Olá! Com o ManaTraders Series desse mês sendo disputado no Modern, pareceu extremamente pertinente o momento para falarmos de um dos principais pilares do formato e minha arma de escolha para as classificatórias do ManaTraders Series Modern: o Mono Green Tron.
Essas foram as exatas 75 que utilizei para ganhar a minha vaga nas Finais do ManaTraders desse mês (os jogos podem ser assistidos em Twitch.tv/LigaMagic), e que são bem próximas de uma lista padrão do baralho. Os espaços flexíveis costumam ser a interação no deck principal (Desmembrar, Tudo é Poeira, Pedra do Oblívio e Relíquia de Progenitus), alguns artefatos mais diferentes da reserva como Soberana Celeste, Capitania do Consul, e Jaula do Escavador de Tumulos, além da opção de jogar com Jegantha, a Fonte como Companheiro. Algumas listas também ousam na hora das bombas, contando com Rompe-mundos, Kozilek, Carniceiro da Verdade e Emrakul, o Fim Prometido como alternativas para finalizar partidas por outros ângulos de ataque, e trazem outras opções de terrenos como Quarteirao Fantasma ou Copas do Horizonte .
O plano do Mono Green Tron é bastante linear - procure as peças Torre de Urza, Mina de Urza e Usina de Urza para formar o UrzaTron, e então comece a dropar poderosas bombas incolores em sequência com a alta quantidade de manas geradas.
Sua grande força é a consistência, que opera na base da redundância. A grosso modo, o baralho é um terço "mana" (as peças de Urza, Floresta e utilidades), um terço "cavadores" (Auspicio Silvestre, Mapa da Expedicao, Agitacoes do Passado, Esfera Cromatica e Estrela Cromatica) e um terço "bombas". Tanto faz como você chega lá, se é com Mapa ou Auspício, assim como tanto Maquina a Vorme Espiralado ou Karn Liberto são plenamente capazes de carregarem uma partida sozinhos quando entram no campo de batalha no terceiro turno.
Esse padrão de jogadas simplório é o que muitas vezes faz com que o deck seja injustamente creditado como um deck que não exige habilidade para ser pilotado, ou que basta simplesmente fazer a matemática de 1+1+1= 7 e sair jogando bombas uma atrás da outra. De fato, qualquer jogador consegue vencer as partidas jogando de Tron quando tudo dá certo dessa maneira, e as mãos perfeitas estão em dia.
O "pulo do gato" ao pilotar o Tron é o que fazer quando tudo não dá certo: contornar o "ódio" inimigo (Lua Sangrenta, Esfera Amortecedora, Campo da Ruina), saber mulligar agressivamente as mãos que não possibilitam fechar o Tron cedo e principalmente maximizar o sequenciamento com potenciais informações ocultas (como a compra da Esfera Cromatica ou as cinco cartas olhadas com Agitacoes do Passado), além é claro de acertar na escolha dos espaços flexíveis para cada ambiente, assim ganhando vantagem na roleta dos emparceiramentos do Modern.
Duas cartas lançadas nos últimos anos melhoraram bastante o aspecto resiliente do Tron: Zona de Explosao e Karn, o Grande Criador. O terreno resolve vários problemas que o baralho possuía, como ser curvado fortemente por aggros com muitos custos um e tirar a Esfera Amortecedora da mesa, enquanto que o poderoso Planeswalker incolor possui uma caixa-de-ferramentas para sair de situações difíceis mesmo sem o Tron fechado ou solidificar uma posição vitoriosa buscando Revestimento Liquometalico para "zicar" o oponente desde o turno 3, Tita Esfacelador para punir a ganância ou Balista Ambulante gigantesca para fechar a conta e impedir decks de criaturas de executarem suas sinergias.
Em situações de desespero, a Ponte Traicoeira pode ser a única saída, e então quando tudo estiver mais calmo, ir finalizando lentamente com o dano direto da Balista ou as habilidades de Karn Liberto/Ugin, o Dragao Espirito. Trinesfera é outra opção interessante que consegue ser jogada imediatamente ao fechar o Tron no turno 3, travando completamente baralhos combos como Storm ou Ad Nauseam e até mesmo estratégias hiper eficientes como Prowess ou Death's Shadow. Cripta de Tormod e Agulha Medular complementam as opções, sendo alvos abrangentes contra diversos cenários possíveis de acontecer nas partidas.
Como de costume antes de finalizarmos, vou compartilhar um pouco do plano de sideboard contra alguns dos principais decks do formato, assim como algumas dicas genéricas na hora de sidear e para pilotar o baralho:
● Prowess:
-1 Ulamog, a Fome Interminavel
-2 Reliquia de Progenitus
-3 Karn Liberto
+2 Thragueopresa
+1 Balista Ambulante
+2 Reivindicacao da Natureza
+1 Esmorecer
● Selesnya Heliod:
-2 Reliquia de Progenitus
-2 Maquina a Vorme Espiralado
+1 Agulha Medular
+2 Reivindicacao da Natureza
+1 Esmorecer
● Eldrazi Tron:
-2 Reliquia de Progenitus
-3 Tudo e Poeira
+2 Thragueopresa
+1 Esmorecer
+2 Reivindicacao da Natureza
● Azorius/Esper Control:
-1 Desmembrar
-3 Tudo e Poeira
-1 Maquina a Vorme Espiralado
+2 Veu do Verao
+2 Thragueopresa
+1 Agulha Medular
- Se tiver dúvidas na hora de sidear, lembre-se que o Tron é um baralho linear: menos é mais;
- Tente sequenciar seus terrenos de modo que a Torre de Urza seja sempre o último terreno a entrar no campo de batalha - se você precisar virar outra peça para mana antes de fechar o Tron, você conseguirá mais manas para trabalhar com uma Torre desvirada;
- É possível ativar a Reliquia de Progenitus dando alvo em si mesmo para evitar que uma peça do Tron seja exilada por Extracao Cirurgica;
- Lembre-se que é possível gerar mana preta com Esfera Cromatica e Estrela Cromatica para pagar a mana preta do Desmembrar, economizando pontos de vida;
- Mulligue agressivamente! Mãos sem peças, ou só com uma peça e sem formas de cavar/buscar não servem. O baralho precisa de três cartas somente para funcionar, e com frequência ganhará jogos mesmo mulligado a 4 ou 3 se essas forem as corretas - inclusive acontecendo durante alguns dos meus jogos em live durante as classificatórias do ManaTraders deste mês;
- De novo no assunto mulligan: priorize as mãos com cavadores e mais peças ao invés das recheadas de bombas, da mesma forma que na hora de devolver cartas após o mulligan é mais interessante manter cavadores ou bombas mais "autônomas" como Maquina a Vorme Espiralado que não precisam ser protegidas de ataques;
- Vida infinita não é um problema para o Tron, que é capaz de vencer através dos ataques do Ulamog, a Fome Interminavel ou reiniciando a partida com Karn Liberto;
- Caso o oponente venha com muito "ódio" de terrenos nas partidas com a reserva, considere sempre o plano de "seis manas Maquina a Vorme Espiralado, sete manas Karn Liberto" - ele funciona com mais frequência do que parece!
E quanto a vocês, leitores, o que acham do Mono Green Tron no Modern? Para os que já jogam com ele, qual a preferência de lista e opções buscáveis na reserva? Ou quem sabe alguma outra tecnologia interessante a ser encaixada? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!
Depende do metagame que você espera enfrentar, mas como é o espaço flexível, pode jogar com Desmembrar, Thragueopresa, outra bomba, fica a seu critério!
Uma pena estar precisando vender o meu, gostaria muito de masterizar quando o Magic físico voltar!