Mothra, Rainha dos Aristocratas
Estudo das últimas novidades para as listas de Aristocratas
Por
14/05/2020 10:05 - 8.545 visualizações - 11 comentários

Olá novamente, players!


Novamente aqui estou; e para mais uma vez abordar o que? Sim, isso mesmo, como o próprio título diz, a boa e velha Orzhov Aristocratas. Tivemos recentemente o lançamento de mais uma coleção, Ikoria: Terra de Colossos, na qual surgiram mais ótimas aquisições para tal:



 

Em minha opinião, Escorpiao Serrilhado, é um ótimo drop um, corpo bom, considerando seu cmc (custo de mana convertido); e uma ótima trigger (habilidade desencadeada), drenar dois pontos de vida de cada jogador, ao morrer após um bloqueio ou sacrifício. A Mariposa-parideira Luminosa é disparada a melhor de todas, uma drop quatro voadora 3/4 que revive as criaturas que morrerem e, melhor ainda, com marcador de voar, cmc justo; ótimo corpo; e trigger duas vezes útil à lista, uma delícia, não é?


Usando elas, principalmente a Mariposa-parideira Luminosa, tenho listas rogues, mas interessantes, para apresentar a vocês, começaremos com uma Pioneer na qual estão as duas.

 

[DECK 1675565 NOT FOUND]

 

Escorpiao Serrilhado; Celebrante Cruel; e Degolador de Zulaport para fazerem uma das principais e melhores funções do deck, o trigger de dreno de vida após morrer, tendo, como um ponto positivo, o fato de não dar alvo, evitando assim, por exemplo, Linha de Forca da Santidade e Veu do Verao. Ainda como o mesmo tipo de trigger, também temos Ceifador da Meia-noite, para draw (compra) com o drawback de um ponto de vida, o que não é problema devido às três citadas anteriormente, ressaltando que esse tipo de habilidade também é muito útil, ainda mais na lista abordada.
 


 

Aristocrata do Cartel; Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos; e Andarilho das Aflicoes como sac outlets para desencadearem as anteriores. A primeira é um bom drop dois, por apenas um sacrifício ganha proteção contra uma cor, uma boa evasão; a segunda, idem, pois é uma ótima geradora de valores, é juntar o útil ao agradável fazer o oponente perder dois pontos de vida e sacrificar uma criatura; e você adicionar duas manas pretas e comprar uma carta por dois sacrifícios; a terceira, bom drop três, entra criando ficha de criatura; dá vidência um por apenas um sacrifício, podendo assim fazer vir rápido algo fundamental para o turno.
 



 

Agora, não podemos esquecer-nos das mais fundamentais à lista, Mariposa-parideira Luminosa e Reunir os Ancestrais, que proporcionam recorrer ao cemitério, sendo consideradas win conditions da mesma. Por ser mais versátil que, substitui facilmente Retornar as Fileiras.

 

 

E, mudando só algumas coisas, também temos uma modern seguindo a mesma tech.


[DECK 1675590 NOT FOUND]

 

Devido ao formato, temos a opção de usar, para a mesma finalidade de Aristocrata do Cartel e Andarilho das Aflicoes, Comedor de Podridao e Vidente Visceral. O primeiro custa uma mana a menos que o humano conselheiro e, apesar de não poder bloquear, pode se fortalecer no decorrer do turno, podendo assim ser um bom finisher; o segundo, um ótimo drop um com a mesma habilidade que o horror, porém com uma outra diferença, ser auto sacrificável. Outra substituição é uma com a mesma finalidade de Degolador de Zulaport, Artista do Sangue, pelo mesmo cmc, além de considerar também as criaturas do oponente, mas dar alvo.



 

Outra possibilidade dada pelo formato é o uso de Remador da Grota das Mares, o artefato zumbi tem um bom cmc; corpo e habilidade, a qual permite tirar ameaças da mão do oponente.

 

 

Comum às duas listas, embora tenha o risco de millar (colocar no cemitério, vindo do topo do grimório) cartas indevidas, acho uma boa o uso de Fornecedora do Suturador, pois também pode fazer o mesmo com só criatura, proporcionando uma boa interação sinérgica com, respectivamente, Campeao Banhado em Sangue e Rastejador de Tumulo, ao jogá-los do cemitério para depois os reviver, o que não é difícil, pois, considerando a estrutura das listas, na pioneer temos o humano conselheiro que pode atacar e bater fácil; e na modern, o fato do uso de outros 18 zumbis.



 

Mudando um pouco a primeira lista, chegamos ao Orzhov Humanos Aristocratas, na qual podemos encaixar um combo, em minha opinião, bem forte com a Mariposa-parideira Luminosa.

 

[DECK 1675104 NOT FOUND]

 

Vimos que a habilidade do inseto é de marcador; quando se trata desse tipo de habilidade, não há nada como o combo com Solenidade, para o qual, dentro das cores da lista, temos Sadico de Qarsi  combando – uma vez com o inseto e o encantamento em jogo, basta conjurar o humano clérigo e explorá-lo; como o encantamento impedirá o ganho de marcador, ele, infinitas vezes, morrerá e reviverá.


 

Além do combo, podemos usar Necromante de Xathrid e Bastiao da Recordacao. A primeira tem um bom corpo e cmc e uma habilidade sinérgica e muito útil à lista, a reposição de corpo após uma criatura morrer. A segunda, idem, cria ficha, além de ter a mesma função que o humano ladino aliado. Ambas também ajudam em situações de remoções, especialmente as em massa.



 

Com outros dois combos que ambos fazem o mesmo tipo de looping, temos a lista a seguir, baseada no deck do combo do Vizir dos Remedios, a Orzhov Broodmoth Solemnity.
 


[DECK 1675115 NOT FOUND]

 

Os combos citados acima também são com ou o encantamento ou o inseto e contam com a habilidade imortal e persistir, para os quais, temos Mensageiro de Geralf e Informantes de Cozinha. No combo com o encantamento, é praticamente igual ao do humano clérigo, o que difere é que as criaturas ganham o marcador pelas habilidades mencionadas, o que também é impossibilitado pelo encantamento. Quanto ao no com o inseto, escolhe-se o marcador de imortal ou persistir primeiro; quando a criatura morrer novamente, o de voar, assim em diante. Nesse caso é necessário algo que faça que sejam sacrificados, repetindo assim nessa lista o uso de Comedor de Podridao e Vidente Visceral, outra, com a mesma, que não pode faltar é Altar da Demencia, pois nem sempre se ganha um jogo obtendo uma vida enorme.
 



 

Quando se tem uma lista com bastantes criaturas e combos as envolvendo, é muito considerável o uso de algo que as proteja, por isso o uso de Doadora de Runas. Ainda tendo como motivo o uso de combo, também é muito considerável usar uma carta que busque outra que feche o combo, como Simetria Subterfugiosa, cujo uso, em minha opinião, não é problema, pois com o artefato você tira o que o oponente colocou no topo do grimório dele.



 

Então, um combo e / ou uma interação com o cemitério, são ou não bons? Gostaram do artigo; e listas?

Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 20/05/2020 20:01:12

Como são bem carinhos e dependem de fetchs e tals, prefiri Gravecrawler, mais rápidos e também voltam do grave! Rs

(Quote)
- 20/05/2020 20:00:05

Também gosto delas, mas são bem caras, fora de orçamento! Rs

(Quote)
- 19/05/2020 09:49:18
Senti falta de bloodghast no Modern. Ainda mais com fornecedora do suturador.
(Quote)
- 17/05/2020 17:29:32
Colocaria 3 Liliana the last hope nas listas pioneer sem medo de ser feliz
(Quote)
- 17/05/2020 11:20:44

Draw no late game e entra destapada não importa a situação. Isso faz ela ser mais cara.
1 ponto de vida é troco de pão pra BW.

Últimos artigos de
Mais uma Viagem no Tempo
Os Clérigos, do passado ao presente!
4.621 views
Mais uma Viagem no Tempo
Os Clérigos, do passado ao presente!
4.621 views
16/07/2020 10:05 — Por Rafael, Arnaldi
Para Variar, Humanos!!!
Saindo da curva para surpreender!
11.445 views
Para Variar, Humanos!!!
Saindo da curva para surpreender!
11.445 views
23/04/2020 10:05 — Por Rafael, Arnaldi
Mudando Para Evoluir!!!
Analisando as últimas aquisições do Soul Sisters!
6.408 views
Mudando Para Evoluir!!!
Analisando as últimas aquisições do Soul Sisters!
6.408 views
02/04/2020 10:05 — Por Rafael, Arnaldi
Uma Viagem no Tempo com Zumbis
A evolução da tribo até sua viabilidade no Modern!
8.637 views
Uma Viagem no Tempo com Zumbis
A evolução da tribo até sua viabilidade no Modern!
8.637 views
19/03/2020 18:05 — Por Rafael, Arnaldi
9.762 views
O Impacto de Theros Além da Morte sobre o Aristocratas
Um deck fora da caixa para o Modern!
9.762 views
01/02/2020 10:05 — Por Rafael, Arnaldi