O que é Magic?
Uma introdução ao universo chamado, Magic The Gathering.
Por
29/03/2019 10:05 - 6.378 visualizações - 17 comentários

Algumas pessoas me deram um feedback que achei interessante: os artigos são para quem já joga Magic, e seria legal ter algo que apresente o jogo para quem ainda não o conhece. Escolhi em particular uma dessas mensagens que recebi, porque achei as perguntas cobrem bastante coisa:

 

 

Respondendo espero poder escrever em uma linguagem para quem nunca jogou, e ajudar quando quiserem apresentar o Magic para novos jogadores.

 

Basicão do jogo

 

Magic: the Gathering é um jogo de cartas colecionáveis que já soma 25 anos de melhorias. Cada jogador interpreta um mago e traz para uma batalha um grimório com as suas mágicas. Esse grimório é representado pelo seu baralho (deck), onde as cartas são as suas mágicas e seus terrenos (de onde vem a mana que usam para realizar as mágicas). Os baralhos são montados previamente pelos jogadores usando as cartas das suas coleções.

 

Essa característica faz com que uma partida de Magic não exija muito tempo de preparação. Cada jogador traz o seu próprio deck e o embaralha, e estamos prontos para começar. O tempo de uma partida é bastante variável, mas tem média de 30 minutos.

 

O objetivo do jogo é reduzir os pontos de vida dos seus oponentes a zero, o que geralmente é feito atacando com criaturas invocadas pelas mágicas nas cartas. O desenvolvimento do jogo se baseia em estratégia, com os jogadores usando as cartas na mão e em jogo da melhor forma que podem. Por outro lado, o uso das cartas embaralhadas traz uma grande componente aleatória pro jogo, o que faz com que cada partida seja única.

 

A curva de aprendizado das regras é adaptável. Por mais que existam muitas regras, a maioria delas tem propósitos restritos e são irrelevantes para iniciantes. É perfeitamente viável começar aprendendo somente algumas regras básicas, seja seguindo o tutorial do Magic Arena ou consultando outros jogadores, e deixar partes complicadas para depois, conforme se interessar mais pelo jogo.

 

Qual a diferença entre jogar online e ao vivo?

 

Com relação ao jogo em si, mecânicas e regras, não deveria haver nenhuma. Hoje em dia as plataformas digitais já são suficientes para gerenciar o jogo por completo. Mas o Magic tem muitos elementos fora do jogo, e na prática acaba sendo outra experiência.

 

Para jogo online, vou usar como base o Magic Arena, já que é o mais popular para iniciantes. É possível baixar e começar a jogar gratuitamente, em https://magic.wizards.com/en/mtgarena.

 

E para jogar com as cartas, o mais provável é que sua primeira partida seja usando um deck emprestado de algum amigo ou alguém que acabou de conhecer numa loja (em geral a comunidade é bastante receptiva com novos jogadores), ou ainda com um baralho de iniciante, fornecido gratuitamente pelas lojas durante eventos como o Open House. O site da wizards tem uma agenda com estes eventos e um localizador de lojas próximas de você - https://magic.wizards.com/en/event-types/magic-open-house

 

Digitalmente o próprio aplicativo vai cuidar das regras, impedindo jogadas ilegais e resolvendo corretamente os efeitos das mágicas. O jogo normal com as cartas vai depender de um conhecimento dos jogadores sobre a resolução das mágicas. As lojas tem juízes ou organizadores de torneio que podem ajudar com qualquer dúvida. A função primária de um juiz de Magic neste ambiente é educativa, sinta-se livre para abusar e perguntar tudo o que precisar.

 

O jogo envolve também blefes, já que os jogadores não sabem as cartas nas mãos do oponentes. Assim como no poker, por mais que os tempos entre as decisões jogando online transmitam alguma informação, não há comparação com o volume de dicas que os jogadores acabam passando pessoalmente.

 

Online não há quase nenhuma interação entre os jogadores. Pode-se enviar algumas frases pré-definidas, somente. Esta é uma grande vantagem do Magic presencial, já que se trata de um jogo, e encontrar os amigos e uma comunidade com os mesmos interesses tem grande valor.

 

É um hobby caro?

 

No Magic Arena é possível jogar gratuitamente, e comprar as cartas aos poucos completando os objetivos diários dentro do jogo. Assim como outros jogos online modernos, você pode pagar para comprar mais cartas e acelerar este progresso, mas é opcional. Quem já joga há mais tempo pode ter pressa de querer ter no Arena as mesmas cartas que já tem fisicamente para treinar, mas para iniciantes acredito que seja mais interessante descobrir o jogo aos poucos, explorando e ganhando as cartas em um ritmo diferente.

 

Nas cartas normais, alguns dos baralhos competitivos do formato padrão atual podem ser comprado por cerca de 100 reais. Há muitos outros mais caros, mas novamente, é opcional. Uma boa opção são os Challenger decks, um produto da Wizards com um deck em um bom nível de jogabilidade e lançados por cerca de 150 reais

 

Caso queira jogar casualmente, não é necessário gastar nem isso: há cartas com pouco valor comercial, e vendidas por menos de 0,10 em algumas lojas lojas - peça ajuda para escolher quais comprar e pode montar um deck com 5 reais. Às vezes as lojas também têm decks de iniciantes que sobraram do Open House.

 

Como o gasto com Magic é opcional, não acho que seja um hobby caro. Muitos jogadores gastam bastante, mas não é um requisito para jogar e não resulta em vantagens injustas no formato padrão. Cada pessoa pode escolher o quando acha confortável gastar com cartas e acessórios, como funciona com a maioria dos hobbies.

 

Qual o tamanho da comunidade?

 

Depende de onde você mora. Há bairros com muitas lojas, e cidades onde não há nenhuma. É uma questão de demanda de jogadores. Procure pela loja mais próxima no localizador da Wizards, e se não houver nenhuma em uma distância boa, você também pode jogar online. Pessoalmente gosto das duas formas, pois valorizo bastante conhecer mais pessoas e aprender com elas, mas também há dias em que quero poder jogar sem sair de casa.

 

E online há uma só grande comunidade, hoje em dia integrada pela internet. Os melhores jogadores fazem transmissões pela Twitch, e a rede social mais usada é o Twitter. A Wizards também transmite os maiores torneios pela Twitch, chegando a 60 mil espectadores.

 

Além do Open House, que é voltado para iniciantes, as lojas também têm torneios semanais como Friday Night Magic e Standard Showdown, além de outros torneios maiores a cada temporada (cerca de três meses). Para localizar as lojas e os eventos pode-se usar o localizador -

 

locator.wizards.com/

 

No Magic Arena existe um sistema de ranking, e os oito primeiros classificados no final da última temporada (no Arena a temporada dura um mês) foram convidados para participar do Mythic Championship, com 1.000.000 dólares em premiação. Para mais detalhes sobre como conseguir uma dessas vagas, leia.

 

Qualquer dúvida, só deixar nos comentários. Abraços!

 
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 01/04/2019 09:39:36
Um comentário geral só pra complementar o texto: o fato de você ou algum conhecido ter decidido gastar mais dinheiro com Magic comprando mais cartas porque teve vontade não faz com que as outras pessoas também precisem gastar o mesmo. Há diversos formatos no Magic, e também diferentes formas de jogar e se divertir.
(Quote)
- 01/04/2019 09:35:23

Verdade, os números recentes do Magic indicam que o Arena (e toda a campanha da Wizards) mudou o jogo.

(Quote)
- 01/04/2019 09:33:59

100% correto, infelizmente. Mas talvez sem esse efeito de status nenhum jogo fizesse sucesso.

(Quote)
- 01/04/2019 09:32:38

Hahahahah, boa ideia!

(Quote)
- 01/04/2019 09:32:17

É fácil gastar sim. Mas também é possível jogar sem gastar tudo isso. Os decks no open house são gratuitos, por exemplo.

Últimos artigos de
Gírias de Magic
Um manual muito importante para todos!
35.717 views
Gírias de Magic
Um manual muito importante para todos!
35.717 views
12/04/2019 10:05 — Por Eduardo Felipe Skizzik
Supletivo de Draft 3/3
Dicas para quem quer começar no Draft!
7.370 views
Supletivo de Draft 3/3
Dicas para quem quer começar no Draft!
7.370 views
15/03/2019 10:05 — Por Eduardo Felipe Skizzik
Supletivo de Draft 2/3
Continuação do artigo de dicas para quem quer começar no Draft!
6.441 views
Supletivo de Draft 2/3
Continuação do artigo de dicas para quem quer começar no Draft!
6.441 views
04/03/2019 10:05 — Por Eduardo Felipe Skizzik
Supletivo de Draft 1/3
Dicas para quem quer começar no Draft!
6.559 views
Supletivo de Draft 1/3
Dicas para quem quer começar no Draft!
6.559 views
25/02/2019 10:05 — Por Eduardo Felipe Skizzik
6.308 views
Jogar para ganhar ou para se divertir?
Buscando a forma ideal
6.308 views
18/02/2019 10:05 — Por Eduardo Felipe Skizzik