Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep LXXXI. Ainda surfando no hype de A Guerra da Centelha, hoje trouxe uma
lista de Pluma, a Redimida. Ela, aliás, foi sugerida pelo usuário JacsonFalcao.
A Pluma foi "expulsa" do primeiro Parelio, lar dos anjos Boros, por motivos ainda desconhecidos, teve suas asas presas, e foi obrigada a servir junto dos Wojek, ao lado dos mortais, por muito tempo. Depois de seu trabalho ter sido considerado cumprido é que suas asas foram libertadas, e a primeira coisa que ela fez foi voar a procura do Parelio (destruído pelo Szadek, Senhor dos Segredos, junto de todos os anjos Boros). Depois da dissolução do Pacto das Guildas, ela foi nomeada como a Líder de Guilda dos Boros, porém logo foi deposta pela Aurelia, Lider de Guerra, que acreditava que nenhum anjo que havia sido desgraçado poderia liderar a Legião. Com apoio de boa parte dos membros da Guilda, Pluma foi destronada e presa, e Aurelia assumiu o poder. O responsável por libertar Pluma foi o Krenko, Chefe da Turba, e durante os acontecimentos de A Guerra da Centelha, foi permitido a ela lutar ao lado da Legião Boros (como uma forma de se redimir, daí seu título na carta).
Depois dessa breve introdução, quero lembrar os marinheiros de primeira viagem, ou aqueles que estavam morando no Parelio todo esse tempo, que o
Laboratório de Commander tem como premissa trazer listas de decks para o Mesão do Amor que não ultrapassem um orçamento de R$200,00 levando em consideração o valor das cartas no mínimo da Liga, tentando fazer o Commander ser um formato, ao mesmo tempo, divertido e acessível. A lista de hoje, enquanto vos escrevo, está cotada em R$196,14. Sem mais delongas, vamos a ela:
Começando pela Pluma, que pode entrar cedo em jogo, custando apenas RWW, e é uma criatura 3/4 com Voar, já é possível perceber que o deck não foge da temática Boros e fica agressivo com facilidade. Sua habilidade desencadeada é o verdadeiro charme desse deck, pois toda vez que conjuramos uma mágica instantânea ou feitiço que tenha uma criatura nossa como alvo, podemos exilá-la conforme ela resolve e voltá-la para nossa mão no início da próxima etapa final (NOTA: a carta em português tem um erro, acrescentaram a palavra "sua", mas é no início da próxima, podendo ser de um oponente também)
Com essa segunda habilidade, a Pluma torna-se uma das primeiras generais Boros a quebrar a principal barreira para se montar um bom general nessa
combinação de cores: compra de cartas. Vermelho e branco são as piores cores para se comprar cartas, são as que mais tem dificuldades nesse quesito,
mas essa habilidade da nossa Anjo consegue tirar proveito de pequenos draws, como em Abrigo. Vocês logo vão perceber que o deck tem muitas cartas com esse formato: custo de mana baixo, efeito protetivo ou agressivo para uma criatura, compra de carta. Nesse deck elas são excelentes, pois retornam para a mão com a habilidade da Pluma, fazendo dois pra um, que é quando uma mágica te gera mais recursos do que gasta. Boas opções para causar mais dano nessa linha são Furia Psicotica e Exasperar; enquanto para se proteger temos Luz Acolhedora e Vontade dos Deuses, que não proporcionam compra de cartas, mas filtram o topo.
O deck funciona muito bem nessa base, podendo o jogo ser finalizado com dano de comandante sem grandes problemas, principalmente devido à grande facilidade que a Pluma tem de se proteger, com cartas que dão a ela proteção, como as supracitadas, além de Indestrutível (Vontade Adamantina, Presenca de Ajani) e blink (Portal do Justiciar, Desvio Nebular), permitindo que a maioria das remoções sejam contornadas. Adiamento Gracioso é o tipo de carta que coroa essa estratégia, sendo responsável por adiar ainda mais a despedida da nossa general.
A maioria dos jogadores mais experientes em Commander associam a Pluma a uma outra general bastante querida pelos jogadores: Zada, Moedora de Edros. E não por acaso, já que as duas fazem uma dupla perfeita, pois qualquer carta de efeito relativamente simples como o já citado Abrigo torna-se uma grande dor de cabeça ao combinar as duas criaturas lendárias, já que a carta é copiada para cada criatura que controlamos, enche a mão de cartas novas, e ainda retorna sã e salva para ser usada novamente em uma próxima oportunidade. Em Lua Arcana a Zada ganhou um Dragão de estimação: Dragao Asa-de-espelho, que eu também inclui na lista por fazer o mesmo efeito da Goblin (NOTA: vale a pena esclarecer que ter o Dragão e a Zada em campo não faz você entrar em um looping infinito, pois ambos os efeitos desencadeiam apenas quando uma mágica é conjurada, e a cópia não foi conjurada).
Além do efeito de copiar da Zada, outra habilidade muito sinérgica com a da Pluma é Heroico, que proporciona um efeito adicional sempre que a criatura com Heroico por alvo de uma mágica que você conjurou. Nesse estilo, temos Vanguarda de Brimaz e Cruzado Acrosano que criam fichas (Piromante Jovem também cria), e logo após podemos crescê-las com Anax e Cimede e Lider da Falange. Além deles, destaco também o excelente Alistador Acrosano, que tem o potencial de causar muito estrago nesse deck, com tantas mágicas de baixo custo que podem ser conjuradas tendo ele como alvo. Nas criaturas ainda quero destacar Tita de Sol, que volta permanentes para o campo de batalha, inclusive terrenos; e também Tajic, Fio da Legiao para termos mais tranquilidade ao conjurar um Ato Blasfemo.
Esse deck tem algumas cartas que funcionam exclusivamente nele, e funcionam muito bem, aliás. Sentinel Tower é um exemplo disso, pois tirar algum bicho ou walker da frente é muito bem-vindo e, podendo conjurar cinco ou mais mágicas de custo baixo por turno, essa tarefa fica muito mais fácil. Além dela, Raio da Intimidacao torna-se uma carta coringa aqui, você pode utilizá-lo numa criatura do oponente, tirá-la do caminho, e impedir que as outras bloqueiem neste turno, mas você também pode conjurá-la na própria Pluma, que resiste aos três de dano, impedir o bloqueio dos seus bichos, matar um oponente, e ainda recuperá-la para fazer isso novamente no próximo turno tendo como alvo um outro oponente. São pequenas tricks como essa que deixam o deck ainda mais divertido e atraente aos olhos do Commandeiros, não à toa isso fez da Pluma o deck com maior número de novas entradas no edhrec.com esse mês.
Outra carta extremamente sinérgica aqui é Furia de Aurelia, que pode lockar alguns oponentes em determinados momentos, tornando-se uma ferramenta muito útil para controlar o jogo. Eu quero também destacar que, nesta semana, estamos sendo agraciados com spoilers de Modern Horizons e já inclui uma das cartas lançadas no deck de hoje: fists of flame. A carta faz tudo que a Pluma poderia querer: compra carta, fornece Atropelar e ainda pumpa o bicho conforme você compra mais cartas.
Antes de encerrarmos, como de costume, proponho algumas cartas que podem ser adquiridas caso você decida investir mais dinheiro no deck. Dizimo Sufocante é uma forma muito inteligente de rampar no branco, e eu considero essa carta uma staple de Commander desde que foi lançada, sugiro ir atrás da sua assim que possível. Mentor do Monasterio é mais um exemplo de carta que povoa o campo, o que é ótimo no deck, principalmente combinando a habilidade da Pluma com a da Zada. Aurelia, Lider de Guerra e Gisela, Espadachim dos Noite Dourada são dois anjos que fazem excelente companhia à Pluma, tornando-se boas adições na grande maioria dos decks nas quais são permitidas. Soberano Pirico é outro exemplo de carta que cai como uma luva no deck, pois tudo que ele faz é sinérgico com nossa proposta: pumpa as criaturas, dá dano e nos faz ganhar vida para durar mais na partida. Se você estiver sendo o foco constante dos oponentes, pode optar pelo caminho de Protecao de Teferi, combinando-a até com Cataclismo ou Armageddon. Amuleto Petraeclipse é outra carta que parece ter sido feita pensada na Pluma, portanto se uma surgir no seu caminho, não hesite em pegá-lo. Para encerrar, Elspeth, Campea do Soll é uma walker perfeita para o deck, pois faz boa parte do que precisamos, tudo numa carta só.
Espero que vocês tenham gostado da tech da Pluma de hoje. Sei que muitos de vocês já inclusive começaram a montar o deck, então compartilhem suas listas e suas ideias comigo também. Existem muitas cartas, muitas possibilidades para serem usadas, então eventualmente nós vamos escolher algumas diferentes, o que vai tanto do estilo de jogo de cada um, quanto do apreço que temos por algumas cartas, que às vezes nem são tão boas, mas gostamos de jogar com elas. O Commander é uma terra democrática: tem espaço para todos!
Obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!
Eu já montei algumas builds com ela e notei aspectos fundamentais:
Spell de custo 2 so se forem extremamente boas;
Cartas que dão scry, se puderem ser substituídas por draw vale mais a pena;
Somente criaturas que gerem muito valor valem a pena ser inclusas;
Ramp é a parte mais importante do deck, pois com apenas uma carta de draw o deck já gira;
Red Elemental blast e Pyroblast são de grande necessidade, pois você não quer perder mágicas importantes que estão fazendo seu jogo rodar;
A versão voltron é a mais eficiente, mas se quiser fazer outra versão, como tokens, foque somente naquilo, pois múltiplas direções diminuem muito a eficácia do deck mesmo não parecendo. Isso pois a commander não colaborar de forma direta para as mecânicas de blink, tokens, heroic e arcane, que comumente são exploradas.