Voltamos com mais um artigo do Pioneer e a melhor escolha para o formato. Mas claro que vamos começar falando do metagame.
Jund e 5c Niv ficaram bem populares, especialmente o Jund, que ganhou vários eventos no Magic Online, mostrando toda a força de Cidadela de Nicol Bolas. Outro deck que cresceu bastante foi o UW Ensoul, sempre aparecendo no top8. Ou seja, mesmo com novos decks aparecendo, sempre temos uma balança entre decks midranges e aggros explosivos.
O deck de hoje entra na primeira opção, é um midrange, ou seja, focado em card advantage,mas que também pode dar aquela combada para “roubar” alguns jogos perdidos. Hoje vamos de UW Yorion.
Primeiramente estamos falando de um midrange nos moldes que só o magic atual consegue produzir. Todas as criaturas do nosso maindeck desencadeiam uma habilidade quando entram em campo, ou seja, além da mana investida em poder/resistência, ainda temos algum efeito a mais, que normalmente gera card advantage. E tudo isso com Charming Prince e Yorion, Sky Nomad potencializando (lembrando que eles fazem um loop).
Ok, temos toda essa vantagem, mas e o combo? The Book of Exalted Deeds é um combo muito simples no Pioneer, graças ao Mutavault. Primeiro usaram ele em deck de devoção e parecia até ok, mas nesse deck, onde Charming Prince e Elite Guardmage podem nos ajudar a gerar fichas, o livro fica ainda mais interessante e está pronto para punir um adversário descuidado que baixa a sua guarda e conhece o nosso “Splinter Twin”. Ter dois planos é muito forte em decks assim, você força outras jogadas e vai gerando vantagens e Opa!!! Combei aqui. Para mim esse tipo de combo é o mais perigoso, aquele em que o deck executa outro plano e aparece sem avisar.
No entanto, o combo não é o principal foco do deck, ele ajuda em partidas que estão todos preocupados em combater o nosso card advantage, mas em jogos longos, ou que o oponente pode nos punir, você vai simplesmente para um plano normal e vai dar tudo certo.
No side eu preferi a linha de usar cartas que sejam realmente boas, Rest in Peace está incrível no formato assim como ter bons counters ou mesmo aquela cólera marota para punir os aggros. As cores UW no geral me parecem uma boa pedida e caso você queira ganhar jogos longos, essas são as cores que mais ajudam nesse plano atualmente.
E vamos, claro, dar aquelas dicas de side. Sempre lembrando que qualquer dúvida é só colocar nos comentários.
A partida aqui é de atrito, assim como nós o 5C Niv tem muitos triggers que geram vantagem, Disputa Mistica é a nossa grande carta na partida. Agente da Traicao também é uma carta incrível.
Side in: 2 Aether Gust 1 Mystic Dispute, 3 Dovin’s Veto, 2 Archon of Emeria Side out: 4 Portable Hole, 4 Bafling End
Vs Jund Cidadel
O problema dessa partida é que a cidadela pode virar o jogo do nada, assim como nós, combando. Pós-side tentamos combater utilizando o nosso card advantage, mas sempre com um olho na cidadela e dessa vez com o Archon of Emeria para nos ajudar. Portable Hole exilando Shaper’s Sanctuary é lindo. Jund não investe tanto em cartas “boas individualmente para você "roubar" então retiramos alguns Agent of Treachery.
Jogo simples e direto, colocamos coisas na mesa e tentamos ganhar vida para chegar ao midgame. Charming Prince é MVP. Pós side baixo o custo das mágicas para companhar melhor.
No primeiro game precisamos desesperadamente dos nossos counters e de uma Elspeth Derrota a Morte ganhando tempo, ainda mais se tentarmos combar. Pós side ficamos muito mais interativos com o nosso adversário.
Confesso que li o artigo, mas não entendi como o combo funciona a partir dele. Você usa o livro no mutavalt, mas até aí me parece apenas uma condição de empate. Como o combo funciona de fato?
O efeito de "não poder perder o jogo e os oponentes não poderem ganhar" fica fixo na land até ela ser removida do jogo (o que basicamente nunca acontece rs), ou seja, você pode ir a infinitos pontos de vida negativos e pode comprar seu deck todo e mesmo assim não vai perder, já o oponente, não vai ter a mesma sorte... Vocês vão ficar jogando e jogando, você pode não fazer nada, uma hora o cara não vai ter mais cartas pra comprar e vai perder o jogo. rsÉ tosco de assistir os caras combando no arena... porque muitas vezes o oponente insiste em jogar até o final kkk
Exatamente isso! Obg por sua resposta! Estava sem internet. Agradeço muito por ter ajudado nas duvidas dos nossos leitores.
Magina.. Tamo junto! E parabéns pelos artigos! Sempre bacana de ler, inclusive com side in, side out! Top!
[quote=RoxWeek=quote][quote=And_7552=quote][quote=edrd=quote]Confesso que li o artigo, mas não entendi como o combo funciona a partir dele. Você usa o livro no mutavalt, mas até aí me parece apenas uma condição de empate. Como o combo funciona de fato? [/quote]O efeito de "não poder perder o jogo e os oponentes não poderem ganhar" fica fixo na land até ela ser removida do jogo (o que basicamente nunca acontece rs), ou seja, você pode ir a infinitos pontos de vida negativos e pode comprar seu deck todo e mesmo assim não vai perder, já o oponente, não vai ter a mesma sorte... Vocês vão ficar jogando e jogando, você pode não fazer nada, uma hora o cara não vai ter mais cartas pra comprar e vai perder o jogo. rsÉ tosco de assistir os caras combando no arena... porque muitas vezes o oponente insiste em jogar até o final kkk[/quote]Exatamente isso! Obg por sua resposta! Estava sem internet. Agradeço muito por ter ajudado nas duvidas dos nossos leitores.[/quote]Magina.. Tamo junto! E parabéns pelos artigos! Sempre bacana de ler, inclusive com side in, side out! Top!
Confesso que li o artigo, mas não entendi como o combo funciona a partir dele. Você usa o livro no mutavalt, mas até aí me parece apenas uma condição de empate. Como o combo funciona de fato?
O efeito de "não poder perder o jogo e os oponentes não poderem ganhar" fica fixo na land até ela ser removida do jogo (o que basicamente nunca acontece rs), ou seja, você pode ir a infinitos pontos de vida negativos e pode comprar seu deck todo e mesmo assim não vai perder, já o oponente, não vai ter a mesma sorte... Vocês vão ficar jogando e jogando, você pode não fazer nada, uma hora o cara não vai ter mais cartas pra comprar e vai perder o jogo. rsÉ tosco de assistir os caras combando no arena... porque muitas vezes o oponente insiste em jogar até o final kkk
Mas pelo efeito "Anjo de Platina" o oponente também não deveria não poder perder o jogo? É que desse jeito parece que o efeito de não perder só serve pra você, mas o oponente também não pode perder. Quer dizer, se levar até o final não dá empate? Malz muito noob aqui XD
O texto diz que vc não pode perder e os oponentes não podem ganhar. Isso pode parecer redundância, mas não é (e é tb diferente do que vc entendeu; em momento algum a habilidade diz que os oponentes não podem perder, e sim que não podem ganhar).Esse texto é importante de ser entendido pq há cartas com texto que fazem vc ganhar o jogo como parte da resolução da habilidade (Oráculo de Thassa, por exemplo). Note no texto do oráculo que em momento algum diz que os oponentes perdem, e sim que vc ganha. Pode parecer irrelevante, já que num duelo, se um vence, a partida acaba. Mas com esse texto do livro, vc não pode perder (seja por pontos de vida, comprar carta de grimorio vazio, resolução de habilidades que dizem que você perde o jogo) e o seu oponente tb não pode vencer de modo algum, inclusive por meios como o da habilidade do Oráculo.
Beleza. Obrigado.
[quote=razorkaos=quote][quote=edrd=quote][quote=And_7552=quote][quote=edrd=quote]Confesso que li o artigo, mas não entendi como o combo funciona a partir dele. Você usa o livro no mutavalt, mas até aí me parece apenas uma condição de empate. Como o combo funciona de fato? [/quote]O efeito de "não poder perder o jogo e os oponentes não poderem ganhar" fica fixo na land até ela ser removida do jogo (o que basicamente nunca acontece rs), ou seja, você pode ir a infinitos pontos de vida negativos e pode comprar seu deck todo e mesmo assim não vai perder, já o oponente, não vai ter a mesma sorte... Vocês vão ficar jogando e jogando, você pode não fazer nada, uma hora o cara não vai ter mais cartas pra comprar e vai perder o jogo. rsÉ tosco de assistir os caras combando no arena... porque muitas vezes o oponente insiste em jogar até o final kkk[/quote]Mas pelo efeito “Anjo de Platina” o oponente também não deveria não poder perder o jogo? É que desse jeito parece que o efeito de não perder só serve pra você, mas o oponente também não pode perder. Quer dizer, se levar até o final não dá empate? Malz muito noob aqui XD[/quote]O texto diz que vc não pode perder e os oponentes não podem ganhar. Isso pode parecer redundância, mas não é (e é tb diferente do que vc entendeu; em momento algum a habilidade diz que os oponentes não podem perder, e sim que não podem ganhar).Esse texto é importante de ser entendido pq há cartas com texto que fazem vc ganhar o jogo como parte da resolução da habilidade (Oráculo de Thassa, por exemplo). Note no texto do oráculo que em momento algum diz que os oponentes perdem, e sim que vc ganha. Pode parecer irrelevante, já que num duelo, se um vence, a partida acaba. Mas com esse texto do livro, vc não pode perder (seja por pontos de vida, comprar carta de grimorio vazio, resolução de habilidades que dizem que você perde o jogo) e o seu oponente tb não pode vencer de modo algum, inclusive por meios como o da habilidade do Oráculo. [/quote]Beleza. Obrigado.
Confesso que li o artigo, mas não entendi como o combo funciona a partir dele. Você usa o livro no mutavalt, mas até aí me parece apenas uma condição de empate. Como o combo funciona de fato?
O efeito de "não poder perder o jogo e os oponentes não poderem ganhar" fica fixo na land até ela ser removida do jogo (o que basicamente nunca acontece rs), ou seja, você pode ir a infinitos pontos de vida negativos e pode comprar seu deck todo e mesmo assim não vai perder, já o oponente, não vai ter a mesma sorte... Vocês vão ficar jogando e jogando, você pode não fazer nada, uma hora o cara não vai ter mais cartas pra comprar e vai perder o jogo. rsÉ tosco de assistir os caras combando no arena... porque muitas vezes o oponente insiste em jogar até o final kkk
Mas pelo efeito "Anjo de Platina" o oponente também não deveria não poder perder o jogo? É que desse jeito parece que o efeito de não perder só serve pra você, mas o oponente também não pode perder. Quer dizer, se levar até o final não dá empate? Malz muito noob aqui XD
O texto diz que vc não pode perder e os oponentes não podem ganhar. Isso pode parecer redundância, mas não é (e é tb diferente do que vc entendeu; em momento algum a habilidade diz que os oponentes não podem perder, e sim que não podem ganhar).
Esse texto é importante de ser entendido pq há cartas com texto que fazem vc ganhar o jogo como parte da resolução da habilidade (Oráculo de Thassa, por exemplo). Note no texto do oráculo que em momento algum diz que os oponentes perdem, e sim que vc ganha. Pode parecer irrelevante, já que num duelo, se um vence, a partida acaba. Mas com esse texto do livro, vc não pode perder (seja por pontos de vida, comprar carta de grimorio vazio, resolução de habilidades que dizem que você perde o jogo) e o seu oponente tb não pode vencer de modo algum, inclusive por meios como o da habilidade do Oráculo.
[quote=edrd=quote][quote=And_7552=quote][quote=edrd=quote]Confesso que li o artigo, mas não entendi como o combo funciona a partir dele. Você usa o livro no mutavalt, mas até aí me parece apenas uma condição de empate. Como o combo funciona de fato? [/quote]O efeito de "não poder perder o jogo e os oponentes não poderem ganhar" fica fixo na land até ela ser removida do jogo (o que basicamente nunca acontece rs), ou seja, você pode ir a infinitos pontos de vida negativos e pode comprar seu deck todo e mesmo assim não vai perder, já o oponente, não vai ter a mesma sorte... Vocês vão ficar jogando e jogando, você pode não fazer nada, uma hora o cara não vai ter mais cartas pra comprar e vai perder o jogo. rsÉ tosco de assistir os caras combando no arena... porque muitas vezes o oponente insiste em jogar até o final kkk[/quote]Mas pelo efeito “Anjo de Platina” o oponente também não deveria não poder perder o jogo? É que desse jeito parece que o efeito de não perder só serve pra você, mas o oponente também não pode perder. Quer dizer, se levar até o final não dá empate? Malz muito noob aqui XD[/quote]O texto diz que vc não pode perder e os oponentes não podem ganhar. Isso pode parecer redundância, mas não é (e é tb diferente do que vc entendeu; em momento algum a habilidade diz que os oponentes não podem perder, e sim que não podem ganhar).Esse texto é importante de ser entendido pq há cartas com texto que fazem vc ganhar o jogo como parte da resolução da habilidade (Oráculo de Thassa, por exemplo). Note no texto do oráculo que em momento algum diz que os oponentes perdem, e sim que vc ganha. Pode parecer irrelevante, já que num duelo, se um vence, a partida acaba. Mas com esse texto do livro, vc não pode perder (seja por pontos de vida, comprar carta de grimorio vazio, resolução de habilidades que dizem que você perde o jogo) e o seu oponente tb não pode vencer de modo algum, inclusive por meios como o da habilidade do Oráculo.
Confesso que li o artigo, mas não entendi como o combo funciona a partir dele. Você usa o livro no mutavalt, mas até aí me parece apenas uma condição de empate. Como o combo funciona de fato?
O efeito de "não poder perder o jogo e os oponentes não poderem ganhar" fica fixo na land até ela ser removida do jogo (o que basicamente nunca acontece rs), ou seja, você pode ir a infinitos pontos de vida negativos e pode comprar seu deck todo e mesmo assim não vai perder, já o oponente, não vai ter a mesma sorte... Vocês vão ficar jogando e jogando, você pode não fazer nada, uma hora o cara não vai ter mais cartas pra comprar e vai perder o jogo. rsÉ tosco de assistir os caras combando no arena... porque muitas vezes o oponente insiste em jogar até o final kkk
Mas pelo efeito "Anjo de Platina" o oponente também não deveria não poder perder o jogo? É que desse jeito parece que o efeito de não perder só serve pra você, mas o oponente também não pode perder. Quer dizer, se levar até o final não dá empate? Malz muito noob aqui XD
[quote=And_7552=quote][quote=edrd=quote]Confesso que li o artigo, mas não entendi como o combo funciona a partir dele. Você usa o livro no mutavalt, mas até aí me parece apenas uma condição de empate. Como o combo funciona de fato? [/quote]O efeito de "não poder perder o jogo e os oponentes não poderem ganhar" fica fixo na land até ela ser removida do jogo (o que basicamente nunca acontece rs), ou seja, você pode ir a infinitos pontos de vida negativos e pode comprar seu deck todo e mesmo assim não vai perder, já o oponente, não vai ter a mesma sorte... Vocês vão ficar jogando e jogando, você pode não fazer nada, uma hora o cara não vai ter mais cartas pra comprar e vai perder o jogo. rsÉ tosco de assistir os caras combando no arena... porque muitas vezes o oponente insiste em jogar até o final kkk[/quote]Mas pelo efeito “Anjo de Platina” o oponente também não deveria não poder perder o jogo? É que desse jeito parece que o efeito de não perder só serve pra você, mas o oponente também não pode perder. Quer dizer, se levar até o final não dá empate? Malz muito noob aqui XD
Esse deck é o motivo de eu incluir umas copias de Lua Alpina no side do Burn (acaba se do útil também contra outros lands problemáticos, como Lotus Field e Nykthos). Com spirits ainda não tive oportunidade de jogar contra esse deck, mas acho que essa versão UW é mais consistente do que aquela GW que surgiu antes (que usava uns anjos e Collected Company).
Eu tb prefiro essa versão, jogue com as duas! A Gw é meio vulnevarel, porem mais agressiva! Essa é menos agressiva, entretanto tem muitos recursos e formas de ganhar!
[quote=razorkaos=quote]Esse deck é o motivo de eu incluir umas copias de Lua Alpina no side do Burn (acaba se do útil também contra outros lands problemáticos, como Lotus Field e Nykthos). Com spirits ainda não tive oportunidade de jogar contra esse deck, mas acho que essa versão UW é mais consistente do que aquela GW que surgiu antes (que usava uns anjos e Collected Company). [/quote]Eu tb prefiro essa versão, jogue com as duas! A Gw é meio vulnevarel, porem mais agressiva! Essa é menos agressiva, entretanto tem muitos recursos e formas de ganhar!