Bom dia,
Hoje (23/07), irá lançar o Draft Rápido de Adventures in the Forgotten Realms no MTG Arena e como de costume eu trago para vocês o Guia de Draft da coleção, espero que possa ajudar vocês no "farm" das novas cartas. Como eu sempre digo, a melhor maneira de conseguir as cartas no MTG Arena sem ter que investir dinheiro é draftando!
Então não perca tempo e comece logo a praticar para o quanto antes dominar a arte de draftar. Vou deixar a seguir para vocês outros Guias de Draft que temos publicados aqui no site:
Guia de Draft: Strixhaven
Guia de Draft: Kaldheim
Guia de Draft: Renascer de Zendikar
Guia de Draft: Core Set 2021
Guia de Draft: Ikoria: Terra de Colossos
- NOVAS MECÂNICAS E TIPOS DE CARTA
Em Forgotten Realms nós temos duas novidades muito impactantes no formato limitado: Masmorra e Classes. Irei falar separadamente sobre cada uma delas.
● Entrando na Masmorra
Como vocês podem ver na foto acima existem três masmorras diferentes: Mina Perdida de Fandelver, Masmorra do Mago Louco e Tumba da Aniquilacao. Dentro da coleção existem efeitos de mágicas, criaturas e até mesmo ativação de planeswalkers que dizem, "aventure-se na masmorra". A grande dúvida que fica para grande parte dos jogadores é saber em qual masmorra você deve se aventurar.
Bem vamos primeiro pontuar algumas coisas:
A cor branca oferece o melhor suporte e pagamentos para decks baseados ou que querem abusar das masmorras. Eu acredito que tirando a combinação com vermelho, é possível fazer um deck Branco/X baseado em masmorra com todas as outras cores.
A Masmorra do Mago Louco é a que tem o seu caminho mais longo porém tem o melhor bônus final, a ganância pelo bônus de comprar três cartas pode muitas vezes fazer o jogador pensar assim:
"Meu deck é baseado em masmorra então sempre irei me aventurar na Masmorra do Mago Louco"
Essa afirmação está ERRADA!
Primeiramente que no Magic não existe esse negócio de "sempre", a complexidade do jogo é exatamente o fato de cada situação ser uma situação diferente e sendo afetada por variáveis diferentes em cada situação. Então se você tem esse pensamento de que existem regras de como se agir no Magic em cada situação, desprenda-se desse pensamento e abra a sua mente.
Se o seu deck é baseado em masmorra, ele provavelmente tem cartas como: Gargula do Claustro, Barrowin do Cla Undurr, Aprendiz Excentrica ou até mesmo pagamentos absurdos como: Varis, Guardiao de Lua Argentea e Nadaar, Paladino Altruista. Então muitas vezes completar a masmorra mais rápido pode ser melhor que um bônus final mais interessante. Tudo é uma questão de avaliar cada situação, traçar um plano e não escolher a masmorra no automático pois uma escolha errada de masmorra pode sim significar a diferença entre a vitória e a derrota.
Uma observação importante, apesar da Masmorra do Mago Louco ter o seu caminho mais longo, mesmo decks que se aventuram pouco podem se aproveitar dela por conta de sua primeira sala que lhe dá 1 ponto de vida, acreditem essa sala pode salvar a sua vida. E também desencadear efeitos de cartas como: Unicornio Celestial e Trelasarra, Dancarina da Lua.
Da mesma maneira que uma masmorra pode salvar a sua vida, uma masmorra pode acabar com a vida do seu oponente ao simplesmente entrar na primeira sala, como é o caso da Tumba da Aniquilacao. Essa masmorra é excelente se você está tomando uma postura mais agressiva na partida. No geral na minha opinião essa masmorra é a mais fraca entre as três escolhas e eu só me aventuro nela em casos bem específicos.
Dito tudo isso a masmorra mais equilibrada entre as três certamente é a Mina Perdida de Fandelver. Todas as suas salas são equilibradas e te dão vantagens que podem ser importantes em vários tipos de situações.
Medalha de ouro: Mina Perdida de Fandelver
Medalha de prata: Masmorra do Mago Louco
Medalha de bronze: Tumba da Aniquilacao
● CLASSES
Classe é mais uma novidade em Forgotten Realms, existem 12 Classes na coleção e nem todas elas são muito boas no formato Limitado. Diferente das masmorras que é uma novidade muito mais impactante no formato Limitado, as Classes estão sendo utilizadas também nos formatos Construídos.
No geral as únicas Classes que eu considero realmente fracas para o Limitado são: Classe: Bardo e Classe: Feiticeiro. Existem também quatro classes que não funcionam em qualquer tipo de deck, que são: Classe: Clerigo, Classe: Barbaro. Classe: Guerreiro e Classe: Druida. Não confunda "não funcionar em qualquer deck" com ser ruim, nos decks certos essas Classes podem ser excelentes.
As duas melhores Classes são as raras de uma cor, Classe: Guardiao e Classe: Paladino. Essas duas são verdadeiras bombas no formato e podem mudar completamente o rumo de uma partida.
Temos duas Classes incomuns que podem ser úteis em suas cores. Classe: Mago e Classe: Bruxo, são duas cartas bem equilibradas e que podem te ajudar bastante. Eu coloco a Classe: Bruxo um passinho à frente da Classe: Mago pois a Classe dos bruxos tem um potencial de vencer jogos e é claro que por isso o seu nível três tem um custo bem mais alto de ativação.
Fechando temos duas Classes raras de duas cores que são muito boas, Classe: Monge e Classe: Ladino. São duas cartas que demoram para "engrenar" mas tem no seu nível três habilidades que dão uma vantagem de cartas tão grande que podem ganhar o jogo.
- ARQUÉTIPOS
Primeiramente se esse é o primeiro Guia de Draft que você está lendo aqui na LigaMagic você irá notar que eu não utilizo cartas Raras ou Míticas nos exemplos de decks que irei postar a seguir, e o motivo de eu utilizar esse método, é que as cartas Raras e Míticas são como um bônus nos Drafts. Você irá na maioria dos casos usá-las independente da sinergia que ela tem com o deck. Como por exemplo, é bem óbvio que um Regente do Portao Ocidental irá entrar em qualquer deck preto ou uma Chuva de Meteoros em qualquer deck vermelho etc.
Bem vamos analisar agora os arquétipos da coleção, eu irei falar sobre cada um deles separadamente e no final darei dicas gerais de como draftar a edição.
● RAKDOS TESOUROS
Bem vamos começar logo com aquele que na minha opinião é o melhor arquétipo da coleção. Um deck que consegue pressionar e ser midrange, consegue ter uma curva baixa e também acelerar um drop 6. Eu irei dentro deste artigo mencionar ONZE decks diferentes, reparem que o Rakdos Tesouros será entre todos os decks o que irá utilizar menos incomuns e mesmo assim é o deck que tem a minha preferência. Fiquem atentos com a interação de Monstro da Ferrugem com Ferramentas de Ladrao, muitas vezes essa combinação representa dano letal.
Uma dica importante, esse é o tipo de deck que tem uma facilidade grande em "splashar", até mesmo carta de duas cores completamente diferentes do seu deck, cartas como Ogro Acumulador e Sorte Inesperada conseguem castar um Volo, Guia dos Monstros (uma das melhores cartas da coleção), sim eu já fiz isso e sim, foi insano.
Cartas chave: Kalain, Pintora Reclusa, Ogro Acumulador, Barbaro Saqueador, Lamina Maldita de Aluguel e Ferramentas de Ladrao.
● RAKDOS SACRIFÍCIO
Essa é uma variante do Rakdos tesourous, com foco em tentar roubar as criaturas do seu oponente com Preco da Lealdade e utilizar efeitos de sacrifício como, Carnical do Sepulcro, Disputa Mortifera, Mercadora do Porto da Caveira e Cacadora da Tribo do Tigre. A grande diferença entre as duas variantes é que essa segunda opção é muito mais focada em agressivar o seu adversário, literalmente não deixar ele respirar, criatura, criatura, ataque, ataque, roubei sua criatura e você morreu. Cartas como Prole Vampirica e Bola de Fogo de Farideh podem ajudar a fechar os jogos.
Cartas chave: Preco da Lealdade, Disputa Mortifera e Carnical do Sepulcro.
● GRUUL TÁTICAS DE GRUPO
Eu gosto bastante desse deck e no meu ranking entre os arquétipos ele seria o número 2 na minha ordem de preferência. Um deck que não perdoa mãos lentas dos seus oponentes, coloca pressão desde o começo do jogo e quando o seu adversário tentar bloquear ele será punido pelas combat tricks. Uma característica bem diferente desse deck para outros decks agressivos em outros formatos. é que a dupla da agressão, Capita Hobgoblin e Cacador Gnoll são duas criaturas muito chatas de serem defendidas mesmo em momentos mais avançados do jogo. Goblin do Grito de Guerra ganhou o prêmio de incomun/rara da edição, obviamente que ela vai bem em qualquer deck vermelho mas no Gruul é onde ela encontra sua melhor casa.
Cartas chave: Capita Hobgoblin, Cacador Gnoll, Druida do Circulo da Lua e Targ Nar, Gnoll da Presa Demoniaca.
● BOROS EQUIPAMENTOS
Em Strixhaven nós tivemos o Boros saindo um pouco da sua casa e indo para uma linha mais midrange com a escola Lorehold, bem para os amantes do Boros agressivo, "meus amigos voltei". Agressão pura e sincera com equipamentos para ter alcance e jogadas explosivas como a interação de Cao Teleportador e Pegaso de Arborea, combinação que consegue derrubar os seus oponentes da cadeira. A alma do deck é Veterana do Arsenal, um drop dois que encaixa perfeitamente na estratégia do deck. Temos também o Stoneforge Mystic da edição, Ferreira Engenhosa capaz de gerar vantagem de cartas e ainda se tornar uma ameaça.
Cartas chave: Bruenor Martelo de Batalha, Veterana do Arsenal, Cao Teleportador, Ferreira Engenhosa e alguns equipamentos.
● IZZET DADOS
Cartas chave: Trelasarra, Dancarina da Lua, Unicornio Celestial e Taverneiro Prospero.
● GOLGARI ADAGAS
Eu me forcei muito a draftar decks com verde como, GW/BG/UG, exatamente por achar essas três as piores combinações da coleção, eu queria aprender a ganhar com eles, como vocês sabem nem sempre poderemos escolher o melhor arquétipo e precisamos aprender a navegar pelos mares mais turbulentos também. A única maneira que eu consegui ser vitorioso jogando de Golgari foi quando eu consegui abusar de Adaga Reserva e criaturas com Toque Mortífero, como: Basilisco do Subterraneo, Presalamina Yuan-Ti e Ladino Pe-ligeiro. O deck todo trabalha em favor de criaturas morrendo todos os turnos para extrair valor de cartas como, Shessra, Death's Whisper, Zumbi Ogro, Sacerdote da Morte de Myrkul e Bulete.
Cartas chave: Adaga Reserva, Basilisco do Subterraneo e Presalamina Yuan-Ti.
● UG RAMP
Este é mais um deck verde que eu tentei bastante fazer dar certo e infelizmente não consegui, eu não gosto desse arquétipo mas se você se aventurar por esses mares tente montar algo próximo ao meu exemplo que você terá uma chance. Um ponto muito positivo desse deck é que Gretchen Salgueirinha é uma carta muito boa e nesse momento no MTG Arena parece haver um consenso de que esse arquétipo é bem fraco e é nesse momento que começamos a ver coisas bizarras como Gretchen Salgueirinha 10th pick! Mas não se anime muito, mesmo draftando sozinho você ainda irá encontrar dificuldades, muita atenção com Basilisco do Subterraneo é uma carta muito importante e que será fundamental quando você enfrentar decks mais agressivos. Uma jogada muito forte desse deck é que ele tem uma facilidade grande de pular da curva 3 para curva 5, acelerando cartas como, Urso-coruja e Giganta do Gelo do Crioscudo. As cartas Encontrar o Caminho e Conjurador Sagaz conversam muito bem lhe trazendo uma enorme vantagem de mana.
Cartas chave: Encontrar o Caminho, Conjurador Sagaz, Gretchen Salgueirinha e drops altos.
● DECKS BRANCO COM MASMORRA
Eu coloquei esses três decks juntos para mostrar para vocês que o branco é a cor que oferece o melhor suporte para se aventurar na Masmorra. A base dos três decks é a mesma, Tocha do Espeleologo, Gargula do Claustro, Exploradora de Masmorras Veterana e Aliado Extraplanar. Os três decks possuem o mesmo "defeito", eles pecam em drops 2 eficientes, na minha opinião um erro por parte do time de Design, acredito que uma carta parecida com Professora de Simbologia resolveria esse problema.
Uma estratégia boa para draftar esse tipo de deck é focar na base branca primeiro antes de decidir a sua segunda cor. O deck com verde é o mais fraco entre os três mas tem o mais próximo do que seria um drop 2 decente para o deck, Voces Encontram um Idolo Amaldicoado. Mapa da Masmorra é um excelente pick para esse deck pois é incolor, funciona bem e assim como as cartas da base branca, encaixa bem nas três opções.
Cartas chave: Tocha do Espeleologo, Gargula do Claustro, Exploradora de Masmorras Veterana, Aliado Extraplanar e Mapa da Masmorra.
- DICAS GERAIS
Se vocês leram atentamente até aqui já perceberam que na minha opinião Vermelho é a melhor cor e Verde a pior cor, porém as duas juntas trabalham bem. Azul também é muito fraco, e quando combinado com o Verde, nós temos o pior arquétipo que combina as duas piores cores. Rakdos é o meu arquétipo preferido e eu gosto de decks agressivos. Em suas primeiras escolhas tentem pegar cartas que funcionam em vários decks, como: Fogo do Dragao, Ogro Acumulador, Gargula do Claustro, Bola de Fogo de Farideh, Recompensa Sinistra, Ferramentas de Ladrao, Sono Encantado, Presalamina Yuan-Ti, Espolio da Cacada, Barbaro Saqueador e Contencao Reduzida.
E claro que temos as incomuns douradas que são picks Premium dentro da coleção. Goblin do Grito de Guerra é uma incomum não dourada mas que também é premium tendo um power-level tão alto que supera muitas das raras da coleção. As classes são muito boas, respeitem elas e sempre que possível jogue com remoções de encantamento no seu deck.
- RANKING POR RARIDADE
● Comuns
Fogo do Dragao
Barbaro Saqueador
Ogro Acumulador
Recompensa Sinistra
Contencao Reduzida
*Sim três cartas vermelhas no Top 5 das comuns e este é um dos motivos que o vermelho é a melhor cor. Detalhe que Bola de Fogo de Farideh poderia facilmente estar nesse ranking.
● Incomuns
Goblin do Grito de Guerra
Talisma do Ceifador
Misseis Magicos
Mercadora do Porto da Caveira
Kalain, Pintora Reclusa
* Eu não costumo colocar cartas douradas mas Kalain, Pintora Reclusa roubou meu coração e é a melhor das incomuns premium douradas.
● Raras
Chuva de Meteoros
Classe: Guardiao
Classe: Paladino
Regente do Portao Ocidental
Nadaar, Paladino Altruista
Varis, Guardiao de Lua Argentea
Circulo de Teleporte
Devorador de Mentes
Grazilaxx, Erudito Ilitide
Cubo Gelatinoso
* Eu deixei de fora as cartas douradas da lista mas na minha opinião essas são as melhores: Volo, Guia dos Monstros, Enxame Esqueletico, Dragao de Ouro Adulto, Drizzt Do'Urden e Orcus, Principe da Morte-vida.
● Míticas
Xanathar, Chefao da Guilda
Inferno dos Montes das Estrelas
Iymrith, Perdicao do Deserto
Morte Gelida, Tirano do Gelo
Mordenkainen
-
Chegamos ao final de mais um Guia de Draft, espero que vocês tenham curtido e que possa ajudar vocês a melhorar o seu farm da coleção.
Até a próxima!
O de 10000 é o premier draft. Desde sexta chegou o quick draft , que custa 5000 . Ele é bem mais seguro para farmar.