Olá, players!
Falem se ficar ganhando muita vida é ou não uma boa tech de deck! Aposto que, assim como eu, vocês também acham que sim, mas temos um porém, acredito que só ficar ganhando life não adianta muita coisa, o que é justamente, um dos pontos fracos de um dos decks bem conhecido na meta do modern, Soul Sisters, pois chega a certos momentos de jogo nos quais vai perdendo gás e o jogador, fôlego, pois deck não contava com muitas criaturas fortes...
Ah! Mas, então, qual a solução?
Como diz o velho deitado, “A melhor defesa é o ataque”, para a qual, anos atrás, não havia recursos bons para usá-la, mas, com o decorrer tempo, foram chegando coleções que nos foram as apresentando; e é isso que veremos brevemente nesse artigo. “Você disse que o deck não contava com muitas criaturas fortes, né?” Sim, isso mesmo; e é o que apresentarei, as criaturas que fortificam o deck e dão a tal um toque de aggro, além de...
O Ascendente de Serra, nessa lista, consegue facilmente descer já como um 6/6 voador e por apenas uma mana branca, já dando trabalho e causando muito dano no começo do jogo, sendo assim muito monstro, pois nessa etapa do jogo poucos o terão como bloqueá-lo, sem contar que, se não conseguirem, terão que torcer para vir rápido, por exemplo, uma boa destruição ou remoção para a mão. O Companheiro de Bando de Ajani também cresce bem e rápido na lista, também podendo dar muito trabalho no começo de jogo, embora não tenha uma evasão, mas às vezes não adianta muito estar forte e mão conseguir bater fácil, mas também surgiu a solução para, em breve a veremos.
Bom, não mudará muita coisa em relação à base do deck, serão mantidas as principais ferramentas, que, claro, assim como os de cima, não podem faltar na lista....
As duas primeiras, Curadora de Alma e Encarregado das Almas, além de terem dado o nome ao deck, fazem parte da estratégia principal do mesmo, assim como a terceira, Martir das Areias, ambas drop 1, um bom cmc (custo de mana convertido), além de ótimas para começo de jogo, pois começar o t1 (primeiro turno) com até 12 pontos de vida a mais é um fator que favorece muito, ainda mais contra burns e 8 racks, que causam danos rapidamente; e depois começar a ganhar vida para cada criatura que você e / outro jogador descer, muito bom também, considerando que há decks agrros de criaturas no meta.
Agora vamos as novidades....
Chegamos ao momento esperado, a solução, como deixar o deck mais consistente, como esse que montei e estou achando bem agressiva:
[DECK 1624348 NOT FOUND]
Para isso, como se nota, no lugar de cartas que já eram usadas, Falcao do Esquadrao; Patrulheiro de Eos; Honra do Puro; Almas Penadas; e Procissao Espectral, temos as cartas que apresentarei abaixo.
A primeira é de Lua Arcana, que chegou no ano de 2016.
O Ginete Solitario, tem um cmc baixo e ótimas habilidades, iniciativa, que pode ser considerada uma boa esvão; vínculo com a vida, o que o torna sinérgico a lista, pois é a proposta da mesma; e no final do turno se transformar em uma 4/4 com atropelar acrescentado às primeiras habilidades, se ganhar três ou mais pontos de vida durante o turno, sem restrição. É fácil conseguir o flip (transformação), certo? Sim, temos cartas que ajudam quanto a isso, uma delas é o Ascendente de Serra, dá vida o suficiente para triggá-la (ativá-la), quando crescido.
A segunda veio na coleção de Magic 2019, em 2018.
1 + 1 + 1 = 3, certo? Procissao Espectral coloca três fichas brancas de espírito 1/1 voar, não é? Então, por que não preferir o Anjo Resplandecente no lugar do feitiço, não é uma boa pedida? Está na mesma curva que o feitiço, causa a mesma quantidade de dano das fichas criadas por tal e também tem voar. Ambas as habilidades são compatíveis ao objetivo da lista e boas, gerar ficha de anjo 4/4 com voar e vigilância, se ganhar cinco ou mais pontos de vida no turno, sem restrição, o que, por motivos já dados, não é difícil; e por seis manas, ganhar +2/+2 e vínculo com a vida, o que em um mid ou late game desencadeia a segunda habilidade dele, o que o torna um bom finalizador também, muito monstro. Temos, então, o útil e o agradável!
No ano seguinte, exatamente ano passado, criando Horizonte do Modern, deram-nos:
Um ótimo drop e corpo para qualquer etapa do jogo, além da habilidade, não há nada melhor que bater com evasão e / ou proteger de bounces (retornar para a mão); danos; destruições; e remoções. Ela é quem ajudará a bater fácil com o Companheiro de Bando de Ajani, o que ajuda muito no jogo, conseguir bater com uma criatura com o corpo crescendo ao decorrer do jogo, assim, possivelmente, finalizando-o mais rápido.
No mesmo ano e alguns meses depois, ao chegar Magic 2020, mais uma ajuda celestial:
Substitui facilzinho o Falcao do Esquadrao, também tem voar e bate mais e muito mais que ele, além de ganhar +2/+2, caso tenha 25 ou mais pontos de vida; difícil? Não, certo? Nem precisa explicar o motivo! Vale lembrar que a segunda habilidade também é muito boa e útil, faz pois faz chegar rápido ao total exigido pelo Ascendente de Serra e por ela mesma. Ambas duas últimas também estão dentro da proposta da lista. Novamente o útil e agradável!
Ainda no ano passado, elaborando Trono de Eldraine, nos ajudaram um tanto na base de terrenos.
Vale a pena o uso, a habilidade, após algumas horas de jogo, fornece chump block, além de triggar a habilidade da Curadora de Alma e Encarregado das Almas, sem contar que gera mana colorida e da cor exata da lista, né?
No começo do presente ano, ao vir Theros Além da Morte, presentearam o deck com uma das melhores da coleção...
Graças aos Deuses!!!
Sim, Graças a eles, ou, melhor dizendo, “Graças ao Heliode!!!” Mesmo sendo uma mana a mais que Honra do Puro, mas indestrutível, também cresce as suas criaturas incluindo ele à medida que se ganha vida, o que junto que com a terceira habilidade, a qual tem um ótimo custo, é um ótimo combo, ainda mais com Companheiro de Bando de Ajani e Ginete Solitario, o que considero muito forte, fazendo dele monstro. Outro motivo é que, por exemplo, no mid e / ou late game poderá ter uma criatura muito forte para atacar o bloquear, considerando que a devoção é dar cor do deck, o qual rápido, podendo assim conseguir a atingir fácil e rapidamente. Vejam só! Temos outra vez o útil e o agradável!
Ainda temos uma outra variação do deck, também mais agressiva:
[DECK 1624300 NOT FOUND]
Bom...Como já falei sobre boa parte das que estão contidas nessa, explicarei o uso das outras novidades desse.
A primeira dessa veio a três anos atrás ao chegar Revolta do Éter.
Por apenas duas manas pretas temos um bom corpo com uma habilidade também compatível ao propósito da lista, além de toque mortal, o que muitas vezes intimida o oponente. Não deixa de ser forte, né?
A segunda também chegou no ano passado e em Magic 2020.
Por que o encaixei nela?! O motivo é que a lista não consiste em atacar no início do jogo e, então, por ter criaturas com baixo cmc, nada melhor que causar loss life à medida que for descendo criaturas, tech que não tem como ser parada por certas cartas, por não dar alvo; e, por ser perda de vida e não dano, não há prevenção, então cartas como Dia Sagrado; Linha de Forca da Santidade e Veu do Verao não ajudam contra. É útil em qualquer momento do jogo, além de também juntar ao agradável, considerando o cmc e o corpo.
Por último e em alguns meses depois no mesmo ano e também em Trono de Eldraine.
Há algo melhor do que por três manas e com o drawback de dois pontos de vida destruir qualquer criatura ou planeswalker, considerando que como criatura ele tem um bom corpo e vínculo com a vida, o que é compatível ao propósito do deck, além de fazer dos pontos de vida perdidos bem irrelevantes, certo? E ainda vai para o fundo do grimório ao morrer! Muito mostro além de útil e agradável também, não é?
Bom, no próximo artigo desse mês, retomarei sobre Soul Sisters e aproveitando para também retomar sobre tribais!
Gostaram do artigo e propostas?!
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/no-picture.png)
Suas ideias tbm não são ruins, mas manteria os 3 Heliod; e consideraria tirar os Anjo da Vitalidade para colocar Almas Penadas ou Procissão Espectral!
Obrigado!
Opinião: Não trocaria os Possessão Espectral pelos Anjo Esplandecente por:
A Possessão garante 3 triggers das sisters. Com isso, teremos:
3 possíveis triggers no Companheiro de Bando de Ajani
3 Possíveis triggers do Heliode
Além de ter a opção de escolher não atacar com todas as criaturas, deixando algumas pra block
Fora os triggers multiplicado das Sisters, de acordo com a quantidade delas que vc possui em campo, que também se aplica ao Anjo.
Acho que também tentaria colocar um Arcanjo de Thune no lugar de um dos 3 Heliode's, mas talvez não seja imprescindível,
Um Nyktos também não seria ruim, uma vez que o deck tem uma devoção bacana, além de ajudar a ativação do Castelo, da Abadia e múltiplas ativações do Heliode, por apenas 3 terrenos.
Abraços, e parabéns pela pesquisa!
He he...Quando me referi a combos, foi em geral, ou seja, incluindo os que não de infinte looping, como alguns presentes na lista. Quanto à Balista, já pensei em montar a mono com ela, mas, por ser um como muito forte, tenho medo de gastar e depois ela tomar ban.