmente o fireshoes), e acompanhar principalmente o MTG Melee para ficar por dentro. Inclusive, mesmo sem ter tanta experiência com os torneios ou um deck 100% tunado, eu recomendo bastante participar desses torneios para pegar prática, e ganhar experiênica - afinal, eles são gratuitos mesmo!


Já o caminho para o Pro Tour/Championships é um pouco mais árduo, embora teoricamente possível no modo "free to play". Ao terminar entre os #1200 primeiros na Ranqueada em um determinado mês, no mês seguinte tem o Qualifier Weekend, torneio gratuito para os classificados onde devem fazer sete vitórias antes de três derrotas no Dia 1, e depois no Dia 2 para se classificarem. Aí já vão algumas centenas de dólares de premiação mínima, e mesmo que não chegue lá no resultado, algumas gemas já estão garantidas!


De forma similar, o Arena Open é um torneio que tem com bastante frequência no próprio cliente do Magic Arena, pode ter sua inscrição paga com Gold/Gemas dentro do próprio jogo, e tem a chance de ganhar 1.000, 2.000 ou 2.500 dólares, ou multiplicar a própria quantidade de gemas em premiações mais modestas.
 

Mas Sandubão, Magic é meu hobby, só quero me divertir um pouco sem ter de me esforçar tanto no grind!
 

Bom, as dicas do "sandubismo free-to-play infinito" não precisam ser seguidas totalmente à risca - é possível conseguir recursos suficientes para aproveitar o jogo mesmo com "menos farm", ou comprando um ou outro 3D da promoção na loja de vez em quando. Mas, é claro que há também um balanço entre "grindar" e investir, ideal para aqueles com menos tempo ou que não curtem tanto Draft para cartas/Eventos Construídos para Gold/foco maior na Ranqueada ou Torneios.
Aos que forem investir, recomendo o Kit de Boas-Vindas, por apenas 5 dólares e um excelente custo-benefício nos recursos (como já citado, a única aquisição financeira que fiz em minha conta pessoal no Arena nesses três anos de grind). Depois, caso queira investir mais, o Pacote do Aventureiro. Ele vem com dois cosméticos, mas a maior vantagem dele é pegar gemas a um preço mais barato que comprando as gemas propriamente ditas.
 

Outra sugestão seria o investimento em 20 dólares de gemas para comprar o Passe de Maestria básico (3.400 gemas, sem avanço de nível) quando entra uma coleção principal nova, te dando bastante recursos por um nível de investimento moderado. Assim como os pacotes de 50 dólares quando entram uma coleção (e nesse, recomendo sempre pegar o que vem com a Maestria junto), embora já estejamos falando de um valor bem mais elevado aqui.


Mas, de novo, essas sugestões de investimentos são para balancear quem não se importa de colocar um pouco de dinheiro de vez em quando, e não precisa ser feito para aqueles tão "disciplinados" no grind.


Para finalizar, é claro que a economia do jogo poderia ser mais amigável, ter localização da moeda, ser mais barato, poder comprar curinga diretamente e outras mil soluções que não cabem ser discutidas aqui hoje, porque todos nós já estamos cansados de sugerir e ver sendo sugerido. Mas, para hoje, ficamos com as dicas para trabalharmos com os recursos do jeito que são atualmente. 


Inclusive, e quanto a vocês, leitores, quais dicas compartilhariam para esse Guia Definitivo do Farm Free To Play? Alguma que ficou faltando no artigo e consideram preciosa? Compartilhem nos comentários!


Abraços e até a próxima!

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Matheus Akio Yanagiura ( sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, é jogador profissional, escritor e streamer de Magic: the Gathering, produzindo conteúdo com foco para o competitivo do jogo desde 2012. Membro da equipe de e-Sports LigaMagic Bolts desde sua formação inicial, dentre seus resultados destacam-se a classificação para o Neon Dynasty Championship, o título do ManaTraders Series Legacy, o vice-campeonato da Twitch Rivals e o Top 8 do Magic LATAM Challenge, além do bi-campeonato do Circuito LigaMagic Modern e Top 16 Grand Prix São Paulo 2018 no Magic Tabletop.
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
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- 04/03/2022 17:46:50
Parabéns Sanduba! Obrigado por compartilhar tanta informação e conhecimento!
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- 04/03/2022 03:11:21
Obrigado pelo excelente artigo, Sanduíche!!
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- 02/03/2022 16:59:18
O objetivo é fazer com que o jogador fique online a maior quantidade de tempo possível, e não necessariamente que ele gaste com isso de imediato.
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- 02/03/2022 14:28:19

São as coincidências do Arena. Comprar 5 terrenos seguidos, em outra partida não comprar terreno. Tudo que envolve dinheiro é manipulado.

(Quote)
- 02/03/2022 13:02:11

Estou dizendo pela minha experiência e pelo que vejo no cenário do jogo. Se você não tem o código de programação deles, você também acredita por acreditar. Então somos duas crianças.

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