Amanhã é o grande dia! E aqui na LigaMagic você não irá perder nada!!!
O Strixhaven Champíonship começa amanhã às 13:00 com cobertura ao vivo do Canal da LigaMagic. Vocês podem conferir detalhes como: estrutura do evento, reportagem sobre os participantes brasileiros, metagame padrão nos links a seguir e também mais uma analise completa de Frank Karsten.
Estrutura do evento
Entrevista com participantes Brasileiros
Metagame Padrão
HISTÓRICO METAGAME BREAKDOWN
O Histórico certamente passou por uma grande mudança desde o último Championship, tivemos o lançamento dos Arquivos Místicos e de mais uma Antologia Histórica. Os dois decks mais jogados do último torneio despencaram nas porcentagens do metagame (Jund e Orzhov auras). No entanto mesmo com esse novo e excitante Histórico mais da metade do evento optou por jogar com decks baseados nas cores vermelho e azul. O que fez de Steam Vents a SEGUNDA carta mais utilizada no torneio.
No Strixhaven Championship, as cartas não terrenos mais jogadas são todas vermelhas ou azuis: há 647 cópias de Brainstorm, 483 cópias de Expressive Iteration e 374 cópias de Faithless Looting em todos os decks principais históricos.
Além do mais, o terreno mais jogado não é nem mesmo um terreno básico ou uma Passagem Fabulosa. É Steam Vents, com 627 cópias no total. Na verdade, Steam Vents é a segunda carta mais jogada no geral, atrás apenas do Brainstorm.
Steam Vents e Brainstorm estão presentes nos decks mais jogados do torneio: Izzet Phoenix e Jeskai Turns, que juntos representam mais da metade do metagame. Lembrando que as listas serão postadas logo na primeira rodada do evento. Mas vocês podem conferir a lista padrão de alguns dos decks mais jogados do evento.
Arclight Phoenix era válida antes de Strixhaven, mas era difícil colocá-lo dentro ou fora do cemitério de forma consistente. A introdução de Expressive Iteration, Brainstorm e, em particular, Faithless Looting mudou tudo isso. A Faithless Looting leva a Fênix para o cemitério. O Brainstorm adiciona consistência, protege você contra descartes e funciona em sinergia com a Fabled Passage. Por fim, a Expressive Iteration fornece muito combustível no meio do jogo.
Com a construção atual do deck, um jogo típico pode envolver jogar Sprite Dragon no turno dois e Faithless Looting no turno três. Dependendo do conteúdo da sua mão, você pode simplesmente descartar duas cartas e continuar com uma Entidade da Asa Tempestuosa com as duas manas restantes. Ou você pode descartar uma ou duas Arclight Phoenix, conjurar mais duas mágicas de uma mana e devolver a ou "as" Fênix para um ataque rápido no ar. Com a mão certa, uma vitória na curva quatro certamente não está fora de questão. E graças a todos as cantrips, o deck pode encontrar suas principais ameaças com uma consistência surpreendente.
Portanto, o arquétipo é rápido e consistente e registrou taxas de vitórias impressionantes ao longo do último mês. Não me surpreende que seja a estratégia mais popular no Strixhaven Championship, embora eu não esperasse uma participação de metagame tão alta quanto 35,2%.
Embora Izzet Phoenix seja poderoso e completo, uma fraqueza é que ele não tem muitas interações no primeiro game de uma partida, especialmente em confrontos em que Pillar of Flame é inútil. O segundo arquétipo mais jogado visa explorar isso.
Jeskai Turns é um deck de Indomitable Creativity que visa jogar de forma "desleal" Velomachus Lorehold no campo de batalha bem rápido e acertar uma série de Time Warp e Mizzix's Mastery para fazer vários turnos consecutivos. Idealmente, uma vez que o gatilho de ataque de Velomachus Lorehold vá para a pilha, o oponente nunca terá outro turno.
Dwarven Mine, Prismari Command, Magma Opus e Shark Typhoon podem criar uma criatura ou artefato para a Criatividade Indomita. Mais importante, nenhum desses cards tem a palavra "criatura" ou "artefato" em sua linha de tipos. Isso significa que uma Criatividade Indomita no turno quatro tem garantia de atingir Velomachus Lorehold (desde que você não tenha acidentalmente comprado todas as cópias da lenda) e isso muitas vezes significa que o jogo termina.
A Dwarven Mine impõe fortes restrições à base de mana: você gostaria de jogar a Dwarven Mine desvirada no turno quatro para poder conjurar Criatividade Indomita para X = 1, mas isso significa que você não pode utilizar muitos terrenos que não sejam Montanha.
Então, para obter fontes azuis suficientes, o deck depende muito de Fabled Passage e do Raugrin Triome. Se não fosse por Raugrin Triome, eu poderia ter chamado o deck de "Izzet Turns", mas como Raugrin Triome torna possível fazer um hardcast de Velomachus Lorehold então tem que ser "Jeskai Turns".
Em qualquer caso, o deck contém um grande número de terrenos virados para entrar no campo de batalha que às vezes podem atrapalhar o desenvolvimento do início do jogo, mas esses são os sacrifícios que você deve fazer.
Como expliquei, não é trivial ter terrenos desvirados tanto no turno dois quanto no turno três. Mas quando você o faz, uma abertura potencialmente muito poderosa é descartar o Magma Opus visando jogar Mizzix's Mastery. No turno dois, você descarta o Magma Opus para criar um tesouro. Então, no turno três, você sacrifica o Tesouro, joga Mizzix's Mastery e lança Magma Opus gratuitamente. Especialmente contra decks de criaturas, esta é uma jogada absurdamente poderosa no turno três.
Com múltiplas sinergias explosivas e um plano de jogo diferente de tudo no Histórico, Jeskai Turns representa 18,0% do field. Espero que se torne um show a parte ver esse deck em ação no evento. Ele tem a combinação certa de velocidade, poder e ameaças para atacar Izzet Phoenix e - previsão ousada - colocará dois jogadores no Top 8.
O aspecto mais impressionante é que Jeskai Turns é basicamente novo. Há poucas semanas, no League Weekend de maio, Matias Leveratto foi o único jogador a registrar Criatividade Indomita. Mas faz sentido que tenha demorado algum tempo para que a compilação certa fosse encontrada. Quando você olha para ele, o deck é quase exclusivamente composto de adições Strixhaven. A lista de exemplos acima tem 28 delas, que é quase toda a parte não terreno do baralho!
Embora Jeskai Turns não pudesse existir sem todas essas cartas recém-lançadas, não foi o único arquétipo que se beneficiou dos novos lançamentos de coleções. Vamos ampliar o impacto desses novos lançamentos com um pouco mais de detalhes.
O IMPACTO DOS ARQUIVOS MÍSTICOS
Já mencionei as 647 cópias de Brainstorm e 374 cópias de Faithless Looting, mas 299 cópias de Memory Lapse são bastante impressionantes também. Jeskai Turns, Jeskai Control, Dimir Rogues, Grixis Control e vários outros decks escolheram avidamente a contramágica incondicional e econômica para perturbar o oponente e ganhar tempo.
Enquanto isso, Lightning Helix melhorou decks como Jeskai Control e Five-Color Niv-Mizzet, enquanto Inquisition of Kozilek melhorou decks como Mono-Black Aggro ou Dimir Rogues. Em menor grau, Day of Judgment e Abundant Harvest também estão vendo um pouco de jogo, mas no final são principalmente as mágicas do azul e vermelho do Mystical Archive que tiveram o maior impacto.
Juntos, o número total de cópias de cartas novas para os decks históricos do Arquivo Místico registrado para este evento (que está excluindo reimpressões como Choque ou Negar) é maior do que o número correspondente para qualquer outra coleção histórico-legal. Isso diz tudo.
O IMPACTO DE STRIXHAVEN
As quatro cartas mais jogadas da coleção de Strixhaven - Expressive Iteration, Prismari Command, Magma Opus e Velomachus Lorehold, cada uma com pelo menos 100 cópias em todas as listas de decks históricos no Strixhaven Championship - parecem uma lista de itens essenciais para Jeskai Turns. Mas eles impulsionaram outros arquétipos menos populares também.
A Expressive Iteration tornou os decks de combinação como o Neoform mais consistentes. E ao lado de Vanishing Verse, Expressive Iteration acabou por ser uma excelente adição ao conjunto de mágicas que Niv-Mizzet Reborn poderia acertar para cada par de cores. É bom ver cinco jogadores escolherem Five-Color Niv-Mizzet como seu deck histórico.
O Prismari Command foi incorporado em vários decks Jeskai Control ou Grixis Control e também é uma peça chave de configuração para Dragonstorm. (Mais sobre isso mais tarde.)
Magma Opus tem sinergia não apenas com Mizzix's Mastery, mas também com Torrential Gearhulk. Muitas listas de Jeskai Control adotaram essa combinação de duas cartas como condição de vitória. Se você descartar Magma Opus para criar um Tesouro, você pode conjurar Torrential Gearhulk já no turno cinco e obter um 5/6, obter um 4/4, causar 4 de dano, virar duas permanentes e comprar duas cartas. Em velocidade instantânea. Isso é muito poderoso.
Há também 56 cópias no total de Elite Spellbinder, o que melhorou muito o Selesnya Company. É um dos melhores três drops para acertar com a Collected Company, pois pressiona e perturba o oponente ao mesmo tempo. Essa carta também é parcialmente responsável por permitir novos arquétipos como Boros Midrange.
A lista de novas cartas de Strixhaven que foram registradas para a parte histórica inclui muitos mais, é claro. Meus favoritos, embora com apenas quatro cópias cada, são Clever Lumimancer, Leonin Lightscribe e Guiding Voice. Juntos, eles tornaram possível o Boros Magecraft. Sempre tem um pouco de tempero!
O IMPACTO DA ANTOLOGIA HISTÓRICA 5
Historic Anthology 5 não teve o mesmo impacto que Strixhaven teve, mas ainda adicionou várias cartas relevantes ao formato. Como a coleção é nova, deixe-me dar uma visão geral completa de cada carta do Historic Anthology 5 que foi registrado para o campeonato Strixhaven.
Em primeiro lugar, Relic of Progenitus é a carta mais jogada de Historic Anthology 5. Com 35 cópias no total, é uma carta anti-cemitério poderosa que pode ir para qualquer sideboard, não importando as cores do seu deck.
O ciclo de comandos também encontrou algumas casas. Nas listas de deck enviadas para o Strixhaven Championship, existem 21 cópias de Comando de Atarka (principalmente em Gruul Aggro), 16 cópias do Comando de Dromoka (principalmente na Selesnya Company) e 8 cópias do Comando de Kolaghan. O Comando de Atarka até encorajou um jogador a trazer de volta o Atarka Red - basicamente um deck mono-red com alguns criadores de token esperando para serem "buffados" por Comando de Atarka. Muito picante.
Mas o card de maior impacto do Historic Anthology 5, porque gerou um arquétipo inteiramente novo, é Dragonstorm. Quatro jogadores registraram o feitiço de nove manas, para um total de dezesseis cópias.
Na versão mais comum, o plano é descartar Dragonstorm e Bladewing the Risen com Faithless Looting ou Comando de Prismari. Então, você joga Mizzix's Mastery para jogar Dragonstorm do cemitério, o que permite que você procure por pelo menos dois Dragons. Se você buscar Terror dos Picos e Bladewing the Risen, então Bladewing retornará o previamente descartado para o campo de batalha, ponto no qual ele morrerá para a regra da lenda, retornará a si mesmo e fará um loop para criar infinitos gatilhos de Terror dos Picos. Com esta configuração, um Dragonstorm para dois já pode alcançar a vitória. Com um Dragonstorm para três, é claro que você não precisa descartar Bladewing the Risen de antemão; você só precisa de Dragonstorm, uma mágica de comprar e descartar e Mizzix's Mastery. Ainda são muitas peças, mas Solve the Equation e Brainstorm fornecem a consistência necessária. Este deck é incrível e mal posso esperar para vê-lo em ação.
Finalmente, há oito cópias de Into the North, que parecia se encaixar perfeitamente no Sultai Ultimatum, e uma única cópia de Elesh Norn, Cenobita-Mor, incluída em um deck Boros Midrange com Lukka, Coppercoat Outcast. Em suma, o Historic Anthology 5 ofereceu várias novas opções viáveis.
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WOW que incrível essa analise de Frank Karsten hein? Certamente desde que eu Juliano comecei a trabalhar em coberturas de eventos na LigaMagic esse Championship é o mais animador de todos em relações a surpresas e mudanças no metagame. Mal posso esperar para que a ação comece! E lembrando amanhã UMA DA TARDE AO VIVO no Canal da LigaMagic você não vai perder nenhum detalhe desse grande evento.
Pode apostar, a phoenix vai ser banida e não o looting e a brainstorm kkkk