Real Rogues – E os Zumbis!?
Oi Zumbis sumidos, onde estão vocês em Innistrad?!
06/10/2021 10:05 - 14.279 visualizações - 3 comentários
Fala galerinha sinistra! Voltamos ao universo de Innistrad! Estão curtindo a edição? Temos cartas bem loucas girando o novo Standard. Innistrad: Caçada à Meia- noite vinha com a promessa de lobisomens bem fortes. Tovolar, Soberano Medonho rapidamente se integrou ao metagame que já possuía decks monogreen e gruul poderosos. Buscadora de Tempestades Temeraria vem mostrando bons resultados nas composições agressivas também. Além de atender as expectativas na antecipada tribo de lobisomens, a edição botou um ovo de dragão interessante no metagame. Ovo Fumegante faz acompanhamento ao Dragao da Ponte Dourada numa receita vermelha e azul. Vamos ver esse deck que está entre os mais comuns do metagame, para compreender nosso adversário:
 
Izzet Dragons
Izzet Dragons
 
01/10/2021
R$ 788,87
R$ 1.412,48
R$ 4.208,12
 
01/10/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (8)
  
2,83
   
55,00
Mágicas (28)
   
34,40
  
0,06
  
3,60
  
0,06
   
5,00
4  
   
0,43
  
0,17
   
27,00
Terrenos (24)
0,06
25,93
8  
0,00
4  
0,00
12,74
54,70
60 cards total

Sideboard (15)
  
0,05
  
6,93
  
0,05
  
0,05
1  
  
0,05
  
0,45
   
16,11
 
Falando resumidamente sobre a lista. Veja como ela combina remoções, anulações, card advantage e até Epifania de Alrund para dar turnos extras. No late game é possível recorrer aos manlands, Covil do Bugurso e Salao dos Gigantes da Tempestade, combinados com mágicas de dano. No entanto, as listas do metagame atual abrem uma oportunidade, note que as remoções globais estão em baixa e as listas estão dependendo de spot removals. No caso específico do UR dragons, falamos de um deck de poucas criaturas que pode ser muito punido por remoções inimigas. Ele parece mesmo ter sido construído  contra o Monogreen, que era um dos líderes do formato.
 
Bem, analisando o metagame vi que Innistrad trouxe os dragões, os lobisomens, uns rogues de vampiros ainda em desenvolvimento e Teferi, Atrasador do Poente em builds experimentais de controle que ainda não se consolidaram. Me dei conta de quem Innistrad NÃO trouxe: os zumbis! 

 
 
Nossa mais nova edição trouxe esse flavor épico que retrata Campeao da Paroquia antes e depois de 2020. Campeao dos Perecidos nos spoilers era a promessa de que os zumbis brilhariam no Arena mais uma vez! Porém, as coisas estão um pouco silenciosas por enquanto e os zumbis estão parecendo fantasmas que não conseguimos ver. Não temam! Aqui vem o Real Rogues para testar builds de zumbi,  revivendo a tribo em nossas partidas uma vez mais hehe. É possível que a próxima coleção de Innistrad fortaleça as listas, mas vamos testar esses zumbis agora mesmo e compreender qual é o poder deles no presente! Criei duas listas best of 1. Uma focada em cemitério e auto mill e outra no arquétipo aggro tradicional. Veremos esses zumbis levantarem para a batalha:
 
Zumbi Aggro
Monoblack Zumbi Aggro
 
30/09/2021
R$ 544,81
R$ 889,89
R$ 2.081,32
 
30/09/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (26)
 
3,92
 
0,01
 
0,04
  
6,80
3  
  
0,24
   
4,00
Mágicas (15)
 
0,11
 
0,31
  
2,90
    
98,91
Terrenos (19)
17,50
17  
0,00
60 cards total

  
 
Uma muito provável razão para os zumbis estarem fora do metagame atual é a falta de um Senhor dos Mortos-Vivos de valor de mana 3. Porém, há rotas alternativas disponíveis para jogar com a tribo. Primeiramente, o Campeao dos Perecidos é uma carta necessária e poderosa. Crescendo em poder todos os turnos, é uma ameaça impossível de se ignorar. As coisas ficam interessantes quando observamos o feitiço Rastejar do Porao. Este feitiço é de certo modo o bônus de que precisávamos. Como nossas criaturas possuem curva baixa de mana, é possível retorná-las para mão e para o jogo no mesmo turno. Uma carta que pode dar refil duplo para nossas ameaças e ao mesmo tempo buffar nossos zumbis. Com o pequeno bônus, nossa curva 2 fica 3/4 e 4/3, poder e resistência suficientes para disputar o game com os decks verdes nos primeiros turnos. Dá para baixar Campeao dos Perecidos múltiplas vezes na mesma partida! Adversario Maculado também se beneficia muito. Criaturas com toque mortífero são bem chatinhas para o oponente, agora ela pode retornar do cemitério para sua mão para trocar múltiplas vezes no combate. Poder re-conjurá-lo dá a oportunidade de pagar seu custo adicional e construir ainda mais o campo de batalha. Uma vantagem contra outros deck baseados em criaturas.
 
A cor preta permite o uso de algumas das melhores remoções, como Sede de Grao-vampiro e Garras Infernais. Evito utilizar 4 cópias desta segunda, pois custa vida. Use com moderação.
 
Os zumbis atualmente mostram como principal vantagem essa espécie de resiliência, essa capacidade de voltar e reconstruir a mesa múltiplas vezes. Despertar de Agadeem trabalha nessa ideia. A lista tem um nível considerável de agressão construído logo nos primeiros turnos e pode se reconstruir, não importando muito que nossos zumbis morram no processo. Interessante, não é? Esse pool de cartas atual permite o experimento. Em termos de poder bruto, podemos pensar esse aggro como mais frágil do que Gruul ou Monogreen. Porém, nossas criaturas retornam recorrentemente do cemitério e possuímos remoções de criaturas alvo para lidar com os maiores problemas.
 
Temos surpresinhas adicionais por aqui:

  
 
Como nosso deck de zumbis não tem aqueles tradicionais 8 Senhor dos Mortos-Vivos, podemos colocar alguns outros tipos de criatura na lista para deixa-la mais esperta. Despertador Extatico ajuda a completar os números na lista para sempre começarmos com um drop 1 no campo de batalha. Sua habilidade que nos dá uma 4/4 já no terceiro turno serve muito bem ao propósito aggro. Sacrificar criaturas para nosso deck não é problema. Principalmente quando observamos a habilidade de Jadar, Invocador de Carnicais de Nefalia. Esse peculiar humano que joga em deck de zumbi. Com ele temos um zumbi que vai e “volta” que nos garante 1 ataque despreocupado em todo turno ou um sacrifício grátis com refil. Pode parecer pouco à primeira vista, mas veja só: Valquiria Erradicadora possui uma habilidade que juntamente com esse zumbi retornável pode trancar o oponente. Um soft lock que demanda um sacrifício por turno! Esse combo normalmente é factível depois que ambos os lados do campo de batalha já se desgastaram um pouco, remoções e criaturas foram utilizadas e na sobra uma Valquíria com Jadar levam a partida. Tem uma galera que já possui várias dessas cartas no arena, fica fácil testar!
 
Broto Zumbi Dedos-de-palito
Broto Zumbi Dedos-de-palito
 
01/10/2021
R$ 106,19
R$ 260,97
R$ 1.047,91
 
01/10/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (24)
 
0,06
  
6,80
   
0,75
  
0,86
   
17,33
  
0,58
   
0,07
Mágicas (12)
 
0,11
 
0,25
 
0,31
  
2,90
  
7,90
  
3,82
Terrenos (24)
0,00
0,00
0,00
0,05
60 cards total

  
 
Reza a lenda que se você escrever ou falar o nome desse deck 3 vezes algo acontecerá! Cuidado, pois aqui as criaturas voltam do cemitério espontâneamente para te pegar.
 
Lembra que eu havia dito não haver um buff tribal zumbi de turno 3. Pois é, com um pouco de esforço podemos achar um. Não estamos falando de Skaab das Laminas Suturadas. Estamos falando de Narfi, Rei Traidor que pode retornar do cemitério caso você possua 3 terrenos nevados. Ele nem mesmo se importa com a cor destes terrenos. Esse rei zumbi é o terror das anulações e remoções. É muito barato para retorná-lo ao campo de batalha, uma ameaça recorrente. Porém, para utilizá-lo precisamos triturar nosso próprio deck. Broto Necrocapelo é nossa melhor solução, seguido de Trono da Morte uma ou duas dessas cartas na mesa e começamos a gerar card advantage a partir de nosso cemitério. Rastejar do Porao possui recapitular, Morte de Ébano pode ser conjurado do Cemitério e deste modo enquanto trituramos nosso deck ganhamos mais opções de ações. Card advantage do cemitério.
 
Essa lista é mais complexa do que a anterior. Narfi, Rei Traidor não aumenta o poder de todas as criaturas, mas tem especial sinergia combinado com um Adversario Maculado, que é uma fábrica de fichas no late game.

  
 
Falando em cemitério, Egon, Deus da Morte viu pouco jogo até agora. Seu custo de manutenção dificultava as coisas. No entanto, nesse deck de triturar, é consideravelmente fácil mantê-lo na mesa. Uma 6/6 toque mortífero já no turno 3 é uma ameaça forte. Utilizamos 4 cópias dessas lendas sem peso na consciência pois podemos exilá-las de nosso cemitério, ou o oponente pode remover algumas delas de jogo, afinal, a disputa é sempre intensa. Toque mortífero, remoções e criaturas grandes que voltam facilmente do cemitério para o jogo. É um deck maluco, que principalmente considerando o elemento surpresa do best of one rogue pode ganhar partidas. Velho Dedos-de-palito é uma carta muito interessante, que serve tanto para aumentar o grave quanto para atacar pesado. Assim, com várias cartas bombas e jogadas diretamente do cemitério, essa lista promete surpreender seu oponente.
 
Finalizando, vou passar ainda uma lista extra de zumbis. Dessa vez não para o formato standard, mas para o formato histórico. No formato histórico costumam sobrar opções. Isso torna o deckbuilding mais fácil, simples para o leitor fazer sua própria versão de zumbis históricos e se divertir. Vou passar aqui esse exemplo clássico para fechar com chave de cemitério esse nosso zombie pack do dia!
 
Zombie Histórico
 
Zombie Historic
 
01/10/2021
R$ 652,76
R$ 1.742,99
R$ 8.156,08
 
01/10/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (35)
 
3,92
 
0,68
 
19,00
  
6,80
  
0,07
  
0,04
   
7,75
   
1,99
  
0,35
Mágicas (7)
 
39,49
    
98,91
Terrenos (18)
17,50
16  
0,00
60 cards total
 
É isso aí galera. Hoje vimos que para jogar com zumbis no standard atual é preciso imaginação e deckbuilding. As listas não são lineares, mas são muito divertidas pelos recursos e combinações possíveis. É um jogar de zumbi diferente, um jogador de zumbi rogue! Bora invocá-los no metagame? É uma tribo muito legal, cheia de fãs, que merece seu espaço em nossas partidas. Eu fico imaginando quais serão os lançamentos de zumbi nos próximos meses. Será que vira tier 1?
 
cuidem-se, até logo
 
“cause this is thrilleeeerr...thriller night and no one’s gonna save you from the beast about to strike... AU ”- MJ
 
Chandler
Edu Godoy ( chandler)
É um estrategista deck builder com nível de captura 999 e Conhecimento Acumulado sobre vários decks! Escreve sobre For Fun, rogues, competitivos e spoilers. Gosta de utilizar as sugestões de cards dos leitores para construir decks “novos para o mundo”. Joga e estuda Magic desde que dragões voavam com ímpeto e gatos ígneos metamorfoseavam.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
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(Quote)
- 13/10/2021 10:28:29
Cara de UW enfrentei um deck de zumbis que não acabava o gás nunca, muito legal o artigo, acho que zumbis pode rolar legal logo logo.
(Quote)
- 10/10/2021 16:35:02

massa! a remoção tribal é muito legal mesmo. as instants com decomposto eu ainda acho não muito funcionais, mas talvez funcione, deckbuilding não pode parar gogo

(Quote)
- 10/10/2021 03:22:50
No standard daria pra aproveitar muito das instants com decomposto, usar alguns zumbis como o campeão, adversário e Skaab, e o resto do deck focado em spells e decomposto, surgindo um raro deck tempo, como draw, usar Village rites depois da de atacar com as fichas com decomposto dá um valor extra pras fichas auto-sacrificaveis. E não pode se esquecer de medo debilitante, está carta é um mass removal tribal que brilhou no rogue tempo, e qualquer deck tribal nas cores pretas deveria ponderar usar ela no deck principal.
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