Fala, grande galera do Submundo! Depois de uma semana começando com banimentos, fico feliz de nada ter afetado o funcionamento do deck de hoje (não é mesmo, Treliça?) e, com isso, bora destrinchar um combo que já é bem antigo, porém recebeu belos suportes com algumas coleções “recentes” e merece muito estar aqui no Submundo.
A única vez que escrevi sobre Polimorfismo no Submundo foi em conjunto com o combo de Manto Umbral e Campos de Treinamento, tendo as duas estratégias no mesmo deck e podendo finalizar a partida da maneira que fosse mais conveniente durante ela. Decks com esse feitiço sempre foram bem focados no azul, às vezes com branco, mas nunca fugiram muito da mesma casca.
Com a chegada de Kaladesh, tivemos o lançamento de Criatividade Indomita que funciona praticamente do mesmo jeito que funciona nosso Polimorfismo, porém como precisamos de 3 manas vermelhas para conseguir usar ele, já começava a ver a pena puxar outras mágicas dessa cor para a lista principal.
O problema era que ainda dependíamos de terrenos como Caverna Mutavel, ou qualquer outra que se transformasse em criatura, para termos alvos para nosso Polimorfismo e seu companheiro, então a mana incolor oferecida por esses terrenos ferravam bonito a necessidade de 3 manas vermelhas.
Felizmente com a chegada de Trono de Eldraine essa falha no deck foi corrigida e, com isso, a estratégia se tornou bem mais viável graças a presença de Mina dos Anoes, uma montanha capaz de gerar uma criatura ao entrar no campo de batalha com a condição de controlarmos 3 ou mais montanhas quando baixarmos ela. Como o próprio terreno já é uma montanha, precisamos então de pelo menos outras duas. Coisa fácil de conseguir nessa lista que, tirando as fetchlands, só conta com montanhas.
Essa é a história de como o deck evoluiu até chegar nessa lista atual, pilotada por Federico Ronchi e em 1º lugar em um WPNQ:
Para os que já conhecem a estratégia da pra notar que o conceito da lista é o mesmo de sempre, tendo Aprisionar, Teferi, Manipulador do Tempo e Silencio para suporte na hora do combo. Além disso, Raio e Abrasao são ótimas remoções para algo que esteja nos causando dor de cabeça na mesa ou até mesmo impedindo nosso combo de alguma maneira.
A maior vantagem dessa lista agora é que temos 8 cartas com o mesmo efeito e pelo menos custo, então a probabilidade de fecharmos o combo assim que obtivermos a mana necessária para isso é muito alta.
Até mesmo o fato de Mina dos Anoes ser uma montanha nos ajuda muito, mas muito mesmo, pois dessa maneira conseguimos pegar ela em nosso deck com qualquer fetchland que temos, já que todas procuram por montanhas. Dessa maneira podemos usar uma Busca Longinqua no turno 2 e conseguirmos finalizar a partida logo no turno 3, com certeza pegando muita gente de surpresa.
Dependendo da situação e dos terrenos que puxarmos, podemos ter problemas em relação a conjurar uma mágica de certa cor. Por termos mágicas que precisam de mana verde, azul ou branca, nos primeiros turnos isso pode complicar nosso jogo, com isso Manamorfose tem um papel importante na lista, já que qualquer mana vermelha permite que a conjuremos, gerando então o que precisarmos para qualquer mágica.
Mesmo não tendo nenhum cantrip na lista, tanto nossa Manamorfose quanto Aprisionar nos permite cavar um pouquinho em nosso deck se realmente precisarmos procurar por alguma peça específica, mas como disse, pela quantidade de redundância que temos na lista, isso raramente será uma preocupação para nosso jogo.
Algumas listas preferem deixar de lado a cor verde, abdicando de Busca Longinqua (e consequentemente Manamorfose), preferindo ir para um caminho mais seguro com a presença de cartas como Amuleto Izzet, Forca da Negacao, Perfurar Magica... Nesse caso vai de cada jogador em avaliar o ambiente e escolher com qual versão jogar.
Está esperando outros combos ou controles? Com certeza uma opção com mais proteção e anulação parece ser mais eficiente. Acredita que pode chover midranges e aggros? Então a velocidade oferecida por Busca Longinqua será sua maior aliada nesses casos.
Nosso sideboard aqui é BEM direto, com Descanse em Paz contra qualquer estratégia baseada em cemitérios e Linha de Forca da Santidade contra a maioria dos combos que conseguimos encontrar por aí e até mesmo descartes e dano direto. Como alguns decks conseguem ter ferramentas que impedem o nosso combo, principalmente quando não permitem que criaturas venham através de nosso grimório, trabalhamos aqui também com Atraves da Brecha e mais duas cópias de Emrakul, já que nesse caso precisaremos de ambos em nossa mão.
A estratégia continua como qualquer outro deck focado em Polimorfismo e combos em geral. Como é crucial termos uma criatura no campo de batalha para fechar o combo, o ideal é que coloquemos ela lá somente e apenas quando tivermos a certeza de que iremos fechar ele, diminuindo o risco então de a criatura ser morta e ficarmos a ver navios.
Lembrem-se também de que é extremamente necessário de que apenas Emrakul seja, de fato, uma criatura presente em nosso baralho, para não corrermos o risco de acertar algo que não fará nada de relevante. Como agora temos a presença de Criatividade Indômita, nem mesmo artefatos podemos ter na lista para não corrermos o mesmo risco.
Espero que tenham curtido essa nova versão da estratégia e deixem aí nos comentários suas experiências e opiniões sobre o deck. Um grande abraço a todos e até o próximo Submundo do Modern!
No texto do card fala três montanhas no total e não "outras" três montanhas.