Com as inscrições recém iniciadas do nosso primeiro torneio Conquest inteiramente BR, vamos trazer um pouco de conteúdo sobre o formato para galera que tem interesse mas ainda não se familiarizou.
Mas antes de tudo, não se esqueçam de checar nossas redes sociais da cEDH Brasil, e o meu canal pessoal da twitch (twitch.tv/jeff3nd), pra acompanhar nosso conteúdo sobre cEDH e Conquest. E além disso, se você ainda não leu nosso artigo onde explico melhor a dinâmica do formato, é só clicar Aqui (Você conhece o Conquest? | Artigos LigaMagic | LigaMagic).
Então sem mais delongas, vamos ao que interessa.
Nesse clima de torneio, nada melhor do que checar algumas listas diferentes pra ter algumas idéias do que montar, e de como montar seu deck, já que o formato não possui um metagame definido e te oferece uma liberdade criativa muito grande.
Então pensando nisso escolhi alguns decks com pegadas bem diferentes pra apresentar, e talvez acender uma centelha de deckbuilder nos que pretendem jogar, ou até mesmo participar do nosso 1º Conquest Cup!
Obs: Todos os decks foram construídos sem limite de budget, mas isso não impede que todos eles sejam adaptados de acordo com a realidade de cada jogador.
E desde o lançamento de Kaldheim não podemos deixar de colocar nossa anã em todas as listas onde apresentamos decks nos artigos. Afinal, esse Mono Red possui uma das estruturas mais consistentes e auto-suficiente do formato, dependendo de uma estratégia fornecida quase que inteiramente pelo próprio comandante.
Essa característica permite ao deck uma maleabilidade e capacidade de moldar a diversos metas, além também de ser uma ótima opção budget. Sem contar a adição de Paradox Engine como uma estratégia complementar que oferece um gás absurdo para todas as suas outras linhas!
O combo principal se manteve como de costume, utilizando de Clock of Omens para criar tesouros infinitos junto as criaturas artefato que compõem o deck, como por exemplo Universal Automaton e Proteus Machine;
E entrando no âmbito dos decks voltron, que são muito pouco tratados por aqui, vamos falar sobre Skullbriar, um comandante extremamente promissor no Conquest onde ele consegue facilmente administrar seus danos de forma letal.
Começando pela sua característica mais marcante que é sua habilidade de manter marcadores quando é movido para algumas zonas, colabora para que nosso zumbi crie um corpo massivo com muita facilidade, o que somado ao seu ímpeto e baixo custo pode se tornar um problema muito rápido.
Apesar de não parecer, estamos lidando com uma combinação de cores que oferece uma Shell muito completa para ampliar a mecânica de marcadores +1/+1, e também em relação a controle de campo através de remoções.
Sem duvida um dos decks que podem vir a ser uma surpresa!
Dessa vez vamos para um deck bem fora do padrão, onde temos partners da combinação gruul, sendo um deles um planinauta.
Essa lista, como o nome sugere, é um aggro raiz que não tem nenhum segredo miraculoso além do bom e velho beatdown!
Sua estratégia consiste no controle gerado pela Jeska, somado à presença de board fornecida pela Tana para construir campos sólidos e ganhar muitas vezes utilizando os truques de combate dos quais temos acesso, como Might of the Masses e Berserk.
Essa foi uma escolha particular que fiz questão de deixar nessa lista por conta da nostalgia, já que no commander após o ban de motor do paradoxo, nosso querido Arcum precisou se aposentar, mas voltou com tudo no Conquest juntamente ao seu artefato mais do que especial!
Poderíamos ficar aqui em um artigo inteiro explicando as interações entre o comandante, Motor do Paradoxo e Citanul Flute, mas por hora vou deixar o gostinho de ter de volta um dos decks mono blue com uma das mais divertidas progressões baseada em artefato dos quais já pilotei!
Por hoje é isso galera, espero que tenham gostado das sugestões e que tenha ajudado a dar um direcionamento pra quem ainda estava em dúvida sobre o que montar.
Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem nos comentários para ajudar a saber o tipo de conteúdo que vocês querem ver por aqui. Mas lembrem-se sempre de que o mais importante é ser respeitoso e coerente onde quer que você queira expor sua opinião.
Muito obrigado a todos que leram até aqui, e vejo vocês no próximo.
Jefferson Barbosa, mais conhecido como Jeff, conheceu Magic em Lorwyn e desde então vem aprofundando seu amor por card games. Desde sempre se considerando um amante do competitivo, participou da criação do grupo cEDH Brasil e vem criando conteúdo sobre formatos multiplayer em projetos conjuntos e independentes!
Eu tenho um commander mono red de dragões. Usava a Lathliss de comandante, mas desde Kaldheim eu passei a usar a Magda. Sei que a galera prefere ela pra decks de artefato, principalmente no competitivo, mas seja em decks de dragão ou de artefato, vejo ela muito subutilizada... Sete anões é uma criatura excelente no deck de Magda, mas relativamente poucas listas usam. Ok, no cEDH, usar anões de custo 1 é melhor, mas em mesão casual é uma excelente escolha. Agora, Artista da Forja Tempestuosa + Névoa furiosa é o combo supremo do deck e raramente visto...
De qualquer forma, gostei bastante de todos os decks. E o deck da Marisa Orth (piada infame, eu sei) me cativou muito, mesmo eu preferindo as variantes de dragão ao invés das de artefatos. Parabéns!
Eu tenho um commander mono red de dragões. Usava a Lathliss de comandante, mas desde Kaldheim eu passei a usar a Magda. Sei que a galera prefere ela pra decks de artefato, principalmente no competitivo, mas seja em decks de dragão ou de artefato, vejo ela muito subutilizada...Sete anões é uma criatura excelente no deck de Magda, mas relativamente poucas listas usam. Ok, no cEDH, usar anões de custo 1 é melhor, mas em mesão casual é uma excelente escolha. Agora, Artista da Forja Tempestuosa + Névoa furiosa é o combo supremo do deck e raramente visto...De qualquer forma, gostei bastante de todos os decks. E o deck da Marisa Orth (piada infame, eu sei) me cativou muito, mesmo eu preferindo as variantes de dragão ao invés das de artefatos. Parabéns!
Parece que criaram esse formato para validar Motor do Paradoxo.
Apesar de muita gente só olhar esse detalhe da diferença da banlist, conquest é muito diferente de edh/cedh. Paradox Engine não é nem de longe opressor, nem dá nenhum indício de ser.
80 cartas/12 de dano de commander e banlist diferente... se fosse mais interessante o pessoal estaria jogando mais e não teria um discord parado, só vídeos antigos sobre e as mesmas pessoas falando sobre, essa variante de commander é a mesma coisa de um playgroup chegando no consenso e mudando uma regra ou outra, afinal: Commander is designed to be a malleable format. We encourage groups to use the rules and the ban list as a baseline to optimize their own experience. This is not license for an individual to force their vision onto a play group, but encouragement for players to discuss their goals and how the rules might be adjusted to suit those goals.
Existe muita resistência com formatos novos por parte dos jogadores, o que dificulta bastante nisso. A pandemia também atrapalhou muito na questão do físico. Mas pra quem está acompanhando o cenário consegue bem ver que agora o formato está voltando a crescer, tanto no brasil que algumas cidades estão começando a organizar torneios de conquest quanto lá fora que voltou a ganhar tração presencialmente.
Na pandemia a coleção commander legends foi um sucesso sendo que a coleção foi voltada pro commander e sendo conquest uma variante bem simples algo não está certo, simplesmente não existe gente jogando isso além de grupos de whatsapp e por aí vai, torneio por torneio devem existir torneios de tiny leaders/oathbreaker e nem por isso as variantes deixam de ser menos mortas, a questão é que essa variante é bem engessada e sem praticamente oferecer nada de novo, pois qualquer playgroup disposto a mudar algumas regras consegue ter criatividade o suficiente para determinar alterações melhores para a mesa.
[quote=Shadowater=quote][quote=Watcher=quote][quote=Shadowater=quote][quote=EriCDjinN=quote]Parece que criaram esse formato para validar Motor do Paradoxo.[/quote]Apesar de muita gente só olhar esse detalhe da diferença da banlist, conquest é muito diferente de edh/cedh. Paradox Engine não é nem de longe opressor, nem dá nenhum indício de ser.[/quote]80 cartas/12 de dano de commander e banlist diferente... se fosse mais interessante o pessoal estaria jogando mais e não teria um discord parado, só vídeos antigos sobre e as mesmas pessoas falando sobre, essa variante de commander é a mesma coisa de um playgroup chegando no consenso e mudando uma regra ou outra, afinal: Commander is designed to be a malleable format. We encourage groups to use the rules and the ban list as a baseline to optimize their own experience. This is not license for an individual to force their vision onto a play group, but encouragement for players to discuss their goals and how the rules might be adjusted to suit those goals.[/quote]Existe muita resistência com formatos novos por parte dos jogadores, o que dificulta bastante nisso. A pandemia também atrapalhou muito na questão do físico. Mas pra quem está acompanhando o cenário consegue bem ver que agora o formato está voltando a crescer, tanto no brasil que algumas cidades estão começando a organizar torneios de conquest quanto lá fora que voltou a ganhar tração presencialmente.[/quote]Na pandemia a coleção commander legends foi um sucesso sendo que a coleção foi voltada pro commander e sendo conquest uma variante bem simples algo não está certo, simplesmente não existe gente jogando isso além de grupos de whatsapp e por aí vai, torneio por torneio devem existir torneios de tiny leaders/oathbreaker e nem por isso as variantes deixam de ser menos mortas, a questão é que essa variante é bem engessada e sem praticamente oferecer nada de novo, pois qualquer playgroup disposto a mudar algumas regras consegue ter criatividade o suficiente para determinar alterações melhores para a mesa.
Parece que criaram esse formato para validar Motor do Paradoxo.
Apesar de muita gente só olhar esse detalhe da diferença da banlist, conquest é muito diferente de edh/cedh. Paradox Engine não é nem de longe opressor, nem dá nenhum indício de ser.
80 cartas/12 de dano de commander e banlist diferente... se fosse mais interessante o pessoal estaria jogando mais e não teria um discord parado, só vídeos antigos sobre e as mesmas pessoas falando sobre, essa variante de commander é a mesma coisa de um playgroup chegando no consenso e mudando uma regra ou outra, afinal: Commander is designed to be a malleable format. We encourage groups to use the rules and the ban list as a baseline to optimize their own experience. This is not license for an individual to force their vision onto a play group, but encouragement for players to discuss their goals and how the rules might be adjusted to suit those goals.
Existe muita resistência com formatos novos por parte dos jogadores, o que dificulta bastante nisso. A pandemia também atrapalhou muito na questão do físico. Mas pra quem está acompanhando o cenário consegue bem ver que agora o formato está voltando a crescer, tanto no brasil que algumas cidades estão começando a organizar torneios de conquest quanto lá fora que voltou a ganhar tração presencialmente.
[quote=Watcher=quote][quote=Shadowater=quote][quote=EriCDjinN=quote]Parece que criaram esse formato para validar Motor do Paradoxo.[/quote]Apesar de muita gente só olhar esse detalhe da diferença da banlist, conquest é muito diferente de edh/cedh. Paradox Engine não é nem de longe opressor, nem dá nenhum indício de ser.[/quote]80 cartas/12 de dano de commander e banlist diferente... se fosse mais interessante o pessoal estaria jogando mais e não teria um discord parado, só vídeos antigos sobre e as mesmas pessoas falando sobre, essa variante de commander é a mesma coisa de um playgroup chegando no consenso e mudando uma regra ou outra, afinal: Commander is designed to be a malleable format. We encourage groups to use the rules and the ban list as a baseline to optimize their own experience. This is not license for an individual to force their vision onto a play group, but encouragement for players to discuss their goals and how the rules might be adjusted to suit those goals.[/quote]Existe muita resistência com formatos novos por parte dos jogadores, o que dificulta bastante nisso. A pandemia também atrapalhou muito na questão do físico. Mas pra quem está acompanhando o cenário consegue bem ver que agora o formato está voltando a crescer, tanto no brasil que algumas cidades estão começando a organizar torneios de conquest quanto lá fora que voltou a ganhar tração presencialmente.
Parece que criaram esse formato para validar Motor do Paradoxo.
Apesar de muita gente só olhar esse detalhe da diferença da banlist, conquest é muito diferente de edh/cedh. Paradox Engine não é nem de longe opressor, nem dá nenhum indício de ser.
80 cartas/12 de dano de commander e banlist diferente... se fosse mais interessante o pessoal estaria jogando mais e não teria um discord parado, só vídeos antigos sobre e as mesmas pessoas falando sobre, essa variante de commander é a mesma coisa de um playgroup chegando no consenso e mudando uma regra ou outra, afinal: Commander is designed to be a malleable format. We encourage groups to use the rules and the ban list as a baseline to optimize their own experience. This is not license for an individual to force their vision onto a play group, but encouragement for players to discuss their goals and how the rules might be adjusted to suit those goals.
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