Hoje começaremos uma coluna de análise financeira aqui na LigaMagic ondre trarei para vocês as cartas mais vendidas formato por formato e farei comentários. Inicialmente a idéia é tentar trazer essa coluna semanalmente mas pode ser que passe a ser uma coluna mensal, dependendo do andamento da mesma.
Uma observação importante a se fazer antes de começar é que não é porque a carta está no ranking das cartas Standard mais vendidas que ela está lá por jogar Standard. Pode ter sido causada por algo específico no formato Pioneer, Modern, Legacy ou outro formato. Passarei para vocês a minha visão/opinião, pois qualquer comentário sobre isso é totalmente especulativo. Caso você tenha uma opinião contrária sinta-se a vontade para posta-la e discutirmos sobre.
STANDARD
Cartas Comuns:
Augurio do Mar no topo das cartas comuns Standard mais vendidas não é surpresa para mim, UW control é provavelmente o melhor deck do Standard no momento, além da carta ter começado a aparecer em outros formatos como no deck de
Inverter of Truth do Pioneer.
As cartas
Libacao de Farica (A "remoção" de encantamento preta) e
Santuario Mistico (o terreno que vem jogando multi formatos), completam a lista das comuns mais vendidas entre as edições Standard.
Cartas Incomuns:
Alseide é uma das minhas cartas preferidas de Theros e tem se mostrado uma carta excelente não apenas para o Standard. É uma carta que tem tido presença mais ainda no Pioneer em decks como MonoW Devotion e o já citado BW auras.
Anax, Temperado na Forja parece ter sido o toque que faltava no Mono Red para ele voltar a ser um deck vencedor no Standard e os jogadores da cor mais querida do brasil correram para garantir suas quatro cópias.
Cartas Raras:
Confesso que muitas cartas me surpreenderam entre as raras mas não
Oraculo de Tassa. Esta carta já se tornou uma staple absoluta do formato Pioneer e do Commander mas que também aparece no Standard. Essa carta já mudou alguns dos principais formatos do Magic.
Labirinto de Escofo completa a lista, e pra mim, é a grande interrogação aqui. Não que a carta seja ruim, mas eu não esperava por ela entre as cinco raras mais vendidas.
Cartas Míticas:
Muito se falou sobre
Heliode, Coroa de Sol e que seu infame combo com
Balista Ambulante iria quebrar o Pioneer. Especularam até um possível banimento na carta. Mas na prática, Heliode se tornou apenas uma ótima carta e até o momento nada opressora. Possibilitou alguns decks e estratégias diferentes em volta da carta de forma saudável mas ainda nada perto para justificar um banimento.
Croxa, Tita da Fome da Morte foi uma surpresa na minha opinião. Acho que os jogadores foram muito na onda especulativa em torno desta carta.
Boi de Agonas mudou o meta do Modern e colocou o bom e velho Dredge mais uma vez no radar dos amantes do formato.
Niv-Mizzet Renascido é carta chave em um dos principais decks do Pioneer e completa a lista das cartas míticas mais vendidas entre as coleções Standard.
É evidente a influência do recente lançamento da coleção Theros Além da Morte no mercado atualmente. Irei acompanhar de perto e passar para vocês como esse mercado evoluirá nas próximas semanas.
PIONEER
Cartas Comuns:
Salvamento Macabro e
Satiro Trilheiro estavam presentes no deck campeão do Players Tour Bruxelas do último final de semana e parece que caiu no gosto do povo brasileiro já que aparecem liderando as vendas das cartas comuns entre as edições Pioneer.
Colonia de Ratos aparece em terceiro lugar, o que me deixou muito surpreso. Parece que tem MUITA gente está montando deck de ratos.
Eletrotruque é uma staple do Pauper que sempre aparecerá entre as cartas mais vendidas. Talvez esta posição alta do ranking seja por conta de estar sendo utilizada no Main Deck de alguns Boros no formato.
Choque não é o
Raio que o Pioneer tanto quer mas sim o Raio que o formato merece.
Cartas Incomuns:
Nessas cinco cartas podemos notar uma clara influência dos Players Tour nas vendas. O melhor deck do final de semana com certeza foi o deck de
Inverter of Truth e por conta disso,
Censurar desponta no primeiro lugar.
O Bant Spirits foi outro deck que foi muito bem no final de semana e por isso
Arauto do Nebelgast configura entre as cartas mais vendidas. Assim como
Ferida Autoinfligida que é sideboard certo em todos os Mono Blacks do torneios.
UR Ensoul pode não ter aparecido muito bem nos Main Events do final de semana no entanto no Grand Prix Nagoya colocou nada menos que quatro cópias no Top 8, e
Animador Habilidoso apareceu entre as cartas mais vendidas.
Parece que eu não fui o único que comprei o meu set de
Verme Cerebral depois de Ken Yukuhiro chocar a todos chegando a segunda colocação no Players Tour com seu inovador BW Auras.
Cartas Raras:
E é claro que se olharmos apenas competitivamente, o
Mensageiro de Bomat joga muito mais no UR Ensoul do que no Mono Red, ainda assim entre as raras o Mono Red teve uma grande presença.
Cartas Míticas:
Mais uma vez a influência do Players Tour se mostra evidente nas vendas. Inverter foi a grande estrela do final de semana e nem a sua disparada de preço fez os jogadores deixarem de investir nesse belo Eldrazi.
Nahiri, a Anunciadora é figurinha carimbada nos decks de
Niv To Light e aparece na segunda colocação, mostrando uma certa preferência dos jogadores pois é uma carta que não joga mais que duas cópias no deck.
Se
Inverter of Truth foi a mais vendida,
Gideon das Provas é uma clara resposta a isso, pois é no emblema de Gideon que os decks brancos encontraram a melhor maneira de não ser combado de surpresa.
Confesso que eu amo a carta
Historia de Benalia mas fiquei um pouco surpreso de vê-la entre as cartas mais vendidas.
Ishkanah, Viuva-do-cemiterio levou Joel Larsson e seu Sultai delirium ao primeiro lugar em Bruxelas e os jogadores parecem ter "comprado" a idéia, literalmente.
Pude notar que nas cartas Pioneer mais vendidas tivemos uma clara influência dos Players Tours, tanto da Bélgica quanto do Japão.
MODERN
A influência do formato Pauper é bem clara nessas cinco cartas, todas são staples do formato mas confesso que o
Pantano da Neve me deixou um pouco intrigado. Eu sei que muitos jogadores gostam de "pimpar" os seus UB's Pauper com os terrenos nevados mas não esperava que fossem tantos.
Cartas Incomuns:
Talvez o Modern seja o formato onde as cartas mais vendidas tenham a maior representatividade em outros formatos. Aqui nas incomuns temos cartas que estão aqui por conta do Pioneer e Commander, tudo menos Modern. Talvez o
Carrion Feeder e o deck de aristocratas seja mais popular do que eu imaginava.
Cartas Raras:
O Modern continua me surpreendendo. Eu realmente não esperava ver
Shinobi Caido no topo das raras mais vendidas, assim como
Praga Pestilenta que simplesmente evaporou dos estoques das lojas nessa semana. Parece que a influência do ano do rato está sendo maior do que eu esperava no Magic.
Cavernas de Koilos?! Eu especulo que o motivo principal para esse terreno ter aumentando consideravelmente as vendas essa semana foi por conta do BW Auras de Ken Yukuhiro.
Coatl Presa-de-gelo é uma das boas e justas cartas de Modern Horizons que se tornou staple do Modern. Já
Amuleto do Arquimago chegou a aparecer em uma lista ou outra mas não esperava ela entre as cinco mais vendidas.
Cartas Míticas:
Tita Primordial é o motor de dois dos principais decks do Modern no momento. O "amulet titan" e o famoso "valakut"
Hexdrinker é mais uma carta que me surpreendeu bastante por estar no topo da lista. Já apareceu em um deck ou outro mas nunca com sucesso. Talvez eu seja surpreendido por essa cobra nas próximas semanas.
Claramente no Modern temos uma grande influência de outros formatos e quase que nenhuma influência do Modern competitivo nas cartas mais vendidas.
LEGACY
O formato mais charmoso que existe não poderia deixar de trazer essa sensação de nostalgia para nós. Cartas clássicas como
Ritual Sombrio,
Contramagica e
Brainstorm serão eternos campeões de venda.
E claro a presença dos jogadores de commander representada em
Torre de Comando, talvez o Legacy seja o formato que irá mais sofrer a influência do Commander em suas vendas.
Confesso que o
Arcane Denial apesar de ser também um clássico além de uma excelente carta, em primeiro lugar me deixou um pouco surpreso, e vocês?
Mais uma evidente influência do formato Commander nas vendas, o Legacy vem representado apenas pela boa e velha
Espadas em Arados.
Mais uma vez o Commander dominando as paradas, o que na minha opinião é bem normal pois o preço médio das cartas que jogam Commander, é muito mais baixo do que o valor das cartas que jogam Legacy. E isso já me deu uma idéia para a próxima análise financeira, irei dividir o Legacy e o Commander em 2, o que vocês acham?
Finalmente o Legacy competitivo mostra sua força com
Suplica aos Anjos entre as mais vendidas, o restante mais uma vez uma clara dominância do Commander.
-
Podemos concluir o quanto torneios competitivos,lançamentos de coleção, Pauper e Commander tem impacto nas vendas.
Espero que vocês tenham gostado, e agradeço se puderem deixar o Feedback de vocês sobre esse tipo de artigo. Até mesmo para saber se continuo escrevendo sobre ou não, muito obrigado!