Fala galera, tudo certo?
O fim de 2021 nos presenteou com o retorno ao bloco de Innistrad, trazendo duas coleções que remetem aos grandes vampiros e lobisomens do multiverso, e hoje iremos falar da mais recente delas: Crimsom Vow.
Então já prepara sua xícara de café, pega um petisco e se aconchega na cadeira, pois como esse quadro de destaques não aparecia aqui na coluna à algum tempo, vou trazer uma análise mais detalhada do que acho que podem ser boas pedidas no Commander (por Power level) e também para o Conquest, já que muitas pessoas tem aderido muito bem ao formato.
E sem mais delongas, vamos logo ao que interessa!
● Toxrill, a Corrosiva - (Menção Honrosa)
Nossa nova lesma horror vai ser uma menção honrosa dentro dessa lista, já que por mais que eu tenha simpatizado com a criatura, eu não consegui pensar numa forma eficiente de aproveitar do seu efeito.
Uma criatura 7/7 que é uma remoção global sem pernas e em câmera lenta, trazendo a ruína para os oponentes em cada etapa final.
A princípio vejo um enorme potencial numa criatura que engole os dorks da mesa, que são uma maneira frequente de acelerar mana, principalmente no conquest. Além disso, ela é uma fonte de tokens 1/1 proporcional à quantidade de criaturas que ela engoliu por esse efeito, criando lesmas que podem ser sacrificadas por UB para comprar cartas.
Apesar de tudo isso, ainda me deixa triste que em Power level mais elevados, ter uma criatura de 7 manas na zona de comando é quase que impossível, tornando esse tipo de brutamontes geralmente um alvo frequente para reanimações.
Mas daí me questiono se vale a pena substituir alguns grandes conhecidos como Vilis, Negociante de Sangue, Razaketh do Sangue Hediondo e até mesmo uma nova criatura azul que iremos falar posteriormente neste artigo, pela nossa recém chegada lesma.
Uma opção para a Toxrill como comandante é colocá-la num deck IsoRev, já que pode “sinkar” mana infinita se sacrificando para comprar todas as cartas do grimório.
Mas enfim, deixo essa carta como uma menção honrosa para que os testadores de plantão possam tirar a prova real da sua eficácia.
● Maldicao da Hospitalidade - (Menção Honrosa)
E aqui vai uma segunda menção honrosa, pois não posso negar que essa carta me chamou a atenção por seu efeito BOM, mas ao mesmo tempo é justa o suficiente para não chegar perto de jogos cEDH, e talvez ser uma idéia fora da caixa em partidas de Conquest.
Tirar vantagem de cartas do topo do deck de outro jogador podendo gastar mana como se fosse de qualquer cor é uma habilidade e tanto, mas que pode ser uma faca de dois gumes quando outros dois oponentes podem abusar dessa mesma possibilidade.
Geralmente auras de maldição são problemáticas por envolver um aspecto político e que muitas vezes podem sobrepor a razão, já que torna atrativo direcionar (nesse caso) ataques a um oponente que não necessariamente está sendo relevante na mesa e o transformando num saco de pancadas. E por esse e outros motivos fico receoso na hora de incluir a Maldicao da Hospitalidade em minhas listas.
Por outro lado, minha sugestão é procurar decks onde você consiga controlar as criaturas da mesa para que você aproveite sozinho pelo maior tempo possível dessa maldição, não permitindo que seus oponentes consigam desencadear esse efeito.
Outra saída é possuir maneiras sólidas de controlar a permanência da aura no jogo pelo tempo que for conveniente, seja com bounces ou mágicas de destruição de encantamento.
Mas de qualquer modo, deixem a opinião de vocês sobre essas duas menções honrosas nos comentários!
● Dragao Averneo Manaforme - (Conquest)
A primeira carta dessa lista é uma adição ao Conquest, sendo uma criatura do tipo dragão que tem a capacidade de criar tokens de criatura com poder e resistência iguais ao custo da mágica de não-criatura que foi conjurada, e que de brinde entram no campo de batalha com ímpeto.
Num ambiente onde o total de pontos de vida é um recurso limitado essa criatura acaba por ser uma ameaça frequente, já que possui um custo de mana justo em relação a seu corpo, e barato para o efeito que realiza.
Alguns decks específicos como Florian, Herdeiro dos Voldaren, ganhamos um potencializador excelente para o card selection oferecido pelo comandante. Já em outros decks que são baseados em mágicas de não-criatura recebemos um presente em forma de beater, algo que decks Izzet carecem, por exemplo.
Por mais que essa não seja uma staple, ou carta necessária, ainda sim não deixa de ser uma grande criatura para se testar com o tempo.
● Iluminador do Sepulcrario - (cEDH / Conquest)
Dessa vez temos uma criatura azul que nos proporciona diversos efeitos relevantes para uma mesa multiplayer, o que lhe rende um espaço mais do que merecido nessa lista.
O Iluminador do Sepulcrario é uma criatura que possui dois efeitos desencadeados, sendo um deles quando entra no campo de batalha e o outro quando ataca, podendo exilar uma carta de um cemitério.
Seu segundo efeito é estático, e permite que você olhe o topo do seu grimório a qualquer momento, provendo informação necessária para que seu terceiro e último efeito seja bem utilizado, que permite que uma vez a cada turno você possa conjurar o card do topo do seu deck caso ele compartilha o mesmo tipo de uma das cartas exiladas com essa criatura.
No final das contas estamos falando de uma criatura que além de ser um grave hate, ainda pode proporcionar um card advantage mais do que justo, já que se o top deck for uma mágica instantânea poderemos conjurá-la durante o turno de um de nossos oponentes.
● Espreitador do Sepulcrario - (cEDH / Conquest)
E seguindo o mesmo padrão da nossa criatura anterior, temos o Espreitador do Sepulcrario, que é uma criatura que com certeza vai marcar presença em muitos decks Conquest e até mesmo alguns decks do cEDH.
Seu custo de 3 manas é um ponto muito importante nessa conta, já que permite que nosso lobo entre em campo com facilidade, desencadeando seu efeito num ETB e também quando ataca, assim como o Ilusionista.
Ao contrário de seu primo azul, dessa vez teremos um efeito de redução de custos baseados nos tipos de cartas exiladas pela nossa criatura, o que o deixa extremamente versátil e faz com que seja uma possível adição em decks das mais variadas estratégias.
Seu corpo 3/4 com vigilância também é um presente e tanto para o Conquest, já que é um ótimo bloqueador e um beater de respeito, ajudando a cravar seu nome como staple de alguns decks do formato.
● Virada da Sorte - (cEDH/Conquest)
Virada da Sorte é um feitiço vermelho de quatro manas que possui um efeito de roda diferente do habitual, já que ao contrário dos demais você poderá comprar cartas igual ao número de descartes feitos nesse turno, ou seja, desde antes do momento da sua ativação.
Além disso, estamos falando de uma roda assimétrica que não repõe a mão dos seus oponentes, fazendo dela uma carta boa mas que perde qualidade em vários aspectos.
Alguns decks que ela pode ter espaço são a nossa queridinha Rielle, a Onissapiente, e nossa dupla Brallin, Ginete de Tubarao-celeste e Shabraz, o Tubarao-celeste.
Mas não se limite e faça testes, até mesmo em decks mais grind, onde ela pode te ajudar a comprar o deck todo, porém sempre com cautela por estar lidando com um feitiço que tem um custo alto.
● Recuperacao do Alquimista - (cEDH/Conquest)
Agora podemos dizer que estamos chegando de fato nas melhores cartas da coleção, onde estaremos citando mágicas com potencial em mesas de Power level mais alto, começando por Recuperacao do Alquimista, que é um bounce de 1 mana azul que possui a habilidade de “Remover” caso seja conjurada por 1U.
Bounces de modo geral são remoções muito eficientes, principalmente se tratando de cEDH, um ambiente em que muitas vezes uma carta sendo devolvida para mão pode te colocar jogadas para trás dos seus oponentes. Mas nesse caso temos o fator “versatilidade” ainda mais potencializado, já que por apenas 1 mana você pode em instant speed devolver uma permanente para sua mão, sendo ela uma mana rock positiva para gerar mais mana, uma criatura com ETB miraculoso como Oraculo de Tassa ou um Extorsionista das Docas, ou até mesmo uma criatura que esteja sendo alvo de uma remoção pior como Transformacao de Kenrit.
A verdade é que se bem utilizada, a Recuperacao do Alquimista pode ser uma verdadeira máquina em diversos decks.
● Lavar - (cEDH/Conquest)
E seguindo nas mágicas instantâneas azuis vamos agora falar de Lavar, o mais novo counter queridinho dos Comandeiros. E você pode estar se perguntando o por quê, já que ela só anula cartas que não tenham sido conjuradas da mão do seu dono...
Isso mesmo, por 1 mana anular um comandante é extremamente justo e eficiente, ainda possuindo a possibilidade de ser um counter genérico por 3 manas, o que não é nada ruim quando temos esse 2 em 1 economizando em teoria um slot no deck.
Lavar na minha opinião foi um dos grandes destaques de Crimsom Vow não só por ser azul, mas por ser uma ótima opção budget de counter eficiente tanto para cEDH quanto para Conquest, visto que o mercado tem sido cruel com cartas desse tipo, vide Swan Song, que hoje custa um rim.
● Eruth, Profetisa Atormentada - (cEDH / Conquest)
Ah dona wizards, eu tento ficar longe dos decks diferenciados mas você me traz um Izzet legal em cada coleção...
A nova companheira do meu recém querido deck Vadrik, Arquimago Astral veio agora pra dar um fôlego a mais para meu deckbuilding, já que confesso que há tempos não tenho tentado criar algo “novo”.
Nossa nova comandante é uma criatura com um efeito de substituição muito interessante mas que exige uma certa destreza, pois apesar de potencializar seus draws em 1, ela permite que essas cartas sejam conjuradas até o final do turno.
Talvez por esse detalhe citado eu não imagino ela sendo uma boa opção para decks mais casuais com custos mais elevados, até pela grande chance de exilar cartas que tenham custos de mana que não podem ser pagos, transformando esse sonho em um pesadelo em minutos. Mas com certeza para decks mais rápidos do conquest e do cEDH ela é uma ótima pedida.
Não vejo a hora de fazer meu Faithless Looting me dar 4 cartas!
● Hora dos Predadores - (cEDH/Conquest)
E é incrível como tivemos nessa lista tantas cartas com interação com o deck dos oponentes, mas nenhuma chega aos pés desse feitiço preto que com certeza vai no mínimo ser muito testado.
Hora dos Predadores trás em uma carta de duas manas uma ameaça muito forte em forma de card advantage, assim como nosso querido macaco Ragavan, Afanador Agil que nos ensinou que combar com o Oraculo de Tassa do amiguinho é uma realidade bastante próxima, nossa mágica preta faz com que cada criaturinha seja um batimento cardíaco mais próximo de comer uma peça de combo.
Alguns decks como Najeela, a Flor Afiada podem tirar um proveito maior do que o normal de cartas desse tipo, fazendo com que ela mereça sem dúvidas o terceiro lugar dos destaques dessa coleção!
● Horror Quebra-casco - (cEDH / Conquest)
Existem situações onde o karma é nosso amigo e nos traz presentes inesperados, que foi o caso desse brutamontes azul que muita gente deixou passar batido.
Vou ser breve aqui pois estamos falando de muito além de um novo grande alvo de reanimate, um verdadeiro substituto para Tidespout Tyrant em decks de Polymorph.
Se você não é muito habituado com essa estratégia, ela consiste em decks que não possuem criaturas com a intenção de que na resolução da carta Polimorfismo a carta alvo seja justamente nosso Tirano Cabeca-D'Agua com a intenção de que num storm a mesa seja facilmente limpa. O mais comum desses decks é feito com o Urza, Grao-lorde Artifice.
A diferença entre nosso novo e o antigo grande monstro azul é que o atual não pode devolver terrenos, mas pode devolver mágicas da pilha para a mão do dono, o que fez alguns jogadores torcerem o nariz para uma das opções. Mas a partir daí o critério fica ao piloto do deck que conhece mais de perto suas necessidades.
De qualquer modo, no momento em que escrevo esse artigo nosso Djinn estava no auge dos seus 38 reais, enquanto o Kraken custava 20 reais a menos de diferença, o que pra mim é um bom motivo!
● Grolnok, o Onivoro - (cEDH / Conquest)
E pelo jeito é tradição que passeios por Innistrad nos tragam grandes sapos comedores de gente, começando pelo Monstro Gitrog, e agora o grande Grolnok.
Minha carta favorita dessa coleção, é sem dúvida uma das que mais geraram conversa dentro das comunidades de cEDH e Commander otimizado, e com muita razão, já que estamos falando de uma criatura com um potencial gigantesco para se abusar.
Seu efeito permite que permanentes colocadas no cemitério vindas do seu grimório sejam exiladas para conjurar posteriormente, sem limite de conjurações por turno, o que pode ser traduzido literalmente como: “Tritura o deck e jogue logo o que você quiser”!
Fazia muito tempo que uma criatura não me despertava tanta a atenção, e ver a possibilidade de construir um novo deck de Hermit Druid me deixou muito animado. E sim, suas formas de melhor utilizar desta habilidade variam desde o já citado druida, que exige um deck sem lands básicas, até os combos de Basalt Monolith e Orbe Mesmerica, e mais adiante ainda com Ilusionista Cefalida e Grevas Faiscantes.
As possibilidades são várias, e a vitória/diversão são certas, o que me fez deixar o emocional falar mais alto colocando nosso sapão no topo dessa lista de destaques de Crimsom Vow.
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Espero que tenham gostado, e quero muito saber a opinião de vocês sobre essas cartas!
Deixem nos comentários o que vocês acharam e se acrescentariam ou removeriam cartas dessa lista.
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Agradeço a atenção de todos vocês, muito obrigado por terem lido até aqui, e um grande abraço.
Até a próxima!>