Hoje a Wizards tomou uma grande decisão relacionada ao formato Pauper, decidiu criar algo que eles chamaram de "Pauper Format Panel"(PFP). Na prática o PFP é um comitê formato por 7 integrantes da comunidade Pauper para ajudar a Wizards a decidir sobre mudanças como banimentos por exemplo, conheça os integrantes do comitê:
- Gavin Verhey (Estados Unidos): Gavin é funcionário da Wizards e entusiasta do formato Pauper à muitos anos, Gavin participou do desenvolvimento de muitas edições de Magic e foi chefe de design das edições, Battlebond, Commander 2017 e Archenemy: Nicol Bolas. (@GavinVerhey)
- Mirco Ciavatta (Itália): Mirco é um grinder bem famoso do Magic Online, e se você já jogou Pauper online provavelmente já ouviu falar de Heisen01. Mirco também levou todo seu conhecimento para o tabletop e foi campeão duas vezes do PauperGeddon, torneio independente e renomado disputado no formato Pauper. (@Heisen01)
- Emma Partlow (Reino Unido): Emma é uma entusiata do formato Pauper, escritora do site: TCG Player, Emma também participa de um podcast chamado: The BMCast, que aborda os mais diversos assuntos sobre formatos construídos mas tem como foco principal debater sobre Pauper. (@Emmmzyne)
- Ryuji Saito (Japão): Ryuji é uma das três pessoas por trás do site PauperMtg.com, um site que aborda de tudo sobre o formato desde o jogo mais competitivo até o mais casual. (@saito_o3)
- Paige Smith (Estados Unidos): Paige é muito conhecida por ser uma jogadora super habilidosa e especialista em elfos no Pauper, ela é uma das pessoas que mais produziu conteúdo sobre Pauper nos últimos anos. Paige é escritora no site: CoolStuff.
- Alex Ullman (Estados Unidos): Alex é um dos jogadores de Pauper mais conhecidos do mundo, se você já jogou ou pesquisou sobre conteúdo de Pauper você provavelmente já ouviu falar de Alex Ullman. (@nerdtothecore)
- Alexandre Weber (Brasil): Sim!!!!!! O Brasil está representado no "comitê". Alexandre é tri campeão brasileiro de Pauper, tem também o seu Canal na Twitch onde ele produz bastante conteúdo do formato, sempre dando dicas valiosas em suas lives. Além de manter também o seu canal no Youtube onde você pode encontrar muito sobre Pauper. (@webermtg)
-
Eu particularmente fiquei bem feliz com a criação do PFP, eu vejo um movimento interessante por parte da Wizards de dar voz a sua comunidade e acredito que a criação desse comitê vai trazer muitos benefícios para o formato. Também fiquei muito satisfeito com a inclusão de personalidades de diversas localidades do mundo. Quando eles "erram" nós iremos criticar mas quando eles acertam temos que elogiar também! Mandou bem Wizards!!!
Posso ver a sua lista de fractius? Eu tinha uma lista que eu fiz um tempo atrás, mas ainda não cheguei a montar no papel, tava só anotada aqui na Liga. Queria ver se é muito diferente
A minha parou no meta de Kaldheim. Foi a última atualização que fiz nela. Depois passei a pegar o que o Hunter atualizava, porque ele joga com mais frequência.
Onde eu acho a dele? Kaldheim deu o masked vandal que acho que tava até na minha lista. Antes da patifaria do alchemy eu tava jogando uma lista de fractius em historic também
[quote=SUB-ZER0=quote][quote=warudo=quote]Posso ver a sua lista de fractius? Eu tinha uma lista que eu fiz um tempo atrás, mas ainda não cheguei a montar no papel, tava só anotada aqui na Liga. Queria ver se é muito diferente[/quote]A minha parou no meta de Kaldheim. Foi a última atualização que fiz nela. Depois passei a pegar o que o Hunter atualizava, porque ele joga com mais frequência.[/quote]Onde eu acho a dele? Kaldheim deu o masked vandal que acho que tava até na minha lista. Antes da patifaria do alchemy eu tava jogando uma lista de fractius em historic também
Posso ver a sua lista de fractius? Eu tinha uma lista que eu fiz um tempo atrás, mas ainda não cheguei a montar no papel, tava só anotada aqui na Liga. Queria ver se é muito diferente
A minha parou no meta de Kaldheim. Foi a última atualização que fiz nela. Depois passei a pegar o que o Hunter atualizava, porque ele joga com mais frequência.
[quote=warudo=quote]Posso ver a sua lista de fractius? Eu tinha uma lista que eu fiz um tempo atrás, mas ainda não cheguei a montar no papel, tava só anotada aqui na Liga. Queria ver se é muito diferente[/quote]A minha parou no meta de Kaldheim. Foi a última atualização que fiz nela. Depois passei a pegar o que o Hunter atualizava, porque ele joga com mais frequência.
Tu acha que fractius joga até ver o matchup contra affinity, ver seu oponente baixando uma carta de 1 mana, limpando seu board e comprando 3 cartas turno três.
Eu não acho que joga, eu SEI que joga. Só ver resultados do HunterBR e do danielnunes, que são os 2 que andam investindo tempo na tribo. A lista que o Hunter usa foi criação minha e dele, e ele é o jogador que mais se destaca com a tribo no MOL. danielnunes fez algumas modificações e já chegou BEM longe com o deck, fazendo top8 em torneios grandes do mol. É fácil? Não, porque não é um deck tier. Mas quem sabe, faz resultado. Vi várias pessoas pegando a lista do danielnunes pra fazer streaming, achando que era só copiar e rodar que iriam ter o mesmo desempenho. Só que foi cada missplay terrível de assistir. O deck não é muito complicado, mas demanda conhecimento do que fazer e quando fazer pra não ser apenas mais falando "como os caras ganham com isso?!".
Posso ver a sua lista de fractius? Eu tinha uma lista que eu fiz um tempo atrás, mas ainda não cheguei a montar no papel, tava só anotada aqui na Liga. Queria ver se é muito diferente
[quote=SUB-ZER0=quote][quote=Cryomanc3r=quote]Tu acha que fractius joga até ver o matchup contra affinity, ver seu oponente baixando uma carta de 1 mana, limpando seu board e comprando 3 cartas turno três.[/quote]Eu não acho que joga, eu SEI que joga. Só ver resultados do HunterBR e do danielnunes, que são os 2 que andam investindo tempo na tribo. A lista que o Hunter usa foi criação minha e dele, e ele é o jogador que mais se destaca com a tribo no MOL. danielnunes fez algumas modificações e já chegou BEM longe com o deck, fazendo top8 em torneios grandes do mol. É fácil? Não, porque não é um deck tier. Mas quem sabe, faz resultado. Vi várias pessoas pegando a lista do danielnunes pra fazer streaming, achando que era só copiar e rodar que iriam ter o mesmo desempenho. Só que foi cada missplay terrível de assistir. O deck não é muito complicado, mas demanda conhecimento do que fazer e quando fazer pra não ser apenas mais falando "como os caras ganham com isso?!".[/quote]Posso ver a sua lista de fractius? Eu tinha uma lista que eu fiz um tempo atrás, mas ainda não cheguei a montar no papel, tava só anotada aqui na Liga. Queria ver se é muito diferente
Bolts, como você vê o futuro próximo do formato com a formação do PFP (que foi uma ótima notícia). Tem-se falado muito sobre banimentos, especialmente de cartas de Affinity ou com efeito do Monarca (o Ullman mesmo sempre comenta no twitter). Acho que não seria um bom momento pra pensar em comprar o grixis affinity, né
Agora que todas as cores tem acesso forte ao monarca (menos verde q é meio fraquinha), não creio que a estratégia seja banida de qqr forma, oferece um card draw engine mto interessante pra decks midrange/control que quiserem.Acho que o foco deveria ser criaturas melhores, não necessariamente um ragavan da vida, mas historicamente as remoções do pauper são muito melhores que as criaturas que jogam, salvo rarissimas exceções.
Se não me engano, uma das críticas do Ullman ao monarca é que a possibilidade de gerar recurso que ele tem é tão forte que acaba que todo deck se vê obrigado a de alguma forma incluir a sinergia na estratégia. Talvez com mais criaturas efetivas pra contestar o monarca, isso realmente fosse mitigado, mas a minha sensação é de que ter a mecânica em si como algo muito central pro formato como um todo pode mesmo não ser saudável. (mas pessoalmente, tudo que eu quero é que Fractius e UB faeries seja competitivo)
Mais competitivo que UB faeries? aí só desbanindo daze kkkkkkkkkkkkkkNenhum dos decks que vc citou apanham pra monarca btw (UB é um dos q mais abusa da mecanica inclusive). A estratégia já tá bastante controlada, acho que o pessoal ta muito traumatizado com o meta de 2019 que toda partida era duelo de monarca e cabou.Os problemas reais são o affinity e eventualmente o Tron que tá mais roubado do que nunca mas só não aparece por ser diretamente counterado por affinity.
O fadas eu tô ligado que é bom, eu tô no meio da montagem do meu uahuahuauhauhahu
Mas o fractius eu tive a impressão do que o pessoal falou aqui, que é um deck mais border. Pior que eu tava pensando em pegar o grixis affinity porque gostava da wincon dele com o disciple, mas não acho que seja uma boa ideia porque é uma das coisas mais prováveis de levar ban
[quote=Cryomanc3r=quote][quote=warudo=quote][quote=Cryomanc3r=quote][quote=warudo=quote]Bolts, como você vê o futuro próximo do formato com a formação do PFP (que foi uma ótima notícia). Tem-se falado muito sobre banimentos, especialmente de cartas de Affinity ou com efeito do Monarca (o Ullman mesmo sempre comenta no twitter). Acho que não seria um bom momento pra pensar em comprar o grixis affinity, né[/quote]Agora que todas as cores tem acesso forte ao monarca (menos verde q é meio fraquinha), não creio que a estratégia seja banida de qqr forma, oferece um card draw engine mto interessante pra decks midrange/control que quiserem.Acho que o foco deveria ser criaturas melhores, não necessariamente um ragavan da vida, mas historicamente as remoções do pauper são muito melhores que as criaturas que jogam, salvo rarissimas exceções.[/quote]Se não me engano, uma das críticas do Ullman ao monarca é que a possibilidade de gerar recurso que ele tem é tão forte que acaba que todo deck se vê obrigado a de alguma forma incluir a sinergia na estratégia. Talvez com mais criaturas efetivas pra contestar o monarca, isso realmente fosse mitigado, mas a minha sensação é de que ter a mecânica em si como algo muito central pro formato como um todo pode mesmo não ser saudável. (mas pessoalmente, tudo que eu quero é que Fractius e UB faeries seja competitivo)[/quote]Mais competitivo que UB faeries? aí só desbanindo daze kkkkkkkkkkkkkkNenhum dos decks que vc citou apanham pra monarca btw (UB é um dos q mais abusa da mecanica inclusive). A estratégia já tá bastante controlada, acho que o pessoal ta muito traumatizado com o meta de 2019 que toda partida era duelo de monarca e cabou.Os problemas reais são o affinity e eventualmente o Tron que tá mais roubado do que nunca mas só não aparece por ser diretamente counterado por affinity.[/quote]O fadas eu tô ligado que é bom, eu tô no meio da montagem do meu uahuahuauhauhahuMas o fractius eu tive a impressão do que o pessoal falou aqui, que é um deck mais border. Pior que eu tava pensando em pegar o grixis affinity porque gostava da wincon dele com o disciple, mas não acho que seja uma boa ideia porque é uma das coisas mais prováveis de levar ban
Tu acha que fractius joga até ver o matchup contra affinity, ver seu oponente baixando uma carta de 1 mana, limpando seu board e comprando 3 cartas turno três.
Eu não acho que joga, eu SEI que joga. Só ver resultados do HunterBR e do danielnunes, que são os 2 que andam investindo tempo na tribo. A lista que o Hunter usa foi criação minha e dele, e ele é o jogador que mais se destaca com a tribo no MOL. danielnunes fez algumas modificações e já chegou BEM longe com o deck, fazendo top8 em torneios grandes do mol. É fácil? Não, porque não é um deck tier. Mas quem sabe, faz resultado. Vi várias pessoas pegando a lista do danielnunes pra fazer streaming, achando que era só copiar e rodar que iriam ter o mesmo desempenho. Só que foi cada missplay terrível de assistir. O deck não é muito complicado, mas demanda conhecimento do que fazer e quando fazer pra não ser apenas mais falando "como os caras ganham com isso?!".
Daniel Nunes é mestre do Fractius no Legacy, veio para o Pauper para respirar novos ares e fico feliz em vê-lo fazendo resultado.
O HunterBR é grinder do Mol e joga muito, então é comum em vê-lo fazendo resultados.
Porém Affinity hoje é o problema (e eu sou jogador de Affinity), tem muito hate (Boros Bully com 4dtd md, UW seguindo mesmo caminho), aliás, os decks com W cresceram justamente por ter hates efetivos (Revoke Existence / Dtd), o próprio Fractius que você mencionou tá usando aquele Changeling para dar uma removida em coisas chaves do Affinity.
Tron usando 11 cartas de Sideboard para tentar jogar, por ai vai. O deck é quebrado, muito forte e fácil de jogar. Só ver que o outro monstro (UB Fadas) está sumidão, por ter uma match pior que o UR Skred ou Mono U Delver (que usa 3 annul, 2 steel sabotage no sideboard).
Hoje o Pauper está, jogo de Affinity ou hate de affinity e isso é triste.
[quote=SUB-ZER0=quote][quote=Cryomanc3r=quote]Tu acha que fractius joga até ver o matchup contra affinity, ver seu oponente baixando uma carta de 1 mana, limpando seu board e comprando 3 cartas turno três.[/quote]Eu não acho que joga, eu SEI que joga. Só ver resultados do HunterBR e do danielnunes, que são os 2 que andam investindo tempo na tribo. A lista que o Hunter usa foi criação minha e dele, e ele é o jogador que mais se destaca com a tribo no MOL. danielnunes fez algumas modificações e já chegou BEM longe com o deck, fazendo top8 em torneios grandes do mol. É fácil? Não, porque não é um deck tier. Mas quem sabe, faz resultado. Vi várias pessoas pegando a lista do danielnunes pra fazer streaming, achando que era só copiar e rodar que iriam ter o mesmo desempenho. Só que foi cada missplay terrível de assistir. O deck não é muito complicado, mas demanda conhecimento do que fazer e quando fazer pra não ser apenas mais falando "como os caras ganham com isso?!".[/quote]Daniel Nunes é mestre do Fractius no Legacy, veio para o Pauper para respirar novos ares e fico feliz em vê-lo fazendo resultado.O HunterBR é grinder do Mol e joga muito, então é comum em vê-lo fazendo resultados.Porém Affinity hoje é o problema (e eu sou jogador de Affinity), tem muito hate (Boros Bully com 4dtd md, UW seguindo mesmo caminho), aliás, os decks com W cresceram justamente por ter hates efetivos (Revoke Existence / Dtd), o próprio Fractius que você mencionou tá usando aquele Changeling para dar uma removida em coisas chaves do Affinity.Tron usando 11 cartas de Sideboard para tentar jogar, por ai vai. O deck é quebrado, muito forte e fácil de jogar. Só ver que o outro monstro (UB Fadas) está sumidão, por ter uma match pior que o UR Skred ou Mono U Delver (que usa 3 annul, 2 steel sabotage no sideboard).Hoje o Pauper está, jogo de Affinity ou hate de affinity e isso é triste.