Olá! Antes da entrada de Ikoria no Standard, a minha "arma para o trabalho" no formato era o Temur Reclamation, que utilizei para alcançar o ranking Mítico no MTG Arena, 3° colocado no torneio Farpas de Mana e com o qual fui campeão invicto do LATAM Online Challenge fazendo 11-0 faturando uma passagem aérea para a América do Sul, além de ficar fora do corte no desempate na edição seguinte do LATAM.
Quando a nova edição chegou, apesar de vários cards bonitos e brilhantes, preferi começar os trabalhos com o que já estava testado e aprovado, fazendo apenas alguns ajustes para encaixar Trioma de Ketria e Espalhar Essencia (essa uma resposta aos Companheiros que estavam em vários dos outros decks). Com as mudanças, encaixei um terceiro Castelo de Vantreza para ficar melhor nas guerras de anulações com mais fontes azuis desviradas, ao invés da Zona de Explosao.
O primeiro torneio em mente era o Standard 1K da Lotus Box Team, torneio que durante o período de quarentena teria o peso dos SCGs Open para ajudar a definir o metagame na primeira semana. A lista que utilizei no evento foi a seguinte:
Em teoria, o Temur parecia muito bem posicionado em um mundo de Companheiros. Com todo mundo fazendo seu próprio jogo, o nosso "próprio jogo" era mais poderoso e capaz de ir por cima. Os próprios companheiros adicionavam restrições de montagem de decks aos oponentes - Gyruda, Ruina das Profundezas não pode usar Disputa Mistica, Keruga, o Macrossabio corta Veto de Dovin e Rajada de Eter, e tudo isso converge em um mundo de menos interação para Reconquista da Natureza.
A teoria se confirmou na prática: durante o evento, conquistei vitórias contra vários Jeskai Fires com Keruga, o Macrossabio e Rakdos Sacrifice com Lurrus da Toca Onirica, com Espalhar Essencia trabalhando, assim como o fixing de mana do Trioma e sua habilidade de Reciclar também, facilitando nos custos duplos das três cores do deck, dando uso para o excesso de mana que Reconquista da Natureza gerava algumas vezes e forrando o cemitério nas partidas onde Uro, Tita da Ira da Natureza era relevante.
O resultado no Suíço após 9 rodadas foi de 7-2, com as derrotas ocorrendo para um dos Rakdos Sacrifice (o mesmo que eliminei na partida do Top 8) e para o Orzhov Sacrifice, que acabei novamente encontrando na final e sucumbindo mais uma vez - normalmente os aggros e estratégias onde o Temur busca ser interativo, mas não consegue subir Rajada de Eter acabam sendo bem difíceis. Ainda assim, o resultado foi bom o bastante para garantir 300 dólares de premiação e preciosos pontos na corrida pela vaga do Invitational 2k da Lotus Box.
Em uma das rodadas do suíço durante o 1k da Lotus o adversário foi o próprio Brad Nelson na mirror de Temur Reclamation, e por uma felicidade acabei saindo vitorioso e impressionando-o bastante com a partida. Posteriormente em seu Twitter ele admitiu ter gostado bastante da minha lista, e após o torneio, ele próprio passou a adotar o mesmo main deck com leves mudanças no sideboard. Conforme ele realizava seus próprios testes e ajustes, ia me marcando no Discord da MTG Melee buscando opiniões até eventualmente chegarmos nessas 75, do momento da escrita do artigo:
Tufao de Tubaroes é uma ótima adição que combina com ambos planos Flash e Ramp, ganhando um espaço no Main Deck e um no Sideboard. Zona de Explosao retorna como o terreno de número 28 que cumpre o papel de mágica por vezes, trabalhando bem nesse mundo de Lurrus da Toca Onirica. Por respeito ao companheiro felino e seus derivados, interações mais leves como Choque e o terceiro Varrer com as Chamas foram agregados ao sideboard, em prol do menos eficiente Gigante Esmaga-ossos // Pisar que funciona melhor contra aggros sem Forno da Bruxa onde o corpo 4/3 consegue trocar (Mono Red, Gruul).
Para essa lista, segue o plano de sideboard revisado para as principais matches do Standard elaborado em conjunto com o Brad Nelson no Discord da MTG Melee:
● Mono Red:
-1 Visao da Quimiomante
-1 Tufao de Tubaroes
-4 Disputa Mistica
-1 Negar
-2 Intervencao de Tassa
-1 Caloteiro Descarado // Pequeno Furto
-2 Reconquista da Natureza
+2 Choque
+2 Marinheiro Espectral
+2 Uro, Tita da Ira da Natureza
+1 Fogo Draconico Escaldante
+3 Varrer com as Chamas
+2 Rajada de Eter
● Temur Reclamation (Mirror):
-1 Uro, Tita da Ira da Natureza
-3 Fogo Draconico Escaldante
-2 Espalhar Essencia
-1 Intervencao de Tassa
+2 Marinheiro Espectral
+2 Rajada de Eter
+1 Negar
+1 Esmorecer
+1 Tufao de Tubaroes
● Jeskai Fires:
-3 Fogo Draconico Escaldante
-1 Uro, Tita da Ira da Natureza
-1 Emboscador da Matilha Noturna
+1 Esmorecer
+1 Tufao de Tubaroes
+2 Rajada de Eter
+1 Negar
● Rakdos Sacrifice:
-1 Visao da Quimiomante
-1 Negar
-4 Disputa Mistica
-1 Intervencao de Tassa
-1 Caloteiro Descarado // Pequeno Furto
-1 Tufao de Tubaroes
+2 Choque
+2 Rajada de Eter
+3 Varrer com as Chamas
+2 Uro, Tita da Ira da Natureza
Para finalizar, essa versão sem Emboscador da Matilha Noturna e com Ira da Tempestade tem feito mais sucesso nos classificatórios do Magic Fest Online, mais focada em controlar a mesa com remoções e apostando totalmente nos tubarões voadores como ameaça alternativa, além de ter mais "vento" na forma de Optar - mas que ajudam no plano "Turbo Uro", que as duas listas anteriores nesse artigo deixam mais de lado como alternativa no sideboard.
E quanto a vocês, leitores, quais suas opiniões sobre o Temur Reclamation no novo metagame? Qual das versões agradam mais? O que mudariam pensando nos próximos eventos? Deixem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até próxima!