As batalhas do Standard de Ikoria ainda estão sendo travadas e por mais que o mundo de Jund e BR Sacrifice esteja me entretendo bastante, é impossível não dar uma boa olhada no que Magic 2021 tem para nos oferecer, especialmente quando algo assim aparece:
Antifona Gloriosa é uma das cartas icônicas da história do Magic, mas principalmente, uma carta-chave para jogar de White Winnie, o arquétipo aggro que consegue lotar a mesa e atacar com tudo contra oponentes que a vida é apenas fazer vários terrenos.
No começo de Guildas de Ravnica, WW foi um deck real e inclusive me deu a vaga para a última temporada de RPTQs, o deck era rápido e letal, e ainda te permitia alguns splash, para azul, com Teferi, Manipulador do Tempo e Assistente de Detencoes, ou para vermelho, com Frenesi Experimental e remoções de side, o ponto é que a estratégia conseguia ir muito bem no jogo rápido, com Marechal de Benalia e Loxodonte Venerado, mas também ter um bom plano B, com seus planeswalkers.
Em termos de Plano B eu acho o deck bem servido com Gideon Lamina Negra e até mesmo splash para Frenesi, mas faltava agressão e Antifona Gloriosa entra nisso, mais do que isso, faltavam mais criaturas para o plano agressivo, e M21 também trará algumas boas opções para que nos próximos 3 meses você apenas colocar o cotovelo em um canto da mesa e fazer o movimento de alavanca com o braço que indica um ataque gigantesco, e nada calculado, mas que parecia visualmente agradável. Porque quem faz conta, é quem bloqueia
Agressivando
M21 trouxe, além de Antífona, claro, três cartas que eu queria destacar. A primeira é um novo planeswalker de custo baixo, Basri Ket, ele consegue crescer nossas criaturas, e o mínimo que eu espero de um WW é ser imbatível na mesa e me ajuda a jogar em volta de remoções globais, já que com ele eu não preciso necessariamente continuar colocando cartas na mesa, apenas usando o seu -2 eu já aumento minha pressão. Ainda na linha “em volta de remoções”, tínhamos perdido a Vanguarda de Adanto, mas ganhamos Sacrolamina Veterano, ou seja, guardar algo na mão é importante, mas mais do que isso, ganhamos um bom companheiro, Salvador Altruista, mais um drop 1 para lotar nossa mesa e nos proteger de algumas remoções.
Uma versão WW do deck seria assim:
Cartas como Coletor de Dizimo ou Tomik, Advoquista Distinto dependem do metagame, quanto mais Nissa, Abaladora do Mundo, por exemplo, mais cópias da criatura com voar. Apenas uma amostra de como as peças desse deck tem que ser escolhidas com cuidado.
Pensando também que temos cartas como Grito do Carnarium e Evento de Extincao, cartas que exilam e ignoram nossos efeitos de Indestrutível, podemos fazer duas coisas, uma é jogar em volta, em um caso subimos a resistência da mesa e no outro diversificamos ameaças, além é claro de usar mais planeswalkers, mas se for o caso, usar o splash para azul e ganhar mais opções.
Outra carta que gostei muito, mas que por enquanto Formacao Inquebravel tem parecido melhor, é Solidariedade de Basri. Fazer uma mesa grande e pumpar é o básico para se jogar de WW e por duas manas essa carta é exatamente o que queremos, até porque em um futuro não teremos mais Formação ou mesmo o Loxodonte Venerado. Lembrando que marcadores, Mentora do Conclave e Tenente de Basri são a união do Brasil com o Egito, só pode ser bom.
Um último adendo sobre splashs, por hora, nossa base de mana é feita de shock lands e templos, eu acho essa base ok quando falamos de splash que nos deixam melhores em partidas que trocaremos recursos, exemplo, usar azul, atrasar um turno do aggro, mas depois ter counter e o oponente ficar para trás, mas no caso de usar verde, que seria para algo mais agressivo com a Mentora do Conclave, então sofreremos mais e talvez usar menos drops 1 e assim deixar sempre um turno de curva aberto para um templo.
Com M21 lançada estarei aplicando um bom tempo em listas desse tipo e devo postar as novidades aqui na liga ou nas minhas redes sociais.
Até mais!
Ruda
Na minha stream (twitch.tv/rudareis) eu devo jogar mais com o deck e atualizar.
ah sim, ai teremos ambos os pumps.
Enquanto for só languish ta bom, mas o WW ganhou várias cartas do jumpcastart tb, fica bem legal. E se precisar, tem o splash.