Guia de Draft: Kamigawa: Dinastia Neon
Escrito por Juliano Gennari e revisado por Danilo "Kaies" Modesto
25/02/2022 10:05 - 19.739 visualizações - 8 comentários

Bom dia, 

 

Hoje (25/02) é o lançamento do Draft Rápido de Kamigawa: Dinastia Neon no MTG Arena e como de costume eu trago para vocês o Guia de Draft da coleção, espero que este guia possa ajudar vocês no "farm" das novas cartas. Como eu sempre digo, a melhor maneira de conseguir as cartas no MTG Arena sem ter que investir dinheiro é draftando
 

Então não perca tempo e comece logo a praticar para o quanto antes dominar a arte de draftar. Vou deixar a seguir para vocês outros Guias de Draft publicados aqui no site:


Guia de Draft: Ikoria: Terra de Colossos
Guia de Draft: Core Set 2021
Guia de Draft: Renascer de Zendikar
Guia de Draft: Kaldheim
Guia de Draft: Strixhaven
Guia de Draft: Adventures in Forgotten Realms
Guia de Draft: Innistrad: Caçada à Meia-Noite
Guia de Draft: Voto Carmesim

 

Este final de semana além do lançamento do Draft Rápido nós também teremos o Arena Open no formato Limitado de Kamigawa: Dinastia Neon. Então além de trazer dicas sobre como Draftar a edição, eu farei uma abordagem um pouco mais ampla para ajudar vocês também no formato Selado que será utilizado no primeiro dia do Arena Open. É importante destacar que no formato Selado você precisa sempre jogar com o que você "recebe" de melhor, pois você não escolhe as cartas. Então não adianta você pensar algo como, eu não gosto de jogar de Branco por exemplo, se o seu selado no Arena Open vier um bom deck com branco você precisa conhecer e saber como extrair o máximo valor dele, eu espero que depois de ler esse texto você consiga!

 

● NINJUTSU & CANALIZAR


  

 

Duas mecânicas do passado que voltaram para na minha opinião tornar o formato de Kamigawa essa maravilha que ele é! São mecânicas sensacionais para o formato Limitado e principalmente Canalizar foi muito melhor explorada dessa vez. Na mesma proporção que essas mecânicas são sensacionais elas também são muito complexas, irei tentar trazer para vocês algumas situações que essas mecânicas podem complicar as coisas:


- Jogando contra Ninjutsu


É importante conhecer todas as cartas com essa habilidade na coleção, tirando a cor vermelha todas as cores podem te surpreender com Ninjas.


Outro ponto realmente importante é NÃO JOGUEM REMOÇÕES NA ETAPA DE DECLARAÇÃO DE BLOQUEADORES EM UMA CRIATURA QUE NÃO ESTIVER SENDO BLOQUEADA! Me desculpem pela "caixa alta", mas é realmente necessário que isso entre na cabeça de vocês, eu jogo diariamente o formato e ao menos uma vez algum adversário meu joga uma remoção nessa fase e eu respondo com algum Ninjutsu, salvando a criatura, passando dano, criando algum efeito e fazendo meu oponente perder a remoção, deu para sentir o tamanho do prejuízo? Então cuidado com isso!


O fato de existir Ninjutsu torna algumas cartas piores do que elas seriam em outras coleções, como: Curto Circuito e Tormento dos Arranhoes


Tenha muita atenção com ataques "despretensiosos", bloquear faz muito sentido em Kamigawa, um Ninja 5/5 entrando atacando no quarto turno pode significar uma corrida que você não consegue buscar mais!

 

- Jogando com Ninjutsu:


  
 

As principais cartas com Ninjutsu estão nas cores preta e azul e você também encontra algumas nas cores verde e branco. Normalmente criaturas que custam uma mana não são exatamente o tipo de carta que eu gosto de usar no formato Limitado porém em Kamigawa essas cartas melhoraram muito, principalmente as criaturas de uma mana com algum tipo de habilidade como, Perturbador de Redes, Patrulheira Ginete de Mariposa e Presa de Shigeki. Quanto mais rápido você começar a atacar, melhores oportunidades de utilizar o Ninjutsu você terá. 


Uma dica importante! Você sabia que você pode jogar Ninjutsu sobre Ninjutsu? Imagine um cenário onde você tenha um Hacker do Circuito Lunar na mesa atacando e não sendo bloqueado e na sua mão você tem um Especialista em Lunilaco além de um total de 4 manas disponíveis, você pode utilizar o Ninjutsu do Especialista, devolver uma criatura para mão de seu adversário, voltar o Hacker para mão e depois utilizar o Ninjutsu do Hacker mais uma vez, voltando o Especialista para mão e comprando carta com o Hacker!

 

 

 

- Canalizar


  
 

A habilidade de Canalizar apareceu pela primeira vez em Salvadores de Kamigawa e no meu ponto de vista ela foi muito mal explorada, eu diria que ela foi tão mal explorada que muitas pessoas tiveram a reação de que se tratava de uma nova habilidade quando ela foi revelada em Kamigawa: Destino Neon. A grande diferença entre o passado e o presente dessa habilidade é que dessa vez eles não se limitaram apenas a criaturas, hoje nós vemos a habilidade em terrenos, artefatos, encantamentos e claro também em criaturas. 
 

A primeira coisa que eu gostaria de destacar é que, CANALIZAR NÃO É JOGAR A MÁGICA ou seja... Canalizar é uma habilidade! Sendo assim, cartas de anula padrão não interagem com Canalizar


Eu vejo hoje todas as cartas com Canalizar da edição sendo no mínimo jogáveis e algumas delas muito boas como, Atirador do Tiro Duplo, Tartaruga Celeste Colossal e Tocar o Reino dos Espiritos. Como eu sempre destaco para vocês, cartas que te dão mais de uma opção são quase sempre boas no Limitado, as cartas de Canalizar estão exatamente dentro dessa definição. 


Uma dica importante é estar sempre atento ao tipo de cada carta, tanto contra quanto a favor, por exemplo: Temporada de Renovacao retorna uma criatura e um encantamento para sua mão maaaaaas com Canalizar envolvido pode devolver duas mágicas, duas combat tricks por exemplo! Robo-gari Fugitivo recebe +1 de ataque para cada artefato e encantamento no cemitério, normalmente esse tipo de carta não vai para o cemitério no meio do combate porém com Canalizar sim! Muita atenção a esses pequenos detalhes, principalmente no Draft onde os jogadores moldam os seus decks estrategicamente de maneira mais afinada, essas interações são bem mais comuns de acontecer. 

 

SAGAS


    
 

As Sagas não são uma novidade de Kamigawa e estão cada vez mais comuns no Magic mas ainda assim Kamigawa trouxe uma grande inovação para as Sagas, além de elas agora estarem presentes na raridade comum elas também se tornam criaturas no seu último nível. As sagas são uma parte muito importante do formato, elas são relevantes por serem encantamentos pois interagem com várias cartas e também são relevantes individualmente, então eu vou falar sobre cada uma delas separadamente.

 

Confraternizar com as Mariposas - Essa é uma carta que eu não costumo escolher no Draft e não fico feliz de usar no Selado, porém no Selado em alguns casos você precisa usar, o conceito de filler no Selado é um pouco mais abrangente que no Draft, você acaba usando cartas piores para completar o seu deck na intenção de usar as melhores cartas disponíveis do seu pool. É claro que no Draft se o seu deck está indo para um caminho onde você quer usar o número máximo de encantamentos possível.... ainda assim eu não usaria feliz! 


Era da Iluminacao - Essa é uma Saga que eu gosto muito e uso em todos os meus decks com branco independente de ser Selado ou Draft. Claro que você não vai priorizar ela em escolhas altas no Draft e nem se deixar influenciar pela presença dela na hora de montar o seu deck no Selado. 


A Queda do Senhor Konda - Essa é uma carta que foi caindo gradualmente no meu conceito e hoje eu a enxergo como uma boa opção de sideboard. 


Reino da Verdade de Michiko - Uma das cartas que mais subiu no meu conceito na coleção inteira, dependendo da força do pack é uma carta que eu considero em picks bem altos. Uma coisa interessante é que eu vejo essa carta "passar" muito no Draft e ela fica ainda melhor quando você consegue, duas ou três cópias dela. Não se engane como eu que achei que essa era uma carta específica e talvez limitada a arquétipos do Draft, ela também é muito boa no selado. 


A Restauracao de Eiganjo - Uma boa carta, eu não considero uma bomba e consigo me ver pegando uma incomum top em cima dela mas com certeza uma carta muito boa. 


Contemplar o Indizivel - Uma das melhores cartas da coleção e responsável pela minha única reclamação sobre a edição, essa carta deveria ser Rara! O fato de essa carta ser incomum é um erro de design e que prejudica o formato Limitado, nada que seja suficiente para estragar a nossa experiência mas poderia sim ter sido evitado. Um erro muito comum sobre esta carta é que eu vejo as pessoas se forçando a jogá-la sem cartas na mão para comprar quatro cartas, não façam isso. Claro que se for possível, ótimo mas não precisa ficar se forçando a criar esse cenário, essa carta em 99% das situações é muito forte ao cair na mesa. Essa sim é uma carta que eu dou First Pick com tranquilidade e também me influencia no deckbuilding do Selado. 


Iteracao Inventiva - Uma saga muito boa mas que não chega no nível da Saga anterior que é incomum, entenderam o erro de design? Essa carta é ótima, não me entendam errado, podem selecionar ela de First Pick tranquilamente desde de que não tenha um Contemplar o Indizivel no pack. 


A Era Moderna - Eu adoro essa carta tanto quanto a Era da Iluminacao, uso em todos decks azuis, não priorizo tão alto no Draft mas fico feliz de conseguir ter algumas cópias no meu deck. Uma dica de interação muito forte com essa carta é com o Constructo de Contencao.  O corpo 2/3 voar é muito justo para essa carta que também funciona maravilhosamente com Ninjutsu


A Vida de Toshiro Umezawa - Uma carta bem forte em um formato onde existem muitas criaturas com 1 de resistência e com as três opções diferentes é uma carta sempre jogável independente de ser Draft ou Selado.


O Longo Alcance da Noite - Descartar no formato de forma geral é bem forte, essa carta pode se tornar, duplo édito ou duplo descarte e ainda deixar uma criatura muito relevante, excelente carta, claro que não chega aos pés da saga azul incomum mas dessa ninguém chega. 


Incursao dos Justiceiros Okiba - Eu gosto bastante dessa carta, principalmente no Draft em decks agressivos mas mesmo no Selado é uma carta útil, a criatura ter habilidade de ameaçar é muito boa para utilização de Ninjutsu


Tributo a Horobi - Essa carta é MUITO boa, independente se o seu deck é agressivo, mid ou lento e tanto no Selado quanto no Draft.


Fabula do Quebrador de Espelhos - Uma das melhores Raras da coleção e se não existisse Contemplar o Indizivel seria a melhor Saga de Kamigawa, o tipo de carta que vale o Splash principalmente no Selado onde o formato é mais lento. 
 

Kumano Enfrenta Kakkazan - Essa carta em um deck agressivo e com muitos drop 2 é perfeita, eu gosto bastante dessa carta pois adoro draftar decks agressivos, a força dela no selado vai depender da direção do seu deck e da quantidade de drop 2 que você conseguir usar. 


A Era dos Estados Despedacados - Eu não gosto dessa carta mas é sempre um sideboard para se considerar. E claro, se você tiver Bigorna do Culto dos Oni pode criar uma interação legal mas é realmente bem específica. 


As Muitas Jornadas de Azusa - Essa carta é bem útil, eu não considero ela nas primeiras escolhas mas sempre que estou de verde fico feliz se conseguir pegar, principalmente se jogada no turno 2 cria cenários de jogo muito fortes. 


Contos do Mestre Seshiro & Boseiju Alcanca as Alturas - Eu coloquei essas duas cartas juntas pois tenho a mesma visão sobre as duas, são cartas de custo 4 e 5 que não tem um grande impacto nos seus dois primeiros turnos mas calma isso não quer dizer que elas são ruins! As duas criaturas são muito fortes e principalmente se você consegue acelerar elas (existem muitas opções), melhoram muito. Eu gosto mais dessas cartas no selado, mas em um Draft bem estruturado elas encaixam muito bem também, principalmente em decks GW.  


O Kami-dragao Renascido - Não tem muito o que dizer, essa carta não é para Limitado, não usem essa carta. 


Jugan Defende o Templo - Uma bomba, uma das melhores cartas da coleção e que compensa até mesmo o Splash


Ensinamentos dos Kirin - Uma boa carta mas que passa longe de ser uma bomba, você vai usar em todos seus decks com verde mas não deixe que a presença dela no seu pool do Selado te influencia e não tenha medo de pegar alguma outra carta de uma raridade inferior sobre ela. 


Hidetsugu, o Grande Devorador - O grande valor dessa carta está na criatura que ela se transforma, as duas duas primeiras habilidades não são grande coisa e jogando de Rakdos a primeira habilidade tem uma boa chance de te prejudicar. Só que realmente Receptaculo do Grande Devorador é uma criatura muito forte, eu não considero que seja uma bomba e que me influencia muito no deckbuilding e nem que seja 100% jogável sempre, logo é uma carta que eu também consigo me ver deixando ela passar no Draft mesmo sendo uma mítica. 


A Guerra dos Kami - Em todas as horas em que eu passei jogando o formato de Kamigawa eu nunca consegui usar essa carta e também nunca enfrentei essa carta, além disso eu passei boas horas assistindo outras pessoas jogando e também não tive ainda a oportunidade de ver esta carta em ação. Eu não acho que ela seja ruim e acredito que decks de muitas cores são possíveis e encorajados, principalmente no selado porém até hoje nunca vi esta carta sendo jogada, muito cuidado com essa carta, você precisa ter muita confiança e experiência para montar um deck de 5 cores em um formato Limitado

 

RECONFIGURAR & CRIATURAS MODIFICADAS
 

    

 

As novas mecânicas de Kamigawa são algo realmente incrível, eu até hoje ainda fico surpreso com a criatividade do time da Wizards que após quase 30 anos continuam a nos trazer coisas incríveis como Reconfigurar e Criaturas Modificadas

 

Reconfigurar -> As cartas com reconfigurar são tanto criaturas artefato quanto Equipamentos. Eles entram no campo de batalha soltos. Como Lancador Simio é uma criatura artefato, ele pode atacar, bloquear e fazer tudo que uma criatura faz. E isso nos leva a Reconfigurar
 

Reconfigurar representa duas habilidades ativadas e mais um pouco. Primeiro, como num feitiço, você precisa pagar o custo de reconfigurar para anexar o Equipamento a uma criatura que você controla. Você pode fazer isso se o Equipamento estiver solto, ou pode fazer para mover o Equipamento de uma criatura que você controla para outra. Esta parte de reconfigurar faz exatamente o mesmo que equipar. A parte do "mais um pouco" é uma regra que diz que um Equipamento com reconfigurar que se torne anexado a uma criatura deixará de ser uma criatura.
 

Mas... não é só isso! A outra habilidade ativada de reconfigurar permite que você solte o Equipamento, fazendo com que ele volte a ser uma criatura artefato. Esta segunda habilidade tem o mesmo custo e também pode ser ativada somente como um feitiço.
 

A habilidade de soltar Equipamentos pode parecer simples, mas a flexibilidade tática que ela oferece pode fazer a diferença em jogos. Lembre-se de que virar uma criatura (digamos, para atacar com ela) não faz com que nenhum Equipamento anexado seja virado. Isso significa que soltar um equipamento depois do combate resultará em uma criatura artefato desvirada, pronta para bloquear (desde que o Equipamento esteja desvirado).
 

Como sempre, cuidado ao soltar ou mover Equipamentos depois do combate. Se aquele Equipamento concedia um bônus de resistência a uma criatura que sofreu dano, aquele dano pode se tornar letal. Você provavelmente não quer que as suas criaturas caiam mortas de repente.


Criaturas Modificadas -> Qualquer criatura que você controla que esteja equipada, que esteja encantada por uma Aura que você controla ou que tenha um marcador.

 

*Explicações retiradas do artigo da Wizards of the Coast sobre mecânicas de Kamigawa

 

O arquétipo que mais abusa de criaturas modificadas é o deck Verde e Vermelho, logo cartas com reconfigurar nessa combinação são ainda melhores! Mas não se prenda apenas a essa possibilidade, reconfigurar é uma mecânica incrível e pode ser abusada em vários cenários possíveis principalmente no combate. Muito cuidado com remoções que fazem os equipamentos soltarem como Completacao de Tamiyo. E também tenha bastante atenção para não perder um turno inteiro anexando uma criatura que pode ser removida em resposta. Reconfigurar é uma mistura de muitas coisas que conhecemos no Magic e traz um tom de complexidade saudável para o formato, tente estar sempre do lado que puni com e contra a mecânica e não se exponha para ser punido. 

 

Antes de entrar na parte do artigo em que iremos focar exclusivamente no Draft, gostaria de fazer algumas observações sobre o formato Selado da edição.


- Não tenha medo de jogar com mais de duas cores, os fixers existem, o formato é lento e bons decks midrange são muito fortes. 

- Caso o seu pool não tenha bombas, tente montar o deck mais agressivo possível, não adianta tentar dançar no ritmo da música se você não consegue dançar. 

- Não tenha medo de usar poucos terrenos em decks agressivos. 

- Cada cor tem uma carta que custa quatro manas coloridas iguais e elas são bem melhores no Selado. 

- Essa dica vale tanto para o Draft quanto o Selado, remoções de artefato e encantamento são jogáveis no maindeck, principalmente Desaparecer na Antiguidade que remove os 2 mas você não precisa ir tão longe e usar Oferenda da Boa Sorte a menos que você realmente precise para fechar o seu deck.  
 


● ARQUÉTIPOS DO DRAFT


Como eu sempre faço iremos agora falar sobre cada arquétipo de Draft da edição, lembrando que eu não utilizo cartas raras ou míticas nos exemplos pois eu acredito que o mais importante é vocês entenderem como a base de cada deck funciona. As cartas Raras e Míticas normalmente tem um power level tão alto que entram em qualquer deck de suas cores. 

 

- UB NINJAS


UB Ninjas
 
24/02/2022
R$ 5,06
R$ 27,70
R$ 69,14
 
24/02/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (15)
 
0,06
  
0,19
  
0,16
  
0,75
  
0,57
  
0,16
  
0,04
 
0,04
  
0,40
  
0,05
  
0,04
   
0,04
Mágicas (1)
   
0,08
Encantamentos (7)
 
0,35
  
0,71
  
0,08
  
0,04
   
0,06
Terrenos (17)
9  
0,00
8  
0,00
40 cards total

 

Na minha visão o melhor arquétipo de Kamigawa, como já dito no artigo, a habilidade de Ninjutsu é muito forte e essa combinação de cores é quem consegue abusar melhor dela. Tenha em mente que criaturas que fazem efeito ao entrar em jogo são muito boas com Ninjutsu e criaturas com algum tipo de evasão são ótimas para utilizar Ninjutsu. Uma carta que eu acho bem importante destacar pois normalmente ela passaria "batida", é Perturbador de Redes, ela é um dos melhores enablers de Ninjutsu da edição e faz uma dupla sensacional com Hacker do Circuito Lunar. As Sagas são muito boas com Ninjutsu também e por conta do seu deck normalmente ter muita evasão Polvo de Aquisicao encaixa muito bem aqui. 


- UR ARTEFATOS


UR Artefatos
 
24/02/2022
R$ 13,96
R$ 40,22
R$ 95,89
 
24/02/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (13)
 
0,87
 
0,05
 
0,28
 
0,90
  
0,29
  
0,04
  
0,05
  
0,05
 
0,20
  
0,11
  
0,04
  
0,05
  
0,04
Mágicas (3)
 
0,04
  
0,04
Artefatos (5)
 
4,90
  
0,06
  
0,10
Encantamentos (3)
  
0,71
  
0,04
   
0,06
Terrenos (16)
8  
0,00
8  
0,00
40 cards total


Eu gosto muito desse deck e o motivo é a quantidade de interações diferentes que ele tem o potencial de proporcionar, Constructo de Contencao e Koi Nadadora Celeste criam uma vantagem de cartas muito grande, também podemos adicionar A Era Moderna a essa equação. O Reator de Centelha Draconica com Ronin Reforcado também é muito forte. Além disso tudo esse é um deck que consegue se moldar de formas diferentes, sendo agressivo ou midrange. Podendo até mesmo abusar dos Ninjas da coleção ou ter uma postura muito mais agressiva com Robo-gari Fugitivo e Automato de Retalhos. Atirador do Tiro Duplo fala por si só como uma das melhores incomuns da edição mas gostaria de destacar o quanto eu amo jogar com Bateria-coelho. Como o vermelho é uma cor que costuma "sobrar" nas mesas, não se assustem em receber Reator de Centelha Draconica tarde durante o Draft e fique atento para não perder uma boa oportunidade de sair com um deck incrível. 


- Gxx


UGx
 
24/02/2022
R$ 6,71
R$ 27,12
R$ 67,03
 
24/02/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (10)
 
0,06
  
0,04
  
0,07
   
0,06
   
0,04
    
2,25
Mágicas (5)
 
0,23
  
0,06
  
0,04
  
0,04
  
0,04
Encantamentos (8)
  
0,71
  
0,04
  
0,04
  
0,04
  
0,07
  
0,04
   
0,06
Terrenos (17)
0,10
0,10
0,10
8  
0,00
5  
0,00
1  
0,00
40 cards total

 

Aqui um arquétipo que o X pode significar todas as cores, eu usei o exemplo do branco e azul por ser o mais comum na minha experiência mas a cor verde é a cor que dá o maior suporte para usar muitas cores no seu deck. Esse é um deck midrange e tenha isso em mente quando estiver jogando com este deck pois ter consciência da velocidade do seu deck influencia nas suas decisões. Tem duas cartas que podem passar despercebidas mas são importantes no deck, Arqueiro do Bambuzal e Temporada de Renovacao, eu não estou dizendo que vocês devem escolher tais cartas no começo do Draft mas saibam que elas são importantes. O Arqueiro é muito forte para preservar seus pontos de vida no início além de ser muito forte contra o UB Ninjas (melhor arquétipo da edição). Temporada de renovação é a carta que garante o seu lategame e te permite usar Canalizar sem muita dor na consciência. 

 

- RAKDOS ARTEFATOS


RAKDOS ARTEFATOS
 
24/02/2022
R$ 19,05
R$ 50,11
R$ 104,51
 
24/02/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (13)
 
0,87
 
0,05
 
0,28
 
2,75
  
0,19
  
0,16
  
0,05
  
0,04
  
0,05
  
0,04
 
0,06
  
0,11
Mágicas (2)
 
0,04
   
0,08
Artefatos (6)
 
4,90
  
0,75
  
0,10
Encantamentos (3)
 
0,35
 
1,89
Terrenos (16)
8  
0,00
8  
0,00
40 cards total

 

O meu deck agressivo preferido do formato, use e abuse dos artefatos, seja agressivo o máximo que puder com as criaturas de curva baixa e finalize os jogos com "danos direto" como, Bigorna do Culto dos Oni e Reator de Centelha Draconica, eu simplesmente amo um deck agressivo que tem maneiras eficientes de passar dano que não seja por criaturas. 

 

- BW MIDRANGE

 

BW MID
 
24/02/2022
R$ 3,91
R$ 25,28
R$ 60,93
 
24/02/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (12)
  
0,19
  
0,31
  
0,05
 
0,04
 
0,20
  
0,04
   
0,10
 
0,04
Mágicas (2)
  
0,11
  
0,05
Artefatos (2)
 
0,05
  
0,04
Encantamentos (8)
 
0,35
  
0,08
  
0,23
  
0,04
  
0,79
   
0,04
Terrenos (16)
8  
0,00
8  
0,00
40 cards total

 

Vocês já ouviram falar em uma expressão chamada Card Advantage? Caso não conheçam eu gostaria de lhes apresentar a tríade, Companheira Espirituosa, Besouro-virus e Kami dos Segredos Terriveis. Essas três cartas são alma do deck, são os maestros de uma orquestra de vantagem de cartas que muitas vezes irá resultar no jogo mais irritante que o seu adversário irá jogar no dia. Uma das cartas que mais subiram no meu conceito é Reino da Verdade de Michiko que é realmente muito melhor do que eu esperava e principalmente neste deck. 


- RED GREEN MODIFICADO

 

RG MODIFICADO
 
24/02/2022
R$ 3,10
R$ 16,08
R$ 50,10
 
24/02/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (13)
 
0,05
 
0,05
 
0,06
  
0,04
  
0,04
  
0,06
  
0,04
  
0,04
 
0,05
Mágicas (6)
  
0,05
    
0,06
  
0,04
  
0,06
  
0,04
Artefatos (1)
 
0,04
Encantamentos (4)
 
1,89
   
0,11
  
0,04
Terrenos (16)
8  
0,00
8  
0,00
40 cards total

 

Eu não sou um grande fã desse arquétipo, mas ele tem algumas coisas bem interessantes acontecendo aqui. Primeiramente que Fonte Termal Revigorante é uma carta sensacional e costuma "sobrar" no Draft, atenção que esse pode ser o primeiro sinal que você precisa. O Arranha-ceu Ambulante é muito forte neste deck e a interação dele com Chute Rodado e Contos do Mestre Seshiro é muito bom. Preservadora Jukai e Renegado Insurgente são muito importantes no deck. 

 

- GW ENCANTAMENTOS


GW ENCANTAMENTOS
 
24/02/2022
R$ 2,78
R$ 21,17
R$ 53,87
 
24/02/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (10)
 
0,06
 
0,45
  
0,31
  
0,40
  
0,06
  
0,04
  
0,04
   
0,06
   
0,04
Mágicas (5)
 
0,23
  
0,06
  
0,04
  
0,04
  
0,04
Encantamentos (9)
  
0,06
  
0,04
  
0,23
  
0,04
  
0,04
  
0,04
  
0,07
  
0,04
  
0,04
Terrenos (16)
9  
0,00
7  
0,00
40 cards total


Este é um deck que eu não gostava muito e mudei de opinião, principalmente por conta da influência do Danilo (Kaies), uma grande qualidade desse arquétipo é sua facilidade de splashar absolutamente qualquer bomba de outra cor e isso é muito bom. É um deck que consegue manter uma postura agressiva e também ter card advantage. Eu acho que todo conjunto do deck é importante e não tenha medo de usar quantas cópias de Visitante Generoso você conseguir, pois ele é o responsável pela postura agressiva do deck. 

 

- BG GOOD STUFF

 

BG GOOD STUFF
 
24/02/2022
R$ 2,48
R$ 16,28
R$ 43,68
 
24/02/2022
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (13)
 
0,06
  
0,19
   
0,11
 
0,20
1  
  
0,44
  
0,04
   
0,06
   
0,04
Mágicas (6)
    
0,06
  
0,06
  
0,06
  
0,04
  
0,05
Encantamentos (5)
 
0,35
  
0,08
   
0,04
  
0,09
Terrenos (16)
8  
0,00
8  
0,00
40 cards total

 

O resultado final deste deck é algo realmente forte, o problema é que é muito difícil juntar todas essas cartas e a sinergia/força deste arquétipo depende de todos os elementos conversando e interagindo bem. São muitos efeitos de "ao entrar no campo", combinados com Kami Geotermico, Guinchador Sombrio e Resgate dos Okiba para repeti-los. Até fiz questão de colocar uma carta que é bem "filler", como De Volta a Acao pois ela faz muito sentido aqui. Destaque para turno 3 Canalizar do Grande Tanuki voltando de Resgate dos Okiba no turno 4. 

 

- BOROS SAMURAIS & AZORIUS VEÍCULOS



Olha provavelmente essa é a dica mais importante que eu vou dar para vocês aqui "Não draftem estes arquétipos", é normal em todo formato existirem decks mais fortes que outros mas esses dois arquétipos simplesmente estão muito atrás dos outros. Não é possível ter decks nessas combinações fortes? Sim claro que é mas não focado nas mecânicas das duas combinações, provavelmente o deck vai ser forte porque irá contar com muitas cartas boas das cores mas não necessariamente sinérgico com samurais ou veículos. Uma vantagem do Azorius para o Boros é que o azul tem muita carta boa, então é muito difícil afirmar nesta edição que você não deve draftar nenhuma combinação com azul pois azul por si só é muito forte. 

 

DICAS GERAIS

 

Muita atenção agora, pois eu sinto que uma grande dificuldade dos jogadores é decidir as suas primeiras escolhas. Normalmente a primeira de suas escolhas você tem uma grande chance de ver uma rara ou mítica, ou até mesmo uma incomum top quando abrir o booster, mas e quando isso não acontecer? O que fazer? 
 

Observem todos os arquétipos que eu coloquei e vocês irão perceber que em Kamigawa tem algumas cartas chaves que vão em todos os decks de suas respectivas cores, temos claro a melhor de todas Contemplar o Indizivel mas temos cartas mais simples como, Presa de Shigeki, Besouro-virus, Cervo Florido, Desaparecer na Antiguidade, A Vida de Toshiro Umezawa, Incursao dos Justiceiros Okiba, Companheira Espirituosa, Prisao do Intercessor, Labareda do Kami, Lancador Simio, Abraco Perverso, Atirador do Tiro Duplo, Completacao de Tamiyo, A Era Moderna, Tinta do Assassino, Hacker do Circuito Lunar e também cartas mais genéricas como, Companheiro Holofote, Kunai do Ninja, Reparador de Circuitos e Terrario do Ecologista.    


Eu gosto de Combat Tricks em Kamigawa principalmente porque gosto de estar sempre atacando representando Ninjutsu ou bloqueando para me prevenir de Ninjutsu, umas das últimas cartas que tem caído no meu gosto pois consegue fazer esse papel muito bem é Vestir Armadura


Tem algumas cartas que mesmo não aparecendo em nenhum deck são perfeitamente jogáveis, como: Prototipo de Lunilaco, Familiar Protetor de Pulso, Invasores Saiba, Agente Futurista, Samurai Altruista, Facanha Letal, Larapia do Submundo, Benze-espada Nezumi, Plasmador Musical Towashi, Heiko Yamazaki, a General, Onda Sismica, Aprendiz Jukai, Orochi Custodia da Fusao, Bracelete Teceteia e Robo-guia de Towashi. Kamigawa é uma edição muito forte. 


Existe em Kamigawa dois arquétipos secretos, o Five-Color "Shintai" e o MonoRed Aggro. Um deles é um mito, o outro uma realidade, consegue adivinhar qual é qual?
 

Hoje no mundo inteiro nós temos diversos produtores de conteúdo que se dedicam exclusivamente ao formato Limitado e 90% deles indicam que o Vermelho é a cor mais "fraca" de Kamigawa. Jogadores muito bons, respeitados e vencedores. Agora certamente você adivinhou qual é a realidade e qual é o mito, correto?

 

Pois bem!!!! Acertou quem pensou que o MonoRed é uma realidade! E isso graças a essa opinião difundida de que o vermelho é a cor mais fraca, fazendo o vermelho sobrar muito nas mesas, eu sei você não está convencido então vamos aos fatos.



7-0 Danilo "kaies" *Atualmente Top 5 ranking MTG Arena

 


7-0 NumotTheNummy *Um dos jogadores mais respeitados de Limitado do mundo

 


Troféu de Pinato grinder de Draft do MTGO *Atualmente com mais de 15 troféus

 

● RANKING DAS MELHORES CARTAS POR RARIDADE

 

Muito difícil escolher 5 cartas nessa edição mas como vocês adoram esses rankings lá vai

 

- Comuns:
 

Incursao dos Justiceiros Okiba
Completacao de Tamiyo
Hacker do Circuito Lunar
Companheira Espirituosa
A Era Moderna


*Menção honrosa para duas cartas que cresceram muito no meu conceito depois de jogar bastante o formato, Juramento Imperial e Comungar com Espiritos 


- Incomuns:

Contemplar o Indizivel
-
-
-
-
(...mais uns 20 degraus)
Atirador do Tiro Duplo
Tinta do Assassino
Cervo Florido
Visitante Generoso


- Raras:
 

Devoradora de Virtude
Fabula do Quebrador de Espelhos
O Chip de Realidade
Tatsunari, Ginete de Sapo
Quebrabanco Justiceiro
Hidetsugu, Caos Devorador
Meca do Elo Mental
Faixa do Leao
Kirin Nuvem de Aco
Shigeki, Visionario Jukai


*O Power Level das raras dessa edição para o Limitado é absurdo, poderia tranquilamente listar mais 10 e todas estariam bem próximas em relação ao seu nível.


- Míticas:
 

A Imperatriz Errante
Jugan Defende o Templo
Junji, o Ceu da Meia-noite
Ao, o Ceu da Aurora
Tamiyo, Sabia Completada e Kaito Shizuki

*Sim coloquei seis porque era muito dificíl de cortar uma, todas as míticas tirando Chamado da Irma Espiritual, A Guerra dos Kami e Hidetsugu, o Grande Devorador são muito fortes. 
-


Bem queridos leitores, chegamos ao fim de mais um Guia de Draft, desta vez edição especial para o Arena Open! Eu espero que todos vocês tenham um excelente "farm" em Kamigawa e aos que irão jogar o Open eu desejo toda a sorte do mundo!!! Nos vemos na próxima. 

 Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 27/02/2022 10:34:13

Vlw pela resposta, vou tentar montar decks seguindo mais as listas, e uma coisa é fato, o BOROS SAMURAIS & AZORIUS VEÍCULOS são difíceis de conseguir resultados, mesmo com bombas...todas as x que tentei ou vi alguém tentar, n vi mais que 3 vitórias

(Quote)
- 27/02/2022 08:51:24
Ontem montei um UR muito parecido com este do artigo.
6-3.. na trave =
(Quote)
- 26/02/2022 23:04:55
No Orzhov, cheio de bichos com ETB e bichinhos sacrificáveis como Cachorro e Besouro, até o Chamado da Irmã Espiritual é uma bomba dentre as míticas!
(Quote)
- 26/02/2022 10:42:47

Aparece nas nossas lives da Twitch que eu te mostro que nada do que eu coloquei aqui é impossível, esse texto é escrito sempre com muito cuidado e com muito estudo feito para ajudar vocês. Todas as listas são uma base do que vocês precisam almejar quando estão draftando esses arquétipos mas isso não quer dizer 100% igual. Leia o texto com atenção e boa sorte no farm Gustavo! Eu te garanto que se seguir as dicas vai melhorar sua performance.

Ah sobre as 8 cópias, a imagem está certa, no formato Limitado são permitidas mais de 4 cópias!

(Quote)
- 26/02/2022 10:29:38

Deck com os encantamentos "shintai"...
Que favorece a habilidade para cada shintai em mesa. Exemplo: Go-Shintai das Guerras Antigas

Últimos artigos de Juliano Gennari
Atualização: Banidas e Restritas - 16/12/2024
GRANDES mudanças nos formatos Pioneer, Modern e Legacy
18.988 views
Atualização: Banidas e Restritas - 16/12/2024
GRANDES mudanças nos formatos Pioneer, Modern e Legacy
18.988 views
Há 2 dias — Por Juliano Gennari
Todos os Campeões do Circuito LigaMagic Central
Nós tivemos 7 finais este final de semana na LigaFest, venha conferir os vencedores e o Top 8!
4.354 views
Todos os Campeões do Circuito LigaMagic Central
Nós tivemos 7 finais este final de semana na LigaFest, venha conferir os vencedores e o Top 8!
4.354 views
Há 2 dias — Por Juliano Gennari
Um primeiro olhar em Aetherdrift
A nova coleção Standard será lançada em fevereiro
5.104 views
Um primeiro olhar em Aetherdrift
A nova coleção Standard será lançada em fevereiro
5.104 views
Há 7 dias — Por Juliano Gennari
Colecionando Innistrad Remastered
As quatro coisas mais importantes a saber e muito mais!
3.546 views
Colecionando Innistrad Remastered
As quatro coisas mais importantes a saber e muito mais!
3.546 views
Há 9 dias — Por Juliano Gennari
Mecânicas de Innistrad Remastered
Innistrad Remastered traz de volta bombas amadas, potências limitadas e terrores variados de todos as coleções de Innistrad.
2.242 views
Mecânicas de Innistrad Remastered
Innistrad Remastered traz de volta bombas amadas, potências limitadas e terrores variados de todos as coleções de Innistrad.
2.242 views
Há 9 dias — Por Juliano Gennari