Data do Anúncio: 25 de Janeiro de 2022
Standard:
Epifania de Alrund foi BANIDO.
Dividir por Zero foi BANIDO.
Refugio sem Rosto foi BANIDO.
Legacy:
Ragavan, Afanador Agil foi BANIDO.
Historic:
Lapso de Memoria foi BANIDO. (da suspensão).
Teferi, Manipulador do Tempo foi Rebalanceado e Desbanido.
-
Data efetiva do banimento para tabletop: 25 de janeiro de 2022.
Data efetiva do banimento para Magic Online e MTG Arena: 27 de janeiro de 2022.
A lista de banidas e restritas de cada formato se encontra aqui.
Mais informações sobre o banimento se encontram aqui.
- EXPLICAÇÃO DA WIZARDS
● Padrão
Na atualização de banidas e restritas de outubro de 2021, não anunciamos nenhuma alteração no formato Padrão em antecipação ao lançamento de Innistrad: Crimson Vow logo em seguida. Desde então, ouvimos comentários da comunidade de que não houve mudanças suficientes no metagame ao longo do tempo. Enquanto um bom número de decks estão tendo sucesso na ladder do MTG Arena e cada um tem pontos fortes e fracos contra os outros, os arquétipos mais jogados permaneceram praticamente os mesmos nos últimos meses.
Como tal, iremos realizar um conjunto de mudanças direcionadas a alguns dos melhores decks, incluindo Blue-Red Epiphany e outros decks de controle azuis, Mono-White Aggro e Mono-Green Aggro. Nosso objetivo é criar alguma rotatividade entre os top decks atuais, abrir ângulos adicionais para atacar o metagame e deixar espaço para mais experimentação e inovação com o lançamento de Kamigawa: Neon Dynasty.
A Epifania de Alrund é uma carta que destacamos no anúncio de outubro como tendo potencial de impacto negativo na diversidade do metagame. Enquanto os decks azuis com poderosos feitiços de final de jogo às vezes podem fazer um bom trabalho como predadores naturais de decks de médio alcance, um deck que encadeia turnos extras pode ser particularmente difícil de parar e frustrante de jogar quando representa uma porção muito grande do metagame. A habilidade de foretell da Epifania de Alrund torna ainda mais difícil interagir, já que uma das respostas tradicionais para grandes feitiços é a hand disruption.
Embora não sejam totalmente dominantes na ladder do MTG Arena (especialmente no Best-of-One), os decks com Epifania de Alrund têm sido particularmente populares e bem-sucedidos nos níveis mais altos de competição e em torneios. Para criar espaço no metagame para arquétipos de velocidade média e lenta, e para acabar com o padrão de jogo muitas vezes frustrante de encadear turnos extras, a Epifania de Alrund é banida no Padrão.
Mesmo sem acesso à Epifania de Alrund, nossos dados nos dão a preocupação de que outros decks de controle azuis estejam prontos para reduzir a diversidade do metagame, excluindo certos tipos de estratégias. Em particular, Dividir por Zero dá a esses decks uma interação inicial flexível que é especialmente eficaz contra feitiços e permanentes mais lentos e poderosos. A capacidade de Dividir por Zero de cobrir uma variedade de ângulos de ataque frequentemente dá a esses decks tempo suficiente para decretar e proteger um poderoso estado de soft-lock de final de jogo, geralmente usando Lier, Discipulo dos Afogados ou Hullbreaker Horror. Portanto, estamos optando por banir o Dividir por Zero para tornar os decks de controle azul menos eficazes contra outros decks de velocidade média e lenta e forçá-los a serem mais intencionais sobre quais ameaças eles escolhem se preparar.
Os decks mais vencedores na ladder do MTG Arena, e entre os mais populares, foram Mono-White Aggro e Mono-Green Aggro. Embora cada um deva parte de seu sucesso ao atacar os decks Blue-Red Epiphany, ambos os decks também têm altas taxas de vitória contra o field, especialmente contra muitos dos decks menos populares. Faceless Haven representa muito do poder desses decks aggro monocolores em virtude de serem eficientes por conta própria e fornecendo resiliência contra remoções globais de criaturas e remoção direcionada. Para enfraquecer esses dois arquétipos agressivos sem alterar fundamentalmente seu plano de jogo principal, Faceless Haven é banido.
● Legacy
O lançamento de Modern Horizons 2 no verão passado introduziu várias cartas de alto impacto no Legacy e, desde então, temos observado o desenvolvimento do metagame e ouvido o feedback da comunidade. Embora o feedback dos jogadores não tenha sido unânime, muitos expressaram preocupação com os decks Blue-Red Delver, que pegaram algumas novas opções poderosas de coleções recentes.
Embora os torneios recentes (incluindo o Eternal Weekend em novembro) não tenham sido conclusivos em termos de taxa geral de vitórias do Blue-Red Delver sozinho, o deck representou uma parte muito grande do metagame e obteve muitos resultados superiores. Os dados das ligas do Magic Online mostram Blue-Red Delver com mais de 56% de vitórias em partidas não-mirror e mais de duas vezes mais troféus conquistados do que o próximo arquétipo nas últimas semanas.
Além das altas taxas de vitórias das ligas e da grande parcela no metagame dos torneios, ouvimos muita discussão sobre a tendência dos jogos se tornarem uma bola de neve contra um Ragavan, Afanador Agil apoiado por mágicas de proteção como Daze e Force of Will. Devido ao alto nível de poder e eficiência do pool de cartas disponível do Legacy, a vantagem inicial de mana e de cartas pode dominar um jogo ainda mais do que em outros formatos. Para enfraquecer os decks Blue-Red Delver e incentivar mais trocas de ida e volta antes que um jogo seja efetivamente decidido, Ragavan, Nimble Pilferer é banido em Legacy.
Estaremos de olho em como o formato Legacy continua a evoluir nas próximas semanas e estamos dispostos a fazer mais ajustes em breve, se necessário. No entanto, sentimos que esta é uma grande mudança e gostaríamos de ver como o metagame se adapta antes de considerar se outras mudanças são necessárias.
● Histórico
Os decks azuis no Histórico continuam fortes, então o Memory Lapse está oficialmente mudando da lista suspensa para banido no Histórico.
Além disso, como reequilibramos Teferi, Time Raveler em uma forma que acreditamos ser segura para o Histórico, e ele será removido da lista de banidos. Leia mais sobre os rebalanceamentos e o rebalanceado Teferi, Time Raveler.
Então aguardemos... Mas como um colega falou aqui, no modern tem 3 cartas que estão aparecendo (sei lá) em 90% dos decks: ragavan, saga de urza e lurrus. Alguma coisa (ou coisas) vai (vâo) rodar em breve...
É muita burrice mesmo. Depois, não querem que reclamem.
Ou seja questão de tempo para o mesmo acontecer no Modern
Qual a lógica de prejudicar decks AGGRO, FAIR E MONO?! Só tem perdido na Wizards.