Fala aí, pessoal, tudo bem com vocês? Estamos de volta com mais um artigo do nosso amado Standard (T2)!
Com o inicio de mais uma rotação vem todo aquele sentimento de euforia, descoberta e aventuras. Throne of Eldraine chegou com muitas cartas fortes
conseguindo superar um pouco o declínio do bloco passado (Dominaria, m19, ixslan bloco) e com isso a caçada ao pote de ouro de inicio.
Primeiro quero destacar alguns deck que considero bem forte servindo de base para os leitores. Dentre muitas stream jogos e artigo que assisti nos últimos dias destaquei os decks a seguir; Bant Ramp, Esper Stax, Mono-Black Aggro, Rakdos Aggro, UR fênix e o Jund Adventure que é o deck do artigo de hoje. Esses decks foram o que mais me chamaram atenção claro que tem muitos outros que são bons, então vai da opinião de cada pessoa.
Escolhi o Jund Adv para o artigo por que é a sensação do momento, o deck apareceu tem cerca de dois a três dias e vem sendo jogador por muitos pros e stream. Bom destacar que tem a versão Jund e a versão BG .Eu gosto das duas mas a carta vermelha que é adicionada no Jund me deixa muito motivado, por mais que possa parecer estranho colocar mais uma cor somente por uma carta.
Falando um pouco do deck que joga em cima das cartas da nova edição que tem habilidade Adventure, o deck gira em torno disso, 90% das 75 cartas são da edição nova. A chave do deck é Lucky Clover e Edgewall Innkeeper vamos dizer que é a alma/vida do deck. O Grande potencial do deck é alcançado em cima dessas duas cartas que dão vantagens. Se você pensar que o deck é feito de cartas duplas, ou seja, quase todas as mágicas tem uma
mágica adicional que pode ser jogada depois como se fosse um recapitular (bom destacar que as cartas ficam exiladas e não no cemitério). Não podendo ser melhor quase todas as cartas que compõem o deck são cartas fortes que jogam em vários outros decks, como é o caso de Murderous Rider // Swift End, Beanstalk Giant // Fertile Footsteps e Order of Midnight // Alter Fate.
Para finalizar sobre o deck e suas cartas vamos falar da carta que faz o deck ser Jund que é Bonecrusher Giant // Stomp.
Inicialmente fui meio cético a usa-la, mas quando ela é jogada junto do Clover é magnífico, tornando a carta atraente demais (Pode ser que no futuro o BG seja mais forte, quem sabe!).
Já falando um pouco sobre a composição do side, temos muitas variáveis ao usar, eu mesmo uso o side de acordo com os decks que eu vou enfrentando, mas posso destacar algumas cartas que acho bem relevante como Shifting Ceratops, Noxious Grasp, Vraska, Golgari Queen, Duress, Veil of Summer, Trofeu do Assassino, Legion's End, dentro muitas outras cartas.
Estou destacando isso já que o side pode ser muito variado nesse deck, fica de acordo com o Field que você planeja enfrentar ou decks que tem mais
dificuldades.
Segue a lista:.
Vou fazer o guia do side que tenho usado. Como não temos base dos decks Tier 1, vou usar como base o metagame do mtggoldfish que é um dos principais sites gringos de lista de decks.
Rakdos Aggro: Aqui temos um deck aggro que lembra muito o mono red da rotação anterior, seu principal foco é ser agressivo porém ele quase não tem dano direto e sua força é através das criaturas. Tendo isso em vista jogamos de forma a controlar o jogo já que seu mid e late game é cada vez mais crescente. Então faça o Maximo para proteger seus pontos de vida, tome cuidado com Spawn of Mayhem e Rankle, Master of Pranks são as cartas que mais dão trabalho em lidar partindo do principio que não tem criaturas com voar em seu deck.
Side In: 3 Legion's End, 3 Vraska, Golgari Queen
Side Out: 2 The Great Henge, 1 Beanstalk Giant // Fertile Footsteps, 3 Once Upon a Time
Simic Ramp: Esse deck é muito forte e complicado tem muitos recursos algumas remoções que dão ampla vantagem. Aqui sua jogada vai ser competir em recursos já que quanto mais Clover você coloca em jogo mais fácil fica o jogo para você, não pode deixar Nissa, Who Shakes the World ficar em jogo que se torna caótico, então tente manter o Maximo de Murderous Rider // Swift End use o Bonecrusher Giant // Stomp para lidar com problemas urgente e leve o jogo para o mid late game. Com side fica melhor já que você consegue colocar muitos recursos podendo lidar melhor com hydra e Nissa.
Side In: 3 Noxious Grasp, 3 Legion's End 3 Vraska, Golgari Queen
Side Out: 4 Once Upon a Time, 2 The Great Henge, 1 Foulmire Knight // Profane Insight, 2 Bonecrusher Giant // Stomp
Esper Stax: Vamos dizer que é o controle do momento, joguei com o deck algumas ligas no Mol. Estava programando até em fazer o artigo sobre ele,
mas apareceu o Adventure. O Esper é o deck que você vai ganhar na paciência, tendo em vista que ele tem muitas cóleras e remoções, você não pode desenvolver muito seu jogo tem que ir minando a defesa do inimigo aos poucos, um dos motivos de ter escolhido jund foi que a interação de Bonecrusher Giant + Order of Midnight + Lucky Clover é um pesadelo para esse deck. No side eu poderia ter colocado Ashiok que é uma carta que muitos estão usando nesse match, mas eu achei que Duress era mais efetivo contra outros tipos de decks de controle que possam aparecer.
Side In: 4 Duress, 2 Veil of Summer
Side Out: 2 The Great Henge, 2 Murderous Rider // Swift End, 2 Once Upon a Time
Obs: Mirror é de quem compra mais clover, com isso em mente sempre coloque Vrask no mirro. Foi o principal motivo de ter três no side se tiver muito receio de mirro coloque as 2/3 Vrask para main deck no lugar de The Great Henge.
Se águem precisar de guia de side contra algum deck especifico deixe nos comentários que responderei o mais rápido possível.
Espero que tenham gostado, deixando minha dica de que o deck é muito gosto de jogar e bem divertido.
Qualquer dica critica ou sugestão deixe nos comentários.
Bom jogo!
Claro, eu já gente usando 2 e ate mesmo 4, vai do que vc espera enfrentar em um torneio, ou o que vc costuma pegar no Arena, MOL etc..