Fala Legião Rogueira Feroz!
Hoje é dia de múltiplas felicidades no mundo dos Rogues. Vocês viram o Mythic Championship e seus desdobramentos nas últimas semanas? Foi Mítico de verdade. O campeonato que aconteceu em Cleveland reuniu players dos mais incríveis, de variadas nações e planos. Magic the Gathering mostrou para todos nós que há novos horizontes para explorarmos (ba dun tss). A competição e seus resultados, por razões variadas, atiçaram as expecativas dos jogadores dessa era marcada pela difusão do Magic Arena, inclusão de novos players e muitas novidades dentro e fora das caixas de booster.
Tudo vai caminhando supimpamente! Vamos agora ao nosso ponto de destaque. Tenho que gritar: APARECEU UM DECK ROGUE OCUPANDO O 9° LUGAR do histórico primeiro Mythic Championship!!! Enquanto acompanhava a competição e me dei conta de que o deck estava conseguindo bons resultados fiquei muito feliz! Trata-se de um formato com nível de sinergias e consistências altíssimo. Mono Blue, Azorius, Drakes, Nexus e Hidra são alguns exemplos do que podemos encontrar por aí nos Tier 1. Ainda assim, Mardu Vampiros conseguiu chegar bem perto do TOP 8 dessa competição que teve centenas de players e decks do topo do mundo do Magic. É um feito simbólico. Fica evidente a diversidade no metagame standard atual e fica comprovado que a ameaça Rogue está logo aqui! Um pouquinho mais de gás e uma lista de fora do meta pode levar o troféu das grandes competições.
Hoje vamos analisar essa agressiva lista, idealizada por Joe Soh, que merece os holofotes do Real Rogues. Hey Judith! XAMã us vampirus para nós, por favor.
Warning! Warning! Warning!
O ministério do Magic the Gathering curtiu o Rogue TOP 9.
Mardu Vampires - 9° Lugar - Campeonato Mítico
Vampiros & Friends
Cada uma dessas criaturas possui 4 cópias no main deck. Conquistador Feroz e Zelote da Legiao do Crepusculo não eram as criaturas mais óbvias para se utilizar num metagame onde há Fenix Arco-lume, Krasis Hidroide, Genio da Tempestade, Historia de Benalia e outras coisinhas mais. Você se sentiria confortável jogando com estas cartas? De fato, quando analisamos o power level delas individualmente, dificilmente podemos pensar nessas pequenas criaturas como ameaças relevantes. No entanto, quando colocadas dentro do contexto correto, tornam-se as cartas matadoras de uma lista aggro. Essa é a verdadeira bruxaria deckbuilder! A lista é um excelente exemplo de deck tribal que não tem medo de chamar amigos de outros tipos. Judith, Diva do Flagelo e Loxodonte Venerado encaixam-se perfeitamente à estratégia e são os principais responsáveis por transformar as nossas pequenas ameaças em grandes ameaças. Caso o leitor conte com atenção, descobrirá que o deck tem 17 cards capazes de dar buffs às nossas criaturas. É sempre bom dar uma olhada nos números para verificar a consistência, não é mesmo? Essa prática tem meu forte apoio roguístico deckbuilder. Veja primeiro os números, depois julgue se o deck funciona mais por sorte ou mais por estratégia hehe. Nesse caso, temos uma consistência alta verificada. Fazendo com que qualquer Aspirante a Marchadora Celeste ou ficha de Adanto, o Primeiro Forte, fique bem forte.Trata-se de um bom velho-novo conjunto de criaturas, utilizando Tenente da Legião e as mordidas vampíricas.
Terrenos Reivindicados
A escolha por terrenos é sem dúvidas um dos pontos mais interessantes dessa lista. Veja que o campeão desse Mythic Championship usou somente 19 terrenos. Na lista Rogue de hoje vemos 21 terrenos, número que também é reduzido quando comparamos aos 24 usualmente sugeridos. Essa escolha por poucas lands faz com que tenhamos mais recursos ao longo do jogo, mas tem como preço uma elevada chance de escassez de mana. Não ter a mana correta, no momento correto, pode ser o fim da partida. Para consertar essa fraqueza a lista utilizou brilhantemente Território Não Reivindicado e Desembarque da Legião, que quase sempre transforma-se em Adanto, o Primeiro Forte. Territorio Nao Reivindicado a princípio poderia ser um problema para a lista, pois há criaturas de fora da tribo, no entanto, perceba que não foram utilizadas criaturas de custo duplo monocoloridas no maindeck. Isso torna tudo muito mais fácil e com shocklands para auxiliar, o jogador pode acessar todas as cores com tranquilidade. Podemos dizer que a lista tem 21 terrenos reais, mas virtualmente usa 25, contando com Adantos e até com os cards potencialmente comprados no ETB de Zelote da Legião do Crepúsculo. Fazer Território Não Reivindicado para Xamã está valendo também!
Outras Techs
O deck não é tão linear que tenha como única ação a agressão. A lista conta com remoções reconhecidas do standard como: Tribunal do Conclave no main deck, Coagir, Mortificar e Aprisionamento de Ixalan no sideboard. Assim, é possível responder às variadas estratégias do meta. O que é não convencional são as três cópias de Campeao do Crepusculo, três cópias de Lyra, Portadora da Alvorada e um Pântano. São duas criaturas muito fortes de CMC acima da curva original do deck. Podemos imaginar os usos múltiplos dessas cards. Quando juntamos os efeitos dos dois, vemos uma espécie de simulação de Krasis Hidroide. O draw fica no vampiro, enquanto o corpo e a vida encontramos no anjo. É possível para nós utilizarmos qualquer combinação dessas 6 cartas. Usualmente devemos imaginar a Lyra contra um deck ao estilo Rakdos com burn spells, enquanto campeão brilha fornecendo card advantage contra decks que abusam de removals. Devemos considerar a surpresa que o oponente vai ter. Após sidear contra criaturas rápidas de CMC 1 e 2, vai encontrar CMC 5 midrange! Pode estragar o dia de quem usa Ritual da Fuligem, Fim Desconcertante, Golpe Relampejante, etc.
Testando a lista!
Bora falar de algumas impressões sobre o deck. O sentimento é de estar jogando com um deck White Winnie plus. As criaturas não param de curvar na mesa e você tem alguns truques inesperados como a famosa Judith, Diva do Flagelo. De fato ela transforma nossa mesa inteira em dano. Além disso, Mesmo após tomar um Board Sweeper, reconstruir nossa mesa é bem fácil graças a Adanto, o Primeiro Forte e Zelote da Legiao do Crepusculo que dentro de um deck de 34 criaturas tem draw quase certo. Precisei de poucos mulligans. A base de terrenos funcionou bem. Um ponto surpreendentemente forte são as criaturas voadoras. As Aspirante a Marchadora Celeste entram na mesa 1/1 e 2/1, mas não permanecem assim por muito tempo. Com alguns Buffs, rivalizam os Dragonete dos Enigmas do outro lado da mesa e em partidas de sorte, crescem mais do que os anjos do formato. Eu diria que é esse crescimento rápido das criaturas que favorece a lista contra os decks de Hidra e outros voadores do formato. Os voadores dos outros decks podem ser fortes, mas demoram para entrar na mesa. Para Mardu vampiros, mais turnos = mais bônus se acumulando.
O deck pode completar os 20 pontos de dano no turno 4, isso quer dizer que seu oponente tem que ficar bem esperto. Jogando contra aggro decks, o lifelink cria uma vantagem enorme. No geral, trata-se de um Rogue forte. Eu adicionaria mais uma cópia de Formacao Inquebravel substituindo um elefante, pois gosto muito do efeito da carta. Mágicas instantâneas ganham jogos! Um outro ponto positivo, é que não temos criaturas que são individualmente muito fortes no main deck. No Mythic Championship havia um grande número de decks utilizando Tomadora de Reféns, não raro, jogadores utilizaram Tomadora de Refens, para surrupiar Tomadora de Reféns. Nossas criaturas só ficam fortes de verdade do nosso lado da mesa, desse modo, há uma leve vantagem contra Sultai.
Valeu galerinha Rogástica! O Real Rogues de hoje fica por aqui, mas o rogue deckbuilding nunca para! 24/7 Novos decks estão sendo testados por aí! Hoje especialmente pudemos ver uma lista que marcou presença no cenário competitivo mundial. Que isso sirva tanto para instigar novos deckbuilders a ousarem mais quanto para mostrar àqueles que estão demasiadamente adaptados ao meta que surpresas podem aparecer a qualquer momento. Saudemos nosso caro Joe Soh pelo resultado, pela criatividade e coragem de jogar com o inesperado! *Cumprimentos da comunidade rogue brasileira*. Será que vamos ver mais Rogues no topo dos próximos Campeonatos Míticos? O que você acha?! Seja como for, podemos continuar nos divertindo e nos arriscando a jogar diferente. O terremoto Rogue está em atividade no cenário mundial, é hora de estremecer o meta hahaha!
Curtiu? Bora comentar e conversar!
Qual é a diferença entre o vampiro, a diva e o elefante?
Até mais
Edu Godoy
![](http://repositorio.sbrauble.com/arquivos/up/artigos/redator/1582117729_85533334.jpg)
É, vampiros são um sucesso. O resultado no top 9 e os resultados de vocês confirmam isso!abs!
Eu usei bastante a versão BW, ano passado, me fez conquistar muitas vitórias na loja local. Só penava ( muito ) pro UB Scarab à época e pro MonoU...
De resto, batia de frente com alguns tiers e tals. ACho bem legal!
Opa fazendo Rogue novo! legal!
Valeu planeswalker mítico yuricamilo!