Olá pessoal! Hoje me deram uma sugestão interessante: uma lista com palavras e expressões usadas no meio magiqueiro. Uma espécie de dicionário informal para ajudar quem está chegando na comunidade e ainda fica em dúvida quando escuta certas expressões dos jogadores mais experientes. Há casos onde a pessoa já fala inglês e mesmo assim fica com muitas dúvidas quando assiste campeonatos na Twitch. Isso ocorre porque muitas palavras estão sendo usadas como gírias, fora do seu significado formal.
Antes, alguns avisos. Como algumas palavras são somente traduções diretas do inglês (como land), então vou focar naquelas com significados específicos dentro do Magic, que não sejam encontrados em dicionários comuns. Muitos termos fazem alusão a cartas antigas, e vou tentar citar uma carta como exemplo. Há também expressões que não estão “corretas” em nenhum dos idiomas. O objetivo aqui é somente retratar a forma como as pessoas já falam, e de forma alguma definir como devem falar. E se tiver algo que você nunca ouviu, pode ignorar. A ideia é ajudar a entender, e não complicar. Vamos lá:
Draw = compra de carta do deck. Usado tanto como verbo (dar uma draw) quanto substantivo (a draw foi terreno)
Keep = manter a mão inicial. O oposto de Mulligan
Zicar / Mana Screw = comprar menos terrenos do que o necessário
Floodar / Mana Flood = comprar mais terrenos do que o necessário
Field / Meta / Environment = distribuição dos arquétipos de decks, dentro de um evento ou em determinada época
Matchup = paridade entre dois decks. Usado para dizer se um deck é bom ou ruim contra outro específico. Também usado acompanhado de números: um matchup 60/40 contra X significa que o deck ganha 60% das partidas contra o deck X. Cuidado, quase sempre esses números são inventados na hora em que a pessoa os fala, ou ainda pior, baseados em uma amostra não representativa de apenas 10 games
Beatdown = jogador que está controlando o jogo por meio de ataques proveitosos
Aggro = arquétipo focado em velocidade e ataques usando criaturas
Midrange = arquétipo focado em criaturas médias e grandes
Queimar / Burn = causar dano direto ao oponente / arquétipo focado nessa estratégia
Bolt / Raio = mágica que causa 3 de dano. Lightning Bolt
Go wide = ter mais criaturas que o oponente, de forma que ele não possa bloquear todas
Alpha Strike = ataque com todas as criaturas, visando acabar com o jogo
Board presence = “volume” de criaturas de um jogador na mesa, mas é medido usando a utilidade dos atributos das criaturas. É subjetivo e pondera diversos fatores, como por exemplo: criaturas que não estejam aptas ou propensas a atacar ou bloquear são desconsideradas, enquanto criaturas com resistência maior do que o poder das do oponente têm valor maior. A presença é usada para pressionar o oponente (se ele não tiver presença será atacado), e igualmente para inibir os seus ataques, apresentando bloqueios proveitosos
Board wipe = limpar a mesa, destruir todas (ou muitas) criaturas. Também usado para cartas com esse efeito
Race / Damage Race = situação onde ambos os jogadores conseguem atacar e causar dano ao oponente alternadamente, enquanto nenhum dos dois consegue controlar o oponente. Geralmente ocorre quando pelo menos um dos jogadores tem alguma forma de evasão. O jogo torna-se uma corrida visando atingir os 20 pontos antes do oponente.
On the Clock / No Clock = o jogador está em uma situação onde irá perder se nada for alterado, e tem tempo limitado (medido em turnos de jogo) para reagir. Também usado como On the Clock for X (número de turnos que o jogador ainda tem de vida)
Trocar / Trade = bloqueio que resulta na morte das duas criaturas
Chump Block = bloqueio no qual a somente a criatura bloqueadora morre. Ocorre quando o jogador defensor quer preservar seus pontos de vida, e a criatura acaba sendo engolida (chump!). Também existe o Chump Attack, usado para ativar efeitos como Raid
Morto na mesa / Morto na volta / Dead on board = situação onde as cartas na mesa são suficientes para vencer o jogo. O mesmo que “no clock para 1”
Digging / Cavando = o jogador precisa encontrar uma carta específica no deck e foca em usar efeitos de draw/filtering
Filtrar / Filtering = efeitos de seleção de cartas, como scry ou surveil
Tutor / Tutorar = efeitos para procurar uma carta específica no deck. Vem do ciclo de tutores
Filtrar o deck / Thinning = reduzir a quantidade de cartas no deck para aumentar a chance de comprar outras cartas. Geralmente feito removendo terrenos do deck
Disruption = efeitos de interferência, visam impedir o oponente de executar um combo. Geralmente feito com descarte ou permission
Permission / Counter = efeitos que anulam outras mágicas ou habilidades. A origem de permission vem de uma brincadeira com o fato do oponente ter que pedir permissão para resolver suas mágicas. No Brasil chamamos de counter o tipo da mágica, mas se for assistir campeonatos na Twitch, eles usam counter como verbo, e permission como o tipo da mágica
Hard counter = mágica que anula de forma incondicional. Counterspell
Soft counter = um counter condicional, que só funciona em certas situações. Mana Leak
Threat / Ameaça = uma carta que coloca o oponente sob pressão, geralmente uma criatura
Remoção = efeito que destrói/exila/incapacita uma criatura
Trick / Combat Trick = mágica usada durante o combate para alterar o resultado
Draw-go = turno no qual o jogador não faz nada além de comprar uma carta / estado do jogo onde isso ocorre repetidamente para ambos os jogadores / arquétipo baseado nessa estratégia, geralmente jogando no turno do oponente
Curva de mana = distribuição das cartas de um deck pelos seus custos de mana, ou turno no qual o jogador pretende jogá-las
Drop-X = indica que a carta já está planejada para ser jogada no turno X, antes do jogo começar. Ex.: um drop-2 é uma carta que será jogada no turno 2, sempre que possível
Curvar / Curve-out = jogar um terreno e usar toda a mana disponível, nos primeiros turnos do jogo
Acima/Abaixo da curva = o poder de uma carta em relação à média naquele custo de mana. Por exemplo, a maioria das criaturas de custo 2 são 2/2, então uma 3/3 com custo 2 está acima da curva
Broken / Quebrado = carta excessivamente poderosa, a ponto de todos os decks que contém aquela cor a utilizarem
Blowout = grande reviravolta, geralmente improvável ou inesperada
Pool = conjunto de cartas disponíveis para montar o deck em um evento selado
Shallow = um pool ruim. Também usado de forma parcial, para dizer que determinada cor estava ruim no pool
Lord = criatura que dá +1/+1 para um tipo de criatura. Lord of Atlantis
Antífona = efeito que dá +1/+1 para para suas criaturas. Glorious Anthem
Loot / Pilhar = efeito de comprar e depois descartar uma carta. Merfolk Looter
Rummage = efeito de descartar e depois comprar uma carta. Rummaging Goblin. Seria complicado chamar o goblin de Escarafunchador.
Édito = efeito que faz o oponente sacrificar uma criatura. Diabolic Edict
Cantrip = mágica que inclui o efeito de comprar uma carta, geralmente com custo de mana baixo
Bunda = resistência da criatura
Corpo / Body = atributos da criatura (poder e resistência)
Blank / Dead card / Carta morta = uma carta que é irrelevante naquela partida ou contexto
Bounce = efeito que devolve uma permanente para a mão
Jogar pra frente / agressivar = acelerar o jogo, assumindo uma postura mais agressiva e tomando decisões mais arriscadas mas com objetivo de finalizar o jogo mais rapidamente para dar menos tempo ao oponente
Jogar pra trás / Jogar safe = o oposto, jogar um jogo mais lento e deixar de se expor. Tomar uma postura conservadora e preparar-se para qualquer saída que o oponente possa ter
Dork = criatura que geralmente não ataca
Mana dork = dorks que geram mana. Llanowar Elves
Bear / Jacudo = criatura 2/2 com custo 2, sem habilidades. Grizzly Bears
Vanilla = criatura sem habilidades
Weenie = criatura pequena / arquétipo aggro baseado em criaturas pequenas
Fizzle = quando uma mágica ou habilidade é anulada por falta de alvos válidos
Ramp = efeitos que aumentam a mana recorrente disponível para o turno seguinte, acelerando o jogo. Rampant Growth
Mana fixing / Fixar = efeitos que aumentam a quantidade de cores de mana disponível
Hard cast = fazer uma mágica da mão, pagando o custo total, sem usar custos alternativos ou outras habilidades
Hate = uso de cartas que não melhoram o deck, mas que pioram a efetividade de oponentes específicos. Muito usado em sideboards. Também pode se referir a escolhas de decks feitas visando ter um matchup melhor contra algum deck que esteja mais popular no meta
Inevitabilidade = dentro de uma partida, característica do deck cuja probabilidade de vencer aumenta com o desenrolar do jogo
Land drop = terreno que pode ser jogado a cada turno
Mill / Millar = colocar cartas diretamente do deck para o cemitério. Millstone
Mirror Match = partida entre decks muito semelhantes
Misplay = jogada errada
Narrow card = carta que só é efetiva em situação muito específica
Play Around / Jogar em volta de = jogar de forma a evitar um blowout, suspeitando que o oponente tenha uma determinada carta
Playset = 4 cópias de uma carta
Spike = jogador competitivo, focado em fazer o melhor possível
Pump / Buff / Bufar = aumentar temporariamente os atributos de uma criatura
Rogue deck = deck fora do meta, incomum ou não convencional
Splash = adição de algumas cartas de uma cor em um deck de outra cor
Go in the tank = muito usada na Twitch, quando um jogador pára por muito tempo pensando na próxima jogada
ID = intentional draw / empate intencional
DCI = número de identificação do jogador em eventos da Wizards
Tapped out / Virado = jogador sem mana disponível, impossibilitado de jogar mágicas
Tech = uma inovação, ou melhoria até então desconhecida, geralmente na forma de uma carta nova no deck
Telegrafar = Uso intencional ou não de linguagem corporal para transmitir informação ao oponente sobre suas intenções ou cartas na mão. Por exemplo, mexendo nos terrenos ou olhando cartas no cemitério
Tier X = nível de popularidade do deck, dividido em 1, 2 e 3. Quando usado sem número, refere-se ao Tier 1. Muito confundido com o nível de poder ou eficiência do deck
Topdeck = jogar uma carta que acabou de ser comprada, exatamente quando precisava dela
Estar no topdeck = situação onde o jogador não tem mais cartas relevantes na mão e está dependendo do que vai comprar do topo. Pode ocorrer simultaneamente com os dois jogadores
Card advantage = acesso a mais cartas do que o oponente, pode ser obtido de diversas formas, como por exemplo: uso de draw spells, mágicas que destróem múltiplas criaturas, mágicas que colocam múltiplas permanentes em jogo, trocas vantajosas em bloqueios, troca de recursos por cartas
Valor = vantagem obtida por um jogador, geralmente na forma de card advantage
Naya = Combinação das cores, Branco, Verde e Vermelho
Temur = Combinação das cores, Verde, Vermelho e Azul
Bant = Combinação das cores, Verde, Branco e Azul
Esper = Combinação das cores, Preto, Branco e Azul
Grixis = Combinação das cores, Preto, Azul e Vermelho
Abzan = Combinação das cores, Branco, Preto e Verde
Jund = Combinação das cores, Preto, Verde e Vermelho
Mardu = Combinação das cores, Preto, Branco e Vermelho
Jeskai = Combinação das cores, Azul, Branco e Vermelho
Sultai = Combinação das cores, Preto, Verde e Azul
Azorius = Combinação das cores, Branco e Azul
Dimir = Combinação das cores, Preto e Azul
Rakdos = Combinação das cores, Preto e Vermelho
Gruul = Combinação das cores, Verde e Vermelho
Selesnya = Combinação das cores, Verde e Branco
Orzhov = Combinação das cores, Preto e Branco
Izzet = Combinação das cores, Vermelho e Azul
Golgari = Combinação das cores, Preto e Verde
Boros = Combinação das cores, Vermelho e Branco
Simic = Combinação das cores, Verde e Azul
Lands - Os sets de terrenos mais usados também ganharam apelidos ao longo do tempo. As explicações estão simplificadas.
Dual = todos os terrenos que geram mana de duas cores e que estão nesta lista
Old dual = não entram virados. São permitidos no Legacy
Tap = sempre entram virados
Pin / Pain = causam 1 de dano ao gerar mana colorida
Shock = exigem 2 de vida para entrar desvirados.
Check = elas checam se o controlador já tem um básico daquela cor. Senão, entram virados
Fast = entram em pé até o terceiro terreno
Tango = entram em pé a partir do terceiro terreno. Vem da expressão “It takes two to tango”
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pessoal acha mais bonito falar em inglês e fica com essas coisas.
tipo aquela sua amiga que quer pagar de patricinha e fala frases em português e manda umas palavras em inglês no meio para soar mais importante/refinado.
chega a ser na maioria das vezes, ridículo.
isto efeito também não acontece só no Magic, só pegar os exemplos de coach, ensinando os manager os patchworking da vida.
Groselha é uma gíria (não sei de que origem) para falar bobagem. Um deck groselha então é um deck que a pessoa monta para ser engraçado, com algum combo diferente ou algo assim.