Saudações jogadoras e jogadores mágicos de Magic, novembro chegou! Os banimentos de 12 de outubro:
Trevo da Sorte,
Fuga para as Terras Selvagens e
Omnath, Locus da Criacao já tiveram seus resultados. É muito bacana poder olhar as coisas no percurso do tempo. Os players ao redor do mundo inteiro, semana a semana, dia a dia, vão atualizando seus decks e compondo esse cenário estratégico e competitivo que chamamos de Metagame. O deck de Omnath, Locus da criação ocupava quase 50% do metagame!
Tempos pesados. Como estamos hoje? Será que o metagame melhorou? Bem, gostaria de lembrá-los que nossas experiências de jogo sempre são individuais. Temos uma tendência de acreditar que se jogamos bastante, o metagame é logicamente aquilo que enfrentamos em nossas partidas. Bem, isso não é verdade. Para ter uma ideia mais clara do metagame é útil pesquisar os rankings dos campeonatos de grande visibilidade e perceber qual era a composição dos decks no formato. Assim, você foge das coincidências individuais de matchmaking ou mesmo da composição de lojas locais no caso de paper Magic. Esclarecido esse detalhe, a composição do novo metagame standard é muito interessante! Temos ao menos 8 decks compondo o novo metagame: Gruul Adventures, Dimir Control, Rakdos Midrange, Dimir Rogues, Golgari Adventures, Temur Ramp, Mono-Red Aggro e Esper Doom Foretold!
Hoje vamos explorar um pouco o metagame falando de seu estado atual. Além disso, note que nessa composição do meta está ninguém mais ninguém menos que Dimir ROGUES! Haha Trata-se de uma situação bastante engraçada para mim. Um deck é considerado de estratégia rogue quando ele não segue o metagame. No entanto, o que temos aqui é um deck de criaturas tipo ladino (rogue) que estão fazendo um estrago! Os rogues viraram meta!? Uma reviravolta divertida para se acompanhar. Principalmente por já termos dedicado um artigo inteiro ao:
TOP 10 Rogues de Zendikar. #eujasabia Bora falar dos arquétipos desse meta.
Midrange, Aggro e Control, 3 arquétipos de volta à vida!
Gruul Adventures
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck - (38 cards - 12 diferentes)
Terrenos - (22 cards - 5 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 7 diferentes)
Criaturas (25)
Mágicas (8)
Artefatos (5)
![]()
x4
![]()
x1
Terrenos (22)
Sideboard (15)
Main Deck - (38 cards - 12 diferentes)
Terrenos - (22 cards - 5 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 7 diferentes)
Gruul adventures é chamado por alguns de Gruul Aggro. É verdade que o deck é agressivo, mas eu gostaria de chamar a atenção dos leitores sobre como esse deck é Midrange. Isto é, busca somar vantagens ao longo da partida e abusa de relações 2 por 1 durante o game. Podemos notar que o deck tem um interesse forte no arquétipo midrange no
Estalajadeiro de Beiramuro de turno 1. Esse humano plebeu não é a criatura mais batedora do mundo, mas compra muitos cards com sua habilidade e permite que
Fera Apaixonada // Desejo do Coracao ataque facilmente. De fato, os cards com aventura são reconhecidamente bons em estratégias midrange, por conterem virtualmente duas cartas em uma única.
A lista conta com uma das cartas mais quentes do standard atual
Esmagamento de Quebra-cranio. Uma única carta que visa remover dois alvos do nosso oponente. O grande truque dessa lista, além dessa soma de vantagens que vem na compra de cards, nos 2 por 1 e nos efeitos de aterragem de
Elemental das Queimadas e
Mamute de Kazandu, é a faixa de poder elevada de criaturas entre 4 e 5. Com 4 cópias de
Brasolamina no maindeck uma única criatura sem resposta pode arrancar seus 10 ou 12 pontos de vida em um único combate. Segundo minhas pesquisas essa lista compõe 20%-30% do metagame, sendo o deck favorito.
No entanto, o formato não está dominado somente por Midranges. Veja por exemplo o Monored que volta a brilhar:
Monored
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck - (42 cards - 12 diferentes)
Terrenos - (18 cards - 2 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 8 diferentes)
Criaturas (32)
Mágicas (6)
![]()
x2
![]()
x4
Artefatos (4)
![]()
x4
Terrenos (18)
![]()
x3
![]()
x15
Sideboard (15)
Main Deck - (42 cards - 12 diferentes)
Terrenos - (18 cards - 2 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 8 diferentes)
Com 12 criaturas de CMC 1. Este é o Aggro puro do formato. Uma curva média abaixo de 3 que deseja acabar a partida não com vantagens, mas com uma perda de pontos de vida na velocidade de um raio.
Sabujo Infernal de Akoum quer morder 2 pontos de vida todo turno.
Intimidador Karganiano também faz um belo estrago com seus truques de combate e poder base 3.
Anax, Temperado na Forja já foi testado nas chamas de outros tempos de standard e continua sendo peça essencial ao mono red aggro aqui. Ele nos diz que o combate não pode parar. Não interessa se o oponente tem bloqueadores ou remoções. Sempre devemos ter corpos na mesa pressionando o ataque.
O ápice da partida aqui é duplo. Além de
Brasolamina, a lista contém
Torbran, Tano de Lapa Vermelha que pode gerar uma explosão de dano nas múltiplas criaturinhas e ganhar a partida já no turno que é conjurado. Uma lista também muito competitiva, mas que aparece ocupando algo como 5% do metagame. Algo que sinceramente eu já consideraria como rogue normalmente. Um deck que costuma aparecer 1 vez a cada 20 decks.
Cadê os decks controladores? Tem espaço pra eles também? Tem sim!
Dimir Rogues 2k
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Companheiro (1)
Main Deck (60)
Sideboard (15) Companheiro (1)
Main Deck (60)
Sideboard (15) Companheiro (1)
Main Deck (60)
Sideboard (15) Companheiro - (1 card)
Main Deck - (38 cards - 11 diferentes)
Terrenos - (22 cards - 7 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 8 diferentes)
Companheiro (1)
![]()
x1
Criaturas (15)
Mágicas (23)
Terrenos (22)
Sideboard (15)
Companheiro - (1 card)
Main Deck - (38 cards - 11 diferentes)
Terrenos - (22 cards - 7 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 8 diferentes)
Essa lista é muito especial para mim não apenas por ser de Rogues, mas por ter pego ela diretamente com nosso amigo Matheus Akio! O deck é muito legal, inclusive Sandoiche do Liga Magic Bolts conseguiu excelentes resultados pilotando o deck no competitivo do arena. Vamos dar os parabéns para ele e para o time da Liga ^^
Dimir Rogues é uma lista com todas as respostas. Essa lista pode responder ao deck inteiro de seu oponente, literalmente, triturando todas as cartas.
Ladrao de Pensamentos Planador atendeu às minhas expectativas. Resistência 3 segura o início dos aggro decks. Seu buff no meio do jogo transforma os rogues em ameaças fortes e vai triturando os cards do deck extinguindo seus recursos. É muita habilidade para um card apenas!
Impositora da Guilda dos Ladroes CMC 1 criatura 4/2 tá valendo!? Com spot removals eficientes como
Sede de Grao-vampiro e
Afogar no Lago. A lista deixa você destruir, anular, triturar, ganhar controle de criaturas e até pedir ajuda para o bom companheiro
Lurrus da Toca Onirica. Caso tudo dê errado:
Despertar de Agadeem para voltar ao jogo. Esse deck ocupa por volta de 10% do metagame. Um pouco menos rogue que o Monored, mas ainda um deck um pouco raro. Lógico que isso pode mudar rapidamente com os resultados de grandes campeonatos.
Hoje ao invés de mostrar e falar sobre um deck rogue especificamente, desejei falar sobre o metagame. Não foi à toa. Parece que o metagame atual está realmente divertido. Veja que há uma diversidade muito grande! Quando um formato tem a presença da maior parte dos arquétipos de magic disputando uns com os outros significa que temos um ambiente saudável. Parece que o único arquétipo de deck que ficou de fora foi o de combos infinitos, quando pensamos apenas em combo decks podemos pensar em
Ruina Predita e
Danca da Vivenda. Do ponto de vista de decks rogues, temos uma situação curiosa.
A dispersão de decks no formato, com listas variadas, permite essa dupla interpretação de que temos um meta muito variado, ou que temos um meta feito de decks Rogues (de estratégia rogue, mas nesse caso também no tipo de criatura). Trata-se de um metagame composto por mais ou menos 10 listas distintas no formato padrão! Aventura, Aterragem, Companheiros, Tribais e Escapatória são mecânicas variadas competindo umas com as outras. Todas ativas em nosso momento. Olha, para quem vem acompanhando os últimos anos de MTG, essa é uma excelente oportunidade para se divertir. Quando tantos decks distintos aparecem, os jogadores podem jogar como quiserem! Aproveite a oportunidade para criar seu próprio rogue ou modificar uma dessas várias listas. O resultado dos banimentos foi a vitória do metagame, um formato em que todo mundo ganha.
Chandler