Feliz 2020, galera do Submundo! Espero que o início desse ano esteja sendo incrível para vocês e desejo tudo do bom e do melhor, além de muitos boosters, para todos! Esse é meu primeiro texto desse ano e vamos começar com algo bem sujo e simples ao mesmo tempo.
A ideia da estratégia que apresento pra vocês hoje surgiu a muito tempo atrás, na segunda vez que visitamos Mirrodin e o plano foi tomado pelas horas phyrexianas, ou seja, com o lançamento de Revestimento Liquometalico. Todo mundo estava louco para transformar tudo o que seu oponente controlava em artefato e sair destruindo todos eles, como se fosse a coisa mais natural e fácil do mundo. Naquela época não vingou, porém com o tempo novas ferramentas vão aparecendo e cá estamos.
O deck pilotado pelo usuário ROPARZ em uma Liga Modern no Magic Online, em novembro do ano passado, conta com essa reinvenção da ideia inicial, mas agora com a ajuda de Karn, o Grande Criador, toda aquela malandragem parece ter se tornado não só possível, como também bem mais fácil de ser executada. Vejam só:
Bem, como já mencionei, a combinação dessa versão de Karn e Revestimento Liquometalico é bem injusta. Basta transformarmos um terreno do oponente em artefato e, logo em seguida, usamos a habilidade de nosso planeswalker para transforma-lô em criatura. Como o CMC de um terreno e 0, ele será uma criatura 0/0, ou seja, morrerá na mesma hora.
Mesmo se não contarmos com um Karn no campo de batalha, ou se quisermos acabar com algo que não tenha custo 0 e estiver nos causando problema, podemos transformar essa coisa em artefato também e acabar com sua existência conjurando um Rancor Antigo.
Pode parecer estranho termos apenas 3 cópias de Revestimento Liquometalico em nossa lista principal, mas se vocês deram uma boa olha na lista, viram que temos uma cópia desse artefato em nosso sideboard. Fazemos essa distribuição para conseguir procurar por ele assim que conjurarmos um Karn, já que sua outra habilidade nos permite pegar um artefato fora do jogo ou exilado e colocar em nossa mão, ou seja, do nosso sideboard. Com isso ficamos com virtualmente 7 cópias de Revestimento Liquometalico em nossa lista, potencializando ainda mais essa combinação.
Essa habilidade do Karn nos permite ainda montar uma grande caixa de ferramentas em nosso sideboard, onde conseguimos contar com cartas que conseguem combater situações diversas sem ter que esperar uma segunda partida para ter acesso a elas. Como podem ver, as únicas cartas que não são artefatos em nosso sideboard são Furia dos Deuses e Baloth Obstinado, as demais são todas bem úteis contra os mais variados decks do ambiente atual.
Além dessas duas habilidades, nosso planeswalker conta com uma habilidade passiva, ou seja, que está sempre em efeito enquanto ele permanece no campo de batalha, não deixando com que o oponente ative qualquer habilidade de artefatos que ele controle, então mesmo se nosso intuito não for destruir o terreno, ainda podemos transformar ele em artefato e barrar sua geração de mana até nosso próximo turno. Isso é muito interessante quando temos mais de uma cópia de Revestimento Liquometalico, usando um em conjunto com Karn em nosso turno para destruir um terreno, e deixando o outro para transformar outro terreno do oponente em artefato no início de seu turno, deixando-o inutilizável até o nosso turno.
A lista inicialmente selecionada para esse texto contava com a presença de Trelica Micossintetizadora na lista principal, porém como vocês devem ter visto, esse artefato foi banido recentemente justamente por conta da interação que conseguia com Karn, impedindo o oponente de gerar mana com seus terrenos, trancando completamente o jogo dele. Essa aqui utiliza uma cópia no sideboard, que servia para ser puxada pelo Karn, porém teremos de substituir ela por outra coisa.
Não há nada que sequer se aproxime do poder de Treliça, infelizmente, mas o deck não morre por conta disso. Claro que a carta deixava essa nossa estratégia muito mais forte, porém as cópias que temos de Lua Sangrenta na lista ainda conseguem travar o oponente lindamente. O que precisamos fazer agora é deixar o foco do combo de Karn e Revestimento para os terrenos básicos e baixarmos esse encantamento para acabar com os não básicos.
Como o Modern é um formato rápido, mesmo custando apenas 4 manas, um Karn no 4o turno não teria um efeito tão significativo assim, ainda mais se levarmos em conta que nossa estratégia principal é trancar os terrenos de nosso oponente. Por esse motivo contamos com algumas acelerações na lista como Elfo do Arvoredo, Espirito-Guia Simio e Propagacao da Utopia.
O Símio é uma aceleração única e deve ser usado em momentos oportunos, onde a mana que ele nos oferece será gasta em algo que realmente causará impacto naquele instante. Já o Elfo em conjunto com o encantamento nos oferece mana constante. A única coisa que peço para vocês prestarem atenção é ao conjurar mais de uma cópia de Propagação, já que ela só encanta Floresta e nosso Elfo desvira florestas, pode ser bem produtivo encantar uma única Floresta para que nossa geração de mana seja ainda mais impulsionada ao desvirarmos esse terreno com vários encantamentos com a habilidade de nosso amigo. Uma única Floresta com duas cópias desse encantamento sendo desvirada uma vez pelo nosso Elfo já nos garante 6 manas.
Só tome cuidado ao lotar uma única floresta de encantamentos se estiver enfrentando um deck que consiga destruir terrenos ou ao suspeitar que isso pode acontecer... Seria um belo desastre para nosso lado.
Toda essa aceleração acaba sendo bem útil também com a presença de Magissorvedora em nossa lista, que consegue subir de nível por apenas uma mana e, no oitavo nível, ganha proteção contra tudo, sendo uma ótima carta para finalizar a partida rapidamente e sem problema algum.
Nosso maior problema aqui são decks mais rápidos que o nosso, principalmente baseados em criaturas. Temos a própria Magissorvedora para nos ganhar um tempo e também Piromante Experiente que consegue criar vários elementais para nos proteger, porém pode não ser o suficiente. Não é por menos que as únicas cartas que não são artefatos em nosso sideboard serve justamente para nos proteger contra essas estratégias. Porém, como nem sempre precisamos esperar até o próximo jogo, podemos apelar para Explosivos Fabricados, Ponte Traicoeira e Maquina a Vorme Espiralado com a ajuda do nosso Karn se tivermos tempo para isso.
O deck é bem incomum, mas mesmo "dependendo" de uma combinação bem específica de cartas para rodar, conseguiu um resultado de 5-0 na Liga Modern, logo não acho nada absurdo você conseguir ganhar pelo menos alguns FNM com esse conjunto de cartas. Além do mais, acabar com a base de mana de um jogador acaba também com a noite dele e o gostinho disso é tão bom...
Espero que vocês tenham curtido o deck e deixem aí sugestões para os próximos Submundo do vModern! Novamente, que todos tenham um ótimo 2020 e vejo vocês no próximo texto!
Por isso treliça ainda esta na lista.