Retrospectiva cEDH
No artigo de hoje faremos uma retrospectiva para relembrar as melhores cartas do ano para cEDH
27/12/2019 18:05 - 9.385 visualizações - 2 comentários

Fala galera! Tudo certo? 


No artigo de hoje faremos uma pequena retrospectiva do ano de 2019 e o que ele trouxe de melhor para o nosso tão amado formato: Commander - em sua forma mais otimizada. 
Todos nos sabemos que esse foi um ano muito importante para muitos formatos, e que ele afetou de muitas maneiras o EDH no geral, o que espelhou enormes mudanças dentro de sua vertente competitiva, sendo uma delas a tão comentada banlist que nos tirou o grandioso Motor do Paradoxo
Nessa lista tentarei escolher entre uma carta de cada cor de cada coleção que teve seu lugar ao sol em algumas Deckbuildings, usando como critério sempre sua versatilidade e poder. 
Comandantes serão listados a parte. 
Então sem mais delongas, vamos ao que interessa!


Lealdade em Ravnica – Janeiro 2019

Começando pela nossa primeira coleção do ano que nos trouxe algumas ótimas staples, tivemos duas grandes adições, sendo o grande destaque da cor Branca a nossa tão importante Dizimo Sufocante, que impactou muito nas mesas de commander competitivo, com a sua capacidade de obter vantagem em cima de oponentes através de uma habilidade que te concede mana através de tesouros de acordo com o card advantage de seus adversários, merecendo estar nessa lista não só como uma das melhores cartas dessa coleção, mas sim uma das mais relevantes do ano. 

 

 

Já na cor azul recebemos o reforço de um encantamento que tem seu lugar bem colocado em decks mais defensivos com o objetivo de control ou stax, e até mesmo em alguns decks midrange que tem certa relevância no formato. Estamos falando da carta Circulo da Veracidade

 

 

Agora na cor verde recebemos uma opção alternativa de finisher para listas de decks mais baratos, sendo ela os Pioneiros do Arrasamento Final, que podem facilmente conseguir lugar em listas como Yisan para quem não tem seu Behemoth Crateropode, e por isso ela merece um espaço nessa lista. 

 

 

Infelizmente nas outras cores não tivemos cartas suficientemente fortes para o cEDH, porém também recebemos duas novas comandantes com potencial para um deck otimizado, que mesmo não atingindo um level competitivo, Lavinia, Renegada Azorius  e Oradora Principal Vannifar podem render boas listas para quem quer ingressar no formato em um ambiente não tão solido. 

 

Guerra da Centelha – Maio 2019

Talvez a coleção que mais teve impacto dentro do competitivo de commander, e nos trouxe importantes staples e mudou a forma de estruturar algumas estratégias e win conditions. 
Começando dessa vez pelos planinaltas, é muito importante deixar claro que eles foram os principais responsáveis por sinificativas mudanças dentro do âmbito compeitivo, dando destaque para alguns deles: 

 

 

Três cartas que dispensam comentários sobre tamanha versatilidade com efeitos globais, capacidade disruptiva, resiliêcia e efeitos de finisher, que é o caso do nosso querido Jace. 

Na cor azul tivemos a presença ilustre de um counter que também foi extremamente importante para o formato por conta de sua capacidade de ser decisivo em counter wars, assim como outra carta que também tem uma habilidade de encaixa exatamente com as propostas do formato, sendo elas respectivamente: 

 

 

Também devemos citar nessa lista, dessa vez na cor verde, um finisher que se tornou muito freqüente em diferentes decks que utilizam dessa cor, que é Final de Devastacao. Um card que agrega muito valor em diversas situações em decks que consegue tirar proveito de suas habilidades. 

 

 

Por fim mas não menos importantes, tivemos a presença de alguns comandantes que que abriram espaço para novas estratégias dentro de uma otimização mais limitada, que foi o caso de Pluma, a Redimida, Fblthp, o Perdido, e Eterno-deus Kefnet, que possuem estratégias viáveis e semi-competitivas, o que não é o caso do nosso grande dragão Niv-Mizzet Renascido, que modificou a tierlist substituindo a então General Tazri, então melhor deck food chain.

 


 

Também temos que citar como menção honrosa um terrenos que encontrou seu lugar em algumas listas, incluindo gigantes como Gitrog: Zona de Emergencia

 


Modern Horizons – Junho 2019


Talvez uma das coleções com o maior Power level dentro de alguns anos de magic, Modern Horizons veio com o pé direito dentro do mundo do commander, com direito a inúmeros comandantes e criaturas lendárias, reprints importantes e seu ciclo de cartas com custo alternativo, que serão citadas separadamente.

Começando pela cor azul, algumas cartas tiveram destaque e apareceram em alguns decks, como Maga dos Tributos, e a velha conhecida staple Tempestade Atordoante, porém uma exclusiva lançada nesse set chamou a atenção como um ótima alternativa para Timetwister e merece destaque: 

 

 

Indo para a cor verde, recebemos uma versão criatura da velha conhecida Bastao da Invalidacao, que como sabemos ocupa grande espaço dentro do coração de muitos jogadores de cEDH seja de forma boa ou ruim, porém o importante é que nosso Trasgo Colecionador foi uma carta de grande importância dentro do cenário competitivo. 

 

 

Agora lembrando do ciclo de forças presentes nesse set, devemos lembrar que cartas de custo 0 são extremamente importantes para qualquer formato competitivo, mesmo que exijam custos alternativos, a possibilidade de conjurarmos uma carta antes do primeiro land drop, ou com todos os terrenos virados agrega um enorme valor a qualquer jogo, e com exceção de Forca da Virtude e Forca da Furia, todas as 3 outras foram muito bem recebidas no cEDH. Porém como estamos falando sobre versatilidade e efetividade dentro do nosso cenário competitivo, devemos dar o devido destaque à Forca da Negacao
Uma versão adaptada da antiga Forca de Vontade que virou staple em qualquer deck onde esteja presente a cor azul. 

 

 

Por ultimo, falando de comandantes, essa coleção nos trouxe inúmeras criaturas icônicas e fortes para o commander num geral, mas como o assunto aqui é efetividade não podemos deixar de dedicar nossos devidos aplausos para duas grandes figuras que conseguiram e matem seu espaço dentro do Tier1 do formato, sendo eles: 

 

 

 


Core Set 2020 – Julho 2019

Apesar da escassez de cartas para o main deck de jogadores de cEDH, core set 2020 nos trouxe algumas cartas que se encaixaram em decks mais específicos como Regra de Lei e Simetria Subterfugiosa, mas não se engane pois também tivemos a ilustre presença de Veu do Verao e Vilis, Negociante de Sangue, que foram cards muito presentes em inúmeras listas.

 

 

Para compensar tudo isso, essa coleção nos presenteou com alguns comandantes que apesar de não terem tido um lugar de destaque, tem um ótimo potencial Semi-competitivo, como por exemplo: 

 

 


Banlist Commander – 8 de Julho de 2020

Foi no fatídico dia 8 de julho que presenciávamos uma lista de banidas que mudaria todo o cenário competitivo do commander. 
Nessa banlist tivemos o desbanimento do já conhecido Servo do Pintor, e o banimento de Iona, Escudo de Emeria juntamente com Motor do Paradoxo
Pensando no casual (que é o foco do formato) Sheldon Menery que coordena o comitê de regras do commander decidiu que nosso motor afetava a saúde do jogo criando partidas rápidas e entediantes para os outros jogadores, e que cartas que podem te levar a combos mesmo não intencionalmente são perigosas para com o que sempre foi a filosofia do EDH. 
Até esse dia, tínhamos dentro dos arquétipos a variante “Paradox Scepter” que tinha como foco uma espécie de Storm baseada no Motor do Paradoxo  ou Cetro Isocrono somado a Reversao Dramatica
Sendo sucinto, com o Ban do motor, inúmeros decks que se beneficiavam de múltiplos Untaps como wincondition, como por exemplo Arcum Dagsson e Capita Sisay acabaram por sumir de vez da cena competitiva. 
Essa mudança brusca nas tierlists e a morte de Arquétipo ocasionou  um “Afunilamento” dos arquétipos sobreviventes, diminuindo assim a variedade de decks dentro do cEDH. 
Outra grande conseqüência desse banimento foi a procura por novas formas de bater os decks que se tornaram Tier1 e 0, o que trouxe à tona com muito mais força os tutores proibidos – Pacto Maculado e Consulta Demoniaca - que infestaram  o commander competitivo em pouco tempo. 

 

 

 

Commander 2019 – Agosto 2019

Um mês depois da tão famosa Banlist, tivemos o lançamento de C2019 que é uma coleção muito aguardada dentro da comunidade do magic no geral. 
Como já era esperado, recebemos alguns vários reforços para o commander competitivo, e renovamos nosso estoque de comandantes com cartas como: 

 

 

Alguns desses comandantes se sobressaíram dentro de arquétipos já conhecidos, e outros vieram para tentar causar impacto em builds não muito comuns, como era o caso de Atla Palani, Cuidadora do Ninho, e Gerrard, Heroi do Bons Ventos

Porém, apesar de tudo o verdadeiro destaque foi mesmo para uma carta que se tornou uma staple dentro do cEDH, consagrando seu nome como uma das melhores cartas desse ano. 

 

 

Nosso goblin extorsionista veio como um reforço extremamente forte para inúmeros decks, gerando valor de forma rápida e eficiente na forma de tesouros com a bagatela de 1R, e com o bônus de ainda ser uma peça de combo muito forte. Essa carta com certeza merece seu lugar ao sol. 

 


Trono de Eldraine e Brawl pré construidos – Outubro 2019

Talvez a coleção mais comentada durante todo o ano de 2019, tanto pelo Power level (oko) quanto pela enorme mudança e problemas para inúmeros formatos. 
 No commander apesar de não causar problemas, Eldraine e os decks de Brawl tiveram um papel importantíssimo, com cartas que se tornaram staples, comandantes que superaram expectativas e novidades que complementaram antigas listas. 

Godo e Najeela receberam respectivamente Facanha de Rochaferro e Adversario de Carvalhandia como adições importantes para suas listas. 
Algumas outras cartas vieram para agregar arquétipos menos favorecidos, como Silencio Ensurdecedor e Portadora da Quietude para Stax. 
Junto aos decks Brawl tivemos Arcane Signet, que se posicionou muito bem dentro do cEDH, juntamente com Ancia de Toca das Fadas, um dork excepcional que mostra seu valor em listas com mais de 3 cores. 

 

 

Disputa Mistica e Afogar no Lago foram duas cartas que surpreenderam por potencial, e apesar de ainda estarem sendo testadas, merecem uma citação por serem ótimas e muito vesáteis. 
Outras menções honrosas para essa retrospectiva são Oko, Ladrao de Coroas, Era Uma Vez, Transformacao de Kenrith e Fugir Juntos. Todas São cartas muito boas, que possuem seu valor, mas que estão menos presentes no formato. Mas não se enganem, pois elas podem se mostrar extremamente fortes em decks mais específicos. 

Já no que se diz respeito a comandantes tivemos grandes surpresas, como o lançamento de Chulane, Narrador de Contos e Korvold, Rei Maldito pelas Fadinas, que tem um potencial competitivo alto e foram alvo de muitas discussões, porém a verdadeira coroa ficou na mão do nosso querido Kenrith, o Rei Regresso .

 

 

Sua versatilidade e consistência para inúmeras estratégias dentro de um deck de 5 cores o fizeram logo uma ótima aposta, o que lhe rendeu rapidamente um lugar dentro do Tier1 do cEDH. 


Para quem tem duvidas sobre a Tierlist do commander competitivo, você pode conferir o database utilizado para classificar comandantes pelo seu nível de poder Aqui.


E por fim, mas não menos importante, depois de uma pesquisa dentro da comunidade do cEDH através de nossos grupos, os jogadores escolheram a carta que merece o troféu de carta do ano, levando em consideração sua taxa de aparições em listas competitivas, efetividade, versatilidade entre outras. 
E com toda certeza essa carta foi nosso tão querido Jace, Manipulador de Misterios, mais conhecido como Lab Jace, que disputou contra outras duas grandes outras cartas, que foram Dizimo Sufocante e Extorsionista das Docas.

 

Uma carta que dispensa comentários, sendo uma wincondition com um draw integrado, que teve um papel importantíssimo, principalmente após o ban do Motor do Paradoxo. Sendo peça chave em combos baseados em Pacto Maculado e Consulta Demoniaca, nosso LabJace chamou a atenção ao aparecer até nos decks menos prováveis, como wincon alternativa para Najeela por exemplo, por ser um combo compacto e muito consistente. 

 

Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado dessa nossa retrospectiva por esse incrível ano que foi 2019. 

Você acha que alguma outra carta deveria ter entrado nessa lista? Ou acha que alguma carta não deveria fazer parte dela? Deixe nos comentários!

Agradeço a todos que comentam nos artigos, e apesar de não responder a todos, sempre os leio e levo em consideração.

Quer aprender mais sobre cEDH, conhecer novos jogadores, pedir auxilio em suas listas? Entrem no grupo cEDH Brasil no facebook, onde sempre estaremos de braços abertos para receber novos membros, tirar duvidas e criar malevolências com cartas quebradas!

Muito obrigado a todos, e um feliz ano novo!

Jefferson C Faria Barbosa ( D3AD)
Jefferson Barbosa, mais conhecido como Jeff, conheceu Magic em Lorwyn e desde então vem aprofundando seu amor por card games. Desde sempre se considerando um amante do competitivo, participou da criação do grupo cEDH Brasil e vem criando conteúdo sobre formatos multiplayer em projetos conjuntos e independentes!
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 27/12/2019 19:18:13
Gostei da retrospectiva. Valeu pelo artigo :D
(Quote)
- 27/12/2019 18:52:56
Por que o cedh não cria uma própria lista de banidas para evitar se afetado pelo comandar casual ? Não de forma a criar outro formato mas uma coisa mais parecida como uma modalidade dentro do edh, tipo "a gente usa a lista de banidas com exceção desta carta ou adição desta outra"
Últimos artigos de Jefferson C Faria Barbosa
Atualizações da lista de Banidas do Conquest
O Natal trouxe novidades para o formato.
3.701 views
Atualizações da lista de Banidas do Conquest
O Natal trouxe novidades para o formato.
3.701 views
Há 4 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
O que faz um bom Comandante ser bom no Duel Commander?
Um pensamento recorrente em quem joga Commander
5.158 views
O que faz um bom Comandante ser bom no Duel Commander?
Um pensamento recorrente em quem joga Commander
5.158 views
Há 11 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Destaques do ano no Commander 500!
.As cartas escolhidas aqui são baseadas na sua presença e efetividade na comunidade do Commander 500
7.288 views
Destaques do ano no Commander 500!
.As cartas escolhidas aqui são baseadas na sua presença e efetividade na comunidade do Commander 500
7.288 views
Há 17 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Dá pra otimizar? Atraxa Infect
Um comandante muito popular no Commander casual
3.371 views
Dá pra otimizar? Atraxa Infect
Um comandante muito popular no Commander casual
3.371 views
Há 23 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Aragorn Primer - Duel Commander
O Comandante mais pedido!
3.403 views
Aragorn Primer - Duel Commander
O Comandante mais pedido!
3.403 views
04/12/2024 14:05 — Por Jefferson C Faria Barbosa