Pioneer Challenger Decks - Red
Jogando e melhorando um dos melhores produtos de entrada no Pioneer
26/01/2022 10:05 - 6.129 visualizações - 7 comentários
Eu não sabia como começar esse artigo, então vou começá-lo quebrando a quarta parede. Para aqueles que não sabem, quebrar a quarta parede é uma expressão muito utilizada entre os escritores para se referir ao processo catártico de colocar uma luva de boxe e esmurrar a parede do quarto até sair alguma ideia criativa na cabeça.
Sabia que queria escrever mais um artigo sobre Pioneer, tenho jogado o formato na loja local desde Agosto de 2021 (todo mundo vacinado já) e tenho me divertido bastante. É um formato dinâmico, competitivo e não é tão caro quanto é o Modern. E temos que falar em dinheiro sim, sei bem que a grande maioria dos leitores não estão fazendo chover (se você está lendo e consegue fazer chover dinheiro, me mande mensagem e eu te passo o pix <3), então pensei em escrever algo com o intuito de incentivar os jogadores a jogarem Magic, mesmo os que não quiserem (ou puderem) colocar um salário mínimo em uma pilha de papelão colorido.
Lembrei do anúncio da Wizards de um produto: os Pioneer Challenger Decks (aos interessados, link aqui do artigo do maravilhoso Juliano que fala mais sobre o produto). Esses decks estão saindo em torno de 270 reais pelo menor preço da LigaMagic, e algumas lojas os têm por menos de mil reais para levar os 4 juntos. Okay, tenho um bom ponto para começar o artigo, decks budget que são fáceis de se comprar, a pessoa não precisa fazer um pedido de 75 cartas de 4 lojas diferentes e a lista já vem prontinha.
Tudo bem, eu tenho um começo para o artigo, e como eu devo continuar? Honestamente, eu fiquei bastante em dúvida nessa parte, eu tinha a opção de falar sobre os decks já montados, testar eles em uma liga e escrever sobre minha experiência aqui. A outra alternativa seria incrementar as listas para elas ficarem com mais cara de tier 1, jogar umas ligas e escrever sobre as listas incrementadas. Decidi escolher a primeira opção: vou jogar as listas como elas são apresentadas na caixinha, sem alterações.
Para cada um dos decks, eu vou falar sobre a dificuldade de se jogar com ele, a força do deck, como ele está no meta atual, tentar dar guia de side e contar sobre minha experiência jogando com o deck. Também vou dar opções para o leitor com a carteira mais gorda poder incrementar o baralho e aumentar suas chances de vitória com cartinhas mais apelonas.
… dois dias depois de ter escrito isso no google docs …
- RESULTADOS E ANÁLISE
Joguei uma liga no Magic Online e fiquei muito triste com os resultados, senti que desperdicei meus play points. Fechei 2-3, perdendo para UG Song of Creation Combo (0-2), UB Control (1-2) e Big Red (1-2); e conseguindo "espremer" duas vitórias contra Sultai Soulflayer (2-1) e contra UR Phoenix (2-1).
O que eu mais senti falta nos jogos foi do meu cérebro funcionar. Definitivamente faltou jogar direitinho e isso pode ter custado um jogo ou outro. Muitos jogadores acreditam que estratégias agressivas são mais fáceis de jogar ou de masterizar. Isso não é verdade. Para você ter excelentes resultados, você precisa jogar muito bem, com qualquer deck. Saber quando atacar, quando queimar a criatura ou o oponente, como sequenciar os bichos e quais mãos você deve keepar ou mulligar.
Ainda sobre estratégias aggro, o motivo pelo qual elas são ditas “brainless” é porque mesmo um jogador não habilidoso consegue fazer bom uso do deck; em linhas gerais, ataque, queime o seu oponente e ganhe o jogo.
Além de sentir falta de conseguir me concentrar no jogo, eu senti falta de cartas melhores. É difícil jogar de Mono Red e não querer Eidolon of the Great Revel no deck, senti falta do bichinho em todos os meus jogos. Além do mais, esse deck pré construído tenta misturar duas estratégias diferentes: o Big Red e o Red Aggro. E o deck acaba sendo um belo pato: tenta nadar e voar, mas não faz nenhuma dessas duas coisas bem.
Para dar um exemplo, olhe para a quantidade de criaturas e não criaturas do deck. Temos 24 criaturas com 16 não criaturas. Essa proporção diminui a eficiência do Prowess e do Ghitu Lavarunner. Na grande maioria dos jogos, o Lavarunner não ganhou o bônus. Se você quiser dar um upgrade rápido no deck, sem precisar gastar muito, corte os Lavarunner em troca de Skewer the Critics.
Facilidade de se jogar com o deck: 3 de 5
Força do deck: 2 de 5
Gasto adicional com cartas avulsas para se montar uma lista Tier 1: 900 reais
Vale a pena comprar o deck pré construído? Eu acho que sim. Você consegue várias cartas que serão úteis se você quiser jogar com uma estratégia de vermelho e você compra tudo isso pagando um único frete. A partir daí, você pode seguir duas linhas: ou você vai para uma linha mais parecida com a do Burn Modern, adicionando branco para Boros Charm e churros (Lurrus da Toca Onirica) ou você pode se manter no monocor e fazer uma lista Big Red. Abaixo estão duas listas que fizeram top 8 no Pioneer Challenge do MOL, gostei de ambas listas.
- EVOLUINDO O JOGO
Lista Big Red
Lista Burn
Ambas as listas pedem o uso de Eidolon of the Great Revel, e eu concordo. A carta é excelente com muitas estratégias dominantes no formato. Por exemplo, contra UR Fenix, se seu oponente precisar cavar a remoção com opt ou consider, ele irá tomar uma bela fatiada na vida tentando lidar com o Eidolon. E se ele não lidar com o Eidolon? Bom, ele morre para o Eidolon, porque o UR Fenix tem muitas mágicas de custo baixo e é feito para conjurar várias mágicas por turno. Mas o UR Fenix é só um exemplo. Eidolon também quebra 4c Ascendancy e BR Arcanist; mas complica bastante o jogo na mirror match (recomendo tirar ele se você estiver na draw e/ou só jogar ele na mirror depois que você esvaziar sua mão).
Qual lista usar? Aí depende muito do seu gosto. O preço de ambas é parecido, mas as cartas caras são diferentes em cada uma. Se você escolher Burn, o que vai encarecer são os terrenos. Já se você escolher Big Red, bom… você vai pagar caro em terrenos também, mas em um terreno diferente, a nova creature land que é a sensação do momento: Den of the Bugbear.
Vamos falar de Plano de Sideboard então? Vou pegar a lista Burn como exemplo, mas alguns princípios se aplicam a ambas as listas.
● UR Phoenix
Eidolon of the Great Revel será disparado a melhor carta nesta partida. Pense sempre que as remoções do deck costumam matar 2 de resistência, então use seus non-creature spells com sabedoria para triggar prowess e inutilizar remoção do oponente (isso pode incluir até esperar um turno para baixar a criatura para poder segurar Burn na mão para proteger).
Out: 4 Skullcrack, 1 Searing Blood
● 4c Ascendancy
Novamente, Eidolon of the Great Revel é uma maravilha. Tente encerrar o jogo rápido e fique ligado nos Omnath, tenha Skullcrack preparado para o Dollynho.
In: 2 Spirit of the Labyrinth, 2 Roiling Vortex
Out: 2 Searing Blood, 2 Play with Fire
● UB Control/UW Control
É para ser uma partida boa, mas, ao contrário das duas primeiras, Eidolon of the Great Revel não é uma maravilha nessa partida. Muitas das cartas de decks controle custam muita mana para castar e eles têm Shark Typhoon, então não é sempre que o Eidolon vai triggar. Tome cuidado com Kalitas, Traidor de Ghet e considere subir Chained to the Rocks.
In: 4 Roiling Vortex
Out: 2 Searing Blood, 2 Play with Fire
● Mirror
Tire o Eidolon of the Great Revel se você estiver na draw e caste ele como uma das suas últimas mágicas. Tome cuidado na corrida para você não perder muita vida por shockland e seu próprio Eidolon.
In: 2 Searing Blood, 3 Chained to the Rocks
Out: 4 Skullcrack, 1 Lightning Strike
● BW Vampires
Essa match vai ser difícil, o deck do oponente tem boas remoções e excelentes formas (Kalitas, Traidor de Ghet, Sorin e Gifted Aetherborn) de lifegain no main deck. Torça para seu oponente comprar a parte ruim do deck dele contra você e tente dar 20 de dano o mais rápido possível.
In: 3 Chained to the Rocks
Out: 2 Boros Charm, 1 Play with Fire
( tunicoberno)
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 25/03/2022 23:29:02
Zanutto, o que você recomendaria pro Burn depois da saída do Lurrus?
(Quote)
- 26/01/2022 13:11:53
Melhor ainda, te faltam apenas as cartas baratas então. Porque o caro é o Eidolon e os terrenos.
É um deck excelente, sofre para Omnath e para decks mid com lifegain (como vampiros), mas Eidolon tá punindo muita coisa no formato (combos, 5c niv, fenix)
Últimos artigos de
Report NRG Series
NRG Series é uma série de torneios de Magic que está acontecendo no Meio-Oeste dos Estados Unidos.
Report NRG Series
NRG Series é uma série de torneios de Magic que está acontecendo no Meio-Oeste dos Estados Unidos.
Tudo que rolou no SCG Con Syracuse
Um evento Modern com premiação de 30 mil dólares
Tudo que rolou no SCG Con Syracuse
Um evento Modern com premiação de 30 mil dólares
A visão dos Grinders sobre o Magic Competitivo brasileiro
Entrevistei alguns dos principais nomes do cenário nacional para saber o que eles estão achando sobre o momento atual do Magic competitivo
A visão dos Grinders sobre o Magic Competitivo brasileiro
Entrevistei alguns dos principais nomes do cenário nacional para saber o que eles estão achando sobre o momento atual do Magic competitivo
Desaprovando no Modern
A carta desaprovar é muito complexa e sempre desperta muitas dúvidas, chegou a hora de entender de uma vez por todas as interações com essa carta.
Desaprovando no Modern
A carta desaprovar é muito complexa e sempre desperta muitas dúvidas, chegou a hora de entender de uma vez por todas as interações com essa carta.