Olá pessoal, é com grande satisfação que escrevo este Guia visando ajudar as pessoas que desejam jogar o Arena Open no dia 08/05. Antes de mais nada é importante ressaltar que este guia tem como base a minha experiência com o formato o que infelizmente acaba sofrendo um viés pelo fato de que joguei 20x mais draft do que selado, contudo, dos 10 selados que joguei consegui o almejado troféu em 7 o que acaba sendo um rendimento bem interessante (nos outros 3 foi fracasso total, rs).
É importante destacar que o que compartilho com vocês aqui é um método que julgo ser útil especialmente a jogadores iniciantes e intermediários, mas também jogadores experientes em outros formatos que se veem um pouco perdidos na hora do selado. Eu mesmo não sigo à risca o que escrevo aqui, e você também não deveria, até porque não existe fórmula mágica para montar os decks de selado, a pool é aleatória o suficiente para deixar qualquer algoritmo desbaratinado. Sem mais delongas, vamos ao método.
- Análise do conjunto de cartas(pool):
Confesso a vocês que a forma como eu mesmo organizo a minha pool é bastante caótica, eu não saberia sequer expressá-la em palavras rs, mas apesar disso consegui desenvolver um método funcional bem ordenado a partir das seguintes etapas:
1) Separe as melhores cartas de cada cor
No Arena você pode ir criando colunas com as cartas de cada cor em seu "deck", sugiro alterar a visualização no canto superior direito da tela de "deckbuilding" para que você possa ir formando as colunas de cada cor. Para te ajudar na tarefa de identificar as melhores cartas, e eventualmente ajudar a decidir dúvidas entre carta x ou y, irei apresentar nesse artigo uma tabela completa com todas as cartas onde atríbui notas de 1 a 10 a cada carta, considerando não apenas a carta no vácuo como também o provável impacto da carta dentro das sinergias das escolas. A tabela ficou bastante grande, ela será inserida no final do artigo, eu poderia cortar as cartas muito ruins para reduzir o tamanho mas acontece que os jogadores iniciantes às vezes têm dificuldades de identificar isso de forma imediata então trago a informação completa para servir a gregos e troianos.
Após separar as melhores cartas de cada cor (notas 5+) complete as colunas com as cartas até nota 4, ou no mínimo 3, e observe quais cores parecem melhores, tanto em qualidade quanto em quantidade de cartas, preste atenção especial ao custo de mana convertido das cartas e em quais cores há uma melhor distribuição das cartas em cada um dos custos de mana. Nessa tarefa de escolher a cor eu sugiro que você preste atenção a 3 fatores, nessa ordem;
a) As cartas boas dessa cor apresentam um plano de jogo coerente?
b) Existem remoções nessa cor ?
c) existem "bombas" nessa cor ?
2) Observe se é preciso e possível fazer splashs
Caso após escolher as cores do deck você notar que ele ainda assim não responde bem às três perguntas do tópico anterior, seja porque faltam remoções, ameaças relevantes ou mesmo o plano não está muito coerente, pode ser a hora de pedir reforços em uma terceira ou até mesmo quarta cor.
Felizmente essa edição tem um "fixer" absurdamente forte chamado Environmental Sciences, e vou tentar detalhar o impacto dessa carta no seu deckbuilding. Basicamente quando você monta um deck de duas cores, o que é via de regra o mínimo em um selado, você quer ter entre 16 e 18 lands e se forem todos terrenos básicos isso significa que você terá em seus terrenos 8-9 fontes de mana de cada uma das cores do seu baralho. Para acrescentar uma terceira cor, mesmo que para poucas cartas, digamos duas ou três, o ideal é que você acrescente pelo menos 3 fontes de mana dessa cor, caso contrário existe um risco bem grande dessas cartas ficarem paradas em sua mão por um bom tempo até você ter acesso à mana para utilizá-la.
É fácil perceber isso se você simplesmente imaginar que a fonte de mana da cor do "splash" pode estar em qualquer lugar dentro do seu deck de 40 cartas durante a partida, inclusive entre as 10 últimas, por isso tendo ao menos 3 fontes de mana, se fracionarmos o deck de 40 cartas conseguimos perceber uma grande chance de comprar ao menos uma dessas fontes a cada 13 cartas compradas do baralho (tá eu sei que essa não é a forma mais técnica de falar sobre isso, mas acho que é a mais didática pois não queria me aprofundar na distribuição hipergeométrica aqui). Acontece que ao mesmo tempo em que precisamos dessas 3 fontes de mana extras para rodar nosso "splash" nós não queremos aumentar nosso total de terrenos, caso contrário iremos "floodar" muito no jogos. Por isso, precisamos dos famosos "fixers", que são cartas que vão garantir o acesso à mana desejada, seja ele mesmo gerando a mana como por exemplo o artefato Letter of Acceptance, o terreno Archway Commons commons, fichas de tesouro, etc, ou “buscando” outras cartas que cumpram este papel, como Environmental Sciences, Campus Guide, Cultivate, etc...
Acontece que com a mecânica de aprender e tendo acesso a Environmental Sciences no seu side, todas as cartas que têm escrito “aprender” em seu baralho se tornam automaticamente fixers, pois você sempre vai poder buscar a ciência e com ela buscar o terreno desejado, isso te possibilita usar apenas um terreno básico que gere mana da cor do seu splash, e com isso conseguir não comprometer a base de mana das suas cores principais (desde que você tenha ao menos 2 cartas com aprender e 1 ciência, totalizando o mínimo de 3 fontes supracitado).
- Devo mesmo splashar ?
Digamos agora que você já decidiu as cores que vai usar, olhou a pool, e viu que tem acesso a Environmental Sciences, e três cartas com “learn” nas cores escolhidas, ok, você pode splashar uma terceira cor, mas você deve ? mesmo atendendo os requisitos você deve se questionar se vale a pena, se as cartas que você vai integrar a seu baralho fazem sentido dentro da estratégia e se elas são tão melhores assim do que as outras que estariam em seus lugares caso você decidisse por não splashar. A mesma linha de raciocínio deve ser aplicada em sentido inverso caso seu deck já esteja pronto em 2 cores mas talvez possa melhorar significativamente incluindo 2 ou 3 cartas em um splash.
3) Tenha um plano de jogo
Já falei sobre isso mas é importante ressaltar, seu deck é um deck, não é uma pilha de cartas boas, elas precisam fazer sentido, eu poderia transcorrer aqui a respeito dos arquétipos disponíveis em Strixhaven mas acho muito melhor referenciar o artigo recente douliano sobre o draft, pois nele vocês já conseguem ter uma boa ideia do que a edição tem a oferecer e que de repente vocês possam reconhecer na pool de vocês. O artigo pode ser acessado aqui.
É claro que no draft é mais fácil garantir a consistência das estratégias, especialmente as agressivas, mas não é como se no selado você deva ignorar este aspecto fundamental do jogo, o que deve acontecer é que talvez você precise improvisar mais utilizando uma variedade maior de cartas, mas ter um plano central é fundamental.
4) Observe a curva de mana
Tente garantir uma fluidez de jogadas tendo sempre entre 3-5 drops 2, 4-7 drops 3, 4-6 drops 4, e 3-6 drops 5+ claro que esses números vão variar bastante a partir dependendo das cartas que você tem disponível e da estratégia do seu baralho, mas se você não quer fugir muito a este referencial, colocando por exemplo ter 8 drops 4 no seu baralho, se for o caso considere rever o deck e usar cartas de uma qualidade mais baixa no vácuo mas que otimizem melhor o seu uso de mana ao longo dos turnos, lembre-se que fazer um drop 2 sozinho no turno 8 é um desperdício de mana, e por outro lado não fazer jogada nenhuma nos turnos iniciais pois sua mão está cheia de cartas que custam mana também é um desperdício.
Muitas partidas de selado são definidas por fazer as mágicas na curva e mesmo fazer duas spells em um único turno o mais cedo possível gerando alguma vantagem que pode snowballar a partida aumentando a pressão turno após turno uma vez que você está impactando mais rápido e eficientemente o board, a propósito eu adoro os combat tricks de 1 mana em strixhaven (não todos, cheque a tabela) justamente por esse motivo.
5) Revise o seu deck
Não tenha vergonha de passar mais uns minutinhos olhando para o seu deck, se precisar consulte a tabela deste artigo para decidir entre uma carta e outra, passe tempo analisando a curva de mana,a estratégia, imaginando como você vai ganhar as partidas, ou como você irá perder, faça esse exercício mental, se possível tire um print do seu deck e deixe acessível para que durante a partida você possa sempre se lembrar dos seus outs em cada situação, isso pode te ajudar muito tanto a melhorar o seu deckbuilding como a sua gameplay.
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Bom pessoal é isso, não sei se escrevi demais ou de menos, sinto que fiz os dois ao mesmo tempo, teria muito mais coisa que gostaria de compartilhar, fica para um próximo artigo quem sabe....
Há, pensaram que eu ia esquecer a tabela? pensaram errado.
Nos vemos por ai abrindo boosters virtuais. Até a próxima, se não for antes...
- Para entender a tabela de forma prática:
0- Nunca nem vi, vulgo "unplayable".
1-2 cartas que você não quer no deck, só vai usar se não tiver jeito mesmo.
4-5 cartas que cumprem um papel importante na estratégia do baralho mas não são as grandes estrelas da festa.
6-7 cartas chave que vão sustentar o seu plano de jogo e/ou interagir atrapalhando o plano do oponente.
8 Cartas que tendem a gerar uma vantagem significativa na partida.
9-10 essas vão, uma vez ou outra, ganhar o jogo para você "sozinhas".
Note que existem cartas que vão aparecer em mais de uma "cor", são elas as de mana híbrida ou dupla-face, eu avaliei mais de uma vez porque o valor delas tende a ser diferente dentro das diferentes combinações de cores, por exemplo cartas dupla face em que você pode ter acesso aos dois lados da carta tendem a aumentar em valor em comparação aos casos em que você só tem acesso a um dos lados, cartas verde com efeito de ganhar vida vão ser bem melhores se você estiver jogando com Witherbloom do que se estiver jogando com Quandrix, e por aí vai.
Verde: Exponential Growth, ganhei umas partidas fazendo criaturas que não podem ser bloqueadas ficarem com poder 20+.
Azul: Snow Day me fez ganhar váárias partidas virando as criaturas do oponente.
Vermelho: Mizzix's Mastery (tomei uma virada absurda por causa dessa carta que o oponente tinha) e Crackle with Power (me fez ganhar toda partida q joguei com ela)
Prismari: Magma Opus, pra mim a possibilidade de virar criaturas do oponente no draft é imbatível.
Incolor: Mascot exhibition
Branco: Sparring Regimen - muito difícil perder com essa carta.
Preto: Professora Onyx e Poets Quill
Trabalho foi recompensado, hoje abri 6-0 e garanti 1k dolls, depois abri a live pra fechar as ultimas duas partidas e foi 0-2 mas gratificante demais compartilhar o trabalho com as pessoas que apareçeram.
bem notado, houve um erro na edição da legenda, mas o 3 significa cartas que você pode até usar apesar de não desejar usar, são os chamados "fillers" de baixa qualidade, mas que no selado podem ser necessários para manter a estrutura doo deck