Modern Horizons, a nova edição voltada apenas para o formato Modern foi enfim anunciada e trouxe duas novidades: A primeira é que ela terá reprints de cards não Modern, então podemos sonhar com algumas cartas que nunca estiveram no formato, mas que poderiam fazer parte desse mundo. E a segunda novidade são cartas inéditas, que apenas sairão nessa coleção, e serão válidas no Modern. Ou seja, vai valer muito a pena comprar boosters de Modern Horizons, já que depois de algum tempo essas cartas inéditas tendem a valorizar muito.
Especular cartas novas não é meu forte (minha bola de cristal está quebrada), mas fazer aquela Wishlist para reprints é um exercício divertido, então resolvi hoje fazer um Top5 de cartas para reprint, sendo que dividi ela em duas categorias, reprints por valor, ou seja, cartas muito caras, que já jogam Modern, e que poderiam voltar, e os reprints de cartas não válidas no Modern e que poderiam entrar na festa.
Hour Concours: Wishes
Um misto de querer mesmo e um pouco de tiozão do pavê, colocar os Desejos na lista era muito tentador, mas eu não queria gastar slots da lista só com eles, então coloquei nessa categoria. Pensando realmente em metagame, os principais desejos (Desejo Astuto, Desejo Abrasador, Desejo Vivo) podiam sim ver jogo no Modern, Desejo Astuto encontraria um grande amigo no formato, Mystical Teachings, que juntamente com Busca por Azcanta', Nexus of Fate e Reconquista da Natureza fariam coisas engraçadas (você achar graça varia de qual lado da mesa você está). Desejo Vivo entraria como mais uma opção em decks de toolkit, como o atual Vanifar Pod e Desejo Abrasador poderia ver jogo até mesmo no Jund. Enfim, as opções abertas por esse reprints são ótimas.
Vem, tem Bolo!
Nessa lista procurei por cartas que eu gostaria no Modern e que não fossem quebrar o Modern, como é o caso das pessoas que querem Wasteland no formato, uma carta que viabiliza um anti-jogo que a WotC vem tentando evitar de qualquer maneira, inclusive tentando novas maneiras de Mulligan.
Um aumento considerável para o Elfos do Modern, que é um deck tier 2 que às vezes aparece entre os principais tiers. Com Simbiota eu não imagino o pessoal das orelhas pontudas dominando o formato, mas ganhando mais engines para a versão combo. Fora do tribal o Simbiota também tem suas utilidades (ma oe,voltar Bloodbraid Elf ), mas a engine me parece segura ainda, nada que já não seja feito no formato.
Hora de decidir partidas de forma rápida! Tanto o custo, quanto o efeito são condizentes com o Modern. Vórtice é uma adição para qualquer baralho mais agressivo, sendo o Burn a primeira e óbvia casa. Essa carta é uma das opções que mais gostei pensando em reprint, porque custo três é uma curva no limite do Modern, é fácil de controlar, dado Abrupt Decay e counters, e ainda sim é um efeito ainda no começo do jogo, dando a força que o baralho que utilizar a carta precisa.
Já está mais do que na hora de o Grixis Control ter um drop2 que bata de frente com Tarmogoyf. Estrirge é uma carta incrível e que permite várias listas midranges baseadas em UBs, além de ser uma carta também anti-midrange, já que lidar com ela normalmente é tomar 2 pra 1.
Se tem algo que sinto muita falta no Modern é de mais efeitos de édito, diversas vezes quero ter mais opções e normalmente as que encontro custa dois, sendo que Liliana of the Veil é a melhor delas, disparada. Édito de Chainer é bem interessante para midranges e seu dois para um é lindo em jogos longos.
O momento “me deixa sonhar”, Remand e Mana Leak te permitem uma base de mana bem mais gananciosa e hoje os controles precisam muito dessa mana para segurar o formato, então o clássico hard counter talvez não tenha aquele impacto todo. Claro, pode também ser a chamada que falta para um controle dominar tudo e se basear mais em azul, mas sonhar grande custa a mesma coisa que sonhar pequeno.
Arclight Phoenix está crescendo no Modern cada dia mais e junto com ela temos Manamorfose. O reprint em Modern Masters não ajudou e temos uma incomum custando R$ 70, o que é bem longe do ideal. O reprint aqui seria de muita ajuda, já que ainda há muito o que se explorar com a fênix e sua fiel seguidora ainda tem mais decks para conhecer.
Outra que está subindo na onda do Izzet Fênix, a Surgical passou a ser usada de maindeck no principal baralho do Modern, além de ser uma opção de side bem popular. Seu preço mínimo na Liga está em R$ 167 e não pareceque vai diminuir tão cedo, ao menos que aconteça um reprint.
Entre pedidos de ban e muitas reclamações, a Mox se mantém viva no formato, hoje em dia ajudando muito o Scales, Frenzy Affinity e Whir. Quase R$ 300 reais é um preço que eu considero bem pesado mesmo para o Modern, ainda mais por uma carta que sempre rende pedidos de banimento.
A carta teve um crescimento no formato com a ascensão do Dredge e depois foi caindo, apesar que os resultados do GP Los Angeles, desse fim de semana, terem ajudado a repensar ela. Mas R$ 120 por um card de side que precisa de um meta específico não é exatamente o ideal.
Para fechar o top5, uma carta que ainda não está em um valor absurdo, mas que é, para mim, uma bomba prestes a explodir. Comando é presença garantida em diversas estratégias midranges, além de aparecer no Grixis Control. Seu poder de sempre gerar card advantage é fantástico e seu fiel aliado, Snapcaster Mage, é outra staple do formato. Ficar de olho nele é importante para manter os preços do Modern saudáveis.
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Esses foram meus dois top5 e confesso que as possibilidades que Modern Horizons abrem são bem animadoras. Inclusive, as cartas inéditas da coleção já estão dando as caras. A nova planeswalker, Serra, é uma opção para se pensar no Spirits, normalmente eu acho adoração melhor, já que não preciso esperar um turno para ela ter efeito, mas pensando em mais situações eu gosto da opção em algumas matchs grind. E o Cabal Therapy com pernas, que eu espero que seja de algum ciclo, é uma carta interessante para Company, Vial e Chord decks, que driblam o problema da carta de dar um turno para o adversário pensar, nos decks que citei ele pode vir “do nada”e já começar a qubrar o combo do oponente, peça por peça.
Vou ficando por aqui, e não esqueçam de citar quais cartas vocês também gostariam do
Rudá joga Magic desde 2003, sendo que em 2012 começou a produzir conteúdo sobre o jogo, fazendo artigos, streaming e narração. Como jogador tem diversos resultados, destacando top8 no Magic Fest São Paulo em 2019 e participações no Regional Player Tour Europe e Kaladesh Championship.
Vórtice Sulfúrico é uma máquina!!! Tenho as minhas até hoje desde quando montei meu primeiro Burn (ainda 4Fun). Mas mais do que todas essas, se estou falando em sonhar, meu sonho é ter Madre das Runas no Modern. É até ousadia d+ pensar nisso kkk...
Vórtice Sulfúrico é uma máquina!!! Tenho as minhas até hoje desde quando montei meu primeiro Burn (ainda 4Fun). Mas mais do que todas essas, se estou falando em sonhar, meu sonho é ter Madre das Runas no Modern. É até ousadia d+ pensar nisso kkk...
Meu top 5 seria:1 - Astral Slide - O deck mais divertido que já pilotei (à época, pelo finado Extended). Acho que poderia ser um deck muito bom e divertido pro Modern. Talvez nem fosse um deck tão forte assim, já que o formato é bem injusto, mas... quem sabe habilita mais um fair deck competitivo no formato? Vale frisar que à época dele, o deck era muito forte. Me pergunto se realmente não poderia ser forte demais. À primeira vista acho que não, mas vai saber né?2 - Vindicate - Sorcery, lida com qualquer permanente. Me parece uma carta potencialmente ótima para o Modern, pois seria um removal muito versátil, que poderia fortalecer os Midranges e até os Controls do formato. O fato de pegar lands também ajudaria aos Midranges tentar brigar com os Big Mana, que habitualmente os vencem. Também acho que falta removal versátil (leia-se, para variados tipos de permanentes) em coores/combinações que não sejam BG;3 - Council's Judgment - Mesmo motivo do Vindicate. Suponho que não faria sentido printar as duas, mas essa também poderia ser uma boa opção. Acho que o branco é muito fraco no Modern, e um card nesse estilo poderia ajudar a cor no formato. O branco supostamente deveria ser a única cor que responde qualquer tipo de permanente, e hoje, a única opção disponível para um removal versátil é Oblivion Ring, que é muito medíocre. Poderia até ser uma versão semelhante sem a mecânica dos votos, que dribla proteções e Hexproof. 1WW - Sorcery - Exile target non-land permanent. Direto, simples e honesto;4 - Fiery Confluence - Sim, eu gosto de cards versáteis. Esse aqui seria uma ótima ferramenta para Midranges/Controls baseados no vermelho, inclusive podendo aumentar o alcance dos decks;5 - Prohibit - Sim, eu acho que o Modern precisa de um counter de CMC 2 melhor que Remand e que Mana Leak. Mas eu particularmente não gosto de Counterspell. Acho meio Overpower uma carta que responde qualquer tipo de ameaça, por 2 manas. Não importa do que o cara está jogando, ela resolve qualquer B.O. Eu acho isso muito broken. Por isso, eu pensaria no Prohibit ou algo parecido com ele. Custo 2, com restrição de alvos, porém hard counter e com alguma flexibilidade. Ela ainda não seria perfeita como o Counterspell, mas ainda seria muito versátil e boa no Modern, a meu ver.
Nossa mas Prohibit é pior que Negate e Mana Leak rsrsEu não acho Counterspell esse todo broken no modern que alguns pensam. Pelo contrário, seria a carta justa pro modern.E como a Wizards quer aumentar o Power level do formato com a edição, seria bem coerente Counterspell pra dar uma segurada num ambiente muito rápido.De qualquer forma, estou muito curioso pelos spoilers rsrs
Hahahaha! Bom... talvez seja mesmo. Mas eu acho melhor. Usei Prohibit num deck Pauper antigo que eu montei, e eu achava muito boa. Mas realmente, é bem discutível se ela é melhor que Negate e Mana Leak. Na real, Negate é uma carta muito boa. Acho até meio subestimada.Mas independente disso, eu concordo que precisava de um counter bom de duas manas. Eu só acho que Counterspell não é a carta pra isso. Eu pensaria num Counterspell levemente nerfado, ou em um Prohibit buffado, ou até algo bem diferente das duas, mas que custasse 2 e fosse muito bom.
Lapso de Memoria talvez seria esse counter de 2 manas, atrasa o oponente e nao eh hard hard counter
[quote=Hollow=quote][quote=Dagostini=quote][quote=Hollow=quote]Meu top 5 seria:1 - Astral Slide - O deck mais divertido que já pilotei (à época, pelo finado Extended). Acho que poderia ser um deck muito bom e divertido pro Modern. Talvez nem fosse um deck tão forte assim, já que o formato é bem injusto, mas... quem sabe habilita mais um fair deck competitivo no formato? Vale frisar que à época dele, o deck era muito forte. Me pergunto se realmente não poderia ser forte demais. À primeira vista acho que não, mas vai saber né?2 - Vindicate - Sorcery, lida com qualquer permanente. Me parece uma carta potencialmente ótima para o Modern, pois seria um removal muito versátil, que poderia fortalecer os Midranges e até os Controls do formato. O fato de pegar lands também ajudaria aos Midranges tentar brigar com os Big Mana, que habitualmente os vencem. Também acho que falta removal versátil (leia-se, para variados tipos de permanentes) em coores/combinações que não sejam BG;3 - Council's Judgment - Mesmo motivo do Vindicate. Suponho que não faria sentido printar as duas, mas essa também poderia ser uma boa opção. Acho que o branco é muito fraco no Modern, e um card nesse estilo poderia ajudar a cor no formato. O branco supostamente deveria ser a única cor que responde qualquer tipo de permanente, e hoje, a única opção disponível para um removal versátil é Oblivion Ring, que é muito medíocre. Poderia até ser uma versão semelhante sem a mecânica dos votos, que dribla proteções e Hexproof. 1WW - Sorcery - Exile target non-land permanent. Direto, simples e honesto;4 - Fiery Confluence - Sim, eu gosto de cards versáteis. Esse aqui seria uma ótima ferramenta para Midranges/Controls baseados no vermelho, inclusive podendo aumentar o alcance dos decks;5 - Prohibit - Sim, eu acho que o Modern precisa de um counter de CMC 2 melhor que Remand e que Mana Leak. Mas eu particularmente não gosto de Counterspell. Acho meio Overpower uma carta que responde qualquer tipo de ameaça, por 2 manas. Não importa do que o cara está jogando, ela resolve qualquer B.O. Eu acho isso muito broken. Por isso, eu pensaria no Prohibit ou algo parecido com ele. Custo 2, com restrição de alvos, porém hard counter e com alguma flexibilidade. Ela ainda não seria perfeita como o Counterspell, mas ainda seria muito versátil e boa no Modern, a meu ver.[/quote]Nossa mas Prohibit é pior que Negate e Mana Leak rsrsEu não acho Counterspell esse todo broken no modern que alguns pensam. Pelo contrário, seria a carta justa pro modern.E como a Wizards quer aumentar o Power level do formato com a edição, seria bem coerente Counterspell pra dar uma segurada num ambiente muito rápido.De qualquer forma, estou muito curioso pelos spoilers rsrs[/quote]Hahahaha! Bom... talvez seja mesmo. Mas eu acho melhor. Usei Prohibit num deck Pauper antigo que eu montei, e eu achava muito boa. Mas realmente, é bem discutível se ela é melhor que Negate e Mana Leak. Na real, Negate é uma carta muito boa. Acho até meio subestimada.Mas independente disso, eu concordo que precisava de um counter bom de duas manas. Eu só acho que Counterspell não é a carta pra isso. Eu pensaria num Counterspell levemente nerfado, ou em um Prohibit buffado, ou até algo bem diferente das duas, mas que custasse 2 e fosse muito bom.[/quote]Lapso de Memoria talvez seria esse counter de 2 manas, atrasa o oponente e nao eh hard hard counter
Meu top 5 seria:1 - Astral Slide - O deck mais divertido que já pilotei (à época, pelo finado Extended). Acho que poderia ser um deck muito bom e divertido pro Modern. Talvez nem fosse um deck tão forte assim, já que o formato é bem injusto, mas... quem sabe habilita mais um fair deck competitivo no formato? Vale frisar que à época dele, o deck era muito forte. Me pergunto se realmente não poderia ser forte demais. À primeira vista acho que não, mas vai saber né?2 - Vindicate - Sorcery, lida com qualquer permanente. Me parece uma carta potencialmente ótima para o Modern, pois seria um removal muito versátil, que poderia fortalecer os Midranges e até os Controls do formato. O fato de pegar lands também ajudaria aos Midranges tentar brigar com os Big Mana, que habitualmente os vencem. Também acho que falta removal versátil (leia-se, para variados tipos de permanentes) em coores/combinações que não sejam BG;3 - Council's Judgment - Mesmo motivo do Vindicate. Suponho que não faria sentido printar as duas, mas essa também poderia ser uma boa opção. Acho que o branco é muito fraco no Modern, e um card nesse estilo poderia ajudar a cor no formato. O branco supostamente deveria ser a única cor que responde qualquer tipo de permanente, e hoje, a única opção disponível para um removal versátil é Oblivion Ring, que é muito medíocre. Poderia até ser uma versão semelhante sem a mecânica dos votos, que dribla proteções e Hexproof. 1WW - Sorcery - Exile target non-land permanent. Direto, simples e honesto;4 - Fiery Confluence - Sim, eu gosto de cards versáteis. Esse aqui seria uma ótima ferramenta para Midranges/Controls baseados no vermelho, inclusive podendo aumentar o alcance dos decks;5 - Prohibit - Sim, eu acho que o Modern precisa de um counter de CMC 2 melhor que Remand e que Mana Leak. Mas eu particularmente não gosto de Counterspell. Acho meio Overpower uma carta que responde qualquer tipo de ameaça, por 2 manas. Não importa do que o cara está jogando, ela resolve qualquer B.O. Eu acho isso muito broken. Por isso, eu pensaria no Prohibit ou algo parecido com ele. Custo 2, com restrição de alvos, porém hard counter e com alguma flexibilidade. Ela ainda não seria perfeita como o Counterspell, mas ainda seria muito versátil e boa no Modern, a meu ver.
Nossa mas Prohibit é pior que Negate e Mana Leak rsrsEu não acho Counterspell esse todo broken no modern que alguns pensam. Pelo contrário, seria a carta justa pro modern.E como a Wizards quer aumentar o Power level do formato com a edição, seria bem coerente Counterspell pra dar uma segurada num ambiente muito rápido.De qualquer forma, estou muito curioso pelos spoilers rsrs
Hahahaha! Bom... talvez seja mesmo. Mas eu acho melhor. Usei Prohibit num deck Pauper antigo que eu montei, e eu achava muito boa. Mas realmente, é bem discutível se ela é melhor que Negate e Mana Leak. Na real, Negate é uma carta muito boa. Acho até meio subestimada.Mas independente disso, eu concordo que precisava de um counter bom de duas manas. Eu só acho que Counterspell não é a carta pra isso. Eu pensaria num Counterspell levemente nerfado, ou em um Prohibit buffado, ou até algo bem diferente das duas, mas que custasse 2 e fosse muito bom.
Gosto também da Miscalculation. Acho uma carta bem bacana!
[quote=Hollow=quote][quote=Dagostini=quote][quote=Hollow=quote]Meu top 5 seria:1 - Astral Slide - O deck mais divertido que já pilotei (à época, pelo finado Extended). Acho que poderia ser um deck muito bom e divertido pro Modern. Talvez nem fosse um deck tão forte assim, já que o formato é bem injusto, mas... quem sabe habilita mais um fair deck competitivo no formato? Vale frisar que à época dele, o deck era muito forte. Me pergunto se realmente não poderia ser forte demais. À primeira vista acho que não, mas vai saber né?2 - Vindicate - Sorcery, lida com qualquer permanente. Me parece uma carta potencialmente ótima para o Modern, pois seria um removal muito versátil, que poderia fortalecer os Midranges e até os Controls do formato. O fato de pegar lands também ajudaria aos Midranges tentar brigar com os Big Mana, que habitualmente os vencem. Também acho que falta removal versátil (leia-se, para variados tipos de permanentes) em coores/combinações que não sejam BG;3 - Council's Judgment - Mesmo motivo do Vindicate. Suponho que não faria sentido printar as duas, mas essa também poderia ser uma boa opção. Acho que o branco é muito fraco no Modern, e um card nesse estilo poderia ajudar a cor no formato. O branco supostamente deveria ser a única cor que responde qualquer tipo de permanente, e hoje, a única opção disponível para um removal versátil é Oblivion Ring, que é muito medíocre. Poderia até ser uma versão semelhante sem a mecânica dos votos, que dribla proteções e Hexproof. 1WW - Sorcery - Exile target non-land permanent. Direto, simples e honesto;4 - Fiery Confluence - Sim, eu gosto de cards versáteis. Esse aqui seria uma ótima ferramenta para Midranges/Controls baseados no vermelho, inclusive podendo aumentar o alcance dos decks;5 - Prohibit - Sim, eu acho que o Modern precisa de um counter de CMC 2 melhor que Remand e que Mana Leak. Mas eu particularmente não gosto de Counterspell. Acho meio Overpower uma carta que responde qualquer tipo de ameaça, por 2 manas. Não importa do que o cara está jogando, ela resolve qualquer B.O. Eu acho isso muito broken. Por isso, eu pensaria no Prohibit ou algo parecido com ele. Custo 2, com restrição de alvos, porém hard counter e com alguma flexibilidade. Ela ainda não seria perfeita como o Counterspell, mas ainda seria muito versátil e boa no Modern, a meu ver.[/quote]Nossa mas Prohibit é pior que Negate e Mana Leak rsrsEu não acho Counterspell esse todo broken no modern que alguns pensam. Pelo contrário, seria a carta justa pro modern.E como a Wizards quer aumentar o Power level do formato com a edição, seria bem coerente Counterspell pra dar uma segurada num ambiente muito rápido.De qualquer forma, estou muito curioso pelos spoilers rsrs[/quote]Hahahaha! Bom... talvez seja mesmo. Mas eu acho melhor. Usei Prohibit num deck Pauper antigo que eu montei, e eu achava muito boa. Mas realmente, é bem discutível se ela é melhor que Negate e Mana Leak. Na real, Negate é uma carta muito boa. Acho até meio subestimada.Mas independente disso, eu concordo que precisava de um counter bom de duas manas. Eu só acho que Counterspell não é a carta pra isso. Eu pensaria num Counterspell levemente nerfado, ou em um Prohibit buffado, ou até algo bem diferente das duas, mas que custasse 2 e fosse muito bom.[/quote]Gosto também da Miscalculation. Acho uma carta bem bacana!
Meu top 5 seria:1 - Astral Slide - O deck mais divertido que já pilotei (à época, pelo finado Extended). Acho que poderia ser um deck muito bom e divertido pro Modern. Talvez nem fosse um deck tão forte assim, já que o formato é bem injusto, mas... quem sabe habilita mais um fair deck competitivo no formato? Vale frisar que à época dele, o deck era muito forte. Me pergunto se realmente não poderia ser forte demais. À primeira vista acho que não, mas vai saber né?2 - Vindicate - Sorcery, lida com qualquer permanente. Me parece uma carta potencialmente ótima para o Modern, pois seria um removal muito versátil, que poderia fortalecer os Midranges e até os Controls do formato. O fato de pegar lands também ajudaria aos Midranges tentar brigar com os Big Mana, que habitualmente os vencem. Também acho que falta removal versátil (leia-se, para variados tipos de permanentes) em coores/combinações que não sejam BG;3 - Council's Judgment - Mesmo motivo do Vindicate. Suponho que não faria sentido printar as duas, mas essa também poderia ser uma boa opção. Acho que o branco é muito fraco no Modern, e um card nesse estilo poderia ajudar a cor no formato. O branco supostamente deveria ser a única cor que responde qualquer tipo de permanente, e hoje, a única opção disponível para um removal versátil é Oblivion Ring, que é muito medíocre. Poderia até ser uma versão semelhante sem a mecânica dos votos, que dribla proteções e Hexproof. 1WW - Sorcery - Exile target non-land permanent. Direto, simples e honesto;4 - Fiery Confluence - Sim, eu gosto de cards versáteis. Esse aqui seria uma ótima ferramenta para Midranges/Controls baseados no vermelho, inclusive podendo aumentar o alcance dos decks;5 - Prohibit - Sim, eu acho que o Modern precisa de um counter de CMC 2 melhor que Remand e que Mana Leak. Mas eu particularmente não gosto de Counterspell. Acho meio Overpower uma carta que responde qualquer tipo de ameaça, por 2 manas. Não importa do que o cara está jogando, ela resolve qualquer B.O. Eu acho isso muito broken. Por isso, eu pensaria no Prohibit ou algo parecido com ele. Custo 2, com restrição de alvos, porém hard counter e com alguma flexibilidade. Ela ainda não seria perfeita como o Counterspell, mas ainda seria muito versátil e boa no Modern, a meu ver.
Nossa mas Prohibit é pior que Negate e Mana Leak rsrsEu não acho Counterspell esse todo broken no modern que alguns pensam. Pelo contrário, seria a carta justa pro modern.E como a Wizards quer aumentar o Power level do formato com a edição, seria bem coerente Counterspell pra dar uma segurada num ambiente muito rápido.De qualquer forma, estou muito curioso pelos spoilers rsrs
Hahahaha! Bom... talvez seja mesmo. Mas eu acho melhor. Usei Prohibit num deck Pauper antigo que eu montei, e eu achava muito boa. Mas realmente, é bem discutível se ela é melhor que Negate e Mana Leak. Na real, Negate é uma carta muito boa. Acho até meio subestimada.
Mas independente disso, eu concordo que precisava de um counter bom de duas manas. Eu só acho que Counterspell não é a carta pra isso. Eu pensaria num Counterspell levemente nerfado, ou em um Prohibit buffado, ou até algo bem diferente das duas, mas que custasse 2 e fosse muito bom.
[quote=Dagostini=quote][quote=Hollow=quote]Meu top 5 seria:1 - Astral Slide - O deck mais divertido que já pilotei (à época, pelo finado Extended). Acho que poderia ser um deck muito bom e divertido pro Modern. Talvez nem fosse um deck tão forte assim, já que o formato é bem injusto, mas... quem sabe habilita mais um fair deck competitivo no formato? Vale frisar que à época dele, o deck era muito forte. Me pergunto se realmente não poderia ser forte demais. À primeira vista acho que não, mas vai saber né?2 - Vindicate - Sorcery, lida com qualquer permanente. Me parece uma carta potencialmente ótima para o Modern, pois seria um removal muito versátil, que poderia fortalecer os Midranges e até os Controls do formato. O fato de pegar lands também ajudaria aos Midranges tentar brigar com os Big Mana, que habitualmente os vencem. Também acho que falta removal versátil (leia-se, para variados tipos de permanentes) em coores/combinações que não sejam BG;3 - Council's Judgment - Mesmo motivo do Vindicate. Suponho que não faria sentido printar as duas, mas essa também poderia ser uma boa opção. Acho que o branco é muito fraco no Modern, e um card nesse estilo poderia ajudar a cor no formato. O branco supostamente deveria ser a única cor que responde qualquer tipo de permanente, e hoje, a única opção disponível para um removal versátil é Oblivion Ring, que é muito medíocre. Poderia até ser uma versão semelhante sem a mecânica dos votos, que dribla proteções e Hexproof. 1WW - Sorcery - Exile target non-land permanent. Direto, simples e honesto;4 - Fiery Confluence - Sim, eu gosto de cards versáteis. Esse aqui seria uma ótima ferramenta para Midranges/Controls baseados no vermelho, inclusive podendo aumentar o alcance dos decks;5 - Prohibit - Sim, eu acho que o Modern precisa de um counter de CMC 2 melhor que Remand e que Mana Leak. Mas eu particularmente não gosto de Counterspell. Acho meio Overpower uma carta que responde qualquer tipo de ameaça, por 2 manas. Não importa do que o cara está jogando, ela resolve qualquer B.O. Eu acho isso muito broken. Por isso, eu pensaria no Prohibit ou algo parecido com ele. Custo 2, com restrição de alvos, porém hard counter e com alguma flexibilidade. Ela ainda não seria perfeita como o Counterspell, mas ainda seria muito versátil e boa no Modern, a meu ver.[/quote]Nossa mas Prohibit é pior que Negate e Mana Leak rsrsEu não acho Counterspell esse todo broken no modern que alguns pensam. Pelo contrário, seria a carta justa pro modern.E como a Wizards quer aumentar o Power level do formato com a edição, seria bem coerente Counterspell pra dar uma segurada num ambiente muito rápido.De qualquer forma, estou muito curioso pelos spoilers rsrs[/quote]Hahahaha! Bom... talvez seja mesmo. Mas eu acho melhor. Usei Prohibit num deck Pauper antigo que eu montei, e eu achava muito boa. Mas realmente, é bem discutível se ela é melhor que Negate e Mana Leak. Na real, Negate é uma carta muito boa. Acho até meio subestimada.Mas independente disso, eu concordo que precisava de um counter bom de duas manas. Eu só acho que Counterspell não é a carta pra isso. Eu pensaria num Counterspell levemente nerfado, ou em um Prohibit buffado, ou até algo bem diferente das duas, mas que custasse 2 e fosse muito bom.