Supletivo de Draft 3/3
Dicas para quem quer começar no Draft!
Por
15/03/2019 10:05 - 7.370 visualizações - 2 comentários

Continuando o texto da semana anterior:

4. Tempo
Tempo (o ritmo do jogo) é uma característica menos aplicada no limitado, onde uma criatura 3/3 impede diversas 2/2 de atacarem. Em Lealdade, é ainda menos importante do que a média, uma vez que os decks agressivos não se mostraram suficientemente resistentes para manter o jogo a médio prazo. Mesmo assim, é importante se precaver usando o básico: certifique-se de que você fará uma criatura ou uma remoção em cada um dos turnos 2-4.

 

Se quiser usar o tempo a seu favor, há duas opções que considero viáveis. É possível jogar com Rakdos, mas certifique-se de ter criaturas de custo 1 suficientes, e acerte sua curva de forma a possibilitar fazer duas mágicas por turno para finalizar rapidamente. Com Simic, entre antes com suas criaturas no campo de batalha e mantenha o oponente fora dele usando truques de combate e bounce spells (mágicas que devolvem criaturas para a mão). Para mim esse é o melhor deck de Lealdade, mas acho arriscado porque nem sempre as cartas para completá-lo existem nos packs. Ficar com um deck incompleto (com menos de 23 cartas) te força a completar com cartas ruins.

 

Outro aspecto relevante do tempo são o que chamo de investimentos. Você pode propositalmente ficar para trás no tempo (gastar mana sem afetar o campo de batalha) em troca de uma vantagem no futuro. Por exemplo, ao usar draw/filter/ramp spells. No limitado, o mais comum é que os investimentos tenham o seu custo pago em pontos de vida, já que ficar para trás na mesa resulta em abertura para ataques do oponente. Pontos de vida são inicialmente abundantes, mas o ponto chave é a retomada do tempo, retornando a uma posição de paridade para estancar o sangramento. Essa volta tem que ocorrer rapidamente, pois perder vida em alguns turnos é aceitável, mas de forma recorrente vai acabar com o jogo.

 

Um bom exemplo deste conceito sendo aplicado atualmente está no deck monoblue do Standard. O baixo custo das mágicas permite estabelecer uma vantagem inicial e depois passa o restante do jogo focando na manutenção dessa vantagem. É comum que o oponente perca ainda com mágicas na mão, sem ter tido tempo (ou seja, mana) para jogá-las.

 

5. Terrenos e curva de mana

 

O conceito de curva de mana é a base para otimizar a fase de desenvolvimento e garantir que você é capaz de entrar no jogo com equilíbrio entre velocidade (cartas de custo mais baixo) e impacto (cartas de custo mais alto). Para montar o deck gosto de partir do básico, o mesmo que a Wizards indica para jogadores iniciantes, e depois faço alguns ajustes.

 

 

* 17 terrenos

 

* 1 mana: 0–2 criaturas

 

* 2 mana: 4–6

 

* 3 mana: 3–5

 

* 4 mana: 2–4

 

* 5 mana: 1–3

 

* 6+ mana: 0–2

 

 

É importante ter em mente essa distribuição durante o draft, para poder ajustar as escolhas de acordo e ir completando a curva. Esses números correspondem somente às criaturas e algumas mágicas usadas na etapa de desenvolvimento (como Vitral do Pacto das Guildas), sem contar remoções e outras cartas que sejam usadas somente quando necessárias (exemplo Farristas Mortos).

 

Considere também que Lealdade em Ravnica tem um ritmo mais lento do que a média. Eu não gosto de criaturas de custo 1 (fora de decks aggro) porque são cartas de baixo impacto, geralmente irrelevantes quando compradas no meio do jogo. As cartas devem ser posicionadas no ponto da curva de mana correspondente ao turno no qual pretende jogar a mágica, porque às vezes não é o mesmo que o custo dela.

 

Outra dica interessante é que as mágicas podem ocupar outros espaços na curva se necessário. Por exemplo, se eu tenho 7 boas mágicas de custo 3 e nenhuma no 4, posso mover algumas e completar a curva, ao invés de encher meu deck com cartas ruins de custo 4. E se ficar em dúvida entre duas cartas, opte pela de custo mais baixo. É mais provável que consiga usá-la.

 

6. Algumas cartas supervalorizadas

 

Geralmente são cartas boas no construído, e naturalmente nos confundimos ao manter essa mentalidade ao avaliar as cartas. Também ocorre quando o texto de uma carta parece melhor do que o impacto real dela no jogo.

 

Reconquista da Natureza - puro hype. Ou talvez seja a fé de que vai encontrar uma Explosão ou Nexus no pack seguinte?

Grito do Carnarium- os melhores alvos no formato são as criaturas pretas, que o seu próprio deck terá.

Kaya, Usurpadora Ozhov - não impacta o campo de batalha.

Espirito das Torres - +0/+1 é muito diferente de +1/+0.

Oradora Principal Vannifar - depende de um deck montado para ela, o que pode falhar.

Amplifogo - o mesmo que Vannifar, em grau bem menor. Lembre-se que ele pode bloquear.

Esmagador do Cla Bolrac - geralmente você quer atacar com um 4/4, e não usar a habilidade.

Trilheiro Silhana - a carta escolhida vai pro topo do deck, e não para a mão.

Iluminar o Palco - você precisa ser capaz de jogar as cartas até o seu próximo turno, e dependendo dos custos de mana do deck, isso não será possível.

Arrefecer - essa é uma observação geral para counters no limitado: lembre-se de que você tem que deixar de usar a mana no seu turno para poder anular a do oponente, e isso não vale a pena se estiver para trás no campo de batalha.

Abrir os Portoes - se o seu deck tem duas cores, é melhor usar um terreno não verde.

 

Note que não é uma lista de cartas ruins, ou que não devem ser usadas. Só estou apontando cartas que estejam sendo avaliadas como melhores do que realmente são, para lembrar de ler duas vezes.

 

7. Algumas cartas subvalorizadas

 

Cartas que têm se mostrado mais eficazes no draft de Lealdade do que inicialmente esperado. São boas mas não óbvias. Normalmente isso acontece porque no início da edição as cartas são avaliadas no vácuo, e depois de jogar muitas partidas as interações entre as cartas do formato vai moldando as avaliações.

 

Heranca Ilicita - não esperava que essa carta fosse sequer jogável, e depois de 100 drafts acho uma das melhores.

Cospe-lanca - espetacular ;)

Pontifice Impiedosa- ataca todo turno sem medo, e se bloqueada, troco a minha pior criatura pela do oponente.

Biomancia Aplicada - no melhor caso são duas remoções numa carta custo 2. No pior, ainda é suficiente para ser usada. Já vi muitos jogos serem invertidos por essa carta.

Ascensao Simic - a flexibilidade de marcadores instantâneos faz com que suas criaturas possam atacar com mais liberdade.

Corrente Celeste - igual a pacifismo, se o seu deck voa.

Carneiro Quebra-portoes (fora do deck de portões) - com um portão é um 3/3 por 3. Bastam dois portões para ser vantajoso.

Exaltacao Angelical- Um atacante grande é melhor do que vários pequenos, frequentemente engole uma criatura bloqueadora.

Aeromunculo - 3/4 voar são atributos muito bons considerando a quantidade de 3/3 voar no formato. Além disso, é custo 7 mas pode pagar parcelado, o que faz muita diferença.

Vitral do Pacto das Guildas - os espíritos do pós-vida são multicoloridos.

Lamina Cauterizante - contém a melhor habilidade do Magic: “Compre um card”. Isso torna o pior caso da carta um reciclar.

Escarnio Macabro - Flexível. Pode ser usada como uma remoção, bloqueando uma criatura.

Esquivadora da Rua do Estanho - um pouco menos espetacular, mas às vezes um mal necessário para manter o show rolando.

Escudo Urrador - Não parece, mas é jogável em alguns decks de controle.

 

A mesma observação anterior vale aqui. Não necessariamente são cartas excelentes e que devem ser priorizadas sobre todo o resto, e sim uma lista de cartas que têm sido avaliadas abaixo do que realmente podem fazer.

 

8. Atendendo a pedidos.

 

Recebi alguns pedidos mais específicos conforme as pessoas foram lendo, então optei por criar uma seção para poder atendê-los.

 

8.1 Memorização

 

Um grande amigo me explicou que uma das dificuldades que ele tem com drafts é memorizar as cartas já draftadas. Além das técnicas padrão de exercícios de memória, o que recomendo é reduzir a informação ao mínimo possível. Por exemplo, ao invés de memorizar que já peguei um Orador Exaltado e um Coletor de Dizimo, basta guardar que tenho dois drop 2 (duas cartas para jogar no turno 2). Assim posso memorizar somente quatro dígitos que representem a informação mais relevante no momento: o número de drops 2, 3, 4 e 5.

 

Seguindo no exemplo, iria guardar “2-0-0-0”. Ao draftar mais duas criaturas de custo 3 e uma de custo 4, seria “2-2-1-0”. Posso repetir esse número na memória com maior facilidade do que uma lista de todos os picks, e tentar fazê-lo encaixar com a minha curva ideal que já pensei antes, que poderia ser algo do tipo “5-4-3-2”.

 

8.2 Rare Drafting

 

E quando tiver que escolher entre uma carta rara ou uma carta boa para meu deck, o que fazer? A resposta curta é: o que você quiser. O importante é que você se sinta bem com suas escolhas. Não aceite o julgamento de outras pessoas sobre as suas decisões, se você não quiser. Você pagou pelo seu draft, as cartas que você pegar são suas (seja no papel ou digital) e você não precisa se sentir mal por ter vontade de draftar a sua Liliana, Intocada pela Morte. O mesmo vale para cartas foil, com arte bonita, ou qualquer carta que você queira pegar. Não importa o motivo, seja livre.

 

Eu já peguei uma Lyra, Portadora da Alvorada ao invés de um Nas Garras de Nicol Bolas, uma carta absurdamente melhor para o meu deck Simic, e não tenho nenhum problema com isso. Sei que o deck poderia ser melhor, e escolhi ficar com a Lyra. Pese o quanto vale para você cada uma das opções, e tome a sua decisão tranquilo.

 

Em alguns casos mais simples é possível rastrear o impacto que um Rare Draft teve sobre seu deck, para poder comparar o que ganhou com o que perdeu, mas dá um pouco de trabalho. Memorize qual é a carta que você pegaria naquele pick. Na hora de montar o deck, veja qual é a carta substituta que você teve que colocar no seu deck no lugar daquela que agora não tem. E durante os jogos, toda vez que comprar a carta substituta, tome nota sobre qual é a situação do jogo e qual a diferença entre ter a carta que deixou de pegar em troca da rara em relação à carta substitua que você tem agora. O método não é perfeito porque ter uma carta diferente pode influenciar toda a estrutura na hora de montar o deck criando outras alterações indiretas, mas é o que é viável.

 

Por hoje é isso, o que consegui lembrar para ajudar quem está começando. Se ficar alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Abraços!

Comentários
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(Quote)
- 25/03/2019 17:17:07

Obrigado pelo apoio, Yuri!

(Quote)
- 15/03/2019 16:25:41
obrigado pelos artigos.
leio muitos artigos sobre draft a cada edição...
sempre vejo os do channel fireball
é legal saber que podemos ter dicas tão importantes assim aqui na liga
parabéns
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