Olá! Tivemos pouco mais de um mês de um Standard rotacionado e fresquíssimo com Innistrad: Caçada à Meia-noite, e quando parecíamos que estavámos chegando em um metagame estabilizado pós Mundial e torneios da Red Bull/Star City Games, cá estamos com Innistrad: Voto Carmesim sacudindo novamente as estruturas.
Significa que temos mais uma ótima oportunidade para exercitar o espírito deckbuilder, trazendo aquele costumeiro artigo com vinte decklists Standard para aqueles que já querem chegar com tudo no grind do novo formato - sendo dez dessas listas baralhos já estabelecidos no metagame, porém explorando um pouco mais as cartas novas que podem se encaixar nele, e dez baralhos mais "inovativos", por assim dizer, que utilizam-se majoritariamente das cartas novas ou que andavam meio esquecidos, mas ganharam alguma ferramenta nova que pode fazê-los ver a luz do Sol novamente.
Por fim, vale lembrar que a premissa dessas listas é oferecer uma base teórica, com um objetivo mais experimental com as novas cartas. Portanto, algumas listas podem ter preterido cartas mais obviamente fortes para tentar encaixar alguma carta de Innistrad: Voto Carmesim, principalmente em seus espaços flexíveis.
Os Dez "Existentes"
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O Mono Green Aggro ganha uma peça que fez muita falta nessa temporada pré-rotação: um drop 1 razoável ao estilo Colecionador de Peles, e parece que é isso que recebemos com a chegada de Lider de Alcateia em Ascensao, uma criatura que começa a atacar 2 já no segundo turno, mas que retém valor nos estágios mais avançados da partida, entrando como um 3/2 e crescendo no decorrer dos turnos.
Junto de novas opções como Bizarrice de Ulvenwald e Espreitador do Sepulcrario, um caminho para o verde é diminuir o custo de suas jogadas topo de curva, cortando Wrenn e Sete/Mamute de Batalha/Crescimento Antinatural e indo por uma linha mais rápida.
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Todos os baralhos baseados em cores inimigas ganham um upgrade na base de mana com o fechamento do ciclo das Slow Lands (Costa Esculpida pelas Tempestades) repondo as Show Lands (Liame da Luminovinha), e o Izzet Dragons está incluso nesse bolo, com uma opção de terreno que entra virada no turno 1 tranquilamente, e que a partir do terceiro vem sempre desvirado para garantir uma melhor curva média/pesada.
Dragao Averneo Manaforme completa o clube dos dragões, tendo o importante 4 de poder para Fogo do Dragao e oferecendo uma pressão mais incisiva para fechar o jogo quando o Izzet Dragons precisa "virar a chavinha" - pode ser um bom complemento ou troca pós-reserva com o Ovo Fumegante, uma carta que por vezes funciona melhor contra aggros. Já consigo imaginar a quantidade de vezes que esse dragão seguido de Epifania de Alrund vai simplesmente fechar a conta nos jogos!
Por fim, algumas cartas de suporte como Abrasao e Chama Dilacerante chegam para responder determinadas ameaças específicas de acordo com o metagame, e podem ser incluídas em alguns números e na reserva.
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Quando falamos de baralhos combos, é mais complicado encaixar novas cartas sem mexer drasticamente na estrutura, mas algumas das novas cartas podem se encaixar em espaços mais flexíveis na estratégia. Abrasao é uma remoção bastante versátil, que tem méritos ao invés de Pira Catartica para lidar com algumas cartas problemáticas, além da óbvia atualização na base de mana.
Ideia Inspirada compete por um espaço nas compras pela sua eficiência - mesmo com a desvantagem de reduzir o limite máximo da mão, em um baralho que opera com bastante desvantagem de cartas real (Esperanca Evanescente, Comando de Prismari) e formas de se livrar de algumas das cartas mesmo que temporariamente com a mecânica de Profetizar. Dragao Averneo Manaforme pode ser outra condição de vitória rápida e que precisa de menos esforço que Ovo Fumegante, enquanto que Gambito do Alquimista pode ser a redundância para garantir o dano final em alguns turnos do combo.
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Passado o fator surpresa do Grixis Turns no Mundial, o baralho foi perdendo espaço para o seu irmão Izzet Turns por algumas falhas, principalmente a sua consistência na base de mana. Com a chegada de Voto Carmesim, dá para finalmente chegar na fórmula de Trilhas + Slow Lands para garantir alguns custos duplos e splashes com menos sofrimento.
No mais, sem se aprofundar tanto no splash preto, não há tantas opções interessantes além das que estão disponíveis para o Izzet (Abrasao, Dragao Averneo Manaforme, Gambito do Alquimista). Caminho dos Perigos pode entrar como remoção global potencialmente mais ágil (e até mais completa, pagando o custo branco pelos tesouros), enquanto que Garras Parasiticas parece uma ótima resposta para Thalia, Guardia de Thraben e Lider de Matilha de Lobisomens. A poderosa Barganha Demoniaca pode encontrar algum espaço também, buscando pelas peças do combo ou por Lier, Discipulo dos Afogados.
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A entrada de Thalia, Guardia de Thraben certamente leva o White Weenie a um outro patamar nesse Standard - um baralho que já era Tier 1 e batia de frente com os demais pode finalmente sobressair-se. Além de punir absurdamente os baralhos Izzet, ela também não faz feio contra Mono Green, atrasando Carruagem de Esika, Wrenn e Sete e as lutas.
A tensão na curva três também é aliviada, tanto por adicionar mais jogadas importantes na curva dois (como o resiliente Fleeting Spirit), tanto por tornar outras opções como o próprio Malho dos Enclaves Celestes um corte mais fácil por não sinergizar bem com a legendária humana.
De novo no território das reimpressões, Postura Valente é uma instantânea bastante versátil que pode achar seu espaço no White Weenie, servindo tanto para proteger criaturas importantes como Thalia ou Reidane de remoções, como para lidar com algumas criaturas maiores que podem ser problemáticas (Dragao da Ponte Dourada, Dragao de Boca Cinzenta, ficha do Wrenn e Sete).
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O Selesnya Festival é um baralho que pouco ganha com Innistrad: Voto Carmesim, já que seu núcleo sinérgico e base de mana já existiam anteriormente. Porém, algumas opções flexíveis como Nascer do Sol Glorioso e Bizarrice de Ulvenwald podem se encaixar para oferecer ângulos de ataque levemente diferenciados.
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O departamento de remoções do Mono Black ganha ferramentas novas, principalmente com Queda do Heroi e Garras Parasiticas. Até mesmo Caminho dos Perigos pode fazer uma aparição, considerando que seu custo branco pode ser pago com os tesouros e que seu custo normal acerta boa parte das ameaças dos baralhos agressivos atualmente, principalmente as fichas de Ent, Felino e Lobo.
Sorin, o Infeliz parece se encaixar bem como um Planeswalker defensivo gerador de valor, capaz de colocar duas criaturas e se por no cemitério para voltar com Sangue na Neve, e sua habilidade +1 não pune tanto usar mágicas mais pesadas, já que não é necessário revelar a carta e colocá-la na mão sempre.
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Talvez com a chegada de Voto Carmesim o Gruul Werewolves ganhe ferramentas suficientes para se diferenciar como um baralho de lobisomens de fato, ao invés de aproveitar-se tanto da base já existente de Sentinela da Jaspera, Magda, Criminosa Intrepida e Dragao da Ponte Dourada.
Os incentivos estão aí através de ótimas escolhas como Incendiario Volatil para o topo de curva, Espreitador do Sepulcrario oferecendo um drop 3 tribal para substituir outras opções como Rastreadora de Pontespinho ou Mamute de Kazandu, e o tão esperado drop 1 com Lider de Alcateia em Ascensao (e mesmo Ginete de Lobo de Kessig pode fazer esse papel na curva).
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Assim como o Selesnya Festival, a estrutura do Temur Treasures é bastante amarrada, ao depender de algumas cartas-chave na mecânica (como as citadas no parágrafo acima do Werewolves). Portanto, a experimentação acontece nos espaços flexíveis, com Lavar e Abrasao podendo encontrar espaço.
Lider de Alcateia em Ascensao é outra alternativa para gerar agilidade junto à Magda, Criminosa Intrepida que vai crescendo com as mágicas mais pesadas vindo nas curvas seguintes.
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A promessa de suporte aos vampiros em Voto Carmesim aparentemente não decepcionou - e veio com barba, cabelo e bigode, com um conjunto de ameaças em vários pontos da curva, Planeswalker, mágicas de suporte e base de mana.
Propriedade dos Voldaren é o terreno desvirado que fixa mana para a tribo, Sorin, o Infeliz é o Planeswalker que "sinergiza" bem ajudando a atacar por outro ângulo para contornar remoções globais, Antepassada Falkenrath complementa a resiliência enquanto pressiona na curva, e existem algumas opções interessantes para um caminho mais midrange com Fornecedor de Frascos de Sangue e Henrika Domnathi.
Vinganca dos Vampiros é uma ótima resposta para combater outros aggros, especialmente as criaturas pequenas do White Weenie e as fichas de lobo e felino do Mono Green. Outras criaturas como Conjuradora de Sangue Voldaren podem ajudar a completar a massa crítica de criaturas tribais necessária para o baralho rodar.
Os Dez "Novos"
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Tanto o suporte quanto a quantidade de zumbis presentes pós-rotação deixou a desejar, mas agora o Voto Carmesim traz algumas peças que podem completar a equação. Graf Reaver e Headless Rider complementam bem a curva com sinergia tribal, Geralf, Suturador Visionario é uma ameaça interessante para gerar certa resiliência e também cumprir um papel de fechar o jogo atacando pelos céus, e Amalgama Sobrecarregado é uma excelente recompensa para se manter nesse arquétipo em particular, sendo uma ameaça que pressiona e responde remoções globais e outras mágicas pesadas do adversário.
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Katilda, Lider Cervo da Aurora é uma das criaturas com mais potencial da primeira parte de Innistrad nesse ano, e talvez com Voto Carmesim tenha chego o elenco de apoio necessário para o Selesnya Humans chegar a algum lugar. Vanguarda do Vilarejo é poderoso, podendo entrar gigantesco com Salvaguarda em um mundo onde boa parte das remoções são de dano ou luta.
Torens, Punho dos Anjos também consegue gerar bastante valor, aumentando a mesa rapidamente para as ativações da Katilda. E para fechar a conta, Thalia, Guardia de Thraben é o elo para manter o deck em um alto número de criaturas ao mesmo tempo em que ataca o restante do metagame.
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O preview exclusivo da LigaMagic Voz dos Abencoados pode ser o que faltava para ter redundância suficiente na estratégia de ganhar vida no Standard, nesse momento capitaneado por Clerigo do Laco de Vida e Valquiria Justa.
Uma base de mana mais robusta com Santuario Despedacado além de opções como Queda do Heroi para remoção premium e Thalia, Guardia de Thraben para combater os decks de turnos também vêm em Voto Carmesim para a estratégia.
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Voto Carmesim foca algumas de suas cartas Azorius na sinergia de auras/espíritos, com algumas poderosas opções como Katilda, Martir Cervo da Aurora e Dorothea, Vitima Vingativa podem ser recompensas viáveis.
Dragonete Cacador de Tempestades, por outro lado, é uma das melhores criaturas para ser alvejada com auras, e dadas às devidas proporções, faz um trabalho de Dancarina dos Espiritos Kor para a estratégia no Standard. Armadilha de Luminogeist é uma ótima disrupção para o baralho, permitindo desenvolver com ameaças enquanto mantém interação para remoções abertas a um custo baixíssimo.
Outro caminho para o baralho seria focar mais na tribo de Espíritos e menos nas auras, utilizando-se de mais criaturas sinérgicas e até individualmente poderosas como Espirito Fugaz, Adversario Espectral, Geist do Grilhao Onirico e Iluminador do Cemitério.
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Talvez não seja dessa vez que o Mono Red vá conseguir competir com seus primos monocoloridos Mono Green e White Weenie, mas sempre podemos tentar novamente com algumas das novas opções. Chandra, Vestida para Matar é uma poderosa Planeswalker de três manas que demanda uma base monocolorida para rodar, mas cuja recompensa é bastante incrível caso a demanda seja atingida.
Visionaria Voltaica e Titereira Sinistra fornecem alternativas interessantes nas curvas, em particular com a sinergia da marionetista com os drops 1 para empurrar ainda mais dano no adversário nas curvas médias do jogo.
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Colosso Cultivador, Palha e Reivindicacao Esplendida sinergizam de maneira bem interessante com terrenos e a mecânica de Aterragem - o que os tornam um complemento poderoso para Wrenn e Sete, Refugio dos Felidares e Enxame de Cascudos.
O objetivo é ir alimentando o cemitério com terrenos ao mesmo tempo em que acelera a mesa com ramp, para então encaixar alguma das ameaças que se beneficiam da Aterragem ganhando múltiplas ativações em um só turno com Reivindicacao Esplendida.
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Juiz do Vinculo de Fe é uma mítica cheia de texto cujo ambos os lados impressionam. Uma criatura que bloqueia muito bem no início, pode eventualmente "virar a chavinha" atacando, e que tem embutido um finalizador difícil de interagir através de sua aura maldição não é algo a se brincar.
A base de Esper acima aposta em muitas remoções, anulações e demais ferramentas de controle de mesa para ganhar tempo, enquanto Cura pela Fe ajuda a colar as peças fazendo as vias de Iteracao Expressiva para a combinação. Através do seu descarte, ela possibilita retornar a aura diretamente do cemitério sem ter de esperar ela morrer para perturbar, o que agiliza a vitória depois de estabilizar o começo.
Queda do Heroi, Lavar e Circulo de Confinamento são todas interações novas que se encaixam muito bem no plano de ganhar tempo, enquanto atacam algumas ameaças específicas do metagame.
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Kaya, Cacadora de Geists é uma Planeswalker de três manas capaz de gerar um valor absurdo, desde que esteja inserida na casa correta. Porém, vale lembrar que estamos em um dos Standard que mais geram valor com fichas, com opções individualmente poderosas como Carruagem de Esika, Wrenn e Sete e Lolth, Rainha Aranha que funcionam ainda melhor em conjunto.
Adicione à mistura o tempero da base de mana inimiga completa com as Slow Lands e o Abzan Tokens pode se tornar uma realidade capaz de gerar um valor que nenhum aggro, midrange ou controle consegue acompanhar - dependendo, é claro, do quão em xeque Epifania de Alrund estará pelo restante do metagame.
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Outro caminho para montar o Mono Red seria ir mais pesado, talvez apostando na sinergia dos dragões como um grande topo de curva para o baralho com Chandra, Vestida para Matar. Abrasao e Dragao Averneo Manaforme caem como uma luva no plano, e pensando no pós-side, Maldicao da Hospitalidade pode ser uma ótima forma de "grindar" baralhos mais lentos nos recursos.
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Amalgama Sobrecarregado é uma excelente carta de Magic, e uma base Dimir com lampejo parece uma ótima casa para usar seu potencial em um plano coeso. As criaturas pretas rápidas e resilientes provêm agressão, ao mesmo tempo em que são corpos sacrificáveis para ela se aproveitar. Outras opções de suporte agregam bastante à estratégia, como Lavar, Queda do Heroi, Caminho dos Perigos e Sorin, o Infeliz.
E quanto a vocês, leitores, acreditam que Innistrad: Voto Carmesim vem para mudar completamente o metagame do Standard? Ou o Standard será mais de Epifania de Alrund, Carruagem de Esika e Dragao da Ponte Dourada? E em relação aos novos baralhos, alguma estratégia que considerem promissora que não tenha sido abordada no artigo? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!
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No geral não vejo o meta mudar sem um ban infelizmente.
Falando de vampiros, inicialmente eu achei que deixaram a desejar comparado aos zumbis e demais melhorias pros aggros verde e branco, mas talvez o poder esteja na Anje. A drenagem de vida pode fechar rapidamente a partida se não respondida. Se baixá-la turno 4, no 5º vc vai estar drenando 4 de vida, no 6º, 6 de vida (até aqui precisa de 5 blood tokens mas não é dificil colecionar tudo isso, além disso pra habilidade dela vc pode sacrificar criaturas tb), fora que vc vai estar atacando com tuas criaturas pra mais dano e ela própria tem um bom corpo.
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Embutir na Liga
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