Bom dia a todos!
No meu artigo de hoje, trarei um conteúdo um pouco diferente do convencional, onde vou contar para vocês como foi a minha experiência no Bootcamp da LigaMagic e falar sobre o meu GP São Paulo, onde acabei alcançando o Top4.
Sobre o Bootcamp, vou separar em dias, para facilitar o entendimento de vocês sobre essa experiência incrível que eu vivi durante o período de sete dias.
PRIMEIRO DIA (sexta – 08/11)
Sexta foi o dia da chegada, onde não haveria treinos, apenas uma organização do pessoal na casa. Para quem não sabe, os oito integrantes do Bootcamp foram eu, Juliano, Sandoiche, Kaies, Lixo, Pedro Dantas, Caverna e Bruno Calazans.
A galera começou a chegar de manhã até a noite e acabamos dividindo as pessoas em três quartos, onde eu acabei ficando no último andar com o Bruno Calazans e o Pedro Dantas, que tinha uma escada muito pequena e a maioria das pessoas tinha problemas em subir. Referente ao jogo, apenas discutimos sobre arquétipos, decks preferidos, montamos os principais baralhos e ficamos assistindo os rounds do Pro Tour Richmond, mas não teve muito desenvolvimento em partidas.
SEGUNDO DIA (sábado – 09/11)
Nesse segundo dia, tivemos um treino livre, não seguindo um cronograma, mas começamos a ir para as mesas de jogo, continuando acompanhando o Pro Tour, mas ainda mais de perto. Como esperado, os decks de Food (Sultai e Simic), acabaram sendo os favoritos da galera, mas o Lixo estava bem focado no deck que ele já vinha jogando há algum tempo, o Jund Sacrifice, enquanto que o Juliano desenvolvia mais os decks de Aventura.
Depois do segundo dia, nosso matemático Pedro Dantas desenvolveu uma análise aprofundada dos decks utilizados no Pro Tour no Excel, fazendo uma tabela incrível que nos revelou um fato interessante, Sultai Sacrifice aparecia com o melhor índice de vitórias, o que causou um alerta na galera da casa, principalmente pelo fato do Lixo, um jogador incrível, já mencionar o quanto achava o baralho forte.
TERCEIRO DIA (domingo – 10/11)
Chegamos ao top8 do Pro Tour Richmond e os decks de Food apareceram em grande quantidade, totalizando seis cópias dos oito baralhos, tendo como finalistas dois Simic Food, o que tornou ainda maior nossa atenção ao Sultai Sacrifice, uma vez que esse deck possuía uma match incrível contra esses baralhos, o que foi confirmada nos nossos testes iniciais.
Acontece que algo “ruim” ocorreu no domingo, o GP Richmond teve diversas cópias do Sultai Sacrifice no top8, inclusive vencendo o torneio, o que meio que jogou em evidência o deck ao mundo, dando um destaque maior ao baralho, resultando em uma chuva de streamers utilizando os decks em live, certamente o deck passou a ser uma realidade para todos.
QUARTO DIA (segunda – 11/11)
Segunda foi o dia onde o cronograma de treinos realmente começou a ser colocado em prática, sendo dividido da seguinte forma:
8h30/9h – acordar, café da manhã
9h/12h – treino livre
12h/13h – almoço
13h/15h – treino MTG Arena
15h/15h30 – break
15h30/19h – treino com sideboard
19h/20h – jantar
20h/22h – treino livre
22h – reunião
22h30 – fim do treinamento
Se não era assim, certamente era alguma coisa muito próxima, o que resumindo, colocava os participantes em um período de treino de Magic de aproximadamente onze horas por dia, sem contar que os membros do time, eu, Sandoiche, Kaies e Juliano, ainda fazíamos lives diárias de 3h em períodos intercalados, não foi moleza não rapaziada!
Nesse dia, identificamos que realmente sendo o Sultai Sacrifice uma realidade, escolher o Simic Food ou o Sultai Food seria uma decisão um tanto quanto questionável, porque realmente parecia que você estava jogando com um deck pré-montado, enquanto que o Sultai Sacrifice era um deck tier 1 do formato. As partidas eram complicadas e o alcance que o deck tinha tornava o desenvolvimento do jogo dos decks de Food bem ruins, o que resultou em um início de debandada da galera e um “rumo” ao então melhor deck do formato.
QUINTO DIA (terça – 12/11)
O início da melhor decisão da semana! Os treinos continuaram e resultaram no que já esperávamos, Sultai Sacrifice era o terror do formato e caso o plano de sideboard fosse otimizado, teríamos certamente a melhor escolha possível para o GP São Paulo. Nisso, foquei meu treino do dia nessa análise, criando um plano de side focado em mirrors, decks de comida e um plano transformacional agressivo para os bad matchs, como Temur Reclamation e Jeskai Fires.
Nesse dia, seis dos oito membros do time já estavam bem determinados a jogar com o baralho no GP, apenas Pedro Dantas e Juliano ainda não tinha muita convicção, cogitando Jeskai Fires e Gruul/Selesnya Adventure, respectivamente.
SEXTO DIA (quarta – 13/11)
Esse foi o famoso dia D no nosso treinamento, onde criamos quatro decks de Sultai Sacrifice, além do Jund Sacrifice do Lixo e jogamos infinitos mirrors ou matchs extremamente específicos, com o objetivo de afiar a lista e planejar os detalhes para o torneio. Aqui, todos já estavam lockados no Sacrifice, apenas havendo um questionamento de qual seria a melhor lista, Jund ou Sultai, o que basicamente significava Mayhem Devil/Cindervines x Oko, Thief of Crowns/Negate.
ÚLTIMO DIA (quinta – 14/11)
Quinta foi um dia mais light, não tivemos treinos, as listas já estavam definidas, apenas discutimos sobre o plano de side dos baralhos e descansamos, aproveitando um glorioso churrasco à noite feito pelo nosso sulista Kaies, junto com o pessoal da LigaMagic, Pato, Fanny e Dialog.
Ao fim, seis membros do time foram de Sultai Sacrifice, eu, Kaies, Sandoiche, Calazans, Juliano e Pedro Dantes e dois membros do time foram de Jund Sacrifice, Lixo e Caverna. Essa foi a minha lista utilizada no GP SP, a qual me levou ao top4, perdendo para o Kaies, também membro do time, em uma mirror:
Sobre o evento, acabei jogando o Day1 da sexta, fazendo 6-1-1, mas tentando melhorar o resultado, joguei o Day1 do sábado, onde consegui um 7-1, que foi o utilizado para o domingo, sendo essas minhas partidas:
Round 1 – Bye – 1-0
Round 2 – Bye – 2-0
Round 3 – Sultai Food – 2x0 – 3-0
Round 4 – Sultai Sacrifice – 2x0 – 4-0
Round 5 – BR Knights – 2x1 – 5-0
Round 6 – Sultai Sacrifice – 2x0 – 6-0
Round 7 – Jeskai Fires – 1x2 – 6-1
Round 8 – Sultai Food – 2x0 – 7-1
Com o resultado, acabei conseguindo um bônus de três pontos no segundo dia, o que é sempre muito importante e acabou fazendo valer a pena esse “dia extra”. Sobre o segundo dia, esses foram os resultados:
Round 9 – UW Control – 2x0 – 8-1
Round 10 – UG Flash – 2x1 – 9-1
Round 11 – BR Knights – 2x1 – 10-1
Round 12 – Simic Food – 2x1 – 11-1
Round 13 – Sultai Sacrifice – 2x0 – 12-1 (vaga garantida no top8!)
Round 14 – BR Sacrifice – 0x2 – 12-2
Round 15 – Sultai Sacrifice – 0x2 – 12-3
Após os resultados, acabei passando em quinto lugar para o top8, garantindo meu primeiro top8 de GP, o que me deixou muito feliz, uma vez que eu já tinha participado de uma quantidade grande de Pro Tours, mas nunca via GP.
No Top8, acabei enfrentando o Thiago Casassanta, com um Jund Sacrifice que quando eu vi a lista, tinha a certeza que estava muito atrás na match, o deck dele parece que tinha sido feito para ganhar do meu! Depois de longos games, principalmente o game dois, que deve ter demorado uns 35 minutos, acabei conseguindo vencer de 2x1 e passar para o top4!
Chegando no Top4, enfrentei meu parceiro de time Kaies, com a lista praticamente idêntica a minha, mesmo plano de side, etc. Os jogos foram interessantes, mas acabei não conseguindo desenvolver o Trail of Crumbs da maneira que ele conseguiu em campo, o que resultou na minha derrota por 0x2, encerrando minha participação no torneio.
Infelizmente ele acabou perdendo na final para o Thiago Rosenmann, outro grande jogador, mas honrando o nosso time, que acabou com um resultado incrível no torneio, fazendo valer, e muito, todo o esforço e treinamento dos membros!
Sobre os resultados, essas foram as colocações do time:
Kaies – Finalista
Caparroz – Top4
Lixo – Top16
Calazans – Top16
Sandoiche – Top32
Caverna – Top64
Pedro Dantas – Day2
Juliano – 5-3
O resultado foi excelente e confesso que fiquei muito orgulhoso de todo o time! Não houve problemas reais de relacionamento, todos estavam focados e determinados a dar o melhor e colhemos o fruto disso! Quero aproveitar o espaço para agradecer a todos os membros do time pela parceria, mas principalmente a equipe da LigaMagic, que acreditou no projeto, alugando uma casa incrível e arcando com diversos custos dela para o nosso bem, tenho MUITO orgulho de estar com vocês há tanto tempo como escritor e recentemente como streamer/membro do time.
Sobre o baralho, eu ia escrever um plano de side, mas como vocês sabem, tivemos três cartas banidas, Oko, Thief of Crowns, Once Upon a Time e Veil of Summer, o que não faria muito sentido, então queria compartilhar com vocês o deck que eu desenvolvi como o “novo” Sacrifice, deixando o azul de lado rumo ao Jund. Se eu fosse jogar um torneio grande hoje, essa certamente seria minha escolha, o que aproveito para indicar aos amantes do deck.
[DECK 1431666 NOT FOUND]
Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado desse artigo atípico, mas que eu tentei passar em detalhes a minha experiência no Bootcamp e no GP São Paulo.
Dúvidas, sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!
Aproveito para pedir para a galera me seguir nas redes sociais, Twitter, Instagram e Facebook (https://facebook.com/lucaparroz), além da Twitch, onde faço Lives semanalmente!
Abraço a todos.
LuCaparroz

