Olá, meus queridos Hobbits.
Inicio esse artigo sugerindo uma reflexão sobre sensações, assim como Descartes quando afirma que todas as sensações podem estar as enganando, como se engana quando sonha e acredita que o sonho é realidade. Querido leitor, qual sua sensação ao descobrir que teremos cards com a temática do mundo criado pelo fantástico J. R. R. Tolkien? Será que estamos todos em um sonho? Se me permitem, minha sensação não apenas foi, mas está sendo de muita felicidade e desespero. Felicidade por ver uma obra fantástica sendo adaptada em meu TCG favorito e desespero por me questionar quais serão os personagens escolhidos para a representação de O Senhor dos Anéis em Magic: The Gathering.
Como fã, gostaria muito que a lore de O Senhor dos Anéis fosse respeitada nesse “collab”, mas confesso que confio e espero obtermos produtos com artes fantásticas e visões dos artistas com um novo prisma sobre a obra de Tolkien. Quais personagens serão apresentados nesta edição? Esse questionamento me segue assim como uma sombra em dias ensolarados.
Essa será uma jornada contendo alguns capítulos, começando assim como em uma jornada inesperada, com um mago conhecido pelos maravilhosos fogos de artifício. Sim, analisaremos juntos Gandalf e outros Maiar.
Tentaremos definir as cores para os seguintes personagens: Gandalf (Olórin), Radagast (Aiwendill), Saruman (Curunír) e os magos azuis Alatar e Pallando (Rómenstámo e Morínehtar). Para tal, utilizaremos a filosofia de cores de Magic, expressada de forma genial por diversos autores e criadores de conteúdo. Lembrando que tudo faz parte de uma brincadeira de reflexão, pois esse é o grande objetivo deste artigo, brincar de imaginar.
Legendas para as imagens:
! = Mais chances de pertencer a cor. Argumentarei Sobre.
? = Opinião dividia sobre pertencer a cor. Qual a sua opinião?
X = Menores chances de pertencer a cor.
Gandalf, o Cinzento ou Gandalf, o Branco
Vermelho: – Tome este anel, Mestre – disse ele – pois seus trabalhos serão árduos; mas ele irá ajudá-lo na cansativa missão que você tomou pra si. Pois este é o Anel de Fogo, e com ele você poderá reacender corações num mundo que se esfria. Mas, quanto a mim, meu coração está com o Mar, e vou morar nas praias cinzentas até que zarpe o último navio. Vou aguardar você. – Apêndice B de O Senhor dos Anéis: "O Conto dos Anos", pág. 374. Reacender corações, existe alguma frase que melhor define a cor vermelha no Magic?
Branco: A promoção de Gandalf foi uma decisão feita por "Deus" para compensar o poder crescente de Sauron e o poder de enfraquecimento dos Povos Livres da Terra Média. Gandalf em certo momento, adquire a forma de Gandalf, o Branco. Em uma forma com poderes maiores quando comparada a anterior, mas isso não o tira do dever inicial de apenas aconselhar e jamais interferir. Branco? Sim.
Radagast, o Castanho
Verde: Rhosgobel nos Vales do Anduin, no beiral do oeste da Floresta das Trevas, entre Carrock e a Floresta da Velha Estrada, perto dos Campos de Lis, o seu nome deriva do Sindarin rhosc gobel que significa "aldeia marrom". Radagast tem um entendimento adepto de como a natureza funciona, além de amar e proteger os habitantes de florestas.
Vermelho: The Istari dos Contos Inacabados, o nome Radagast significa "concurso de feras" em adûnaico, outra das línguas ficcionais de Tolkien. No entanto, Christopher Tolkien indica que seu pai pretendia alterar essa derivação e trazer Radagast em linha com os outros nomes de magos, Gandalf e Saruman, associando-a com a antiga língua dos Homens do Vales do Anduin. Achei provável a utilização da guilda Gruul para este personagem icônico, amante de feras que habitam florestas.
Saruman, o Branco
Branco: Quando o Conselho Branco foi formado por volta de 2463 da Terceira Era para combater Sauron, Saruman foi apontado como seu líder, apesar de Galadriel preferir Gandalf. Portanto, com o objetivo de ordem na idade média, Saruman, o branco, era o líder ao combate das organizações de Sauron.
Preto: Seu profuso estudo sobre magia negra, no entanto, o levou a desejar o Um Anel. Pensando que poderia tomá-lo para si ou tornar-se o servo principal de Sauron, Saruman aliou Isengard a Mordor na Guerra do Anel, na qual foi derrotado. Seu desejo ao poder e o estudo de magia negra parecem ser argumentos válidos para Saruman ter a cor preta vinculada a seu personagem.
Alatar e Pallando, os Azuis.
Azul: Pouco se conhece a respeito de Alatar e Pallando, do conhecimento da Terra-média, eles eram simplesmente chamados Ithryn Luin, “Os Magos Azuis” (devido a cor azul-oceano).
Preto: Não comentei sobre as dúvidas dos últimos magos, mas achei interessante mostrar ao leitor o seguinte trecho para alimentar vossa opinião:
“Eu acho que eles foram como emissários para regiões distantes, Leste e Sul, longe do alcance numenoreano: missionários em terras ocupadas pelo inimigo, como elas eram. Qual sucesso eles obtiveram eu não sei, mas eu acho que eles falharam, como Saruman falhou, mas de maneira diferente, e eu suspeito que eles foram fundadores ou iniciadores de cultos secretos e tradições mágicas que perduraram após a queda de Sauron.”
(Letters, p.280).
Conclusão
Querido leitor, como dito anteriormente, o objetivo dessa análise é despertar uma reflexão em uma possível combinação de cores para os personagens de Senhor dos Anéis, brincar de imaginar é uma atividade fantástica. Vocês perceberam que não defini mais de duas cores a cada personagem, e a única certeza que temos é que não temos a certeza de absolutamente nada.
O que vocês acham desses personagens em um mundo de Magic? Há espaço para todos os magos? Vocês acreditam que eles podem ser monocromáticos ou até mesmo 5C? Vamos brincar de imaginar juntos. Adicionei abaixo um quadro resumo de minha primeira análise.
Dividirei os próximos capítulos em:
Capítulo 2: Magic: the Gathering – A sociedade do Sol Ring.
Capítulo 3: Magic: the Gathering – As duas Command Tower.
Capítulo 4: Magic: the Gathering – O retorno de Kenrith, the Returned King.
Muito obrigado por chegarmos juntos ao fim deste artigo, espero vocês nos próximos. Abraços!
Gandalf - RW
Saruman - BW
Radaghast - RG
Allatar e Pallandro - Um UW e o outro UB
Sauron - BR
Galladriel - GW
Elrond - UG
Boromir - UR
Gollum - BG
Arwen - U
Legolas - G
Gimli - R
Frodo - W
Rei Bruxo de Angmar - B
Curtia muito o LOTR TCG tinha umas mecânicas que ja fiquei pensando como seriam no magic