Fala aí pessoal, tudo bem com vocês?
Voltamos com mais um artigo aqui de Pioneer e sua melhor escolha!
Vamos primeiro falar sobre como está o formato:
Com a chegada de Omnath, Locus da Criacao tivemos uma onda de decks baseados na carta, sendo que todos saíram com bom rendimento. No entanto, pela variedade do formato, em três semanas o ambiente já absorveu esses novos decks e chegamos ao meta atual - Estamos atualmente com os seguintes destaques: Mono black aggro, Orzhov Auras, Niv to Light, Lotus Combo, UBG Espião de Balaustrada, Burn e Four Color Omnath. No meu ponto de vista, esses são os decks mais fortes do formato, e aconselho essas opções se você quer uma escolha mais segura.
Tendo essa análise em vista, resolvi testar um deck fora desse quadro para tentar trazer uma boa opção e, depois de muitos testes cheguei ao deck do artigo.
O deck de hoje é o Grull Midrange. Passei alguns dias jogando e peguei muitos Niv, Lotus e variações do Omnath, e além de pensar em jogos contra os que citei eu queria um deck que fosse razoável contra os aggros. O deck é interessante, roda muito bem contra os midrange e controles, além de uma boa desenvoltura contra todos os decks.
Nessa estratégia é necessário impor um ritmo de jogo nos primeiros três turnos com uma mão forte, então a ideia é sempre fazer mana Elfo. Você precisa sempre fazer ações no turno um e/ou dois, preste muita atenção nas mãos iniciais (muligue sem medo, já fiz muligan a quatro e ganhei o jogo rapidamente) acho que esse é o grande detalhe desse deck, você precisa sempre analisar se a mão é rápida o suficiente para desenvolver um bom jogo. Foram raros os jogos que comecei fazendo mágicas somente no turno três e ganhei.
Se fosse destacar uma carta seria Comando de Atarka, é um ótimo finalizador de jogo e roda muito bem em conjunto com Goblin Lider da Plebe e Chefe-de-guerra da Legiao. Ainda sim, contra alguns decks eu prefiro diminuir ou até cortar os comandos, já que eles ajudam mais quando você está na frente.
Vamos falar como o deck roda contra as principais estratégias e comentar sobre o sideboard.
Niv to Light: Aqui temos aquele que têm grande constância e está apresentando bons resultados. Certamente é o deck mais completo, com várias cartas diferenciadas, mas é um game até que razoável para o RG, onde você começando com mãos rápidas, tira o tempo do niv fazer seu jogo, chegando ao turno quarto para o cinco e seu oponente está praticamente morto, de todos que peguei eu perdi somente um jogo. Não tenha medo de ser agressivo, sempre deixe uma boa volta para curva cinco do seu oponente caso ele venha com algum tipo de remoção global.
Side In: 2 Chandra, Chama da Rebeldia, 2 Lodo Necrofago;
Side Out: 4 Gigante Esmaga-ossos // Pisar;
Gw Auras: É o nosso pior game, sem dúvidas, é aquele jogo praticamente impossível de ganhar, onde você pode vir com mãos boas e mesmo assim não vai ser nada fácil, isso se deve ao fato de você não ter remoções e as criaturas do seu oponente vão crescer e ganhar algumas habilidades devido aos encantamentos anexados a ela, mesmo com side fica complicado ter algo efetivo. Orgia Destrutiva ajuda em alguns jogos criando oportunidade de vitória, foi somente assim que consegui ganhar algumas vezes.
Side In: 4 Orgia Destrutiva, 2 Esguicho de Magma , 3 Saraivada Despedacadora;
Side Out: 2 Guerrilheiro Imprudente, 4 Comando de Atarka, 3 Chefe-de-guerra da Legiao;
Mono black Aggro: Esse jogo é muito equilibrado, um dos mais gostosos de jogar, onde o game se desenvolve para os dois lados criando oportunidades semelhantes e consequentemente ganhando quem faz as melhores escolhas, trocas e com as melhores draws. Sempre que pego esse game me divirto bastante. A ideia aqui é uma disputa de quem agride mais rápido, você tem a vantagem de ter o início mais forte, porém seu oponente tem um bom equilíbrio de remoções e criaturas que podem atrapalhar seu jogo e não dar tempo de você voltar ao mesmo. Com side, seu pior pesadelo é Kalitas, Traidor de Ghet que quando entra em jogo é muito difícil ser removido, principalmente se o jogo estiver equilibrado.
Side In: 2 Chandra, Chama da Rebeldia, 2 Esguicho de Magma, 2 Lodo Necrofago;
Side Out: 4 Comando de Atarka, 2 Guerrilheiro Imprudente;
Four Color Omnath: Com uma das cartas mais fortes do momento, tanto que veio de bans há alguns dias, não pode deixar de aparecer no Pioneer. Esse deck é um midrange muito forte e tem um conjunto forte de boas cartas. Ainda acho que falta uma lista X, onde Omnath vai jogar mais do que joga atualmente. Talvez com a chegada de uma nova edição ou alguém criando uma lista mais elaborada. No entanto para o RG é um game muito favorável, onde ele tem poucas formas de segurar seu Rush e quando começar a fazer seu jogo já tarde demais, peguei diversos nas duas semanas que joguei de RG e se perdi um jogo nem lembro de tão fácil que era o game.
Side In: 2 Chandra, Chama da Rebeldia;
Side Out: 2 Guerrilheiro Imprudente;
Gostaria de deixar claro que não acho o RG tier 1, porém o deck não é ruim e bate de frente com decks tier 1. Considero uma boa opção se você vai jogar um torneio onde você percebe um field mais midrange ou controle.
Espero que tenham apreciado a ideia qualquer dúvida, críticas ou dicas podem deixar nos comentários que responderei o mais rápido possível.
Bom jogo!
Queria saber o que usar contra RDW, Lotus Combo e UW controle?
Valeu!
Vou ficar de olho se aparecer alguma ideia ou algum deck consistente eu vou trazer no proximo mês. Obrigado pela sugestão!