Eu esperava muitas coisas boas de Ravnica, mas não estou sabendo lidar com as novidades.
Shocks lands, ok.
Planeswalkers de 5 manas que são bons, ok.
Mas spells com power level insano, fica complicado.
Se na última aparição desse plano incrível tivemos Denegeracao Abrupta e Xama do Ritual Mortfifero, cartas staples e até de poder mais forte do que o aceitável, dessa vez já tivemos uma cartas que nos faz sentar e pensar na vida, Assassin's Trophy.
Começando que, carta que rende discussão já é algo que eu adoro. Qualquer oportunidade de enriquecer nosso conhecimento do Magic é sempre interessante.
Comparações com Caminho para o Exilio são ótimas e acho que servem muito bem de base para analisamos essa novidade, já que um Caminho para o Exilio no começo da partida é sempre complicado, ao menos que valha muito a pensa. Isso porque acelerar o jogo do oponente com o terreno extra é dar uma vantagem de tempo play, possibilitando que ele faça mais mágicas por turno.
Assassin's Trophy é parecido, você só vai usar para destruir algo quando aquilo tem um impacto tão grande, que o tempo play que o oponente ganha vale a pena. Vários planeswalkers entrariam nessa conta, por exemplo, já que eles ficarem na mesa é criar mais card advantage.
Duas manas e tira qualquer permanente é o tipo de versatilidade que o Modern adora. Denegeracao Abrupta era algo tão forte justamente porque matava quase tudo do formato, até mesmo Maelstrom Pulse tinha essa "falta" de restrições" como grande força. E agora ganhamos uma carta sem qualquer restrição, podendo inclusive atrapalhar manlands e Valakut. Mais do que isso, a carta quebra terrenos que te atrapalhariam, ou ainda pode ficar na mão esperando alvos melhores.
Decay e Pulse
Ok, a carta é forte, mas o problema é achar os slots, dado que Maelstrom Pulse e Abrupt Decay são staples que competem com Assassin's Trophy. E entramos na discussão de qual a função dessa carta no deck.
Pensando que Assassin's Trophy seja a "resposta geral", ele entra no slot de Pulse, que jogava com menos cópias, mas era usado como "Botão de emergência" contra algo muito fora do normal que o oponente fazia. Como boa parte das permanentes do Modern tem custo três ou menos, Pulse era mais para cartas como Jace, o Escultor de Mentes ou Teferi, Heroi de Dominaria. Decay como geral e Pulse como específica.
Em algumas listas, você foca mais em matar criaturas e descartes, normalmente pensando em algum metagame, nesse caso, Fatal Push é a remoção geral e Decay seria a específica.
Como podem ver, nem estou analisando as habilidades "especiais" de cada carta, não ser anulado e remover tudo com o mesmo nome, isso porque são mais corner cases e não necessariamente o que definem sua utilidade.
Em um primeiro momento, pensando no Jund atual, eu usaria Assassin's Trophy de main no lugar de Pulse, sendo uma carta apenas para detalhe, lembrando que Alpine Moon é o real hate de terrenos para esse deck. Em um BG talvez eu usasse mais do Trophy, pensando também em usar Tectonic Edge, ai já pensando em aproveitar esse "ramp" do oponente de uma maneira positiva para mim. Outra maneira é abusando de Ghost Quarter, Field of Ruin e cartas que voltem terrenos do cemitério e acabar com os terrenos básicos do oponente, tornando meu Assassin's Trophy muito melhor.
Por fim, quer uma certeza? Essa carta será insana no Modern.
Até mais!
Ruda
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o trem já era cara
muitos hates poxa cada edição sai pelo menos 1x hate contra trom e são hates jogáveis que pega outros decks
esse ai chega ser insano contra ele
e eu jogo de mono green tron e estou muito trsite não sei o futuro do tron mais estou pensando em possibilidades talvez um calice do vacuo ajudaria mais não sei ainda
Jogo de Jeskai Control faz tempo e o drawback do terreno extra não é nada que não se possa contornar...
Talvez um mix dos dois (3 e 1), mas não poder se anulado já não faz mais tanta diferença assim no Decay...