Fala Galera!
Bem vindos a mais um Deck da Semana Modern, essa semana trago pra vocês o deck do momento Izzet Phoenix, se você pretende participar da Magic Fest mês que vem em São Paulo, tenha esse deck no seu radar seja para jogar com ele ou saber como enfreta lo, segue a lista pra vocês:
Funcionalidade:
O Objetivo desse deck incialmente é descartar Arclight Phoenix com Faithless Looting ou tombar com Thought Scour e durante esse processo jogar 3 mágicas no mesmo turno e voltar a maior quantidade de Phoenix que você conseguir, como esse plano nem sempre vai dar certo você tem outras opções;
Thing in the Ice é fácilmente transformado nesse deck no turno três, voltando todas as criaturas do seu oponente ou simplesmente atacando 7 no terceiro turno o que não é pouca coisa, e muitas vezes no processo de transforma lo voltando 1,2,3 ou 4 phoenix para atacar junto e pensando em god hands acabando com o jogo no turno 3.
Pteramander nos da uma terceira opção de kill condition, como o formato hoje esta recheado de Surgical Extraction você precisa variar as maneiras de fechar o jogo e ainda assim ser eficiente e rápido para que o jogo acabe o mais rápido e nada melhor que uma carta que tem potencial no nosso deck de ser custo dois 5/5 voar para isso.
Crackling Drake é excelente no deck por desviar de todas as remoções de cemitério pois o seu ataque contabiliza cartas também exiladas, então Rest in Peace, Leyline of the Void, Nihil Spellbomb entre outros não afetam o drake o tornando muitas vezes a nossa principal ameaça em alguns jogos.
Dicas:
O que eu mais vejo as pessoas errando com esse deck é iniciando os seus jogos, com turno 1 Faithless Looting, a menos que você tenha uma god hand e irá voltar uma ou duas Arclight Phoenix turno 1, nunca faça isso, dê prioridade para cantrips como Optar e Serum Visions primeiro, quanto mais informação e mais cartas você puder ver do seu deck antes do looting melhor, pois você aumenta as suas chances de descartar mais Phoenix's, vou dar um exemplo de uma mão padrão do deck:
Turno 1, land, Serum Visions/Optar , turno 2, land, Manamorphose, Thought Scour, Faithless Looting, voltei 1,2,3 ou 4 phoenix.
Outra sequência de jogada interessante é a decisão de voltar duas Arclight Phoenix no turno 2 ou descer um Thing in the Ice, e nesse caso você tera que avaliar o deck do seu oponente mas lembre se, Thing in the ice + duas Phoenix atacando turno 3, são 13 de dano, 2 Phoenix atacando duas vezes são 12 sem contar que um turno a mais pode fazer a diferença para voltar uma Phoenix a mais.
Outras jogadas interessantes, notaram que estou usando duas Surgical Extraction maindeck? Fique atento, principalmente contra Tron, vale muito a pena no primeiro jogo caso você já tenha surgical na mão, usar Thought Scour no seu oponente e caso acerte um dos lands de Urza, acabar com o Kit Urza dele já no Game1, contra outros decks pode ser válido também, é importante sempre avaliar bem e estar atento para todas as linhas de jogadas, outro uso para surgical interessante é usar na sua Phoenix em resposta a surgical do seu oponente para evitar que exilem todas as suas 4 cópias de Phoenix.
Sideboard:
O side desse deck pode ter muitas faces, eu vou explicar as minhas escolhas, e ao mesmo tempo irei citar algumas outras cartas que vocês podem usar:
O "kit de counters", eu optei por 2 Dispel + 1 Spell Pierce mas eu acho justo se você quiser inventer essa conta pra 1 e 2 ou até mesmo adicionar counters como Disdainful Stroke e Ceremonious Rejection tudo depende do metagame que você espera enfrentar, seja no seu torneio local ou em breve no Grand Prix.
Anger of the Gods X Explosivos Fabricados, esse é um slot que eu ainda não decidi 100% qual é o melhor, ambas as cartas tem o seu valor, explosivos sendo mais resiliente e anger mais eficaz então depende muito do seu estilo na hora de decidir, não acredito ter opção errada aqui, vai de acordo com o seu estilo de jogo.
Rending Volley X Twisted Image, eu optei pela primeira por ser mais resiliente, a segunda é muito eficaz principalmente no mirror match, matando Thing in the Ice ou até mesmo salvando a sua vida durante um ataque de Crackling Drake, se você espera enfrentar muitos mirrors no torneio, eu diria para ir na Twisted Image
Abrade + Shattering Spree X Ancient Grudge, eu confesso que comecei com esse deck com Ancient Grudge e Breeding Pool no deck, mas Abrade se mostrou muito mais adaptável em alguns jogos, por exemplo contra Storm, sim isso mesmo, Storm, nesse jogo você quer matar sempre as criatura que aceleram o jogo do seu oponente, mas você também precisa ter uma resposta para um Platinum Emperion caindo na mesa turno 2 ou 3, e é aqui que abrade mostra um dos seus valores, fazendo as duas coisas, o Shattering Spree é o tipo de carta que se você resolve contra um Whir prision ou Lantern, destruindo 3,4 ou 5 artefatos é praticamente fim de jogo.
Blood Moon x Alpine Moon, aqui eu não acho que seja questão de opinião ou estilo de jogo, Blood Moon simplesmente é melhor, eu não deixaria de usar essa carta nesse side de maneira alguma.
Dragon's Claw X Life Goes On, se você usa Breeding Pool você tem a opção da segunda, caso não use só se lhe resta Dragon's Claw e mais uma vez eu jamais iria pra um torneio modern sem elas, você pode claro usar menos cópias, 2 ou 3, eu uso 4 e usarei 4 até permitirem que usem 5, pois eu vejo Burn como um dos decks mais presentes em Grand Prix no Brasil e um dos nosso piores matchs, não esqueça de usar esse side também contra Monored Phoenix, que é um tipo disfarçado de Burn e também, um match ruim para nós.
Chandra, Torch of Defiance X Chandra? Eu não vejo outra carta que da um abordagem igual a que a chandra da pro nosso deck, ela é aquele clássico 1 off que vai entrar bastante e acabar ganhando muitos jogos, como você tem muitas cantrips nesse deck os 1 offs costumaram aparecer bastante nos jogos.
Avaliação do deck em , lembrando que as notas são de 1 a 5.
Consistência:
Facilidade:
Free Wins:
Diversão:
Resiliência:
Bem galera esse foi o Deck da Semana Modern, deixo vocês com um gameplay que eu gravei do deck, até semana que vem!
So far é meu dream deck do Modern e o único pelo qual eu entraria no formato, não por ser absurdamente forte, mas por ser um deck, como dito no artigo, MUITO divertido. :)
Gosto mais da versão Monored, justamente por ter mais KC.
Se o UR levar um RiP, ele depende praticamente só dos Thing e Drake. Ou seja, match contra UWr são bem ruins, Path's incomodam muito.
------------
Eu ultimamente to usando Grixis Phoenix.
A diferença é -1/-2 Surgical -1 Izzet Charm pra +2 Brutalidade Coletiva - que ajuda muito contra UW's e ajuda a descarta Phoenix. E colocando +2 Unmoored Ego no side (essa carta é linda demais)
o UR é mnto bom
mas o mono red é demais!!