Olá! Semana passada recebemos com surpresa a notícia dos banimentos no Standard, mas o grind nunca pára e a sequência de ranqueadas no MTG Arena e torneios seguiu implacável. Sem Reconquista da Natureza, Espiral de Crescimento e Teferi, Manipulador do Tempo, a base Temur e Bant sofreu um golpe praticamente irreversível. Mas vilões como Uro, Tita da Ira da Natureza, Krasis Hidroide e Nissa, Abaladora do Mundo continuaram por aí, e era natural que os jogadores em busca da "boa" do formato fossem atrás de uma casa para encaixá-los.
Começando os trabalhos na segunda-feira mesmo, o Sultai Ramp teve minha atenção, onde montei uma base mais genérica para disputar ranqueadas enquanto o restante do metagame assentava-se. Parecia simplesmente lógico começar por ele, já que mesmo Espiral de Crescimento sendo uma peça importante, ele conseguia manter uma boa quantidade de movimentos para o segundo turno entre descartes e remoções.
A primeira versão contou com cartas como Cavaleiro dos Espinhos e Polucrano, Desacorrentado, sendo evoluída partida após partida, torneio após torneio, desde os LigaMagic Finals Qualifiers, sendo campeã do Torneio HG Team XVI e fazendo 1-1 drop no Red Bull Untapped International até eventualmente chegar na seguinte versão que utilizei para ser campeão do LigaMagic Finals 2, carinhosamente apelidada de "Sultai 10h36" (já que o "Sultai 08-08" e o "Sultai 10h17" já existiam):
Quanto a algumas escolhas da lista: por se tratar de um deck de três cores com várias mágicas douradas e terrenos virados, resolvi diminuir ao mínimo possível a "ganância" na escolha das cartas. Por exemplo, somente uma Dissolucao do Pensamento e quatro cópias de Remorso Agonizante (quando geralmente vemos o contrário nas listas) para facilitar fazê-lo no turno 2 através de somente Floresta ou terrenos Golgari, e encaixá-lo no mesmo turno da Nissa (jogada que foi determinante no terceiro jogo da final no LigaMagic Finals 2). Em termos práticos, perde-se no Vigiar 1 que ajuda a alimentar cemitério para o Uro, mas ganha em interagir com o Uro do oponente tanto na mão, quanto no cemitério, e retém valor no jogo tardio quando o oponente já não tem mão tirando algo relevante do cemitério.
Continuando com foco nas jogadas leves que facilitam a base de mana, o próprio Cavaleiro dos Espinhos foi cortado, já que três verdes era puxado demais para fazer sempre na curva (ou prejudicava outras mágicas importantes). Pelo mesmo motivo, Teferi, Mestre do Tempo ficou de fora em prol de Tamiyo e Vraska como planeswalkers de quatro manas geradores de valor; a lenda Simic é capaz de dar vantagem de cartas mesmo com uma Narset na mesa, além de reutilizar recursos escassos em uma partida longa e alimentar a escapatória do Uro, enquanto que a Vraska interage com uma infinidade de permanentes problemáticas (Narset, Rasgadora de Veus, Trevo da Sorte, Estalajadeiro de Beiramuro, Uro, Tita da Ira da Natureza) e também alimenta o Uro, embora de forma mais lenta e custosa.
A quantidade de interação leve é outro fator determinante em prol do sucesso dessa lista, com muitos descartes, anulações e remoções de apenas duas manas. Dessa forma, é possível desde bem cedo "dobrar" a jogada para interagir quando se está atrás, ou desenvolver proativamente com proteção aberta. Esse custo em particular interage muito bem com a Nissa, Abaladora do Mundo, que frequentemente consegue transformar um terreno duplo em 3/3, atacar, e interagir com alguma jogada do oponente.
Ugin, o Dragao Espirito foi uma ausência, mas que faz bastante sentido considerando que a lista foca em ser mais interativa nos turnos iniciais, com menos terrenos e somente um Cultivar, e que no pós- side nas partidas pesadas, onde ele é mais relevante, as anulações estão cada vez mais presentes para puní-lo.
Juntamente com Golpe Desdenhoso e Rajada de Eter, o plano de Tufao de Tubaroes faz bastante sentido no pós-side, e ajuda até mesmo nas partidas contra decks Flash e Controles, arredondando o número de ameaças que contornam as anulações junto da Krasis e do Uro.
Negar foi outra ausência, mas as poucas cartas de custo menor que 4 que não sejam uma criatura e que devem ser anuladas podem ser lidadas de outras maneiras (notadamente, Trevo da Sorte com Esmorecer e Narset com Sumir, Vraska e Tufao de Tubaroes, além, é claro, dos descartes para ambas).
De maneira geral, mesmo que a lista pense bastante na mirror match de Sultai e esteja equipada para enfrentar Temur Adventures no pós-side, as escolhas de deck principal e reserva são bem abrangentes, permitindo margem de jogo em uma infinidade de partidas mais fora da curva. Escolhas como um Gargarote Anciao ao invés da quarta Nissa melhora contra os aggros, além é claro da quantidade massiva de remoções respeitando essas partidas (Evento de Extincao, Sumir, Grito do Carnarium, Ato Cruel, além dos condicionais Garras Noxias e Rajada de Eter).
Para finalizar, segue o guia de sideboard para as principais partidas do ambiente, lembrando que ele deve ser tomado apenas como base, e eu mesmo durante as minhas partidas faço várias alterações nas entradas/saídas dependendo de quem está começando, de como exatamente é a lista do oponente, e de como ele próprio fez os planos dele!
- Temur Adventures:
-3 Sumir
-3 Evento de Extincao
-1 Gargarote Anciao
+2 Ato Cruel
+3 Esmorecer
+2 Golpe Desdenhoso
- Mono Green/Gruul Aggro:
-1 Dissolucao do Pensamento
-4 Remorso Agonizante
-1 Tamiyo, Colecionadora de Historias
-2 Nissa, Abaladora do Mundo
-3 Baixas de Guerra
+2 Ato Cruel
+3 Esmorecer
+2 Garras Noxias
+2 Grito do Carnarium
+1 Evento de Extincao
+1 Gargarote Anciao
- Mono Red:
-1 Dissolucao do Pensamento
-4 Remorso Agonizante
-1 Tamiyo, Colecionadora de Historias
-3 Baixas de Guerra
-1 Nissa, Abaladora do Mundo
+2 Ato Cruel
+3 Esmorecer
+2 Grito do Carnarium
+1 Evento de Extincao
+1 Gargarote Anciao
+1 Tufao de Tubaroes
* Caso o oponente comece, fazer -1 Nissa +1 Tufão
- Mardu Winota:
-1 Dissolucao do Pensamento
-4 Remorso Agonizante
-3 Baixas de Guerra
-1 Tamiyo, Colecionadora de Historias
+2 Ato Cruel
+2 Garras Noxias
+2 Grito do Carnarium
+1 Evento de Extincao
+1 Gargarote Anciao
+1 Tufao de Tubaroes
* Caso o oponente comece, fazer -1 Nissa +1 Tufão
- White Weenie:
-1 Dissolucao do Pensamento
-4 Remorso Agonizante
-3 Baixas de Guerra
-1 Tamiyo, Colecionadora de Historias
-2 Rajada de Eter
+2 Ato Cruel
+2 Garras Noxias
+2 Grito do Carnarium
+1 Evento de Extincao
+1 Gargarote Anciao
+2 Tufao de Tubaroes
+1 Esmorecer
* Caso o oponente deixe Serpente Litoespiral e/ou Antífona Gloriosa pós-side, -2 Nissa, Abaladora do Mundo +2 Esmorecer
- Mono Black Aggro:
-1 Dissolucao do Pensamento
-4 Remorso Agonizante
-1 Tamiyo, Colecionadora de Historias
-2 Rajada de Eter
+2 Ato Cruel
+2 Grito do Carnarium
+1 Evento de Extincao
+1 Gargarote Anciao
+2 Tufao de Tubaroes
- Sultai Ramp (mirror):
-1 Gargarote Anciao
-1 Ato Cruel
-1 Sumir
-3 Evento de Extincao
+2 Garras Noxias
+2 Golpe Desdenhoso
+2 Tufao de Tubaroes
- Bant Ramp:
-1 Gargarote Anciao
-1 Ato Cruel
-3 Evento de Extincao
-1 Cultivar
+2 Garras Noxias
+2 Golpe Desdenhoso
+2 Tufao de Tubaroes
* Caso o oponente não tenha Narset/Jolrael, pode deixar Cultivar e tirar um Sumir
- Azorius/Esper Control:
-1 Gargarote Anciao
-3 Evento de Extincao
-2 Rajada de Eter
+2 Garras Noxias
+2 Golpe Desdenhoso
+2 Tufao de Tubaroes
* Caso o oponente tenha muitas criaturas como Yorion/Arconte, pode-se colocar mais Ato Cruel e tirar Cultivar/Nissa. Caso o oponente possua muitos encantamentos relevantes como Luz Banidora, entrar Esmorecer.
- Grixis Control:
-1 Ato Cruel
-3 Evento de Extincao
-1 Rajada de Eter
+2 Golpe Desdenhoso
+2 Tufao de Tubaroes
+1 Gargarote Anciao
- Simic Flash:
-3 Baixas de Guerra
-3 Nissa, Abaladora do Mundo
-1 Gargarote Anciao
-1 Tamiyo, Colecionadora de Historias
-1 Vraska, Rainha Golgari
-1 Cultivar
+2 Ato Cruel
+2 Garras Noxias
+2 Golpe Desdenhoso
+2 Grito do Carnarium
+2 Tufao de Tubaroes
* Contra as listas mais pesadas que vão pro atrito com Nissa/Krasis, pode-se deixar a Nissa ao invés de Grito do Carnarium. Caso o oponente não tenha Mística de Gola e poucos alvos para Golpe Desdenhoso, pode-se cortar também. Se ele não tiver muitas Rajada do Éter e conte com muitas cópias de Negar, pode-se deixar Gargarote Ancião.
- Orzhov Doom:
-3 Evento de Extincao
-3 Sumir
-2 Rajada de Eter
-1 Dissolucao do Pensamento
-1 Remorso Agonizante
+2 Ato Cruel
+3 Esmorecer
+2 Garras Noxias
+1 Gargarote Anciao
+2 Tufao de Tubaroes
* Dependendo da configuração de descartes dele no pós-side, pode-se tirar alguns Remorso Agonizante por Golpe Desdenhoso (Yorion, Elspeth Derrota a Morte).
- Izzet Prowess:
-3 Baixas de Guerra
-3 Nissa, Abaladora do Mundo
-1 Tamiyo, Colecionadora de Historias
-1 Cultivar
+2 Ato Cruel
+2 Grito do Carnarium
+1 Evento de Extincao
+1 Gargarote Anciao
+2 Tufao de Tubaroes
- Rakdos Sacrifice:
-3 Baixas de Guerra
-2 Remorso Agonizante
-1 Dissolucao do Pensamento
+2 Ato Cruel
+2 Grito do Carnarium
+1 Evento de Extincao
+1 Gargarote Anciao
E quanto a vocês, leitores, como enxergam a dominância do Sultai Ramp no novo Standard? Acreditam que o deck irá permanecer como Tier 0 até a rotação? Ou que os demais baralhos vão conseguir se sobrepor e competir? Deixem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!
Digo mais, ele é um dos profissionais mais importantes do magic brasileiro
Continua não sendo um deck tier 0
Se sabe que quem fez o artigo é o Sandoiche né, o cara q passa o dia todo no Arena certo?