Mais uma Viagem no Tempo
Os Clérigos, do passado ao presente!
Por
16/07/2020 10:05 - 4.620 visualizações - 14 comentários

Olá, players!

 

Prontos para mais “uma viagem no tempo”? Dessa vez a tribo escolhida é uma, da qual, assim como suas variações, gosto muito, Clerics, aproveitando falando dos combos presentes nesses, especialmente o de vida infinita.


Tudo começou em 1998 com um kor clérigo xamã nos dado pela coleção Fortaleza. Um ano depois, Madre das Runas, por Legado de Urza, até hoje ainda usada em algumas listas devido à proteção proporcionada.

 


 

 

Xama en-Kor, que ganhou um combo fechado com as cartas abaixo, respectivamente a partir de, 2002; e 2003, com a chegada de Investida e Flagelo.

 


 

 

Primeiramente, tanto o Espiritualista de Daru como Xama en-Kor são clérigos, então é só escolher, por exemplo, 500.000 de dano, redirecionando-o de um em um para eles, que aumentarão a defesa em 1.000.000; e depois sacrificá-lo com a segunda habilidade do terreno. Fora esta, outra utilidade do combo é que a enorme defesa ajudará nos ataques e / ou bloqueios.


Claro! Não podemos os esquecer, teve outros bons presentes nos mesmos anos. Também em 2002 e ambos da mesma coleção chegaram...

 


 

 

Arconte da Cabala e Reanimador de Pulmoes Decompostos, indispensáveis em toda lista da tribo que usar a cor preta. O primeiro, por apenas uma mana preta, drena uma quantidade de pontos de vida considerável do jogador alvo, sendo assim um ótimo finisher (finalizador); o segundo repõe o seu campo batalha, tendo o lado bom de, caso o seu opoente controlar algum clérigo, considerar o dele também, sendo assim uma ótima anti-removal. Formam uma bela dupla, não?!


Um ano depois, ao criarem Legiões, a tribo ganhou outros dois membros.

 


 

 

Vamos combinar que juntamente ao clérigo zumbi, Devoto Sombrio e Herdeiro da Escuridao proporcionam um ótimo combo a tribo, pois sacrificar três clérigos para fazer jogar um 6/6 com atropelar e ainda criar três fichas de zumbis 2/2 proporcionará um dano considerável, sem contar que, se o oponente levar dano do segundo, você ganhará o controle de uma criatura dele que esteja no cemitério, ótimas habilidades.


Bom, acabei de lhes citar os precursores da tribo; agora vamos aos seus sucessores, um dos primeiros chegou em 2010, na coleção Ascensão dos Eldrazi.

 


 

Em minha opinião, Mestre Transcendente é um dos melhores clérigos já criados, cmc (custo de mana convertido), habilidades e corpo bom, um 3/3, que, ao decorrer do jogo, vai crescendo e ganhando habilidades muito úteis como vínculo com a vida e indestrutibilidade, sendo assim mais um ótimo finisher para a tribo.


Em um ano depois chegou a coleção Innistrad, na qual veio outras duas aquisições para a tribo.

 


 

 

Mikaeus, o Lunarca é um clérigo que considero muito o uso, pela falta de lord na tribo, além de se auto beneficiar; vale ressaltar também que em um mid e / ou late game descerá muito mais forte. Alto Sacerdote Skirsdag, idem, por ser mais uma criatura que repõe mesa após uma destruição e / ou sacrifico, sendo essa um demônio 5/5 com voar, muito forte também.


Há muito tempo atrás, a tribo só tinha um bom meio de sacrificar o clérigo, após combar, para ganhar a vida infinita, mas em 2016, criaram a coleção Juramento das Sentinelas, dando-nos o outro para concluir o combo, Ayli, Peregrina Eterna.

 

 

Além da segunda habilidade, que por um baixo custo, conclui-o, temos uma ótima evasão como toque mortal; e a segunda habilidade, que nos proporciona uma remoção por apenas três manas, pós-combo, tornando-a útil e agradável à tribo.

 

No mesmo ano também chegaram outras boas pedidas para tribo, respectivamente, em Lua Arcana e Sombras em Innistrad.

 


 

 

Quanto ao Espirito Altruista, nada melhor do que ter uma criatura que baterá fácil e por um ótimo cmc (custo de mana convertido), além da proteção global proporcionada, por exemplo, contra ou destruições ou durante uma batalha. Em minha opinião, Capita de Milicia de Hanweir, embora inicialmente não seja um clérigo, veio a ser um ótimo substituto de O Incontestavel, possuí um ótimo cmc e ao flippar (transformar) se torna compatível à tribo e com a habilidade de criar fichas também compatíveis, que o fortificarão a cada final de turno, além de serem alimentos para ou Arconte da Cabala ou Ayli, Peregrina Eterna.


Três anos depois, ano passado, chegou mais duas boas pedidas para a tribo, por, respectivamente Lealdade em Ravnica; e Horizontes do Moderno.

 


 

 

Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos, para uma Monoblack Clérigos, cuja tech é o sacrifício, o qual é reposto por fichas, é uma boa ideia, pois, tirando o fator do número de sacrifícios, você fará o opoente perder dois pontos de vida; e terá values (valores), o fator compra e duas manas pretas adicionadas. Vale lembra que, assim como no Arconte da Cabala, pelo fato de ser perda de vida, não há como ser parado e / ou prevenido usando, por exemplo, Dia Sagrado e Ponte Traicoeira.


Embora não proteja a si mesma, tem o mesmo cmc de Madre das Runas; inclui incolor na proteção, fator importante, devido à presença de Eldrathron e GW Thron no meta; e com um de resistência a mais que a de Legado de Urza.

 

Por último, nesse ano, ao chegar Magic 2021, a tribo ganhou outros membros consideravelmente bons.

 


  

 

Porta-voz dos Ceus; e Vito, Espinho da Rosa do Ocaso, respectivamente, em uma Monowhite Clérigos e Orzhov Clérigos focadas em ganho de vida, principalmente infinita, caem feito luvas, o primeiro pelo baixo cmc e pela ficha que gera; o segundo por ser um bom finisher pós-combo, pois, dependendo do deck do seu oponente, só ganhar milhões de vida não garante a sua vitória. Receptaculo do Arquidemonio idem em relação à Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos, pois ao ser sacrificado, pode ser revivido e criar uma ficha consideravelmente forte, demônio 5/5 com voar, além do baixo custo; e vínculo com a vida, um bom bônus.


Bom, apresentadas as cartas que, tratando-se de main deck (deck principal), considero as mais importantes e melhores para a tribo, agora vamos falar de listas, começando com a Monoblack Clérigos.

 

Toda Vitória Pede um Sacrifício!

 

[DECK 1742028 NOT FOUND]

 

É uma lista que envolve muitos sacrifícios, seja por Arconte da Cabala, ou Devoto Sombrio, ou Santuario a Luz das Estrelas, ou Abadia de Oestevale, justificando assim, por motivos já citados, o uso de cartas essenciais como Alto Sacerdote Skirsdag; e Reanimador de Pulmoes Decompostos, além de Desenterrar; e Cemiterio Lotado.


 

 

A primeira, por exemplo, é uma boa pedida junto à, por exemplo, Receptaculo do Arquidemonio, o qual depois criará uma criatura com ótimo corpo e evasão; a segunda ajudará a repor mão e / ou mesa, caso alcance a condição, o que, dada a tech da lista, não é difícil.

 

Quem Quer Ser um Milionário?!

 

[DECK 1742017 NOT FOUND]

 

Assim como a primeira, a acima, Monowhite Clérigos, também consiste em combos, sendo um dos principais o de vida infinita, no qual, conforme já explicado, usa-se Xama en-Kor; Espiritualista de Daru; e Santuario a Luz das Estrelas.

 

 

Grevas Faiscantes, também é usada no combo, pois, como o custo para equipar, habilidade que visa alvo, é zero, pode-se trocá-la de uma para outra criatura, que também aumentarão a defesa em 1.000.000. Outros fatores consideravelmente bons são o baixo cmc; e a primeira habilidade, a qual, além de ímpeto, proporciona proteção às criaturas do deck, tendo em vista que algumas são peças de combo, fator que pede também o uso de Doadora de Runas, pois é sempre bom proteger as peças do seu combo.


Como finishers, podemos considerar Porta-voz dos Ceus, no caso de combo feito; Capita de Milicia de Hanweir; Mestre Transcendente; e até Mikaeus, o Lunarca.

 

[DECK 1741999 NOT FOUND]

 

Por último, mas não menos importante, a Orzhov Clérigos, que, pela consistência maior que das anteriores, considero-a a mais forte e menos dependente do combo, o qual também está presente na anterior. Assim como nesta, temos como peças do combo o equipamento, além de Ayli, Peregrina Eterna, como mais uma para finalizar com o sacrifício após o aumento da defesa, sem contar com sua última habilidade, a qual proporciona uma remoção por um custo bom. Também como combo e finisher, é considerável o uso de Vito, Espinho da Rosa do Ocaso para, assim como já dito, terminar o jogo de uma vez após combar.


Por que a considero consistente, se uso mais peças para o combo?! Por não usar cartas que ajudem só a realizá-lo, mas também que possibilitam outras jogadas, os clérigos pretos.


Tanto a Monowhite como a Orzhov Clérigos, por consistirem de bastante criaturas, das quais algumas fazem parte de combo; além de criaturas com habilidades que pedem o uso de mana, pedem Frasco do Eter, que também é ótimo com Grevas Faiscantes, dando as listas um toque de agro.


Quem não curte um bom e velho combo e / ou tribal, né? 

Comentários
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- 17/07/2020 21:01:03

Responde aos seus dois últimos quotes:

Não é a habilidade "1W: Xamã en-Kor causa um ponto de dano na criatura alvo"; sim, a anterior a essa que é usada no combo.

Sim, o combo é válido memso; e com a habilidade do Xamã citada acima.. Bom, até onde sei, geração de mana também é habilidade, por isso ao me referir ao terreno, disse segunda habilidade, a de virar; pagar uma mana abranca ;e sacrificar o clérigo para ganhar vida igual à resistência do mesmo, então nunca falei que causa dano infinito com ele. Há uma carta preta que permite essa troca entre poder e resistência, Transmutation, mas para o dano infinito, uso o Vito, Espinho da Rosa do Ocaso, que, por exemplo, é só passar a Grevas Faiscantes entre ele e o Espiritulaista, sacrificar o segundo, que você e ganha e tira do oponente os mesmos pontos de vida.

(Quote)
- 17/07/2020 13:42:12
Ah, agora entendi o ponto do problema aqui. Sim vc pode dar alvo no daru sem ter dano, mas isso não muda o cerne da discussão lá debaixo: você vai aumentar a resistência do Daru "infinitamente", mas a habilidade do Starlit Sanctum que causa dano o faz com base no Poder da criatura, não na resistência. O Daru vai estar sei lá, 1/20 bilhões, e ao sacrificar para a habilidade de dano do Starlit Sanctum, o dano causado ainda vai ser 1, pq poder do Daru não tá mudando. Vc pode ganhar vida "infinita", mas não causar dano "infinito" com esse combo. Daria pra fazer isso caso vc usasse algo que troca o Poder da criatura pela própria resistência, e aí sim sacrificasse pra habilidade de dano.
(Quote)
- 17/07/2020 13:31:22

Não é assim que redirecionamento funciona. Você não pode redirecionar dano que não existe. A habilidade redirecionaria dano causado, por exemplo, por um Bolt que tá na stack, ou na fase de resolução de dano, redirecionar a ele ou outra criatura o dano causado. É praticamente um efeito de substituição que muda o alvo do dano. Mas esse dano precisa vir de algum lugar. Efeito de redirecionar dano não cria dano do nada pra redirecionar a outro alvo. Você tá lendo a habilidade e tentando subverter o redirecionamento e transformar ele basicamente em "1W: Xamã en-Kor causa um ponto de dano na criatura alvo". O dano precisa ter uma fonte pra ser redirecionado, ele não surge como um "evento futuro garantido".

(Quote)
- 17/07/2020 10:41:55

Primeiramente, o texto da habilidade en-Kor hoje é:

0: O próximo 1 ponto de dano que seria causado a (criatura) en-Kor neste turno, em vez disso, será causado à criatura alvo que você controla.

Esta é uma habilidade que busca a prevenção. Visando redirecionar um possível dano no futuro. Um texto bem mais claro que o original.

Assim pode se ativar a habilidade pagando 0 (zero) mana quantas vezes desejar, pois não é parte do custo da habilidade que o en-Kor esteja para sofrer dano.

A habilidade diz "The next 1 damage that would be dealt to Shaman en-Kor this turn is dealt to target creature you control instead."

"that would be" = que seria

Em momento algum ele diz que o dano tem que ser efetivamente causado. Você paga 0 e redireciona o PRÓXIMO DANO a ser causado, para criatura alvo. Você já deu alvo. Ela não necessariamente precisa receber o dano. E sempre que o espiritualista, no caso, for alvo, ele recebe o bônus.

Sim, o combo é válido, a habilidade não depende efetivamente de algum dano ser causado e o juíz em momento algum tomou atitude errada.

Segundo, só pra deixar claro, é impossível redirecionar um dano já recebido. Pelas regras de dano, se o dano cair, e for letal, a criatura MORRE. Por isso o redirecionamento se dá ao PRÓXIMO dano a ser causado. Porém a habilidade estipula alvo ANTES do dano ser causado. Do contrário, a criatura iria morrer e nada seria redirecionado.

(Quote)
- 17/07/2020 10:29:30

Com Grevas Faiscantes, entre o Espiritualista e outro clérigo também dá certo.

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