Esse final de semana aconteceu o primeiro Players Tour Finals, estrutura que foi inaugurada e já encerrada por consequência da pandemia. O torneio que prometia ser o novo epicentro do Magic Competitivo teve que ser totalmente reestruturado e sofreu um belo corte em sua premiação além de não classificar ou facilitar em nada o sonho de se tornar um profissional (MPL e RIVALS).
O torneio contou com 145 dos melhores jogadores do mundo, tornando o ambiente extremanente competitivo e acirrado para os participantes. O metagame do dia um ocorreu como esperado, 68% de decks com Growth Spiral, além de mais de 50% do torneio utilizando a carta Wilderness Reclamation.
A primeira pergunta a ser respondia no primeiro dia era: Será que a quarta cor no deck de Wilderness Reclamation era a adição necessária para "quebrar" a mirror?
Após 7 duras rodadas no primeiro dia essa resposta foi respondida sem sombras de dúvida pois o Four-Color Reclamation converteu nada menos que 72,7% dos jogadores para o dia 2, uma estatística absurda se tratando de um torneio de Magic de alto nível.
Kenrith, o Rei Regresso, Veto de Dovin, Solar Blaze, Clarim Ensurdecedor, Justice Strike certamente ajudaram e muito nesses números mas o grande destaque não tem jeito tem que ser dele mais um vez, Teferi, Manipulador do Tempo. A grande estrela do deck principalmente na Mirror onde muitos jogos se resumiam em quem vencia a "guerra dos teferis" ou quando enfrentava a lista padrão de Temur o deck com a adição do branco demonstrava uma grande superioridade e quase sempre se resumia a essa carta: Teferi, Manipulador do Tempo.
Confira a lista de Prinz Kristof que terminou o primeiro dia com o recorde perfeito de 7 vitórias e nenhuma derrota:
[DECK 1784995 NOT FOUND]
Mas também tivemos jogadores que pensaram completamente fora da caixa e conseguiram desempenho surpreendente contra os decks de Reclamation, foi o caso de Riku Kumagai com seu Mono-Black, Ken Yukuhiro e seu Esper Midrange e Michael Jacob com seu Mardu Winota, confira essas 3 listas que pegaram os jogadores de reclamation de surpresa:
[DECK 1785008 NOT FOUND]
No segundo dia depois dessas conversões bem altas de decks de Reclamation por mais que a coverage oficial se esforçasse os mirrors de reclamation dominaram grande parte das emoções do torneio. Para o desânimo de alguns e alegria de outros tivemos batalhas complexas e apresentações realmente impressionantes mostrando que de fato estávamos assistindou a apresentação dos melhores jogadores do Mundo. Antes de entrar no Top 8 gostaria de destacar as atuações de Autumn Burchett e Piotr Glogowski que apesar de terem terminado no Top 16 realmente deram um show no final de semana.
Após 14 rodadas o Top 8 do torneio foi:
Patrick Fernandez (Temur Reclamation)
Michael Jacob (Mardu Winota)
Riku Kumagai (Mono-Black Aggro)
Christoffer Larsen (Jund Sacrifice)
Raphaël Lévy (Azorius Control)
Kristof Prinz (Four-Color Reclamation)
Ben Weitz (Four-Color Reclamation)
Allen Wu (Temur Reclamation)
Destaque máximo para o brasileiro Patrick Fernandes que além de ter feito Top 8 em um dos torneios mais difíceis da história também garantiu a sua vaga no 2020 Grand Season Finals. Um Top 8 que para um meta tão dominado por um deck no fim ficou bem diversificado. Com 5 estratégias diferentes entre os 8 melhores do torneio, a emoção está garantida para semana que vem. Lembrando que o formato de disputa é eliminação-dupla e os pairings serão sorteados.
Os jogadores serão sorteados na sexta-feira e disputam o Top 8 no sábado(01/08) com cobertura oficial da Wizards na Twitch e a nossa Co transmissão em português a partir de 12:45 no canal da LigaMagic. Teremos o ilustríssimo Paulo Vitor Damo da Rosa participando da cobertura em português conosco, além dos integrantes do LigaMagic Bolts, Lucas Caparroz e Matheus Sandoiche. Espero todos vocês lá!
O banimento tinha que ter saído a tempos atrás, agora faltando pouquinho para rotacionar deixa quieto...
Pedir banimento do Growth Spiral sem falar no Uro é ignorar o problema mais uma vez. Ele é claramente carta de início, meio e fim de jogo, 4 cópias jogarão tão bem quanto 1 no main. Nunca vi uma lista usando 2 growth spiral por exemplo. E outra, quem resolve Reclamation geralmente ganhava no mirror. Reclamation + Uro sem growth não mudará nada.