Com certeza não é fácil a vida de uma edição de meio de ano, quando falamos sobre Standard. É a última edição antes da rotação e quando ela é lançada temos todo um metagame desenvolvido, que já apresenta restrições para absorver novas cartas. No entanto. Core Set 2021 teve um impacto significativo no formato e trouxe algumas boas novidades.
Ugin, o Dragao Espirito é, com certeza, uma das grandes cartas de M21 e até mesmo Demonic Embrace, que teve um impacto menor, é um dos exemplos de como essa edição tem um power level diferente das demais. E foi uma carta de M21 que me fez olhar para esse deck de forma diferente e que me convenceu sobre o poder da estratégia.
Primal Might é uma das cartas de um conceito simples da cor verde, “Lutar”. Prey Upon e Epic Confrontation são exemplos dessa “mecânica” sendo aplicada, apesar de que um dos que mais gosto é o Ulvenwald Tracker. Aqui temos a ideia de que 1 - nossas criaturas são maiores que as do oponente 2 - queremos dominar a mesa. Primal Might faz exatamente isso e tem um bônus muito bom, ele deixa nossa criatura maior. Se minhas criaturas já costumam ser maiores, esse “crescimento” tem que ter alguma utilidade, e ele se faz presente quando aliamos ele à alguma evasão. Exemplo, se aumentamos nossa criatura com Atropelar, podemos tirar um bloqueador incômodo da frente e depois atacar em cima de uma mesa menor. Ou podemos usar esse efeito na Questing Beast, tirar o bloqueador com poder maior do que 2 e então atacar sem bloqueadores. Esse universos de possibilidades é uma das coisas que mais me agrada nesta carta, por vezes jogar de aggro com verde te dá poucas opções e gosto quando aparecem cartas que me dão mais linhas de jogo.
O Deck
O Mono Green é um Big Aggro clássico, comum na cor verde. O deck tem um plano agressivo e conta com cartas que tem como principal qualidade a sua força em combate, suas criaturas são maiores que as do adversário e ele precisa encaixar as respostas certas para te segurar, o famoso “não existem ameaças erradas, apenas respostas erradas”.
Questing Beast é uma das melhores criaturas do Standard atual e nesse deck ela consegue ser muito bem aproveitada. Ímpeto é uma das melhores habilidades de tempo advantage em um deck agressivo, você mantém o oponente sob pressão e ainda gasta o recurso mais importante que ele tem, pontos de vida. Outro ponto é que é comum com decks agressivos o dilema de atacar o oponente ou perder um ataque batendo em um planeswalker, nossa amiga multi céfala resolve esse problema de forma simples e direta.
Secretamente uma das melhores cartas de Ikoria e talvez eu possa estar levemente desidratado e focadíssimo na minha salvação ao afirmar isso. Mas Gemrazer é uma carta espetacular nesse baralho. O efeito Chupacabra Voraz que ele tem já é muito bom, mas a capacidade de dar Atropelar é uma das que mais valorizo. Imagine ele da seguinte maneira “3 manas, mude o poder base da criatura para 4/4 e dê atropelar”, esse efeito em um deck de criaturas grandes já é maravilhoso, mas podemos ir além, na mirror de Mono Green ele pode ser “encante a Serpente Litoespiral e veja ela virar um monstro”, ou “faça sua Questing Beast com certeza acertar o oponente”, ou mesmo “acionar modo dibre versus Glass Casket”. As jogadas que essa carta permite são o que mais me atrai nela. .
Uma carta fora do tradicional e que cada vez gosto mais. Esse slot seria do Guardiao da Camara de Crescimento, mas o número de vezes que eu faço ele na 2 e basicamente não quero Adaptar no turno seguinte, e sim aumentar a mesa, é gigante. Claro que o Guardião com O Grande Circulo é muito bom, mas eu queria ter cartas mais versáteis. Preservador Silvonato é um falso drop2, ou seja, eu posso fazer ele no turno 2, mas também em outros turnos, e ainda ter utilidade. No geral, eu gosto muito dele como uma das últimas criaturas que farei, justamente para ter mana aberta para deixá-lo um monstro.
Drops 4 e Drops 5
A base de lands do deck é bem comum e no geral tem 3 pontos de discussão, sendo um deles importante para as escolhas do deck. O primeiro são as cópias de Castelo de Pontegaren,em teoria poderíamos usar 4 e estaria tudo tranquilo, mas se você usar Nissa, Who Shakes The World, você quer ter o máximo de florestas possíveis e se usar Distrito Mobilizado, também vai preferir usar um número menor de castelos. Distrito Mobilizado é a segunda discussão, eu não vejo ele como algo essencial, então se você não tiver wild cards não precisa se desesperar, ele costuma ajudar em situações bem específicas versus controles (SanduGod tem uma belo artigo sobre isso).
Por fim, o número de terrenos tem ligação direta com o que você quer fazer com sua lista, eu considero 24 o número mais seguro para uma lista que tem vários drops4, como a que uso. Você quer curvar até uma quinta mana (castelo + 4) e precisa de uma quantidade alta de terrenos, além de ter algum combustível para Scavenging Ooze e Preservador Silvonato. Se você quiser usar mais drops5, caso de Nissa, Who Shakes the World, Elder Gargaroth ou mesmo Vivien, Monsters' Advocate, eu recomendo com certeza usar 25 e fazer uma conta mais segura para chegar sempre ao 5 ou mais, sendo que com Nissa eu jogaria até com 26, já que ela consegue aproveitar o Flood.
Sideboard
Como é visto em alguns main decks, o sideboard do Mono Green tem um core de cartas que considero fixo. São eles:
- Ram Through: Sempre que jogar versus aggros você adiciona essa carta, e eu particularmente gosto de subir versus decks que terão menos criaturas, caso da maioria dos mids, mas que terão Shark Typhoon.
- Gemrazer: Completa o set versus BRx Sacrifice (destruir forno e dar evasão) e outros encantamentos.
- Oakhame Adversary: Você precisa do set disso sempre que for jogar a mirror, fazendo as trocas ficarem melhores pra você. Em casos extremos já subi versus alguns midranges.
- Shifting Ceratops: Conforme UGx joga, o dinossauro acompanha, ou seja, ele é importantíssimo no seu side.
Onde mais vejo discussões são nos slots de cartas versus grind e nas proteções. O Grande Circulo é muito bom e comprar cartas é uma habilidade ótima em um deck agressivo, mas se o seu oponente tem muitas remoções, vulgo matchs grind, ele consegue atrasar cada vez mais o artefato, tornando o impacto da carta bem pior, por essa razão outras opções usadas são Vivien, Monsters' Advocate, e na mesma ideia, Garruk, Liberto.ou seja, gerar gerar card advantage e tentar segurar as trocas com o oponente. Tem que use Elder Gargaroth para esse fim também, mas como ele depende de combate para ser útil, eu prefiro realmente o elemental versus decks agressivos. Sobre as proteções, Eu sou um grande fã de Ardil do Patrulheiro, é acima de tudo uma carta eficiente, você consegue fazer um Time Walk no oponente só jogando ela, contra decks como Temur Rec ou Sultai (caso a única cólera dele seja Evento de Extinção) eu prefiro muito mais desse out, mas se você está mirando em matchs versus Shatter the Sky ou mesmo versus o 4c Reclamation, que tem Solar Blaze, então Heroic Intervention é a sua carta.
Dicas gerais para a hora de sidear, Fera Apaixonada é particularmente ruim versus remoções (já que proteger um 1/1 é bem complicado) e Questing Beast nem sempre é boa versus aggros aggros. De resto, considero bem intuitivo o deck.
SIDEGUIDE
Temur Rec
Side out: -4 Forca Primal, -3 Fera Apaixonada // Desejo do Coracao, -2 Serpente Litoespiral
Side in: +3 Carneirada, +4 Ceratopo-camaleao, +2 Gemrazer
*Em caso do oponente subir mais criaturas pos side, inverte a quantidade de Serpentes e Força.
Bant Ramp
Side out: -4 Forca Primal, -3 Fera Apaixonada // Desejo do Coracao, -4 Serpente Litoespiral
Side in: +3 Carneirada, +4 Ceratopo-camaleao, +2 Gemrazer, +2 O Grande Circulo
*Caso ele esteja com a versão que vai menos encantamentos, não precisa subir Gemrazer.
Mirror
Side out: - 4 Serpente Litoespiral, -1 Trol Cascacouro, -2 Gemrazer
Side in: +3 Carneirada, +4 Adversario de Carvalhandia
BR Sac
Side out: - 4 Serpente Litoespiral, -3 Fera Apaixonada // Desejo do Coracao
Side in: +3 Carneirada, +2 Gemrazer, +2 O Grande Circulo
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Até mais!
Ruda
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Versus alguns aggros mais lineares eu prefiro mais interações, caso do WW
Em qual cenário Questing Beast não é boa contra aggro?
Na verdade não existe nenhum problema na carta, é mais uma questão de quais cartas são melhores e quantos slots tenho, eu aumentei o número de drops 2 e 4, diminuindo os drops 3. Preferi cartas que estão bem no meta (como Questing Beast e Oooze) e cortei uma carta que só é "grande".
Bom para Bo1 é você ter sorte. Nunca se sabe que deck vai aparecer pela frente, então não existe lista pior ou melhor, apenas um casamento de match bom ou ruim. Sem segunda chance.