Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep XCVII. Período entre lançamento de coleções é sempre um pouco parado, e esse ano com a pandemia o mundo do Magic está mais devagar ainda. Pros que jogam Arena, pelo menos é possível se divertir com draft e experimentar a nova coleção, agora o pessoal do físico, como eu e toda a galera do mesão, teremos que esperar mais um tempo para colocar as mãos nas cartas de Ikoria e Commander 2020.
De qualquer forma, seguimos com nossas atividades de vento em popa, porque o Gathering está proibido mas o Magic continua! Hoje vamos explorar um pouco a mecânica de Mutação com um deck five colors liderado pela Jegantha, a Fonte. Apesar dela não ser um comandante que se aproveita ou facilita a Mutação, ela tem um custo de conjuração fácil e se torna um ramp para pagar pelos custos dos nossos bichos, nos fazendo saltar da curva 5 pra curva 10.
O Laboratório de Commander tem o intuito de trazer listas para o Mesão do Amor que sejam acessíveis ao bolso e ainda capazes de vencer o jogo, com um limite de orçamento de R$300,00, levando em consideração o valor mínimo das cartas no menor preço da Liga. O deck de hoje está cotado em R$287,54.
Já falei um pouco sobre a Jegantha, que é uma criatura 5/5 por 4G/R, e que possui uma habilidade ativada que gera um mana de cada cor, mas que não pode ser utilizado para pagar custos de mana genéricos, ou seja, aquele custo representado por um número preto num círculo cinza. Mesmo sem esse uso, a Jegantha ainda é uma criatura excelente para o deck, pois vários dos custos de Mutação usam mana colorida, principalmente dos cinco "titãs" de Ikoria. Aproveito para falar aqui da inclusão de Kiora, Invocadora de Behemoths na lista, pois seu -1 é bastante sinérgico com a habilidade ativada da nossa comandante.
Para os que já estão minimamente familiarizados com a mecânica nova, talvez o que fique mais evidente é a necessidade de proteger a criatura mutada, pois é muito esforço empregado em um único bicho, e se ele for removido, é preciso começar do "zero", por assim dizer. É claro que a ideia não é mutar só uma criatura, talvez seja possível, em um jogo favorável, ter três ou quatro ameaças na mesa, mas acredito que seja seguro se resguardar e manter ferramentas de back up para quando for necessário.
Como a ordem é proteger, as melhores habilidades para isso são Indestrutível e Resistência à Magia. Na lista temos cartas como Espreitador Invisivel, Leao da Juba Lanosa, Atormentadora Elusiva e Thrun, o Ultimo Trol que deverão servir como "base" para receber as criaturas com Mutação, a fim de mantê-las mais seguras. Além desse tipo protetor, também coloquei na lista Endless Cockroaches e Andarilho Mortus, que trazem para a mão todos os cards colocados no cemitério, se estiverem mutados, sendo uma ótima forma de reaproveitar o recurso. Essa categoria de criaturas é de extrema importância e eu sugiro fortemente que você busque ter, pelo menos, uma delas na sua mão inicial, pois se você começar a construir um bicho cheio de mutações, depois não vai poder adicioná-las na mistura, uma vez que elas não têm a habilidade de Mutação para poder entrar na bagunça depois que ela já começou.
Depois, é claro que você vai precisar de criaturas que sejam capazes de tornar aquele bicho na base mais forte, e cada vez que uma delas sofrer mutação, você vai desencadear todas as habilidades daquele tipo que fazem parte do bicho. Isso é muito bom pois faz o deck rodar, e também te recompensa por conseguir deixar sua criatura cada vez maior. Para o começo do jogo, algumas criaturas têm custo de Mutação bem baratos, como Demolidor Presa-de-serra, que faz um Fera Interior sempre que muta e Polvo Flecha-do-mar, perfeito para combinar com Selkie Olhos-Frios, por exemplo.
No mid-game você deve ser bem feliz com um pouco de controle, através de Ceifador Chiador, Snapdax, Apice da Caca e Destruidor de Gemas, e você pode avançar para o late-game com criaturas com efeitos mais poderosos, conforme for tendo mana para poder conjurá-las. Gosto bastante de Morcego do Lamento Funebre, Afanador de Souvenires e dos astros Nethroi, Apice da Morte, que repõe seu board com excelência, Illuna, Apice dos Desejos, que aumenta sua presença no jogo e Starrix Auspiciosa, que quanto mais tempo nela investido, mais retorno você terá.
Nem só de criaturas vive o commandeiro, mas mesmo as mágicas, artefatos e encantamentos importantes do deck interagem de alguma forma com criaturas. Mito de Nethroi, Mito de Illuna e Mito de Snapdax servem como controle e presença de board, sendo que o azul, ao fazer uma cópia de criatura com Mutação, copia a criatura de cima com todas as habilidades das que estiverem embaixo, então você pode duplicar seu poder de fogo de um jeito bem fácil. Invocacoes Compartilhadas é oficialmente um tutor de criaturas, mas as outras formas de conseguir encontrar o que você precisa vêm na forma de compra de cartas, com Especialidade de Rishkar, Bestiario do Vivideiro, a excelente Temporada de Crescimento e Projeto Guardiao.
Vou destacar também a presença no deck de Ultimato Soturno, que apesar do custo específico, cai como uma luva para manter o gás ao longo do jogo. Quero lançar olhar sobre Melhor Momento, talvez um encantamento pouco utilizado, mas que cai como uma luva nesse deck, afinal em poucos turnos atacando com uma criatura, você já é capaz de sobressair o custo de mana que investiu na carta com vários combates extras.
Antes de encerrar, deixo vocês com uma versão pimpada do deck, na qual o principal investimento aconteceu na base de mana, bem mais consistente, e nos encantamentos, capazes de ajudar bastante a missão do piloto do mesmo de vencer o jogo.
[DECK 1664676 NOT FOUND]
Então assim nos despedimos, cremosos. Eu acredito que a melhor forma de explorar Mutação é com um Commander cinco cores, assim você brinca com a maior quantidade possível de cartas com essa habilidade, que na verdade ainda é pouca, mas já o suficiente para o Mesão. Espero que tenham gostado.
Obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!